sábado, 19 de fevereiro de 2011

Você escolheu a religião que acha que escolheu ou foi a religião quem te escolheu?


Somos irremediavelmente produtos do meio. Assim tal meio social tal qual individuo. Neste estreito sentido, ninguém é uma ilha. Vamos sendo na medida em que já somos, influenciados num determinismo sócio-cultural-geográfico-génetico.

Você acha que pensa o que pensa ser o que pensa? Pense duas vezes e depois responda, pois a primeira resposta sempre será aquela que você herdou do meio social em que vive.

Você acha errado um homem já adulto ter relações sexuais com uma adolescente de 13 anos? Agora pense de novo, e me diga, porque então em algumas culturas não é considerado crime? (Não estou aqui nem defendendo e nem sendo contra, apenas levanto a pergunta como exemplo de que o que pensamos ter tudo haver com o meio social pelo qual nos relacionamos)

Ou por exemplo, o canibalismo praticado em algumas culturas....se você tivesse nascido num destes contextos, onde o canibalismo fosse “natural”, será que acharia errado e absurdo como pensa atualmente?

Na questão da crença religiosa, você meu caro leitor cristão, o que acha dos hindus que prestam cultos e adoram vacas e ratos como animais sagrados?
Ridículo não é mesmo?

Mas o que você acha que os hindus pensam de você, que adora um homem chamado Cristo que foi crucificado e morto numa cruz como deus, pelo qual você celebra em sua homenagem uma ceia, onde o pão simboliza o seu corpo, e o vinho o seu sangue?
Eles também diriam que é ridícula a sua crença.

Mas o mais importante na questão da religião é que as pessoas acreditam no que o meio a sua volta acredita, ou seja, se você tivesse nascido em um pais onde o hinduísmo prevalecesse, certamente a esta hora você estaria de joelhos adorando vacas e ratos como animais sagrados!

Sendo assim, todos os nossos valores, crenças, morais, atitudes, pensamentos e até vontades não passam de uma roupagem social imposta e colocada em todos nós....não escolhemos quase nada, na verdade nós é quem somos escolhidos pelas escolhas, ou como diria no entender de Nietzsche, todos nós ao nascermos somos camelos, onde toda bagagem social e psicologia será colocada em nossas costas.

Mas fica ai uma pergunta: A grande questão não é se nascemos ou não já escolhidos pelas escolhas, (pois este debate já esta mais do que claramente vencido pelo determinismo, onde o maior e simples exemplo é que para começar, não escolhemos nascer, simplesmente nascemos e ponto!), mas se temos que continuar sendo escolhido por elas. Sendo o primeiro passo o questionar e confrontar tudo que absolvemos nesta longa estrada da modelagem social, o qual, tínhamos como verdades até então, absolutas e inquestionáveis.

A grande questão é: podemos mudar....ainda há tempo para se mudar, ou então, no mínimo, escolher continuar sendo escolhido pelas escolhas.
Porque a reflexão comprometedora é aquela pela qual corremos risco, pois colocamos em xeque tudo que aprendemos com o meio social, e isto gera angustias e conflitos infindáveis.

Tem que se ter muita coragem para se pensar que o “certo” pode ser na verdade o “errado” e que o “errado” pode ser o “certo”.

Para isto se faz necessário criarmos uma consciência por trás da própria consciência, que consiga analisar e pensar todos nossos pensamentos, ao ponto de criticá-los e, se for o caso, mantê-los, pois entre o pensar e o fazer, existe um abismo de diferença, onde o primeiro passo é questionar os próprios questionamentos, pensar os próprios pensamentos, para no final, conseguirmos enxergar e diferenciar o que em nós é maquiagem é o que é natural, sendo que mais tarde, o social se tornará em nós uma segunda pele!

Por: Marcio Alves

33 comentários:

  1. OI Marcio!
    Muito bom a sua reflexão e gostaríamos que você nós visitasse tmb. Fica então o convite e se quiser nós seguir será bem-vindo, alías, aumentaríamos o conhecimento e idéias.
    Ótimo Post.
    Graça e Paz

    ResponderExcluir
  2. Fala, Marcio. Encontrei seu blog por acaso, e seus textos me chamaram a atenção. Concordo plenamente com o que escreveu, e sou praticante de todo este questionamento.
    Estarei sempre por aqui.
    Abraço!

    ResponderExcluir
  3. Oi Marcio,alguém disse em algum lugar que o ser humano é adaptável em qualquer meio social,mesmo os meios (ambientes)não confortáveis.Exemplo:Alguem que sempre viveu livre,por um momento ele comete um crime e vai preso,lá na cadeia nos primeiros três dias ele resiste usar o "sanitário" e recusa a comida.Mas,depois ele vê que não há outro jeito,a muito contra gosto ele não pode 'cagar' no meio da cela,ele se recusa usar aquele "vaso sanitário" da cadeia,e depois a comida ele tb vai aceitar e daí em diante ele se adapta ao meio-ambiente onde ele está.Assim são os religiosos,todos nós somos presas do sistema e logo,logo teremos que usar tudo que o ambiente nos dá e até ficamos passivos e inertes e nos acostumamos.Confere?
    tito from brasília.

    ResponderExcluir
  4. Meu mano! Graça e paz!


    Hoje só estamos de passage por esse espaço, para convida-lo a visitar meu blog, um blog criado recentemente, com o objetivo de pregar sobre os dois lados do cristianismo, o lado humano e desumano. Na eminência de desmoquiar esse universo religioso.

    Agradeço pala atenção e, estarei seguindo esse espaço.


    Blog; www.emterradecego11.blogspot.com

    Deus abençoe.

    ResponderExcluir
  5. Só pelo estilo de titulo dá para saber que postou! Ouvi sua voz agra Marcio! Agora vou sair, depois leio rsrs só leio rsrs

    ResponderExcluir
  6. Marcio Alves, hei de concordar. Em parte fomos escolhidos, em parte fomos obrigados e em parte concordamos. Fomos escolhidos(por acaso?)a nascer onde e quando nascemos(ninguém me perguntou se eu queria nascer no nordeste de um país de terceira categoria). Fui obrigado a aceitar e seguir a rligiosidade da familia(a minha). Concordei em aceitar a política Podre e Torpe do meu pais. Quanto a ser escolhido não há como fazer regressão por impotência.A partir do momento em que eu consegui enxergar sobre o muro através da leitura, estudos e viagens descobri que existem muitos deuses e que o rato indiano, o boi tibetano e o Jesus judeu teêm o mesmo poder, daí eu preferi deixar que eles briguem sem a minha ajuda. No tocante a concordar, concordo mas não aceito. Não fiz a oportunidade de sair(proventos suficientes), mas o meio social não me tornou um pária. Não é fácil querer mudar o que a maioria pensa que é certo. Posso até ser uma ilha pequena mas um dia ela cresce.

    ResponderExcluir
  7. Eu comi o "parte de" .Desculpe.

    Posso até ser parte de uma ilha pequena, mas um dia ela cresce.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  8. Concordo plenamente que é o meio que influencia as nossas escolhas. E todos os nossos valores morais estão relacionados à sociedade em que a gente vive. Somos seres que nasceram para viver em grupo ("bando"...rs) e cada grupo tem suas especificidades, que é o que crescemos aprendendo ser o certo ou errado. Mas no fim das contas, no caso da religião, acho que o principal é a mensagem que ela passa, seja ela qual for. Faça o bem, seja bom, pratique o amor. E estas coisas são sim necessárias para que algumas pessoas tenham disciplina o suficiente para praticar isso na vida e não se desviar e acabar sendo um "mal" no grupo em que vive. Felizes aqueles que estão livres do conceito de religião e praticam tais coisas simplesmente pela natureza, pela noção de convívio, pela espiritualidade individual. Tristes aqueles que até com na religião conseguem fazer guerras em nome de um Deus.

    Meu marido me mostrou seu blog (Sandro). Faço-me seguidora. Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Amigo MARCINHO,

    Fico feliz que tenha decidido postar, após algumas semanas em OFF.

    Também tenho andado meio ausente na Blogosfera, mas é sempre muito bom entrarmos em contato com os amigos, mesmo que seja por um comentário...e eu já estava com saudades da ativa deste blog.

    Bem..quanto ao texto, penso que nem sempre somos o que pensamos ser, e nem sempre conseguimos ser o que pensamos...pois é como você mesmo salientou..somos sempre muito bem influenciados pelo meio em que vivemos.

    Quanto à religião, creio que nem nós escolhemos nossas religiões e nem as religiões nos escolhem, eu penso que o homem é um ser que vive em sociedade, pela incapacidade de conviver sozinho.

    A sociedade nos expõe a crença, o ensino religioso...e até muitas vezes, passamos anos sem nos identificar com uma certa religião (como eu) simplesmente pelo fato de não concordar com os regimentos dela (impostos pelos homens).

    Penso que hoje, muitos se adentram numa religião não por opção, nem obrigação ou convite...mas por necessidade de convívio social.

    É na igreja que sentimos um pouco de afeto, de grupo ..

    Assim como um grupo de terceira idade adora se reunir em um salão de baile, porque se sentem abandonados na vida idosa, muitas pessoas se adentram nos templos religiosos pela mesma idéia e necessidade...

    Eu não sinto a necessidade do convívio da igreja, e se creio em deus é por decisão minha e não influências, por isto que estou fora da gaiola há 25 anos, mas nem todos pensam assim...e se submetem à imposição da sociedade.

    Beijos e paz ..

    ResponderExcluir
  10. Caro Marcio (desaparecido da C.P.F.G)

    O comentário incisivo da Paulinha sobre o teu texto, me deixou sem palavras. O que mais dizer, se ela disse tudo?

    Abraços

    ResponderExcluir
  11. Pessoal, obrigado a todos pelos enriquecedores comentários.

    Como estou fazendo faculdade de psicologia e trabalhando muito, como sempre, não estou tendo mais tempo para blogar, sendo assim, desculpem minha ausência....assim que eu conseguir organizar as coisas, e tiver um tempo disponível, tento participar de forma mais ativa.

    Abraços

    ResponderExcluir
  12. psicologia? oh, céus, mais um psicanalísta na área...kkkkkkkkk

    beleza, irmãozinho, vai nessa tua força, sentimos tua ausência mas estudar é preciso.

    mas você devia ter escolhido teologia...

    ResponderExcluir
  13. outra coisa, seu mané, você poderia pelo menos ter ido lá na confraria e ter dito: pessoal, estou trabalhando e estudando e vai ser difícil estar sempre aqui...viu, só ia levar uns 30 segundos...

    ResponderExcluir
  14. Marcio:
    Já faz algum tempo que venho desconstruindo meus sistemas de crenças. No blog falo sobre isso: as crenças limitantes e muitas vezes absurdas que temos.

    Hoje tenho quase (friso o quase) total consciência de minhas crenças, portanto não, não acho errado um adulto casar com uma adolescente e canibal eu até já fui/sou (em outra vida).

    Quanto à religião, desde os 14 anos que não professo nenhuma. E não me venha argumentar que o que creio é uma religião porque não é. rsrs
    Veja as diferenças no post: Diferenças entre religião e espiritualidade.

    É possível mudar sim, sempre é possível. Vida é movimento e este traz mudanças.

    Ah, eu escolhi nascer, quando e onde nascer, só que depois de nascida esqueci de tudo. ha ha ha
    abraços

    ResponderExcluir
  15. kkkkkkkkkkk...

    Concordo Edu,

    Este Marcinho tá com o ego inflado, só porque será um futuro psicólogo...haha..coitado dos pacientes dele...kkkkkkkkk....

    Mas é isto mesmo, devia ter nos avisado....seu ser em si já sendo um ser...

    Beijoo ..e sucesso na escolha profissional, antes do meu FIM na carreira de professora, com certeza terei centenas de doenças psicológicas e emocionais, pelo grande estress vivenciado na jaula chamada sala de aula, e precisarei do teu carimbo para tirar minha licença por invalidez...rsss..

    ResponderExcluir
  16. Leviii...agora fiquei vermelha!! kkk

    Muito obrigada por este prazer que me ofereceu ao elogiar o meu singelo comentário..Rss..

    Beijos amigo.

    ResponderExcluir
  17. Olá Marcio, que bom que você voltou ficamos sabendo porque você sumiu. Estava com saudade das suas postagen e de você.

    Depois de trabalhar tantos anos com viciados em drogas, marginais e respectivos familiares, cheguei a conclusão que a afirmação de que o homem é produto do meio, não procede.

    "Você acha errado um homem já adulto ter relações sexuais com uma adolescente de 13 anos"

    A questão é: essa cultura realmente acha isso natural ou conveniente aos machos que estupram as adolescentes?

    Adorar um rato, uma vaca, uma cobra, é no mínimo primitivo.

    "Sendo assim, todos os nossos valores, crenças, morais, atitudes, pensamentos e até vontades não passam de uma roupagem social imposta e colocada em todos nós....não escolhemos quase nada, na verdade nós é quem somos escolhidos pelas escolhas, ou como diria no entender de Nietzsche, todos nós ao nascermos somos camelos, onde toda bagagem social e psicologia será colocada em nossas costas".

    Percebemos que todas as culturas, são influenciadas por culturas distintas, sendo assim milhares e milhares de pessoas trocam de roupagem segundo suas buscas, e muitas rompem com a imposição social ao seu bel prazer, mesmo que tenham que magoar quem lhe seja mais querido. Ao meu ver,as mudanças dependem da auto-estima de cada um e da sua sede de crescer, de se encontrar.

    Acho interessante que sempre apontamos a cultura, a sociedade, como culpada por nossos conflitos e dores. Eu pergunto quem é a sociedade? quem faz a cultura? E a quem a sociedade irá acusar?

    "O empenho por encontrar um significado para vida é a motivação básica do homem". (Viktor Frankl)

    Por favor veja meu comentário na postagem do Isa, na Confraria.
    Beijo amigo.

    ResponderExcluir
  18. Paulinha, Você disse:

    "Assim como um grupo de terceira idade adora se reunir em um salão de baile, porque se sentem abandonados na vida idosa, muitas pessoas se adentram nos templos religiosos pela mesma idéia e necessidade..."

    Talvez você esteja enganada no seu pensamento. Como trabalho com pessoas de diversas cidades e até mesmo país, e a maioria delas cristãs, posso te assegurar que a maioria delas estão em uma igreja por convicções espirituais. E infelizmente, é até fácil você encontrar muitas que estão ali por medo de irem para o inferno, mas elas prefeririam está mesmo em uma sala de dança.

    Beijo amiga.

    ResponderExcluir
  19. Guiomar

    Não sei não, mas o que eu mais adorava era o papo do lado de fora do templo, depois do culto, quando todo mundo tirava a máscara, e conversava muita coisa do coração e da carne, que na adoração a gente esconde (rsrsrs), tipo: "Não gostei do rebolado do pregador, mas por ética cristã, bati palmas e dei aleluia".(kkkk).
    "Viu só o comportamento da mulher do.... Ela fez aquilo para..." (rsrs)

    Já dizia não seu quem: "Rir é o melhor remédio"

    Abçs

    ResponderExcluir
  20. Oi Levi, infelizmente isto faz parte de noses que ainda não fomos terminado. Mas tem muita gente que mesmo amando o papo lá fora, ama também o culto e vai porque deseja cultuar a Deus.
    No seu caso, com certeza as mensagens não correspondiam a sua intelectualidade.

    Eu mesma gosto, não faço parte de nenhuma igreja faz muito tempo, mas sou fã de uma boa pregação e dos amigos que fazemos nas igrejas. Gosto também de cultuar, de um louvor livre, quando vc se entrega mesmo.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  21. Marcio,

    A questão é que existem , em todas as culturas e por mais diferentes que elas aparentem ser, padrões morais comuns a todas elas.
    Aquele que diz que não existe definição clara entre o bem e mal, por exemplo, mais cedo ou mais tarde reclamará de ter sido injustiçado em algo... Mostrando, que, por mais que neguem, existe sim um padrão moral, uma ética universal que perpassa todas as culturas.

    Se tudo se resume a questões contingencias, como aspectos sociais localizados, não é possível, sob nenhum aspecto, falar que Hitler foi um criminoso, que o pior bandindo é o pior bandido, pois isto seria apenas uma maneira parcial de observar o fato (pois poderia ser , que para ele, ele estaria certo em agir assim). Logo, tudo o que atribuimos a ser sociedade, civilidade, seria mero devaneio de quem não tem o que fazer.

    Aliás, a própria percepção de que existe algo que possa ser taxado como mal, mesmo que com variações, já prova que existe uma ideia de bem - um valor moral comum a todos.

    A pergunta é: de onde vem esta percepção? Hás de concordar que deve vir da Algo acima das culturas locais, uma vez que servirá como régua para medir todas elas.

    Isto é, existe como base a todas as civilizações uma "sombra", algo que aponta para uma Verdade final que normatiza as nossas pequenas verdades. Esta Verdade Final e absoluta é o próprio Deus, maior até que a forma que eu tenho de expressá-lo, maior que a minha denominação religiosa.

    Mas não se pode pensar que por isso existe, de fato, uma relativização absurda da moral. esta relativização não resiste ao exame aprofundado.

    ResponderExcluir
  22. Paulinha, Guiomar, Levi.

    Temos um problema (entre vários outros) grande na Igreja: as pessoas estão mesmo confundindo-a com um clube.

    A falta de poder no evangelho que muitas vezes é pregado reside no fato de ser uma pregação para agradar o auditório. Ou mera repetição de algo que se ouviu mas não se chegou a uma compreensão mais profunda a respeito do Evangelho.

    Talvez seja por isso que muitos setem dificuldade em se congregar. Se formos constrangidos pelo poder da Palavra de Deus, fica bem facim.

    Na Paz.

    ResponderExcluir
  23. Oi Alcir, você disse:
    "Talvez seja por isso que muitos setem dificuldade em se congregar. Se formos constrangidos pelo poder da Palavra de Deus, fica bem facim"

    Eu diria também que muitas vezes as pessoas não estão dispostas a raciocinar, querem o ruminado ou apenas aquilo que satisfaça as suas buscas. Lembra quando Jesus falou: "vós estás aqui, não pela palavra que ouvistes, mas pelo pão que comestes". Será que não havia poder nas palavras do Mestre?

    Abraço.

    ResponderExcluir
  24. Guiomar,
    Você está certíssima. As pessoas estão acomodadas. Este é o ponto: a Palavra de Deus verdadeira causa desconforto, pois nos faz precebermos quem de fato somos. Por isso que as igrejas que enchem são as que me referi como clube - sem poder, só entreterimento e vida social.

    Já a palavra de Jesus tinha (e tem)poder até demais rsrsrs. Na passagem que você cita, existe o desejo natural humano (comer pão na "moleza"), a admoestação do senhor e a consequencia da pregação: os apóstolos dizendo "Duro é este discurso; quem o pode ouvir?", e estes que o acompanhavam indo embora. Mas quem resolveu permanecer aprofundou seu conhecimento sobre o Senhor. "Senhor, para onde iremos nós? tu tens as palavras da vida eterna, e nós temos crido e conhecido que tu és o Cristo, o Filho de Deus".
    Logo, voltamos ao meu comentário anterior: quando somos constrangidos pela Palavra de Deus é bem facim se congregar. Afinal, para onde nós iremos, senão para a presença Daquele que tem as palavras de vida enterna?

    Na paz.

    ResponderExcluir
  25. P.S: A passagem que estamos citando está em Jo. 6.22-71. Quem tiver curiosidade, é só ir lá.

    ResponderExcluir
  26. Amiga GUIOMAR,

    Concordo com o LEVI.

    Até faz sentido o teu citado, sobre as pessoas irem à igreja por convicções religiosas e espirituais, mas você concorda mesmo que a maioria das pessoas estão frequentando igrejas porque se encontram com deus ali?! Ou porque estas mesmas pessoas se sentem abraçadas, unidas, confortadas e animadas com a presença de tantos irmãos que vivenciam os mesmos conflitos que elas???!!

    Se cremos na presença de Deus minha irmã, não precisamos ir na igreja apenas para encontrarmos com Ele, pois se cremos na presença dEle, cremos que Ele está do nosso lado....a igreja não é a casa do pai, mas um templo onde irmãos se reúnem, para dividir momentos de solidão e descarregarem suas angústias...fazerem novos contatos...e no final daquele culto, poder receber um abraço e iniciar as lamentações da vida com um irmão, fazendo deste um muro de lamentações.

    Tiro por experiências próprias, sou turista de igrejas, já frequentei a pentecostal, assembléia, congregação cristã...batista, católica e por aí vai, não me identifiquei com nenhuma destas, pois na verdade não me identifiquei foi é com o público destas igrejas, por ser um público que segue demais os regimentos do próprio homem e não de Deus.

    Atualmente me identifiquei com uma igreja aqui em Campinas, pois me identifiquei com os irmãos, pastores e demais pessoas, que se deixaram ser aproximados e nos impulsionaram a aproximar deles, como verdadeiro grupo de irmãos, e não formando aquela famosa "elite X povo sofrido"..

    Beijoss flor.

    ResponderExcluir
  27. ALCIR,

    Não acredito em igrejas que se tornam verdadeiros clubes porque não há "poder" no evangelho pregado.

    É muito comum a igreja se reunir, e formar um só grupo, principalmente igrejas pequenas...e onde até mesmo, o pastor já sabe decor e saltiado os conflitos de certos irmãos.

    Muitas igrejas até facilitam na pregação, fogem do evangelho para ludibriar fiéis, mas a maioria que procura uma igreja hoje em dia, eu tenho a mais absoluta certeza, que não é para agradecer ao prêmio da mega-sena que ganhou..mas sim, para pedir um milagre, pois com certeza está vivenciando um momento de desespero (90% da igreja está vivenciando "lutas")..e é onde, os pastores jogam a rede e pegam 90% de peixes, enchendo cestos fartos..

    Quem necessita do evangelho bíblico que faça o estudo bíblico em casa, e vá para a escola (igreja), sabendo cada versículo na ponta da língua, pois ninguém tem misericórdia da nossa ignorância.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  28. E cadê o dono deste barraco aqui?!! Põe ordem no barraco, façavor ...Rsss...

    ResponderExcluir
  29. Paulinha,

    Só pra esclarecer: eu não disse que a igreja é um clube, eu disse que existem pessoas que pensam (ou tratam) a igreja como um clube por falta da Palavra de Deus. Me referi desta forma em resposta a comentários anteriores que as pessoas vão para a igreja para satisfazer desejos sociais. Você mesmo comparou com as pessoas da terceira idade que frequentam bailes da saudade.

    Talvez a gente se habitue com as coisas, e torne o extraordinário em comum.

    A Igreja, o corpo de Cristo, se reúne em Seu nome com a presença Dele para adorá-lo, e para ser edificada e lavada pela Palavra, para que se possa apresentar como Noiva Pura na presença de Jesus.

    Sou um estudioso da bíblia, e sei que nada substitui o tempo que tu tens a sós com Deus, orando e lendo a Bíblia.

    Mas também sei que a pregação da Palavra é a forma que Deus escolheu para trabalhar na nossa alma, nos levar a conversão. O eunuco estava estudando o livro de isaías, e o Senhor mandou Felipe até ele. "entendes o que lês?". "Como, se não há quem me explique?". Através da pregação de Pedro, mais de 3 mil se converteram.

    É a Palavra. A fé vem pelo ouvir a palavra de Deus, e não por milagres, manifestações extraordinárias, bençãos, por nada, senão por uma ação sobrenatural do Espírito de Deus, e a exposição clara das Escrituras.

    Pessoalmente, tem dois pregadores que o modo como Deus usa têm me influenciado muito: Jonh Piper e Paul Washer.

    Se tu quiser, da uma passada lá no meu blog que tem uns vídeos.
    http://alcirfilho.blogspot.com/

    Em termos de igreja local, tbm prefiro igrejas pequenas. Me congrego em uma distante da minha casa, pequena, mas que Deus tem comocado a sua mão. E o meu pastor é um cara que tenho o prazer de chamar de Homem de Deus.

    Té mais, bjim e fica na Paz.

    ResponderExcluir
  30. Paulinha, não posso dizer a você se a maioria, porque espiritualidade é muito subjetivo, mas posso garantir que mesmo muitas daquelas pessoas que se sentem abraçadas em uma igreja também vão pra cultuar.

    Não creio que alguém vá a alguma igreja em busca de Deus, até porque o próprio Jesus disse a mulher samaritana:" “Mas a hora vem, e agora é, em que os verdadeiros adoradores adorarão o Pai em espírito e em verdade; porque o Pai procura a tais que assim O adorem. Deus é Espírito, e importa que os que O adoram, O adorem em espírito e em verdade” (Jo 4:23-24.

    Em outra ocasião, Ele também afirmou:
    "Se alguém me ama, guardará a minha palavra, e meu Pai o amará, e viremos para ele, e faremos nele morada".(João 14:23).

    Eu creio que as pessoas sabem que Deus não habita em templos e sim, em Si.

    O templo deve ser dedicado ao Pai; deve ser um lugar de comunhão, de culto, infelizmente, tem se tornado, muitos deles, em covis de ladrões. Está faltando nas mãos de muitos de nós, um chicote para fazer pular fora os mercenários da fé.

    Que bom amiga que você se indentificou com uma igreja, aonde você além de cultuar, pode levar a carga dos outros e compartilhar a sua se assim o desejar.

    É provável que você chegue a ter alguma decepção também. Por este motivo eu sempre olho igreja como um hospital; existem médicos, que por suposto, também têem suas enfermidades, mas estão mais em condições de curar; e doentes, muitos em estado grave. Sempre faço questão de ser pelo menos uma enfermeira. rsrs

    Beijo querida.

    ResponderExcluir
  31. BOA REFLEXÃO AMIGO, MAS SE TUDO QUE É BOM E O CAMINHO A SER SEGUIDO JÁ FOI EXEMPLIFICADO, NÃO FALADO, SÓ, MAS EXEMPLIFICADO, METADE JÁ ESTA RESOLVIDO O CAMINHO A VERDADE E A VIDA JÁ SABEMOS QUAL É.
    PERGUNTA 621 DO LIVRO DOS ESPIRITOS,
    KARDEC PERGUNTA AOS ESPIRITOS SUPERIORESS.
    ONDE ESTA ESCRITA AS LEIS DE DEUS?
    RESPOSTA: NA CONCIÊNCIA
    PODERIA ELE TER DITO, NO ALCORÃO, NA BIBLIA, NO BAGHA GITA, NO LIVRO DOS MORTOS HINDU, MAS ELE DISSE NA CONCIÊNCIA, POIS É ELA QUE VAI NOS COBRAR APÓS O NOSSO DESENCARNE.
    MUITA PAZ.
    QUE NOSSO MESTRE JESUS NOS GUIE AMPARE.

    VISITE-NOS

    WWW.CASAESPIRITADRP.BLOGSPOT.COM

    ResponderExcluir
  32. E ai SR Hermes polemico kkkkkk como já disse eu estou convencido de que Existe um Deus... Mas não quero discutir que vai ser só perca de tempo não vamos convencer um ao outro, mas ate agora os antepassados a meu ver acertarão em cheio escolhendo Cristo porque pra mim ele provou ser quem dizia ser mais se algum dia alguém me provar que foi outro que construiu tudo exemplo as vacas e os ratos do hinduísmo ou algum deus grego eu largo Cristo, mas vejo mais razão pra ser extremamente muito confiável
    Em tão como você não entra no Orkut estou sendo obrigado entrar aqui nas suas polemica olha como vou sempre dizer você faz agente pensar é uma pena eu ter pouco tempo pra ler toda a sua postagem, mas divagar agente vai lendo aaaa não posso deixar de ressaltar aqui o seu grande amigo Edson Moura que é uma fera eu acho isso muito positivo e corajoso da parte de vocês e pra vocês que tem coragem quem sabe Deus aparece pra vocês como fez com Saulo ai acreditarão
    Mas posso fazer um pedido na duvida não dei chão de servir a ele Cristo

    ResponderExcluir

Deixe a sua opinião.

Mesmo que você não concorde com nossos pensamentos, participe comentando esta postagem.
Sinta-se a vontade para concordar ou discordar de nossos argumentos, pois o nosso intuito é levá-lo à reflexão!

Todos os comentários aqui postados serão respondidos!