7 de Setembro Na Política Brasileira
Em 7 de Setembro de 1961, João
Belchior Marques Goulart se torna o
24º presidente do Brasil.
A renúncia de Jânio criou uma
grave situação de instabilidade política. Jango estava na China e a
Constituição era clara: o vice-presidente deveria assumir o governo. Porém, os
ministros militares se opuseram à sua posse, pois viam nele uma ameaça ao país,
por seus vínculos com políticos do Partido Comunista Brasileiro (PCB) e do
Partido Socialista Brasileiro (PSB). Apesar disso, não havia unanimidade nas
altas esferas militares sobre o veto a Jango.
Liderada por Leonel Brizola,
cunhado de Jango e governador do Rio Grande do Sul, teve início o que ficou
conhecido como campanha da legalidade. Brizola e o general Machado Lopes, comandante
do III Exército, baseado no Rio Grande do Sul, mobilizaram o estado em defesa
da posse de Jango. Usando uma cadeia de mais de cem emissoras de rádio, o
governador gaúcho conclamava a população a sair às ruas e defender a
legalidade. A campanha da legalidade logo recebeu o apoio dos governadores
Mauro Borges, de Goiás, e Nei Braga, do Paraná.
No Congresso Nacional, os
parlamentares também se opuseram ao impedimento da posse de Jango. Na volta da
China, Goulart aguardou em Montevidéu, capital do Uruguai, a solução da crise
político-militar desencadeada após da renúncia de Jânio. Como os militares não
retrocediam, o Congresso fez uma proposta conciliatória: a adoção do parlamentarismo. O presidente tomaria posse,
preservando a ordem constitucional, mas parte de seu poder seria deslocada para
um primeiro-ministro, que chefiaria o governo.
No dia 2 de setembro de 1961, o
sistema parlamentarista foi aprovado pelo Congresso Nacional. No dia 8, Jango
assumiu a presidência. Tancredo Neves, do PSD de Minas Gerais, ministro do
governo Vargas, tornou-se primeiro-ministro.
7 de setembro na
História do Brasil
Em 7 de setembro de 1822, foi
proclamada a Independência do Brasil.
No final de agosto de, D. Pedro
deslocou-se à província de São Paulo para acalmar a situação depois de uma
rebelião contra José Bonifácio. Apesar de ter servido de instrumento dos
interesses da aristocracia rural, à qual convinha a solução monárquica para a
independência, não se deve desprezar os seus próprios interesses. O Príncipe
tinha formação absolutista e por isso se opusera à Revolução do Porto, de
caráter liberal. Da mesma forma, a política recolonizadora das Cortes
desagradou à opinião pública brasileira. E foi nisso que se baseou a aliança
entre D. Pedro e o "partido brasileiro". Assim, embora a
independência do Brasil possa ser vista, objetivamente, como obra da
aristocracia rural, é preciso considerar que teve início como compromisso entre
o conservadorismo da aristocracia rural e o absolutismo do Príncipe.
Em 7 de Setembro, ao voltar de
Santos, parado às margens do riacho Ipiranga, D. Pedro recebeu uma carta com
ordens de seu pai para que voltasse para Portugal, se submetendo ao rei e às
Cortes. Vieram juntas outras duas cartas, uma de José Bonifácio, que
aconselhava D. Pedro a romper com Portugal, e a outra da esposa, Maria
Leopoldina de Áustria, apoiando a decisão do ministro e advertindo: "O
pomo está maduro, colhe-o já, senão apodrece".
Impelido pelas circunstâncias, D.
Pedro pronunciou a famosa frase "Independência ou Morte!", rompendo
os laços de união política com Portugal. Culminando o longo processo da
emancipação, a 12 de outubro de 1822, o Príncipe foi aclamado Imperador com o
título de D. Pedro I, sendo coroado em 1 de dezembro na Capital.
7 de setembro na minha
vida
Em 7 de setembro de 2010 eu
escrevi o artigo: “Sua opinião é sua mesmo?”
Quando lemos “A República de
Platão” constatamos uma dura condensação ao sistema democrático ateniense. Ele
constatou um problema que se eternizou por toda a história da democracia; a
“doxa” como critério e seus efeitos perversos.
Este conceito grego (doxa), que
hoje podemos traduzir por opinião, era utilizado como instrumentos pelos
sofistas, inimigos da filosofia platônica. Através de um caloroso discurso que
envolvia apelo emocional e uma retórica sem muitos fundamentos, esses sofistas
controlavam a opinião pública. E quem forma a opinião, em uma democracia,
controla a política. Essa forma de controle nem sempre é racional, por isso não
tem comprometimento com a verdade, na visão dos filósofos gregos.
Jean-Jaques Rousseau, em carta ao
filósofo D’Alembert, afirmou categoricamente que o homem moderno vive quase
sempre alheio de si mesmo. Em sociedade, vivemos muitas vezes sob a ditadura
invisível da opinião dos outros. Para o Rousseau, os nossos gostos para comida,
roupa, religião e parceiros matrimoniais quase nunca levam em consideração o
nosso mais profundo e verdadeiro afeto.
Na verdade, para o homem burguês
civilizado, a verdade sobre si mesmo já não importa mais. A opinião pública é o
que determina o que nós devemos gostar ou sentir. A aprovação dos outros é o
parâmetro garantido do certo e do errado... e do que é bom ou ruim para nossas
vidas. Por fim, ele afirma categoricamente que é a avaliação do outro,
manifestada sob a forma de opinião pública, que define se nós realmente somos
felizes.
Filósofos como Denis Diderot, em
sua época, perceberam não só a importância da opinião pública para a vida
pessoal, como também as consequências que a recém-criação dos panfletos e dos
jornais impressos teriam. Hoje, os meios de comunicação de massa, em especial a
televisão, se tornaram provas incontestáveis do quase acerto de Diderot. Quase.
O único detalhe, é que os meios de comunicação nunca se preocuparam em oferecer
uma influência esclarecedora e virtuosa.
Como a mais importante formadora
de opiniões do século XX, a mídia se aliou aos dominantes e ao discurso senso
comum para poder sobreviver. Sua postura e sua linguagem foram essenciais para
garantir índices de audiência e de lucro satisfatórios.
É preciso deixar claro que a
opinião pública não é a somatória das opiniões individuais, como muitos meios
de comunicação querem nos fazer crer. As estatísticas sobre a avaliação do
governo, dos votos para presidente, das pessoas que gostam de chocolate, do
consumo de gordura por habitante ou da satisfação com o matrimônio não revela
em nada o que cada um realmente sente ou pensa. O que temos na verdade é ‘um
punhado de gente que seria, em teoria, representantes de milhares de pessoas.
Fica então uma pergunta: Será que
nossa opinião realmente é “nossa” opinião? Ou será que apenas seguimos aquilo
que o senso comum nos diz que devemos fazer... ser... ou ter?
Edson Moura
Batman
ResponderExcluirArdahan
Adıyaman
Antalya
Giresun
3ZW1EJ
Antalya
ResponderExcluirAntep
Burdur
Sakarya
istanbul
MRDH8
görüntülü show
ResponderExcluirücretlishow
İM5206
ankara parça eşya taşıma
ResponderExcluirtakipçi satın al
antalya rent a car
antalya rent a car
ankara parça eşya taşıma
TFKNW
D6AFF
ResponderExcluirBurdur Lojistik
Bitlis Parça Eşya Taşıma
Tekirdağ Parça Eşya Taşıma
Erzincan Parça Eşya Taşıma
Bayburt Parça Eşya Taşıma
9E330
ResponderExcluirTokat Lojistik
Malatya Lojistik
Çanakkale Lojistik
Aydın Evden Eve Nakliyat
Erzincan Parça Eşya Taşıma
E5369
ResponderExcluirÇerkezköy Televizyon Tamircisi
Ardahan Lojistik
Amasya Şehir İçi Nakliyat
Nevşehir Şehirler Arası Nakliyat
Isparta Şehirler Arası Nakliyat
Adıyaman Evden Eve Nakliyat
Ardahan Şehirler Arası Nakliyat
Bursa Parça Eşya Taşıma
Tekirdağ Şehir İçi Nakliyat
FB170
ResponderExcluirSilivri Parke Ustası
Binance Güvenilir mi
Çerkezköy Çatı Ustası
Silivri Evden Eve Nakliyat
buy pharmacy steroids
order winstrol stanozolol
https://steroidsbuy.net/steroids/
steroid cycles
Maraş Evden Eve Nakliyat
60756
ResponderExcluir%20 referans kodu
CF31D
ResponderExcluirMersin En İyi Rastgele Görüntülü Sohbet
telefonda görüntülü sohbet
malatya mobil sohbet et
Ağrı Rastgele Sohbet Uygulaması
samsun bedava sohbet siteleri
çorum chat sohbet
adıyaman sesli sohbet sitesi
ordu rastgele görüntülü sohbet ücretsiz
sivas canlı sohbet odası
04F20
ResponderExcluirMersin Sesli Sohbet Uygulamaları
kadınlarla ücretsiz sohbet
kırklareli canlı görüntülü sohbet
mobil sohbet sitesi
giresun bedava sohbet siteleri
Aydın Canli Goruntulu Sohbet Siteleri
kırklareli rastgele canlı sohbet
kadınlarla ücretsiz sohbet
çorum yabancı canlı sohbet
8069D
ResponderExcluirOmlira Coin Hangi Borsada
Referans Kimliği Nedir
Telegram Abone Hilesi
Flare Coin Hangi Borsada
Facebook Takipçi Hilesi
Btcturk Borsası Güvenilir mi
Binance Referans Kodu
Periscope Takipçi Satın Al
Parasız Görüntülü Sohbet
F3B4DFCC99
ResponderExcluirskype görüntülü show