quarta-feira, 3 de junho de 2009

Re-significando a Oração

-->

Por: Marcio Alves 

Pare, pense, repense e pense de novo, e quantas vezes, necessário for, o significado da oração.
Nós, (evangélicos) temos o habito, (pra não falar vicio) de ver o momento mais especial, sagrado e reverente da oração, como um mero mecanismo, (como uma pilha duracel, que nos colocamos em um brinquedo, pra funcionar) pra "arrancar" coisas de Deus. 

A maioria não relaciona-se com Deus como pai amoroso, justo e bondoso na base do amor.
Mais sim, na base da funcionalidade, ou seja, nós nos aproximamos de Deus, querendo saber a técnica, o botão mágico que faz Deus, me dar o carro, casa, dinheiro, emprego, saúde e etc.
Com isso, estamos nos tornando cada vez mais, superficial.
O sentido mais profundo da oração é a comunhão, intimidade, e a busca da presença imperceptível e ao mesmo tempo marcante de Deus.
É ser cheio do Espírito Santo, que gera na alma a paz, amor, justiça, misericórdia, alegria que excede todo o entendimento.

Como disse A.W. Toser: "Precisamos buscar à Deus por ele mesmo".(explico: "buscar á Deus por ele mesmo", não é buscar como a maioria tem feito, buscam á Deus como um meio, para se alcançar um fim. Como se Deus fosse uma espécie de trampolim, que as pessoas usam para subir na vida, ou como um poder, para se alcançar um fim(emprego,casa,carro). "Buscar á Deus por ele mesmo", significa buscar pela sua maravilhosa presença. E buscar a Deus como meio, para alcançar um fim, que é o próprio Deus. Simplificando, buscar á sua companhia, presença, intimidade.

Como disse também John Piper: "O fim supremo e principal do homem é glorificar a Deus AO gozá-lo plena e eternamente". (explico: Deus é mais glorificado em nós, quando estamos totalmente satisfeitos nele. Quando os dons (dádivas, bênçãos) de Deus, passam ser mais desejados e buscados do que o doador, isso é idolatria. Tudo que colocarmos acima de Deus, passa a ser o nosso "deus".) 

Isso tem sido a grande distorção da mentalidade cristã do nosso tempo. Muitos buscam avivamento, mas não o avivador. Buscam dons, mas não o doador. Bênçãos, mas não o abençoador. A cura, mas não o curador. Ou seja, buscam as "mãos" de Deus, (aquilo que Deus pode dar) mas muito pouco a "face" de Deus. (comunhão, intimidade)

Enfim, proponho uma mudança de mente e atitude, á começar pela oração.
Vamos ir ao templo, apenas com uma atitude: A de celebrar o grande amor de Deus, adorando-o, em comunhão com meus amados irmãos.
Esvaziar-nos, de nosso egocentrismo, deixar de sermos o centro da oração e dizer á Deus: "venha a nos o teu reino e seja feita a tua vontade".
Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém

Um comentário:

  1. Sábias palavras meu irmão.
    Vejo um monte de gente ino a frente para dizer: Deus me deu um carro, ganhei uma promoção por ser evangélico.
    Deus de ajuda a levanta e coloca no caminho de novo....

    ResponderExcluir

Deixe a sua opinião.

Mesmo que você não concorde com nossos pensamentos, participe comentando esta postagem.
Sinta-se a vontade para concordar ou discordar de nossos argumentos, pois o nosso intuito é levá-lo à reflexão!

Todos os comentários aqui postados serão respondidos!