domingo, 6 de setembro de 2009

Eu não faço a “vontade” de Deus!



Por: Marcio Alves



“Nem todo o que me diz: Senhor, Senhor! entrará no reino dos céus, mas aquele que faz a vontade de meu Pai, que está nos céus.” (MT 7v21)

Faço uma afirmação que vai soar um tanto como herética e chocar algumas (muitas?) pessoas: Eu não faço a “vontade” de Deus!”. Não, não, não! Não perdi o juízo e nem muito menos a Fé! Estou bem consciente nesta minha afirmação. Alias, tenho ciência das implicações.

Bem, permita-me, construir minha linha de raciocínio:

Entre os evangélicos, criou e propagou-se uma mania, para não falar epidemia, de que todas as decisões a serem tomadas, precisam antes, serem consultadas através da oração a Deus. Perguntando-o, se é da vontade Dele.

Exemplo: Se o crente quer casar, e existem pretendentes, ao invés de escolher, ele ora a Deus, para que Deus decida por ele. Ou se ele quer mudar de casa para outro bairro ou estado, ele primeiro ora á Deus, para ver se é da vontade de Deus.

Algum tempo atrás, um amigo meu, crente há muito tempo, tinha comprado um carro, e para variar, o carro vivia com problemas, ele disse-me que estava “pagando o preço” pela desobediência, porque ele não tinha, antes de comprar o carro, orado á Deus, para ver se era da vontade ou pelo menos tinha a permissão Dele.

Então, se pra muitos crentes, fazer a vontade de Deus, se resume a orar á Deus para tomar qualquer decisão, então com toda certeza: Eu não faço a vontade de Deus”.

Na verdade, o que as pessoas (in)conscientemente querem, ao orarem pra Deus antes de tomar qualquer atitude, é que Ele decida por elas.

Primeiro que, Deus decidindo por elas a chance de errarem é zero. Ou seja, as pessoas querem se antecipar e prevenir qualquer possibilidade de erro ou acidente.

Segundo que, ao orarem, e Deus supostamente tomar a decisão, elas ficam isentos de qualquer responsabilidade. Porque se der errado, foi Deus quem quis assim, e afinal de contas - elas argumentam - quem sou eu para ir contra a decisão de Deus.

Ou seja, o crente não quer amadurecer na fé, não quer deixar de ser criança para se tornar adulto no entendimento, tomando as decisões necessárias que competem a nós.

Ouso, contra-argumentar que:

Primeiro: Mesmo orando, o crente toma decisões erradas, e a bíblia diz que a vontade de Deus ela é boa, agradável e perfeita. (RM 12v2) Não adianta vir com aquele papo de que Deus decidiu assim, deve ser porque é o melhor para mim, mesmo não compreendendo nada agora, mas no céu Deus vai me mostrar que tinha algo bom nisso tudo.

Será que esse determinismo é verdade? Será que Deus decidiu muitas coisas ruins, mas no final, vai revelar que era bom? Quando uma criança morre, vale aquele chavão de que, não devemos chorar por que Deus sabe o que faz?

Meus questionamentos têm a intenção de levar você a pensar.

Mas em segundo lugar, se Deus realmente decide até que carro devemos comprar, a casa onde vamos morar e a pessoa com quem vamos nos casar, então não há livre-arbítrio, e nós não passamos de meros fantoches nas mãos de Deus. Sabe aquelas frases de que: “Deus escreve certo por linhas tortas”, “que ele tem um plano pra cada pessoa”, “que ele dá o frio conforme o cobertor”, “Deus tem uma pessoa certa para cada um” – são frases de um determinismo fatalista.

Não, não acredito e nem aceito que Deus escreveu os roteiros e nós somos atores em uma história já pronta e pré-determinada. Antes, acredito que Deus é nosso parceiro, e que nossa história pode ser mudada por nós. Deus não nos fez para sermos assim, podemos e devemos construir a nossa historia. Não aceitemos a idéia de destino traçado

Mas uma pergunta ainda faltou ser respondida, já que Jesus disse, os que vão entrar no céu, são aqueles que fazem a vontade de Deus. Então, o que é fazer a vontade de Deus?

Em síntese, fazer a vontade de Deus é: “Ele te declarou, ó homem, o que é bom; e que é o que o Senhor pede de ti, senão que pratiques a justiça, e ames a benignidade, e andes humildemente com o teu Deus?” (Mq 6v8)

Perceba que a vontade de Deus está relacionada com a moral e não com escolhas que pertencem a nós!

Nós devemos escolher com quem casar, o emprego que queremos trabalhar, o lugar onde vamos morar e o carro que vamos andar.

Nisto tudo, o que Deus pede á nós, é que sejamos íntegros e fiéis a Ele.

Dentro dessa lógica, para Deus, não importa se você vai casar com A ou B, o importante mesmo é ser fiel no seu casamento. Ou até mesmo, se vai trabalhar no emprego A ou B, se vai morar no Japão ou na china, contudo que seja integro em qualquer lugar.

Um clássico exemplo é o de Adão e Eva. De todas as arvores que tinham no jardim, Deus só pediu que eles não comessem o fruto do conhecimento do bem e do mal. O restante estava liberado. Eles não ficaram perguntando a toda hora, em todo momento, se podiam pegar da fruta A ou B.

“16- E ordenou o Senhor Deus ao homem, dizendo: De toda a árvore do jardim comerás livremente,17- Mas da árvore do conhecimento do bem e do mal, dela não comerás; porque no dia em que dela comeres, certamente morrerás.” (GN 2v16-17)

Mas não, não queremos decidir, pra não ter que assumirmos a responsabilidade, preferimos jogar para as “costas largas” de Deus as nossas escolhas.

Urge que os evangélicos (re)aprendam a viver, e viver é correr riscos. É tomar decisões, algumas certas, outras erradas.

Somos seres semelhantes a Deus, isto é, somos seres moralmente livres e não cachorrinhos presos em coleiras.

Deus não nos colocou em bolhas de aço ou dentro de gaiolas, não somos intocáveis e nem perfeitos. Isto é........somos seres humanos!

Você pode mudar o seu destino, a sua historia é como um diário, em que todos os dias você a escreve! E Deus onde é que fica nessa história? Não fica manipulando e nem ausente, Ele está ao nosso lado!

Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém


13 comentários:

  1. È meu querido; Notei que não quiseram comentar esta postagem, talvez estão orando prá ver se Deus tá neste negocio.

    Este texto reflete o carater inconstante do homem que desde á era adâmica transfere seus fracassos á Deus. "Foi á mulher que me deste". Se conseguem exito, são soberbos ao ponto de acharem que só foram vitoriosos porque deus ouviu sua oração. Onde fica o livre arbtrio?

    ResponderExcluir
  2. Faço outra pergunta: Qual experiêcia de vida teriamos, se tudo que fzssemos fosse acertado? quando é então que amadureceriamos? Como alguem que é imperfeito não pode se dar o direito de errar? Quão infeliz é este homem.

    ResponderExcluir
  3. É meu querido Jair, sempre contribuindo com comentários inteligentes e bem-humorados.

    Deve-se verdade esta sua colocação.....de que as pessoas devem estar orando á Deus para ver se Ele permiti comentar. Rsrsrsrsrs

    Pois é, em relação aos nossos erros (ou pecados) – prefiro contradições, como bem disse o meu amigo Eduardo Medeiros – fazem parte de um processo pedagógico humano.

    Pra tudo na vida, devemos estar preparados para errar.

    Exemplificando: Se você quiser cantar, prepare-se para desafinar, se quiser falar outro idioma, prepare-se para pronunciar muitas vezes errado e etc............

    E finalmente, se você quiser viver, prepare-se para errar muito!
    Pois viver, é uma construção de acertos e erros.

    Um grande abraço.

    Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém

    ResponderExcluir
  4. Oi Márcio, aos poucos vou lendo as postagens mais antigas.

    Sabe aquele filho que já tem 40 anos na cara e que ainda é "dependente' do papai? Ele não é capaz de decidir por ele mesmo porque é inseguro, não tem discernimento, é um acomodado.

    Eu só não concordaria com

    "vontade de Deus está relacionada com a moral e não com escolhas que pertencem a nós!"

    Eu tenho uma grande dificuldade em aceitar esse Deus moral. Para mim,moral é fabricação humana, que tem a função de manter as relações socias equilibradas; tanto que a moral é transitória: o que foi moral ontem pode não ser mais hoje.

    Um grande abraço

    ResponderExcluir
  5. Companheiro Eduardo, você chegou chegando heim!rsrsrs

    Obrigado pela sua colaboração - ou como diz o seu "primo"; contribuições.

    Cara, estou meio com pressa, pois preciso sair para trabalhar, mas de uma forma breve, respondendo sua discordância, quando disse "vontade de Deus moral", não estava fazendo alusão a moral como herança cultural e nem tampouco com o legalismo.

    Pois se me permite, quero re-significar o termo pecado.

    Pecado para mim, é tudo que agredi você e o outro.

    Em resumo, a vontade moral de Deus é:

    Amar o próximo como a você mesmo....não importa a cultura, lugar ou época, tudo que entendemos que vai nos prejudicar, não devemos fazer para o outro.

    Um grande abraço.

    Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém.

    ResponderExcluir
  6. "Que coincidência é o amor.." já dizia o poeta autodestrutivo; e que coincidência: a sua definição de pecado é exatamente igual a minha.

    Entendi a sua colocação sobre moral. Eu só não entendo Deus tendo moral seja ela qual for. Mas eu devo estar errado..não sei, é a minha dificuldade em definir Deus como "pessoa".

    Mas Jesus, o porta-voz (palavra) de Deus nos diz que a vontade de Deus é exatamente amar o próximo como a si mesmo.

    O que também traz outras implicações, pois se Deus tem vontade, ele por certo tem que ser uma pessoa? E Deus tem vontade tal qual nós temos? Foi vontade de Deus que adão comesse do fruto proibido? Se foi, então Ele é o responsável pela miséria humana? Mas se Ele apenas sabia que Adão comeria do fruto usando seu livre-arbítrio Adão poderia não comer? O que Deus sabe, não está, necessariamente fadado a acontecer? pode Deus ser uma pessoa? seria pessoa como nós somos pessoa?

    Tô delirando, amigo, não repara não, meus poucos neurônios são mesmo nervosos..rssss

    Quem sabe agente não escreve alguns artigos tocando nesses pontos fáceis, fáceis da teologia?

    abraços

    ResponderExcluir
  7. Eduardo, as nossas diferenças são esmagadas pelas nossas igualdades.

    1-Divergimos em alguns poucos pontos, mas coadunamos na maioria deles.

    2-Os pontos divergentes são irrelevantes, mas, os quais concordamos são substanciais.

    Sempre vejo Deus como um ser pessoal.

    Como disse o Filosofo Ortega: “Se Deus existe, deve existir um jeito certo de se viver a vida”.

    Não existe vida “mundana” e vida “Cristã”.
    Como se houvessem duas vidas.
    A vida é uma só.
    Existe vida vivida com os princípios e valores de Cristo, e vida vivida sem esses valores.

    Passo a tentativa de responder suas perguntas na ordem em que foram escritas:

    Deus é uma pessoa.
    Tem vontade, e pasme: “A vontade de Deus pode e é constantemente frustrada por nós”.
    Acho que não. Por ser Deus, sua vontade transcende a nossas vontades.

    O restante de suas perguntas a partir de Adão e o fruto proibido é respondido em uma só resposta:

    Na minha humilde opinião, vejo o ocorrido no jardim do Éden, como mito.
    Assim como em diferentes culturas a o equivalente do mito do jardim do Éden – um exemplo clássico disso esta na cultura grega com o seu mito da caixa de Pandora.

    Agora um pergunta que passo para você me responder: (se não, não tem graça, só você pergunta e só eu respondo, não é mesmo? rsrsrs)

    “O que Deus sabe, não está, necessariamente fadado a acontecer?”

    Sempre acreditei que nós temos liberdade para escolher e inclusive mudar de escolhas, a vida não é um trilho inexorável do destino o qual não podemos mudar.

    Mas o que você acha então?

    Aguardando.........

    Um grande abraço.

    Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém.

    ResponderExcluir
  8. Deus nao é liberal, e tambem os que os seguem e seguiram nao foram liberais muito por amor a palavra morreram para ser cumprida a sua palavra entrara um povo zeloso e de boas obras um povo da grande tribulaçao. mas tambem ficarm de fora os feiticeros, fornicarios, adulteros coidado devemos ter pois se darmos liberdade ao nosso pensamento acabamos sem querer de adulterar alguma para pois quem da a leberdade nao é o pensamento sim o Espirito de Deus e amigo te dou um alerta fica de fora os mentirosos mas tambem quem ama amentira cuidado com isso adore so a Deus, pois a arma contraria esta tentando dominar as pessoas e conseguio fazer novelas filmes e homens morrem soltam poder matar mas na realidade ninguem morreu pessoa nao soltam poder e foge da realidade tudo que saia da realida nao se apoia na verdade e a fe verdadeira apioa a verdade nas coisas reais...ta escrito seja fiel ate a morte e dartie a coroa da vida eterna entao acoselho a amar a verdade e adorar a Deus e sair das fabulas que levao a mentira sou grato a Deus que hoje nao assito mais e por misericordia ouvime a minha oraçao e me explico acerca daqueles que amam a mentira novela filme por isso nao nao adore ou goste dessas coisas a nao ser que voce é liberal e nao quer aceita um pequenino conselho ama a Deus quem faz um filme ou novela nem sabe do perigo que esta fazendo e quem gosta tambem nao mas Deus nao deixa a quem ama morrer na ilusao do mundo.

    ResponderExcluir
  9. Caro anônimo

    Primeiramente não precisa ter medo e se esconder atrás do anonimato.....todos aqui são livres para expressarem suas opiniões.

    Em segundo lugar, eu li e re-li o que você escreveu, mas não leve a mal, não consegui entender nada do que você disse....tente da próxima vez, escrever no world, pois ele te ajudará a errar menos e a ter pontuações que são fundamentais para se entender o que você quer passar.

    Abraços e volte mais vezes.........

    ResponderExcluir
  10. "Vontade de Deus, és meu paraíso..."

    Interessante essa discussão; colocamos Deus no centro de nossas discussões teológicas ou não e agimos a partir daí, como se o Senhor estivesse presente somente como mero espectador de nossos discursos e não interagindo conosco pela ação do seu Espírito...

    Ora, o batismo nos liga diretamente ao Senhor, pois, por ele nos tornamos templos do Espírito Santo, filhos de Deus, por isso, todas as ações do cristão é em Cristo e para Cristo, visto que, o Senhor é a videira e nós somos os ramos...

    Porém, quando essas ações não são conforme a vontade de Deus, logo sentimos os efeitos negativos do mal praticado, ou seja, galhos improdutivos ou secos que precisam ser podados (pelo arrependimento sincero, perdão e reconciliação) para que produzam bons frutos; ou extirpados, mas isto só no fim de tudo...Porque o que fazemos para a eternidade é que fazemos, tal qual escreveu São Lucas em atos, relatando o que dissera São Paulo: "É em Deus que vivemos, nos movemos e somos..." (Cf. At 17,28).

    Quanto ao livre arbítrio é fácil entender: só existe liberdade em Deus, fora do Altíssimo tudo é escravidão ("...todo homem que se entrega ao pecado é seu escravo" Jo 8,34), ou seja,"O Senhor é Espírito e onde está o Espírito do Senhor, aí há liberdade". (2Cor 3,17).

    Portanto, somos filhos de Deus e devemos viver como filhos de Deus neste mundo para sua maior glória, pois, aqui tudo passa, mas aquele que permanece no Senhor, permanece para sempre... Quanto às discussões teóricas, não passam de vãs filosofias...

    Paz e Bem!

    Frei Fernando,OFMConv.

    ResponderExcluir
  11. Nunca acreditei em Deus, será que sou o demônio?

    ResponderExcluir
  12. Não sei quem é o pior Magalu...se você por nunca ter acreditado ou eu, por ter descrido de tudo. risos

    ResponderExcluir
  13. Sempre visito seu blog,para quem não entende soa meio rebelde,vc dizer que não faz a vontade de Deus,mas no meu entender vc faz sim a vontade de Deus,com sua inteligência e sabedoria,pois vc escreve coisas que nos abre o entendimento,alcança seu obejtivo que é nos fazer refletir,sobre a infinita bondade de Deus,e o quanto Ele quer que sejamos justos e responsáveis em nossas escolhas,parabéns e Paz.

    ResponderExcluir

Deixe a sua opinião.

Mesmo que você não concorde com nossos pensamentos, participe comentando esta postagem.
Sinta-se a vontade para concordar ou discordar de nossos argumentos, pois o nosso intuito é levá-lo à reflexão!

Todos os comentários aqui postados serão respondidos!