sábado, 15 de agosto de 2009

Perdi a Fé em “deus”!


Por: Marcio alves


Atenção! Atenção! O texto a seguir, contém idéias muito fortes e provocativas, portanto se você não quiser perde a sua fé ingênua e tradicional dos evangélicos, não leia o texto abaixo.

Perdi a fé em “deus”........Parcial, do tipo que dá emprego, carro, dinheiro e casa para os fieis em quanto deixa milhões morrerem de fome. Que favorece seus escolhidos, dando vantagem sobre os outros mortais. Facilitando a vida de quem o serve. Que em troca da fé, compensa a falta de competência, dando um empurrãozinho, fazendo - por exemplo - os seus fieis passarem no vestibular.

Perdi a fé em “deus” ........Local, que dá livramentos de assaltos e acidentes mas não impede uma tsunami que mata milhares.

Perdi a fé em “deus” ........Medíocre, que cura dor de cabeça, nariz e cotovelo, mas não cura amputados, crianças com síndrome de down.

Perdi a fé em “deus” ........Determinista, que manipula tudo e a todos. Que orquestra todos os acontecimentos. Que micro e macro gerencia todos os eventos no universo.

Perdi a fé em “deus” ........Que destinou na eternidade passada, alguns eleitos para o céu, em quanto a grande esmagadora maioria para queimar nos infernos.

Perdi a fé em “deus"........Vingativo, assassino, carrasco e cruel que cobra desempenhos, sacrifícios e penitências em troca de favores. Que persegue o homem com maldições, esperando uma falha para castigar.

Perdi a fé em “deus” ........Bobalhão, que está a serviço do homem, que recebe ordens. Facilmente manipulado, que é preso por correntes (campanhas) de oração.

Perdi a fé em “deus” ........Passivo e inerte, que precisa de um empurrãozinho, para poder agir, porque é débil no seu amor.

Perdi a fé em “deus”, com “d” minúsculo e entre aspa, que foi e é, cultuado na cultura evangélica, mas que não condiz com o Deus revelado nas escrituras e principalmente em Cristo. Um “deus” pagão, que nada mais é, do que uma projeção da imagem do próprio homem.

O homem vê em "deus" a sua própria imagem, ou seja, se ele (homem) é mesquinho, ele vê um “deus” mesquinho. Se ele (homem) é um interesseiro, que só ajuda quem merece, ele projeta em “deus” está imagem. Ou seja, que “deus” só ajuda quem merece. (quem faz campanhas intermináveis de oração, por exemplo)

Perdi a fé em “deus” ........Mas nem tudo está perdido!!! Alias, algumas coisas para nós ganharmos, antes é preciso perder. Perdi a fé nesse “deus” que os evangélicos vêm propagandeando, por que se mostrou incoerente e incompatível com a realidade da vida.

Mas ganhei outra fé, que está dia a dia sendo re-significada, tendo como chão (base) a pratica (existência) da vida humana. Por esta fé, estou entusiasmado.

Ganhei a fé em Deus........Solidário com a raça humana, que morreu na cruz, sofrendo as injustiças e as dores da humanidade. A mais fabulosa de todas as noticias é que; a nossa dor dói em Deus.

Ganhei a fé em Deus........Imparcial que ama a todos incondicionalmente, pai de todos, que abençoa a todos, sem olhar para classe social ou religiosa. Um Deus que faz com que, sol e chuva venham sobre bons ou ingratos.

Ganhei a fé em Deus........Global que, se agir livrando alguém de assalto, livra também do tsunami. O que não podemos fazer é, crer em um possível livramento de assalto ou testemunharmos que Deus abriu-nos uma porta de emprego, e fecharmos os nossos olhos para a realidade cruel do mundo.

Ganhei a fé em Deus........De milagres, seria insano não acreditar em milagres, mas no entanto não devemos nem buscar e muito menos esperar por milagres. Explico: Como posso orar para Deus curar uma febre ou dor de cabeça, em quanto tem milhões morrendo de AIDS, ou no mínimo piores do que eu? Só pelo fato de ser solidário com a raça humana, o Cristão consciente, não deve buscar alivio para suas dores. Alias, todo verdadeiro Cristão deveria fazer um pacto com Deus, o de pedir bênçãos que sejam universais. Exemplo: Porque ao invés de pedir uma cura individual, não pede pra que Deus de sabedoria aos médicos pra que encontre cura e todos seja beneficiado? Em relação á não esperar por milagres, é que os milagres são raros, ou seja, são exceções do sobrenatural misterioso do agir de Deus. Não devemos organizar nossa vida entorno de um possível milagre, por que as chances de nos frustramos é grande.

Ganhei a fé em Deus........Esvaziado, não somente em Cristo, mas no ato da criação. Por nos amar, Deus decidiu soberanamente abrir mão do poder de controlar tudo e a todos, e nos concedeu total liberdade. Todo sofrimento é o preço pago por nossa liberdade.

Ganhei a fé em Deus........Que morreu para salvar a todos, não somente os escolhidos. A lógica é a seguinte: Se a bíblia diz que Deus deseja que todos sejam salvos, e se ele destinou pessoas para o céu e outras para o inferno, porque ele não destinou todos para o céu? Ou a bíblia cometeu um grande erro, e está se contradizendo (o que eu não acredito) ou, erro de interpretação e de conceito. (que é o que eu acredito)

Ganhei a fé em Deus........Amoroso, que persegue o homem sim, mas com o seu grande amor. Que nos entende e está pronto a nos perdoar.

Ganhei a fé em Deus........Além de Deus, que ninguém o pode controlar, manipular.

Ganhei a fé em Deus........Da graça, que tudo o que nos deu ou vai nos dar, não é proporcional ao tamanho do nosso mérito.

Assim me despeço de uma fé infantil – que jogava para Deus, o que é da responsabilidade humana. (Como conseguir um emprego, passar no vestibular e outras coisas) De uma fé que gera alienados, gente covarde, que tenta através de Deus, fugir e ou se esconder da realidade da vida.

Enfim, uma fé alucinatória, que fecha os olhos para o sofrimento humano, eu não a quero nunca mais. Fé pra mim é muito mais do que um mecanismo para arrancar coisas de Deus, é coragem para enfrentar a vida, com tudo que ela vier.

Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém.


16 comentários:

  1. Eu pensava que esta pedido numa ilha sozinho, tenho o mesmo pensamento que você amigo!
    Eu passei na USP foi pelo meu mérito não por que eu sou evangélico!(tive que estudar muito! perdi muito tempo estudando) ganho 20 mil por mês pela minha capacidade não por que sou evangélico!
    Meu coração dói quando eu escuto meu Pastor" Você veio aqui hoje por Deus quis que você ganhasse sua bença! hoje você vai ganhar ela! você acreditar?
    Hoje você pode ganha tudo na sua vida em dobro! você quer?
    então hoje é só você doar o seu dinheiro para igreja, doe o seu décimo terceiro! que você vai ganhar em dobro!"
    Eu choro por dentro!
    quando eu vô lá na frente expor meus pensamentos que é baseada na bíblia a igreja fecha o coração! não escuta minhas palavras, mais o que importa que ser 1 enter 100 ouvi já ficou feliz!
    não me-sinto bem na minha igreja, não sei o que eu faço...
    vejo agora que não estou sozinho nesses pensamentos

    Atenciosamente Matheus Luiz

    ResponderExcluir
  2. Caro Matheus Luiz, sou eu que fico profundamente admirado, por constatar que há mais pessoas conseguindo pensar “fora da caixa”, e chegar a conclusões – fortíssimas, diga-se de passagem – como essas!

    Continue exercitando sua mente, não pare de pensar, aprenda a questionar tudo, e só depois de muita analise, forme um conceito.

    Em relação ao seu “problema”, quero muito, te ajudar – com a sua permissão é claro. Acredito ter propriedade para aconselhar nessa área – conflitos de idéias – pois algumas semanas atrás me encontrava, na mesma situação que a sua. Congregava em uma igreja das assembléias de Deus, e meus conceitos iam na contramão da mesma. Resultado: conflitos e mais conflitos. Solução: sair, e fui congregar em outra denominação que tinha a mesma linha de raciocínio que a minha.
    É este o meu conselho para você, saia da sua igreja e vá para outra, onde não exista – com todo o respeito – lavagem cerebral.

    Lembre-se, não é o pastor que escolhe as ovelhas, mas, as ovelhas é que escolhem os pastores.

    E a pior de todas as sentenças é esta: “Cada um tem o evangelho que merece”.

    Pois, se você não coaduna, com esse tipo de evangelho, saia fora dele!!!

    Que Deus continue iluminando sua mente, e te de coragem para tomar a decisão, que precisa tomar!

    Respeitosamente.
    Marcio Alves

    Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém.

    ResponderExcluir
  3. Obrigado por tenta me ajuda cara amigo!
    primeiramente não conheço nenhuma igreja que tenha mesmas idéias que a minha!
    Já visitei umas dez igrejas mais todas elas chegue a mesma linha de pensamentos da "Pentecostal" minha igreja.
    outro problema é minha esposa que tem um visão ainda mais radical que a minha! ela nem é mais convidada para dar a palavra do Senhor!
    fico muito triste com isso!
    e o outro problema é a minha mocidade que eu cuido como force meus filhos, eles são os unicos que consegue ver a verdade por atrás dessa "MENTIRA" que você pode manipular Deus por uma oração.
    um dia conversado com os irmãos e irmãs da igreja , perguntei para elas(as) como surgiu a religião evangélica mais nenhum deles(as) sabia além do Pastor.
    também perguntei sobre a historia da igreja nenhum deles(as) sabia a historia.
    isso que eu falo para minha mocidade tenha conhecimento das coisas, não seja manipulada.
    Tenha a sua própria opinião!
    mais tenho medo te deixa eles, eles são o futuro da igreja! eles que vão leva diante essa linha de idéias! conheça, estude, pergunte!

    Atenciosamente Matheus Luiz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "Obrigado por tenta me ajuda" deveria ser "Obrigado por tentaR me ajudaR".
      Você definitivamente não estudou na USP nem ganha 20 mil

      Excluir
  4. Caro Matheus, não quero que você se sinta coagido pelos meus conselhos, mas deixa eu dar alguns bem práticos.

    1-Existe uma igreja das que conheço que tem a mesma linha de pensamentos que a nossa.

    2-Visite www.betesda.com.br , lá possui vários endereços dessa igreja, veja se existe uma perto de você. Faça uma visita, sem compromissos.

    3-Já comece ouvindo o programa “reflexões” do Pr. Ricardo gondim, na Radio Musical FM, 105.7, de segunda a sexta as 17:00 hrs. O Pr. Ricardo gondim - que é o presidente das igrejas Betesda – prega mensagens que possuem essa mesma visão, que vão na contra-correnteza da cultura evangélica.

    4-Lamento informar, que a situação vai cada vez piorar. Foi assim comigo, até chegar ao ponto de não conseguir mais adorar a Deus, saia do culto pior do que quando entrava, isto estava matando minha comunhão com Deus.

    5-Para terminar, um conselho de Martinho Lutero: “Não é bom que o homem vá contra sua própria consciência”.

    Pense Matheus nesses conselhos, converse muito com sua esposa, ore a Deus por uma direção, tente ouvir pregações do Pr. Ricardo Gondim e continue lendo as postagens nesse blog.

    Espero ter ajudado de alguma forma.
    Fica na Paz e um abraço.
    Respeitosamente Marcio Alves.

    Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém.

    ResponderExcluir
  5. Amigo muito obrigado por me apresenta essa igreja,fui eu e minha esposa e amamos a igreja!
    minha esposa ficou muito entusiasmada, a gente vai começa ir lá! Pois de a mesma linha dos nossos pensamentos..
    de coração agradeço a ti meu irmão por alivia meu coração me mostrado outras pessoal que tem a mesma visão nossa!
    Atenciosamente Matheus Luiz

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Se é cristão, deve acreditaR que levantaR falso testemunho é considerado um pecado.

      Excluir
  6. Somos os novos "Martinho Lutero" não lutamos contra um igreja mais sim, com o evangélico tradicional que diz " Eu controlo Deus pelo minha oração".
    Contra igrejas que querem engana o povo iludimo-lo com promessas te ganha em dobro!
    Eu também sair dessa visão tradicional!

    Bem vindo novos "Martinho Lutero"

    ResponderExcluir
  7. Caro Matheus, o prazer foi, é e sempre será meu. Fico muito feliz em contribuir para o Reino de Deus, com minha incapacidade e fragilidade, ajudando as pessoas. Fomos chamados para servir, é não há razão de ser Cristão, se não servirmos a Deus, através do serviço que prestamos ao nosso próximo.
    Parabéns pela sua coragem!
    Desejo que você e sua esposa sejam muito feliz servido á Deus.

    Obs: Qual o endereço da igreja Betesda que você esta freqüentando?

    Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém.

    ResponderExcluir
  8. Samuel, você conseguiu entender bem a nossa proposta!
    Não lutamos contra pessoas e nem muito menos contra a igreja de Cristo, antes, porém, lutamos e estamos em rebelião contra esse sistema (máfia) perniciosa de “arrancar dinheiro em nome de Deus”, contra esse “evangelho barateado” e principalmente lutamos em nome do Deus além de Deus, contra esse “deus” que não é Deus!

    Como disse Ricardo quadros Gouveia: “Não apenas rejeito esse “deus”, como milito (combato) contra ele“.

    Bem vindo Samuel ao grupo, dos 7 mil que não se dobrarão diante do “deus baal dos evangélicos”!

    Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém.

    ResponderExcluir
  9. Cheguei a este post pesquisando a frase "perdi a fé". Estou me sentindo muito culpada por estar pensando essas coisas e com um pouco de medo de uma possivel punição divina. Não tenho coragem de contar isso pra ninguem. Mas eu resolvi começar a frequentar uma igreja batista, gostei e resolvi me batizar. Foi a pior coisa q eu fiz na minha vida. Pois comecei a questionar aquele Deus q eles me apresentavam, o pastor q só falava em cifras altas, eu ia humildemente vestida e dei de cara com a filha do pastor vestida com roupas de grife. Comecei a me sentir e passei a olhar e ouvir as coisas com meu senso critico ligado. Percebi q estavam tentando me fazer engolir aquele Deus q só age na base da troca, aquele deus injusto que só olha pra uns e abandona outros, pq pessoas boas que não são evangélicas vão para o inferno??? comecei a não aceitar o q eles falavam e me afastei. Não parei mais de pensar nisso e cada vez me distanciei mais desse deus q antes eu achava q existia. Não consigo mais orar, pois acho q estou fazendo papel de boba e q ninguem vai me ouvir e muito menos atender. Me sinto perdida por deixar de crer. Mas não adianta, não consigo mais. A pior coisa q fiz foi frequentar a igreja. Acabou com a minha fé. e eu não sei se isso é bom ou ruim.

    ResponderExcluir
  10. Assim como a Gisela que postou seus sentimentos acima, eu também cheguei a esse site digitando no Google, “perdi a fé em Deus”. Frequento igrejas desde que me intendo por gente, a primeira que frequentei desde criança, me apresentou um Deus irado pronto para atacar diante de menor falta que cometesse, e só abençoa quem anda na “linha” a outra igreja que frequentei até puco tempo, tem o foco na vida financeira, são campanhas e mais campanhas da prosperidade, cheguei a frequentar muitas vezes essas campanhas, mas depois vi que eu nem prosperava e nem crescia na fé. Eu quero um Deus que alegre minha alma e me dê forças para lutar pelos meus ideais. Não acredito que o caminho da prosperidade seja o de orar pedindo prosperidade ou entregar dízimos e ofertas gordas para ser abençoado, mas que a prosperidade vem da luta e do seu esforço. Foi assim que consegui passar no concurso do Ministério Público do meu estado em 2005.
    Foram muitos pedidos não atendidos e cada vez que pedia, e lógico, não recebia, minha fé vinha a menos, algo me incomodava, até chegar ao ponto de não orar mais, por ter a certeza de que não ia ter um “deus” me ouvindo.

    ResponderExcluir
  11. Tenho passado pelas mesmas coisas que a Gisela e a Maria.A minha situação ainda foi pior porque, antes de frequentar a Igreja eu era tranquila, não me importava com sonhos e nem acreditava em profecias, ou seja, nada de misticismo.Depois que passei a frequentar igrejas passei a ouvir profecias terríveis que se tornaram reais, passei a ter pesadelos proféticos.Tudo virou um pesadelo.Antes eu amava a Deus, agora só sinto raiva e medo.Fiquei chocada com essa coisa de uns nascerem já condenados ao inferno e outros para a salvação.Também me assombra o fato de tudo ser controlado por Deus, ou seja, o livre-arbítrio não existir de fato.Nada disso combina com o Deus de amor que eu amava, mas que não encontro mais. É terrível.Quando me falam "Deus tem um plano na sua vida" fico toda arrepiada de pavor.Então sou somente uma marionete?Eu orava sempre e dava glória a tudo de bom que me acontecia, porém, não consigo mais orar.Sinto que Ele não é misericordioso e jamais ouvirá a minha oração, ainda mais pelo fato de tudo já estar "determinado", o "plano" traçado. Me sinto muito mal.Sem Deus, me sinto como uma nada, mas, o que fazer se o Deus que eu amava não encontro mais, nem sei se existiu.Que Ele me perdoe se eu estiver falando asneiras, mas é como me sinto.

    ResponderExcluir
  12. Acho que perdi um pouco mais de fé que o amigo, Acredito em Deus criador do universo e da vida... mas não creio que Jesus teve um nascimento divino, nem adoção, nem nada, acredito que foi apenas mais um judeus que acreditava ser o messias, tampouco creio na bíblia como livro inspirado.

    ResponderExcluir
  13. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir

Deixe a sua opinião.

Mesmo que você não concorde com nossos pensamentos, participe comentando esta postagem.
Sinta-se a vontade para concordar ou discordar de nossos argumentos, pois o nosso intuito é levá-lo à reflexão!

Todos os comentários aqui postados serão respondidos!