quarta-feira, 23 de setembro de 2009

"Esta mensagem é pra você?"


Por: Edson Moura

Estou interrompendo uma seqüência de mensagens onde eu expunha alguns líderes evangélicos que, a meu ver, praticam atos merecedores de denuncia. Faço isso porque desconfio que alguns irmãos que lêem essas mensagens devem ficar com algumas dúvidas ou acham que talvez eu estivesse dando um “tiro no pé”, falando contra a própria fé que eu defendo. Como disse A. W. Tozer: “O evangelho nunca sofre danos reais, ao menos que ele seja atacado por aqueles que o defende”. Desculpem-me os admiradores de Tozer, (e eu sou um deles) mas eu não concordo totalmente com essa afirmação.

Penso sim, que devamos fazer uso de nossa razão, para protestar contra atitudes que venham a envergonhar o verdadeiro Evangelho de Cristo. Homens deram suas cabeças para serem cortadas, acreditando num ideal, o ideal de Jesus. Mas o que está acontecendo hoje, é que estão destruindo com o verdadeiro motivo de Deus ter entregado seu filho Jesus, pra morrer por nossos pecados. E eu me nego a ficar calado diante das vergonhosas manipulações que líderes de muitos ministérios vêem praticando. “Protestar está em meu sangue!”

O que escrevo, pode parecer duro demais hoje, mas chegará um dia que muitos também vão aderir a esta forma de pensar. Isso vai acontecer não porque eu penso assim, mas sim porque o Senhor Jesus pensava dessa maneira. Vou dizer pra vocês leitores, para quem é que eu escrevo as minhas mensagens:
Escrevo minhas idéias (e muitas vezes nem sei se são minhas mesmo), com um público leitor específico em mente.Minhas mensagens não são para os superespirituais.

Não são para os cristãos musculosos que têm como herói, seus respectivos “apóstolos”, e não a Jesus o sofredor, o filho de Deus.

Não são para acadêmicos, que usam um linguajar que muitas vezes meus irmãos mais simples nem entendem, e vivem aprisionando Jesus na “torre de marfim” da exegese.

Não são para os místicos de capuz que querem mágica na sua religião e pensam que Deus só estará presente onde houver muitos sinais, fogo descendo do céu, gente caindo ao chão numa gritaria desordenada e “profecias”.

Não é para os cristãos "aleluia", que vivem apenas no alto da montanha e nunca visitaram o vale da desolação, que em minha opinião são as favelas, cortiços e cadeias, aonde nossos irmãos vão perecendo e cada vez mais, cultivam um ódio crescente contra seus pares.

Não são para os legalistas que se gabam com o jovem rico dos Evangelhos: "Guardo todos esses mandamentos desde a minha juventude", e que carregam sobre os ombros uma sacola de honras, diplomas e boas obras, crendo que efetivamente chegaram lá.

Não são para os destemidos que nunca choram, porque são: “Mais que vencedores”. E nessa busca por espiritualidade, acabaram perdendo sua sensibilidade com o drama do próximo.

Minhas mensagens são escritas para os dilapidados, os derrotados e os exauridos, sobrecarregados que vivem ainda mudando o peso da mala pesada de uma mão para a outra.

Elas são para os vacilantes e de joelhos fracos, que sabem que não se bastam de forma alguma e são orgulhosos demais para aceitar a esmola da graça admirável de Deus.

São para os discípulos inconsistentes e instáveis (como Pedro), cuja azeitona vive caindo para fora da empada.

São para homens e mulheres pobres, fracos e pecaminosos com falhas hereditárias e talentos limitados (assim como eu).

São para os recurvados e contundidos que sentem que sua vida é um grave desapontamento para Deus, e também para gente inteligente,que sabe que é estúpida, e para discípulos honestos que admitem que são canalhas.

A maior parte das minhas mensagens eu escrevo para mim mesmo, e para quem quer que tenha ficado cansado e desencorajado ao longo do Caminho, inconformados com o que se tornou hoje....a “Pregação do Evangelho”

Conto a história daquele pecador notório, que foi excluído e proibido de entrar na igreja.

Ele levou as suas dores a Deus e disse:
— Eles não me deixam entrar, Senhor, porque sou um pecador.
— Do que é que você está reclamando? — Disse Deus. — Eles também não me deixam entrar.

Quando sou honesto comigo mesmo, admito que sou um amontoado de paradoxos. Creio e duvido, tenho esperança e sinto-me desencorajado, amo e odeio, sinto-me mal quando me sinto bem, sinto-me culpado por não me sentir culpado. Sou confiante e desconfiado. Honesto e ainda assim insincero.

Simplesmente sou um Cristão protestante!

Que nosso Deus continue me abençoando, com vocês na minha vida, meus irmãos em Cristo

9 comentários:

  1. Ola irmão,

    Publicamos o seu artigo hoje no Genizah. Tivemos bons comentários. Se quiser, fique a vontade para responder seus leitores por lá.

    Paz e Bem

    Danilo

    Segue o link:


    http://www.genizahvirtual.com/2009/09/cuidado-deus-vai-julgar-sua-causa.html

    ResponderExcluir
  2. Olá irmãos.
    Fantástico o seu blog. Já sou seguidor, vou colocar um link em meu blog, e se vcs permitirem, publicar textos de vcs, com o devido crédito e fonte, claro.
    Também admiro Tozer. E a frase citada no texto também me incomodou. Mas, assim como me distancio do Arminismo de Tozer, me distancio deste seu pensamento.
    Parabéns pelo blog.
    Visite o meu, ficarei honrado. O endereço é: http://www.ecclesiareformanda.blogspot.com/
    Abraços
    Alberto m de Oliveira

    ResponderExcluir
  3. Ola Edson,sua mensagem é forte, tocou em muita gente.

    estou acompanhando seu blog.
    se poder faça uma visita ao meu se gostr, siga-o ok?


    ps - o seu louvor é o fruto do seu amor pelo nosso Cristo.

    da-le crente...

    ResponderExcluir
  4. Obrigado Luiz Clédio, vou sim seguir o seu blog. Ja andei lendo algumas mensagens e devo confessar que são muito boas.
    Que o Senhor continue nos iluminando.

    ResponderExcluir
  5. Homens de Deus com a mente de Cristo só podem refletir o seu brlho.

    Brilha Jesus.

    Parabens;

    abçs: Jair

    ResponderExcluir
  6. Obrigado Irmão Jair...conto muito com a sua força para continuar essa caminhada rumo à liberdade que Cristo nos ofereceu.
    Edson Moura

    ResponderExcluir
  7. Paz Edson
    nao sei como cai aqui no seu blog, rsrs mais quero dizer que gostei muito das suas mensagens !!!
    podem ate doer, mais como diz o ditado a verdade doi !!
    que Deus continue te capacitando que creio eu atravez das suas palavras inspiradas pelo Santo Espirito podem alcançar muitos cristao que hoje em dia vivem nesse evangelho de mentira que so prega prosperidade e bencao material , e esquece o mais importante a salvaçao !!

    Que Deus abencoe,
    abçs Izabella

    ResponderExcluir
  8. Olá Bella! É uma honra tê-la conosco.

    Fique à vontade para questionar minhas postagens se porventura discordar de algum ponto.

    Ficarei feliz em tentar esclarecer possíveis dúvidas.

    Um abraço e que deus nos abençoe

    ResponderExcluir
  9. Desculpem-me por colocar "Deus" com "D" minúsculo, foi somente um erro de portugues. Não vai acontecer denovo.

    ResponderExcluir

Deixe a sua opinião.

Mesmo que você não concorde com nossos pensamentos, participe comentando esta postagem.
Sinta-se a vontade para concordar ou discordar de nossos argumentos, pois o nosso intuito é levá-lo à reflexão!

Todos os comentários aqui postados serão respondidos!