quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Eu duvido, logo penso, logo existo

Por: Edson Moura

Às vezes (e hoje é uma dessas vezes), minha mente fica totalmente “vazia de tão cheia”. Não sei se isso já aconteceu com vocês leitores, mas comigo acontece de fases em fases.

Paradoxo-mental!

É assim que eu chamo isso (nem sei se já nomearam esse fenômeno ou se é um fenômeno), pois são tantos os pensamentos que eu acho que nunca vou conseguir organizá-los.

Pareço estar “VOLTANDO AO GÊNESIS” da minha existência. Começo re-capitular cada passo, cada minuto do meu passado e num segundo momento, me surpreendo imaginando o futuro (meu futuro). É então que surgem as crises existenciais.

Não me disseram! Ninguém me alertou! Também não veio nenhum manual de instruções explicando como seria a vida a partir do momento em que eu aceitasse a Jesus como meu Senhor e salvador. Só depois de muito tempo descobri que o manual era a palavra de Deus escrita por homens comuns.

Hoje, depois de anos, consegui me desvencilhar das velhas tradições da igreja, e optei por um “CRISTIANISMO A-RELIGIOSO”, sem medo do inferno eterno e também sem cobiça insana pelo céu de pedras sardônicas e portas de pérolas.
Sem medo da ira de um Deus terrível e vingativo, mas também sem ilusões de um Deus que (só pelo fato de eu servi-lo) me livre das agruras da vida. Simplesmente, passei a seguir um Deus que tem o rosto de Jesus, o filho do carpinteiro.

Mas repito!

Às vezes os pensamentos, as idéias, se misturam. E a mente fica “vazia de tão cheia” novamente.

Sinto-me muito distante desse Jesus da Galiléia. Sinto que somente as “FAGULHAS DO DIVÍNO NO HUMANO” é o que me sobrou. Parece que sou tocado apenas por “PARTÍCULAS DA GRAÇA
Mas continuo caminhando, tropeçando, caindo, me arrastando ...e me levantando para retornar à peregrinação.

Muitas vezes, mal compreendido pelos que estão lá encima do “PULPITO CRISTÃO
Apedrejado sim! Por aqueles que amo tanto! (e amo mesmo). Ignorado por pessoas as quais eu daria meu pescoço pra ser cortado, sem pestanejar. (não estou sendo demagógico)

Disseram-me, lá no início, que existe uma “PALAVRA QUE LIBERTA”, mas não me vi livre. Livre sim, do peso do pecado. Sim livre da acusação da lei, mas “preso a uma vida de liberdade”, quando "TOMEI A PÍLULA VERMELHA".

Portanto: “EU FICO COM A PALAVRA DE DEUS”, mesmo que as vezes, confesso, sinto falta (pouca falta) daquele tempo em que eu acreditava que as rodas do destino eram movidas pelo Senhor dos exércitos, e tudo acabaria cooperando para o meu bem, pois eu o servia.

Era mentira! Hoje sei que não é assim.

Novamente, minha “SALA DO PENSAMENTO” está vazia, de tão cheia que se encontra.
Ensaio um novo comportamento...proseio comigo mesmo, e entre esses “ENSAIOS E PROSAS”, me vejo de novo no início de tudo...no meio de tudo...querendo mesmo... é o final de tudo, sair deste mundo, ao qual eu não pertenço, e pular dentro da “BACIAS DAS ALMAS” que Deus deve ter preparado para nos lavar.

Tento encontrar, mais uma vez, “OUTRA ESPIRITUALIDADE”, uma nova, que me permita viver...ou morrer em paz...paz no meu espírito.

Mas tenho medo!

Medo de ser irresponsável, medo de conduzir ao erro, aqueles que o Senhor tanto ama, àqueles pelos quais Ele entregou a própria vida. Então me calo, e procuro não pensar (como se isso fosse possível ao Ser humano)

Começo a perceber então irmãos, que preciso desesperadamente continuar vivendo, não posso parar a peregrinação, encontro forças no meu companheiro “FIEL” (Marcio Alves), para vencer o “GIGANTE DESESPERO”.

Caminhamos rumo à “CIDADE CELESTIAL” (penso), mas com uma certeza no coração:
Esse “OUTRO EVANGELHO” que anunciamos, na verdade é outro mesmo...é aquele que Jesus pregou na palestina...e se perdeu no tempo.

Vejo uma luz...

8 comentários:

  1. Como definir este artigo? (Não sei se conseguirei)Poético; profundo; inspirado; inteligente. Mais ao mesmo tempo que me assusta com verdades tão nuas, me acalma, pois chego á conclusão de que não sou o unico a ficar com "a mente vazia de tão cheia". Já pensei estou ficando louco de tanto pensar, mais na verdade loucos são aqueles que não pensam, acham mais facil imitar.

    ResponderExcluir
  2. Jair meu irmão!

    Esta é a vida! Cheia de perguntas. Com poucas respostas, principalmente para aquelas perguntas que nós consideramos dilemas.

    Mas quem é que nunca desesperou da vida, não é?!

    "minha alma está angustiada até a morte", essa frase choca, pra quem a tenta entender.

    Fica com Deus irmão!

    ResponderExcluir
  3. Não só não acredito como também não quero outra teologia que não seja feita no mais baixo chão desta terra.
    Nenhum conhecimento frio que vem do gabinete invencível de um “sábio” me atrai mais.
    Mas somente esse evangelho feito por vocês e muitos outros na realidade deste transito horroroso de São Paulo.
    Sim! Pois é teologia feita com Vida no meio da vida.
    Nenhuma verdade que não seja a verdade de cada dia vivido na poeira (poluição) da estrada de nossa existência me seduz mais.

    ResponderExcluir
  4. Parabens, pelo texto lúcido do começo ao fim.

    Os nomes dos blogs amigos citados e destacados em vermelho, colaboraram de modo preciso no desenrolar do tema por você habilmente escrito.

    Apesar de ser muito difícil, acho que algum dia vou tentar fazer isso em forma de cordel(rsrsrsr)


    Abçs,
    Levi B. Santos

    ResponderExcluir
  5. Meu amado Edson,paz seja multiplicada em ti!

    Me pego muitas vezes neste mesmo estado mental que você!É tanta coisa que as meses peço para o Pai que não queime nenhum fuzível na caxola,rsrs. Mas ainda bem que não sou o único,rs.

    Gostaria de agradecder a citação do meu humilde blog. Você soube perfeitamente encaixar as "peças" nesse "tabuleiro pensante".

    Agora algo que me passa em meu ser é a morte. Não que eu tenha medo dela (já foi o tempo que a tinha como algoz), mas a vontade de ir pra cima. De deixar esse mundo de amarguras, sofrimentos, mentiras, guerras, tristezas, angustias e passar para o Reino que em parte já posso sentir pela fé em meu ser. Não pertenço mas a esse mundo! Minha vontade é de partir e pra sempre poder contemplar a majestade do nosso Pai! Não sei se acontece isso com você ou com alguns aqui, mas isso se torna latente em meu ser.

    Mas agora com a mulher grávida, muitos filhinhos espirituais nascendo, por amor deles prefiro ainda permanecer nesse corpo. Isso aconteceu com Paulo e frequentemente me pego desejando partir para o Senhor.

    Mas estou ainda só no começo da caminhada! O Senhor ainda irá acrescentar muitos nesse ajutamento solene que estamos fazendo em minha casa. Continuemos ao alvo!

    Um beijo de seu mano em Cristo!

    ResponderExcluir
  6. Levi meu irmão!

    Obrigado pela sua visita em meu pequeno mundo virtual.

    É aquí que eu procuro me esconder de vez em quando para "remoer pensamentos"

    Mas quando vejo que meus irmãos leram o que escrevi, engulo de uma só vez as aflições que deram origem às palavras.

    Espero sim, ver seu cordel temático logo em breve.

    Saiba que você tem um admirador aqui em São Paulo, minhas filhas que ainda são adolescentes também adoram quando leio e releio seus cordéis para elas.

    Não importa qual seja a origem

    Brasileiro vive cantando

    Eu em São Paulo num ônibus lotado

    O Levi no Alagoas se "bronzeando"


    Fique na Paz do Senhor Levi!

    ResponderExcluir
  7. Ednelson, graça e paz irmão!

    O homem que não pensa na morte, certamente corre risco de não vê-la se aproximar (e não sei se isso é bom ou ruim)

    Estou passando por uma fase muito complicada irmão, por isso escrevi este artigo que não diz "coisa com coisa" mas ao mesmo tempo fala muito daquilo que queremos ouvir.

    Tenho um novo artigo já preparado (escrevi hoje durante meu trabalho, em pequenos bloquinhos de garçom)

    Espero que você goste, fiz exclusivamente para para essas famílias que estão apenas começando ou pra outras que estão se desmanchando.

    Ednelson, ouça um conselho de irmão:

    Ponha sempre, sempre mesmo, sua família acima de tudo que você considera importante...e não se preocupe:

    Deus vai entender você!

    Fique com Deus

    ResponderExcluir
  8. Fala aí, Edson, meu bom, tudo beleza?

    cara, que redemoinho existencial é esse?? rsss

    Sabe de uma coisa meu amigo, quando eu ainda não tinha tomado a pílula vermelha, era tão mais tranquilo...

    Tal qual o personagem traíra do filme, que entrega os despertos e se contenta em virar pilha desde que tenha a ilusão de estar comendo um suculento bife ...

    Vou te falar: comer o bifinho é tão bom, tão tranquilo, tudo certinho, preto no branco, respostas todas respondidas...

    Aí não sei porque, uns e outros resolvem tomar a danada da pílula, e aí, o nosso mundinho espiritual interior tão certinho e acomodado vira pó e acordamos da ilusão que nos meteram.

    Não tenho mais respostas fáceis. Não tenho mais a ilusão de que a ortodoxia ou a hererodoxia, respondam a tudo.

    Hoje, espiritualmente, só sei que quase nada sei.

    Sei que não há um céu físico, com ruas de ouro, anjinhos voando de lá prá cá, com o rei do universo sentado num trono branco.

    Mas sei que a "cara" mais próximo do Deus que eu não posso alcançar, está no Nazareno que de tão humano, acabou reconhecido como Deus.

    Então, é a ele que a minha fé procura, é o viver dele que o meu viver procura, é a paixão dele que o meu ser procura. E nessa procura eu o encontro no fundo de mim mesmo, e esse encontro, real, empírico, em mim produz vida em abundância.

    não sei mais nada que eu não possa experimentar.

    Só sei, que a minha fé hoje é diferente. Ainda creio em coisas "impossíveis" à razão, não poderia ser diferente, mas a era da inocência se foi.

    Parabéns pelo texto magnífico e pelo recurso bem elaborado de citar os blogs amigos. Obrigado por incluir o meu rsss

    Um grande abraço "cabeça vazia de tão cheia"...cheia de vida pulsante! Amém.

    ResponderExcluir

Deixe a sua opinião.

Mesmo que você não concorde com nossos pensamentos, participe comentando esta postagem.
Sinta-se a vontade para concordar ou discordar de nossos argumentos, pois o nosso intuito é levá-lo à reflexão!

Todos os comentários aqui postados serão respondidos!