quarta-feira, 3 de junho de 2009

Qual a minha visão? Calvinista ou Arminianista? Pentecostal ou Tradicional? Liberal ou Fundamentalista? Ateu ou agnostica?


















Por: Marcio Alves

"Há dois modos de escrever. Um, é escrever com a idéia de não desagradar ou chocar alguém (...) Outro modo é dizer desassombradamente o que pensa, dê onde der, haja o que houver: cadeia, forca, exílio" (Monteiro Lobato, Carta a João Palma Neto, São Paulo, 24/1/1948).

E é, com o segundo propósito, que eu criei esse blog em parceria com meu amigo Edson Moura. De escrever abertamente, de forma lógica, teológica e honesta, sobre assuntos concernentes a Fé cristã. Os mais variados temas, de uma ótica pessimista mais sobretudo realista, sobre as crises de conteúdo nos Arraias evangélicos; desde o “louvorzão” até as “vacas sagradas”(ortodoxia), que são consideradas intocáveis. Desde já, esclareço aos “guardiões dos templos”, que embora evangélico, pentecostal e assembleiano, colocarei as minhas frágeis(mais ainda minhas)e pobres convicções. 

O que procurarei ponderar aqui, não são certezas, mas questionamentos da cosmovisão contemporânea. Não permitirei o encabrestamento,(como no catolicismo medieval, em que as pessoas eram obrigadas a ler as escrituras com os óculos do papado) das minhas idéias. Os arrazoamentos nesse blog, são um reflexo do que penso e acredito. Minha intenção, e de fazer, com que, meus caros leitores venham aprender a fazer uma teologia critica. Ou seja, venham pensar, criticar e só depois formarem conceitos. Defenderem uma visão, não porque vem de tradição, mas porque tem lógica. Farei uma teologia compromissado com a bíblia, Deus,consciência e que leve em conta o contexto humano(teoria e a pratica da vida.

Diante do exposto, não é necessário responder Qual é a minha visão, não é mesmo?
Minhas idéias são a síntese do que é logico, coerente, bíblico e pratico de todas as visões. Não restringirei e limitarei o meu conhecimento em apenas uma "caixa". Não deixarei-me rotular.

Para espanto da maioria e alegria de uns poucos, leio desde autores católicos, evangélicos (tradicionais, pentecostais, liberais, fundamentalistas) e até autores ateus. São os ateus que confrontam a minha Fé, e por conseguinte me fazem pensar e refinar a minha cosmovisão.

Como disse Martinho lutero: "O que nos distingue dos animais é o pensamento".
E outra vez, disse o francês Descartes: "Cogito, ergo sum" que significa; "penso, logo existo".

Caros leitores não sejam robôs, questionem tudo, (inclusive, esse a quem vos escreve)não se deixem manipular e pensem, pensem, pensem........







Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe a sua opinião.

Mesmo que você não concorde com nossos pensamentos, participe comentando esta postagem.
Sinta-se a vontade para concordar ou discordar de nossos argumentos, pois o nosso intuito é levá-lo à reflexão!

Todos os comentários aqui postados serão respondidos!