quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Para quê preciso da Filosofia?

A Filosofia, desde a sua origem, quer conhecer as coisas, e com este desejo em mente, saber da descrição da vida. Tudo que diz respeito ao homem, à vida do homem, ao mundo do homem, aos contextos humanos...interessam à Filosofia. Partindo-se deste princípio, o homem começa a filosofar quando tropeça numa pedra. Esta pedra é um problema que o faz parar sua caminhada: “O que é isto que eu não conheço?” Isto só é um problema porque está presente em minha circunstância. Este homem se põe a pensar sobre o que desconhece e assim, procura conhecer esta pedra para que ela faça parte do seu "horizonte" de objetos familiares, e assim, deixe de ser ignorante diante deste objeto. Fazemos sempre este mesmo movimento para conhecer.

O filósofo é aquele que, diante de um problema que está em sua realidade concreta, em sua circunstância, faz uma reflexão “radical, rigorosa e de conjunto”, ou seja, o filósofo procura as raízes de um problema através de uma investigação sistemática e relaciona-o a vários aspectos da situação que lhe deu origem. Esta é uma das maneiras que eu e meu sócio Marcio Alves encontramos de levar nossos leitores a fazerem um exercício filosófico pensando sobre temas que estão presentes em suas realidades e mostrando  o pensamento filosófico como possibilidade de diálogo .

Nosso "método filosófico" muitas vezes é incoerente, mas, por sabermos que não estamos lidando com crianças, usamos de uma sistematização cronológica do pensamento de alguns filósofos, e fazemos então recortes dos diversos problemas abordados por eles, e apresentamos uma visão, mais ou menos esquemática de cada tema, sem relacioná-los entre si. Portanto, o que fazemos, nada mais é do que uma abstração de conceitos filosóficos, pois assim, não ficamos presos a apenas uma linha de pensamento filosófico.

Muitos devem se perguntar:
Quem formula os conceitos filosóficos?
A resposta é bem simples:
Os homens. E onde estão os homens que pensaram nos conceitos filosóficos? Em quais circunstâncias estavam inseridos os homens que fizeram filosofia?

A verdade é que não existe filosofia sem os homens que a propuseram. Não há história da filosofia se retirarmos os homens que a fizeram, abstraindo-os daqueles contextos. Só é possível a história da filosofia quando se compreende que a história das idéias é a história da consciência do homem. Nosso ideal maior é levar o leitor a refletir sobre o mundo, a partir do pensamento de outros homens, os filósofos, de maneira a trazer para o sistema de idéias justamente os contextos nos quais as idéias surgiram. Não é nada fácil.

Filosofar é exercitar o pensamento lógico, crítico, aguçado. É com a Filosofia que aprendemos que pensar é algo importante para o homem, algo mais elaborado, pois está além da repetição de outros pensamentos e teorias. Filosofar é a atitude de quem tem coragem de interrogar a si mesmo e ao mundo ao seu redor, de desvendar escolhas, experiências, desmitologizar crenças, ou seja, viver a máxima dita pelo oráculo de Delfos: “conhece-te a ti mesmo”.

Quando fazemos uso da filosofia, temos por objetivo, entre outras coisas, desmascarar a realidade usando a própria realidade como matéria prima, ou seja, usamos as experiências de discussões do "mundo concreto" em que vivemos com nossos amigos e parentes para, a partir daí, discutir assuntos e temáticas que compõem o dia-a-dia de nossos leitores e de qualquer um que se disponha a conversar, porque o processo de aprendizagem da filosofia passa diretamente, pela criatividade com que “manipulamos” assuntos tão sérios como a Morte, a Dor, a Ética, a Moral e a existência em si.

É a Filosofia que nos permite a "leitura" e a "expressão" do mundo. Digo leitura porque através das "lentes filosóficas" do momento em que vivemos, interpretamos o mundo que conseguimos perceber. Digo expressão porque é através do que compreendemos, que conseguimos transformar a realidade em que vivemos.

Caro leitor, para quê você precisa da Filosofia?

Edson Moura

19 comentários:

  1. Caro Noreda


    Bendita "Eva" que nos ofereceu esse fruto proibido.
    Ao comê-lo, meus olhos se abriram. Daí então, comecei a me ver e ver os outros. Antes de proferir a primeira palavra, veio-me um pensamento: "Se penso, logo existo".

    Foi sem querer querendo, que dessa forma dei o meu primeiro passo no caminho fantástico da filosofia. (rssss)

    ResponderExcluir
  2. LEVI

    Você citou uma celebre frase de Descartes “Se penso, logo existo”, então eu lhe pergunto:
    Você não acha que esta frase que é uma das mais famosas frases filosóficas esta equivocada em seu pressuposto?

    Pois não seria o correto dizer “Existo, logo penso” e não “Penso, logo existo”?

    A diferença é que na primeira (minha) frase, eu estou dizendo que o existir precede o pensar, muito embora nem tudo que existe pensa, mas a condição sine qua non do pensar é primeiramente existir.

    Já na segunda frase, o que dá a entender é que Descartes diz que o pensar precede o existir...se eu penso, então logicamente que eu existo.....porém, estrela como animais não pensam, mas existem.
    Então logo o pensamento de Descartes estaria incorreto??

    Qual a sua opinião???

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. MARCIO


    Eu acho que do ponto de vista do mito de Adão e Eva, o “abrir dos olhos”, significa abrir a mente para ver.

    É lógico que o “ver” está atrelado ao pensar, e, é a capacidade de pensar e julgar que faz do “bicho homem”, um SER. Se penso, logo sou um ser pensante, que passa a correr o risco de se perder ou se achar na intersujetividade pensamental e ambivalente. A contradição, filha das dúvidas pensamentais é que vai caracterizar o maior dos paradoxos – O HUMANO.

    ResponderExcluir
  4. LEVI

    Claro que Descartes não estava incorreto quando formulou sua frase que se tornou celebre, (digo isto, não para você mesmo, mas antes para os desavisados que lerão minhas palavras, e poderão não entender) no sentido de que uma, talvez a maior, marca do SER humano seja mesmo o pensar.

    Porém, você levantou outra questão ainda mais pensante........sua fala: “é a capacidade de pensar e julgar que faz do “bicho homem”, um SER”, então novamente eu lhe pergunto: O que é o homem em sua essência? Bicho, que mais tarde irá aprender com seu próprio meio a pensar??

    Abraços

    ResponderExcluir
  5. MARCIO

    O homem é "bicho" enquanto é somente "instintos", como nos primeiros meses de vida, quando não tem a consciência formada.

    A consciência de que ele não é um prolongamento da mãe,é que faz o "bicho" virar homem. O Gêneses bíblico conta de forma alegórica toda a história da passagem do homem bicho(inconsciente) para o homem cartesiano "consciente".

    É na transgressão de uma ordem paterna, que ele começa a existir ao experimentar o primeiro e grande paradoxo, que é a dúvida entre sair - não sair, obedecer - desobedecer.

    A ambivalência existencial é um sinal de que o inconsciente escondido nos porões obscuros da psique, não pode ser deletado, sem mais nem menos, e continua sendo o motor invisível responsável pela descarga dos afetos na consciência.

    "Não somos só o querer, somos também àquilo que nos faz querer" (Levi)

    ResponderExcluir
  6. Leví, seja bem vindo mais uma vez. estou vendo que o Marcio já assumiu a dianteira e lhe fez perguntas pertinentes. Mas a questão do Descartes e de sua célebre frase "Penso logo existo" pode ser mais abrangente do que parece.

    Primeiramente, precisamos saber que a frase na íntegra é: "Duvido logo penso logo existo". Não parece, mas este "duvido" no começo da frase, pode mudar seu entendimento. Esta conclusão do Descartes só foi concebida, depois que ele duvidou de sua própria existência, que foi comprovada (para ele mesmo)ao perceber que podia pensar, e assim, sendo um ser pensante..logo existia, sem sombra de "dúvida". (estranho)rsss

    Descartes só queria dar fundamentos ao conhecimento humano, pois em sua época (ou nas épocas em que ele se baseou),as bases eram medievais. Para tal feito, questionou e colocou em "dúvida" todo o conhecimento aceito como certo e verdadeiro.

    Sabemos hoje, que Descartes fez uso do ceticismo como método, mas, não se assumiu como cético.

    E se a Frase fosse: "Duvido apenas porque penso, e se penso, é apenas porque existo", talvez a afirmação tivesse mais peso.

    Mas a "verdade" (e hoje sabemos disto), é que "Existimos, e por isso podemos pensar SE existimos...e também, para que existimos, e mais, até quando existiremos".

    Abraços Levi meu mestre Bronzeado.

    ResponderExcluir
  7. Noreda, pense nisso:

    Pensamos, e por isso podemos dizer que existimos, pois um ser que não pensa não pode dizer que é um ser racional. A não ser que ele pense onde não é, e exista onde não pensa.

    Se eu penso, posso dizer que verdadeiramente existo, porque existir sem pensar não é existir.

    ResponderExcluir
  8. A filosofia é fundamental para o homem. Deve ser ensinada nas escolas desde o ensino fundamental. É ela que promove o pensamento crítico tão necessário para que se possa desvendar as manipulações, contradições e determinações sociais.

    vocês começaram bem com tanto penso, existo, duvido...

    um poste não pensa, mas existe. E aí?

    Eu acredito que primeiro vem a consciência e depois a existência, pois é a consciência humana que cria a realidade. Um poste não pensa, é matéria pura, não tem consciência, por isso, não pode saber que existe e de fato não existe...; só existe em ligação com a consciência humana que vê e observa o poste e o nomeia como tal.

    Isso se chama idealismo monista em oposição ao monismo materialista.

    ResponderExcluir
  9. Eduardo meu capitão, que bom ter você aqui para podermos trazer clareza a esta questão tão complicada (pelo menos para mim). Há cerca de um ano, lí algumas coisas a respeito da temática "exitência", dentre eles, Schopenhauer, Kierkegaard, Dostoiévski e os alemães Nietzsche, Husserl e Heidegger, e por incrível que pareça...minha cabeça "deu um nó".

    Quando falamos de "consciência" antecedendo a "existência", acredito que estejamos falando de que "embora já existamos, somente agora temos a consciência deste fato, ou seja, de que existimos". Então, sendo assim, não queremos dizer que "a consciência 'existe'...e a partir de uma consciência de que o pensamento existindo, dará forma ao existir".

    Parece confuso Edu, mas eu estou tentando verbalizar um pensamento, e espero que você procure entender o que tento dizer.

    ResponderExcluir
  10. Edson você não que eu acredite nas besteiras que você escreveu agora? Você acha que eu vou perderem meu tempo lendo tanta asneiras, o que você está pensando? Qual é tua, você acha que somos vasos para despejar tanta merda? Você não se da conta do tamanho de usa imbecilidade? Do gral de sua irregularidade?O que se passa com você? Você esta precisando de um tratamento cara! de arejar a cabeça, de fazer algo útil nesta sua vida!

    ..................................................................................

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Desculpe não resisti rsrsrs

    Não estou agüentando rsrsrs, é que seu texto é tão bonzinho tão certinho, tão legalsinho e inofensivo que eu quis te irritar um pouquinho...

    Mas pode deixar que eu volto para responder sua pergunta, é que eu não sei mesmo para que serve a filosofia, “deixa eu refletir sobre o significado” da filosofia rsrs

    Ou seja, já esta em aspas o resumo resumido da “resumiçao” da resposta a sua pergunta, depois eu complemento.

    Ta bom? Ursinho carinhos da filosofia!

    ResponderExcluir
  11. Gresder, você não presta!kakakakakaa!!!!!

    Mas espero mesmo que você volte para nos dizer para que precisa da filosofia. Mas não tenha pressa, pois se você pensar um pouco para responder, com certeza já terá obtido metade da resposta.

    Falou menino!

    ResponderExcluir
  12. Edson, não entendi bem o que você quis dizer rsssssss

    É assim: como saber se qualquer coisa existe? só se um ser consciente observar tal coisa. Se não houvesse nenhuma consciência no universo será que ele existiria? Pode ser que sim...pode ser que não...não dá prá saber. Só dá prá saber "realmente" quando um ser consciente observa e "provoca" a existência do que está observando.

    simples, né? kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  13. Querido Filósofo EDSONZITTO,

    Para que preciso da filosofia?!

    Quando penso para responder a sua pergunta, eu logo percebo que automaticamente estou fazendo uso da filosofia.

    Quando algo ao meu redor me causa estranhamento, eu PRECISO usar das minhas ferramentas filosóficas, pois são estas ferramentas que me levarão à descoberta da minha própria ignorância e a indagação sobre o que ignoro. A filosofia é o exercício, da INDAGAÇÃO e do QUESTIONAMENTO.

    Mas também não vamos pensar que é um QUESTIONAMENTO qualquer....este tipo de questionamento, ao qual a filosofia nos permite levar....é aquele ao qual sistematizamos e problematizamos, estabelecendo-se assim, relações e explicações sobre o nosso próprio ato de pensar.

    Assim não questionamos por questionar e nem pensamos por pensar...

    Na verdade, eu diria à você que a filosofia se insere no ser racional desde que ele passa a ter consciência de que ele pode pensar, mas muitos, não sei se por incapacidade mental ou comodismo, insistem em usar outras lentes de visões totalmente contrárias.

    Eu digo que a filosofia insere-se no ser racional desde que ele passa a ter consciência, pois a reflexão filosófica querendo ou não é acessível à todos..

    Como disse Epicuro: "Nunca deve-se dizer que é cedo demais ou tarde demais para filosofar, pois dizer isso equivaleria dizer que a hora de desejar a felicidade ainda não chegou ou então que ela já passou".

    Creio hoje, que uma pessoa só reconhecerá a necessidade de filosofar, quando ela reconhecer apenas uma atitude: A DÚVIDA.

    A dúvida é o ponto de partida para uma reflexão profunda.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  14. Edson me descupe mais voltei...
    Pode me jogar no limbo, no purgatorio, no Sheol, no ardes, ou onde você quiser...

    Mais como sou um cara chato e talvez este comentário seja excluido pelo amor que sentes por mim. Só quero dizer que a filosofia se anula por si. E sem ela o mundo continuaria o mesmo.

    Bom Dia

    ResponderExcluir
  15. Para começar hubner,não é "ardes" e sim Hades. Madonna!Quanta estupidez ainda sairá de sua cabeça? Na verdade, o que "arde" são os meus olhos, ao ler o que você escreve.

    Quantas vezes eu terei que repetir que não quero você comentando meus textos? Já disse e repito: "Seus comentários são um lixo!" Você é semi-analfabeto e até agora não consigo entender como você foi aceito em uma faculdade. (provavelmente oconceito deve ser C...se é que existe).

    Você diz que o mundo continuaria igual sem a Filosofia. Eu já ouvi de tudo, mas essa foi a pior. Mas você está certo, Filosofia não muda o mundo, filosofia muda pessoas, e pessoas mudam o mundo...seu burro. Mas não pessoas como você.

    "Graças a Deus" você não pertence ao rol de pessoas que podem, mesmo que minimamente...interferir na existência.

    Hubner, não vejo a hora de você "ser convidado" a se retirar da Confraria, para que eu volte a escrever por lá.

    Você bem que poderia se tocar, e pedir pra sair não é? Os confraternos jamais te expulsarão, pois você é uma cobaia num laboratório filosofal...será que não percebe?

    Favor:

    Desapareça!

    ResponderExcluir
  16. Edson,

    Prometo que vou melhorar os comentários, agora o seu pedido de desaparecer e meio difícil. Não consigo desaparecer, não consigo parar de ler os seus textos, confesso que sou seu fã e estou viciado em seus textos pensantes.

    Agora quero dar algumas informações minhas para ti, primeiro eu estudo uma faculdade publica tive que passar num vestibular disputadossimo. Segundo eu não vou sair da confraria porque amo a todos e mesmo que me isolasse poderia resistir pois já morei 5 anos sozinho sem atenção e afeto então eu estou vacinado. Terceiro descupe os erros e que estou digitando do iPhone aqui na empresa.

    Abraços amigao

    ResponderExcluir
  17. Então tá Hubner, vamos falar da Filosofia inútil que você citou.

    O homem resolveu pensar, e pensando descobriu que existia muita coisa entre o céu e a terra. Daí nasceu a ciência, cujo pai foi Isaac Newton...Físico...Matemático...e pasme...FILÓSOFO.

    A Filosofia deu origem à ciência.Newton foi considerado o cientista que causou maior impacto na história da ciência.Tinha uma personalidade sóbria, fechada e solitária. para ele, a função da ciência era descobrir leis universais e enunciá-las de forma precisa e racional.

    A filosofia permitiu que você pudesse ter em suas mãos este iPhone que você tanto propagandeia.

    Uma pergunta:

    O que você cursa na faculdade?

    ResponderExcluir
  18. Edson,

    Estudo Processo de Produção Mecânica. E trabalho na área de engenharia de processos de produção SMT.

    Olha eu revelendo as minhas intimidades.

    ResponderExcluir
  19. Oi mano.
    Graça e paz, sempre!

    Ao perguntarmos o que é Filosofia, Chauí (1995) nos responde que poderia ser a decisão de não aceitar as coisas como óbvias, as idéias, os fatos, as situações, os valores e os comportamentos; em síntese, Filosofia pode ser definida como a não aceitação dos elementos da existência humana sem antes havê-los investigados e compreendidos.

    Mas consideremos:
    O que a Bíblia diz sobre a filosofia?

    Certas ideias e filosofias humanas podem arruinar a sua fé. A Bíblia diz em Colossenses 2:8 “Tendo cuidado para que ninguém vos faça presa sua, por meio de filosofias e vãs sutilezas, segundo a tradição dos homens, segundo os rudimentos do mundo, e não segundo Cristo.”

    Obrigado pela sua visita ao meu blog.
    Estou te seguindo. Gostaria de convidá-lo a seguir O Reino me nós.

    Abraços,

    Sandro
    http://oreinoemnos.blogspot.com/

    ResponderExcluir

Deixe a sua opinião.

Mesmo que você não concorde com nossos pensamentos, participe comentando esta postagem.
Sinta-se a vontade para concordar ou discordar de nossos argumentos, pois o nosso intuito é levá-lo à reflexão!

Todos os comentários aqui postados serão respondidos!