sábado, 31 de julho de 2010

Jonh, o cristão (racional ou incrédulo?) parte 2


Com o passar do tempo, quanto mais Jonh mergulhava de cabeça, corpo e alma nas doutrinas bíblicas, mais ele ia absorvendo e decorando tais ensinamentos que eram anunciados através das pregações como também dos louvores, assim como dos testemunhos dos fieis.
Mas em um fatídico dia, Jonh teria uma experiência que mudaria sua vida religiosa e maneira de conceber o mundo para sempre, nunca mais voltando a ser o mesmo e velho Jonh de antes.

Sua irmã que era crente fiel e muito temente a deus chamada de Cristina, a qual por toda vida sempre serviu a deus com maior dedicação e empenho, de tal forma que era tida como a crente mais fervorosa de toda igreja, foi juntamente com sua filha de 6 anos numa viagem missionária para um outro estado, para evangelizar pregando a palavra tida como de Deus, tivera sua única filha estuprada e brutalmente assassinada nesta mesma viagem.

Aquilo foi como um balde de água gelado jogado em cima de uma grande fogueira que era a fé de Jonh em Deus.
Não encontrou explicação plausível do porque de Deus ter permitido tamanha barbárie sem que tivesse impedido tal ocorrido.
Justamente ele que cansara de ouvir testemunhos de milagres, não vira isto acontecer, justamente na hora em que mais precisava.

Embora muitos crentes quiseram e tentaram dar explicações ao ocorrido dizendo que “deus tinha um propósito no estupro e morte da sua sobrinha” ou “foi o diabo que para desanimar ela de fazer a obra de deus, usou um vaso seu para estuprar e matar aquela criança” ou ainda “deus sabe o que faz, nós é que não sabemos” ou até mesmo que “há mistérios que só serão revelados no grande e ultimo dia” não satisfaziam e curavam sua ferida, muito pelo contrário, aumentava mais e mais seu rancor contra deus.

Passando algumas semanas, ele observou ainda o ocorrido do tsunami asiático que matou 280.000 pessoas, dentre elas muitas crianças inocentes.
E a cada acidente, tragédia, morte, estupro e doenças, ele se perguntava a onde estava o deus dos milagres que os crentes tanto propagandeavam que operava sinais medíocres como livrar um crente de assalto, abrir porta de emprego para outro, curar dor de cabeça, nariz e até cotovelo, mas não ajudava socorrendo bilhões que estavam a mercê das agruras da vida.

Através disto, ruíram suas certezas inabaláveis da fé cristã, abriram-se as portas da duvida e ele começou a raciocinar, questionando tudo que outrora foi ensinado para ele como verdades inspiradas por Deus.

Ele observou através das lentes do mundo que toda religião dizia dela mesma ser salvadora e a única verdade.
Entendeu que ele acreditava no acreditava muito mais por ter herdado da tradição de seus pais que por sua vez herdaram da cultura social do país em que eles moravam do que ser um pensamento pensado por ele mesmo.
Constatou que toda religião era manipulativa se promovendo através do castigo do inferno para aqueles que não crêem, como um céu esplendoroso para aqueles que fossem seus adeptos fieis.

A cada questionamento mais e mais sua fé ruía diante da duvida, e ele pouco a pouco ia perdendo seu chão existencial, sua segurança e comodidade nas crenças para dar lugar a um vazio de incertezas e medo.
Mas ele compreendia que aquele era um caminho sem volta em que os seus olhos tinham sido abertos, não por palavras ou livros que lera, mas antes pela própria vida com suas contingências.


Continua..........................................


Por Marcio Alves

49 comentários:

  1. Prezado Márcio

    Esse seriado de John, o Cristão, reflete em muito o nosso passado igrejeiro.

    Recordá-lo também é uma maneira de pregar "Um Outro Evangelho".

    A Confraria dos hereges desigrejados, agradece. (rsrs)

    ResponderExcluir
  2. LEVI

    Nesta serie de estórias de Jonh que estão divididas em três partes, não somente relato acontecimentos, embora fictícios, porém reais, mas também abordo pontos existenciais da complexa natureza humana.

    Não irei falar quais são, pois quero dar a chance para que o GRESDER, EDUARDO e demais leitores descubram quais são estes que estão latentes no texto.

    Confesso que gostaria ler uma analise psicanalítica mais profunda sua, dos mesmos.

    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Marcinho, ainda há esperança para john...

    Ele tem que inicialmente deixar de pensar que deus vai livrar os cristãos de todo e qualquer problema ou tragédia. Pedro foi crucificado de cabeça prá baixo, Paulo foi decapitado, João exilado em uma ilha deserta, Estévão foi apedrejado, etc, etc. Todos os discípulos de Jesus morreram pelo que acreditaram e deus não os livrou, não moveu uma única pedra para livrá-los.

    Então, esse é o primeiro passo para John crescer em sua espiritualidade.

    John não sabe que Jesus disse para seus discípulos que no mundo eles teriam aflições? Que Jesus orou pedindo para que deus não os tirasse do mundo mas que os livrasse do mal mas que todos eles sucumbiram vítimas do mal?

    Logo, em nenhum momento o cristianismo histórico pregou que cristão seria sempre vencedor.

    Paulo, disse solenemente: estou pronto para passar necessidade, fome, aperto, perseguição. Sei ter e sei não ter. Em TUDO sou vencedor...

    A vitória é existencial, subjetiva, espiritual, e não visível em demonstração de saúde perfeita, riquezas, ou imunidade contra os males do mundo.

    Marcinho, fala isso com John. Pede para ele mudar a concepção errada de deus que ele aprendeu na igreja evangélica. Depois você me diz como foi.

    ResponderExcluir
  4. Pois é, dá uma pena! Eu sinto muita pena dos crentes. Uma boa parte deles deixa de realmente aproveitar o dom mais precioso que recebemos - a vida.Infelizmente as religiões ainda vão se manter por bastante tempo, pois o ser humano precisa do contato com a divindade e como as religiões se arvoraram em detentoras desta facilitação...
    Por outro lado, felizmente, o número de cabeças pensantes está aumentando. Aleluia! rsrsrs
    Adorei o nome da confraria:herejes desigrejados
    aaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaaa
    abração

    ResponderExcluir
  5. Marcio

    Introdução

    Ola Marcio essa é a parte 2

    Fica tranquilo que nosso bate papo no Jonh 1 vai continuar.

    Mas também ou debater aqui.

    ResponderExcluir
  6. Macio, 1

    Marcio esta história a qual você esta relatando parace muito com sua próprias fala, continuo achando que Jonh é você mesmo.

    Você perdeu sua fé, algo aconteceu e você não crê mais em Deus.

    ResponderExcluir
  7. Eduardo Medeiros, 1

    Ola Eduardo.

    Você acha mesmo que não tomar bebida alcoolica e fumar, ir a balada, que isso significa que eles cristãos não são felizes.

    O que leva você a crêr nisso?

    ResponderExcluir
  8. Marcio, 3

    Marcio a grande verdade deste Jonh é que ele estava querendo um motivo para deixar de servir a Deus ja que ele so servia por medo e não por amor.

    Acabou acontecendo essa tragédia na família e foi o ponto que ele precisava para deixar de servir a Deus e melhor para que ninguem culpass ele ele começou a dizer que Deus era culpado porque todas as tragédias do mundo inteiro

    Desta forma ele poderia dizer se deus é isso que os crentes pregam porque não salvaou minha sobrinha onde ele estava.

    Jonh achou em Deus um bodi espiatório.

    ResponderExcluir
  9. DUZINHO

    Você esta corretíssimo em sua analise, como sempre.

    Mas acredite, vai por mim, o Jonh já esta ficando muito maduro...tomará que ele não venha apodrecer. Hehehehe

    Como descrevi, a principal questão que levou Jonh a mudar de concepção, a não pensar e acreditar cegamente ao ponto de fechando, limitar sua visão ao mundinho encantando da igreja, não foi livros, argumentos, mas antes a própria vida.

    Acredito que o que leva uma pessoa a mudar sua crença é a necessidade, e não apenas o pensar.
    Somente com o choque da vida é que a pessoa abre mão da ilusão para viver na realidade da vida.

    Abraços

    ResponderExcluir
  10. ATENA

    Eu também sinto pena de muitos crentes, pois o maior dos males é justamente o que você levantou; o não aproveitar a vida.

    Quanto a esta sua frase de que: “Infelizmente as religiões ainda vão se manter por bastante tempo, pois o ser humano precisa do contato com a divindade e como as religiões se arvoraram em detentoras desta facilitação”.

    Minha resposta: Até posso concordo que as religiões ainda se perpetuaram, principalmente que elas não geram pessoas livres e conscientes, mas antes robôs ou zumbis que mais estão preocupados em decorar ensinamentos tidos como verdadeiros, do que propriamente estimular os mesmos a pensarem por si só.

    Mas agora em relação ao homem precisar do contato com a divindade, eu lhe pergunto, porque e para que???

    Como podemos saber se tal divindade existe mesmo, ou se não é apenas fruto de nossa imaginação??
    E mais ainda, como ter contado, se esta mesma divindade se “esconde” de nós???

    Aguardo respostas............

    Abraços

    ResponderExcluir
  11. PAULO 1

    Eu já pude perceber que você fez mais uns 20 comentários na postagem anterior de Jonh, porém, agora não poderei responder, mas fique tranqüilo, que tentarei comentar amanhã os seus comentários, ok?

    ResponderExcluir
  12. PAULO 2

    Mas é claro que o Jonh se parece comigo.....esqueceu que o que escrevi, escrevi partindo tanto das experiências vividas por mim, quando eu era crente como Jonh, quanto da observação de conviver com os crentes por cerca de 20 anos.

    Sua fala: “Você perdeu sua fé, algo aconteceu e você não crê mais em Deus”.

    Minha resposta: Eu já lhe respondi esta mesma questão levantada por você na minha outra postagem do Jonh parte 1, portanto, é só ir lá e conferir.

    ResponderExcluir
  13. PAULO 3

    Agora, sua fala ao EDUARDO MEDEIROS, que eu quero também responder: “Ola Eduardo.
    Você acha mesmo que não tomar bebida alcoolica e fumar, ir a balada, que isso significa que eles cristãos não são felizes.
    O que leva você a crêr nisso?”.

    Minha resposta: Acredito que dizer que os crentes não são felizes é também um equivoco, pois a ilusão muito mais do que a realidade da vida, produz felicidade.

    O problema da ilusão é que ela é enganosa.

    Para você melhor entender isto, pense no seguinte exemplo:
    O homem “A” esta com câncer terminal, e muito em breve irá morrer, só que a família não lhe quer contar, mas o enganam dizendo que ele está bem, para que ele não venha sofrer mais.

    A questão ai é:
    Dizer a ele a verdade de que esta morrendo, correndo o serio risco dele passar seus últimos momentos sofrendo por saber a verdade, ou mentir para ele, dizendo que esta tudo bem para que venha morrer alegre?

    Meu ponto de vista é que a pessoa sempre tem o direito de saber a verdade, por pior que seja, pois a desilusão é melhor do que a ilusão.

    Mas a ilusão tem também outros fatores, como neurose, medo, culpa, alienação, infantilidade, irresponsabilidade.

    ResponderExcluir
  14. PAULO 4

    Sua fala: “Marcio a grande verdade deste Jonh é que ele estava querendo um motivo para deixar de servir a Deus ja que ele so servia por medo e não por amor”.

    Minha resposta: Mas não é isto que acontece com os crentes em geral??? Paulo não há um crente neste mundo que não sirva a deus por algum interesse ou medo.

    ResponderExcluir
  15. Mrcinho,

    É incrível como as pessoas esperam de Deus aquilo que Ele não prometeu, como as pessoas se expõem e esperam que Deus esteja como um truculento segurança a sua disposição nas horas que elas bem determinarem.

    Ouvir uma história triste como a que você narrou, leva-me a Jesus na tentação do deserto quando Ele diz ao diabo: Não tentarás ao Senhor teu Deus.

    O homem tem destruído o planeta e quer que Deus venha correndo como um pai que não sabe dizer não a seu filhinho na hora que Ele precisa ouvir um NÃO, e depois, ainda poupa-lhe de sofrer todas as consequências das suas birras e desobediências o que lhe seria útil para seu aprendizado.

    Marcinho, se os homens realmente andassem com Deus quanta coisa maravilhosa teriam para contar. Eu estou encantada com o amor e cuidado de Deus comigo e não tenho dúvidas que Ele chega quando é convidado de todo coração.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  16. Marcio, 1

    Marcio você pode ate conhecer muitos cristãos que são desta forma, você mesmo pelo jeito era assim, mas você não pode generalizar e dizer que são todos os cristão.

    Marcio o único interesse do verdadeiro cristão é servir a Deus com amor.

    Parece que você não entende isso ou quer fazer com que as pessoas se confundão nos seus sentimento e fé.

    ResponderExcluir
  17. Guiomar Barbosa, 1

    Ola Guiomar.

    Olha é muito facil não acreditar em Deus e jogar a culpa de tudo que acontece em cima dele.

    Gostei do seu comentário, da para perceber que você tem sua fé e nada nem ninguem vai abalar isso, pois Deus é Deus e age na hora que tem que agir, a final ele é Deus e nós não somos nada.

    Estou aqui neste blog a pouco tempo tentando mudar a forma que o Marcio pensa, me ajude nisso.

    ResponderExcluir
  18. Paulo, não entendi sua pergunta dirigida a mim...

    Agora, se você está aqui para mudar a forma de pensar do marcinho, meu amigo, vou te dar um conselho: cai fora porque é mais fácil ele te convencer que a tua fé não passa mesmo de ilusão..rsssss

    ResponderExcluir
  19. Marcinho, por acas, o paulo gésio é invenção sua?

    ResponderExcluir
  20. Querida GUIOMAR

    Seu comentário esta muito bom mesmo, só que a problematica do milagre é muito mais complexa do que isto que você descreveu.

    Uma coisa é dizer - como eu penso - que deus não interfere em nada, dando total liberdade para nós, sendo o mundo e o que acontece nele, de total responsabilidade humana, outra bem diferente é dizer como você da a entender em seu comentário, que ele cuida de você, te protege, cura, resolve problemas, enquanto não faz nada pelo resto do mundo....isto não seria uma ilusão criado por você???

    No desejo humano de se sentir importante e seguro, o religioso nutre uma imagem de deus como seu pai, que o protege e ama, mais isto não quer dizer que seja verdadeiro....pode ser uma especie de realidade criada pela mente e sentimentos de que assim acredita e até experimenta, mas dizer ser realidade no chão desta vida é pura ilusão.

    Abraços

    ResponderExcluir
  21. PAULO 1

    Tudo bem...então faça você mesmo uma enquete em sua igreja, perguntando se não existisse inferno, céu, que deus não fizesse milagres algum, se algum crente serviria a deus....desde já lhe aviso que você vai ficar triste com a resposta.

    Quando você diz que não é assim, eu sinceramente acredito que você esteja falando a verdade, pois é isto que você acha de você mesmo, porém é uma verdade enganada, pois você incoscientemente, esta sendo enganado por você mesmo, pois lá no fundo, você serve também a deus por algum interesse egoista.

    ResponderExcluir
  22. PAULO 2

    O problema não esta em deus, mas antes na compreensão que temos dele...quando questiono, não faço isto com deus mesmo, mas antes com a compreensão que é o senso comum dos evangelicos em geral, que na maioria das vezes, não possui senso critico ou pelo menos bom senso.

    Me sinto grato com seu empenhho e mim re-converter a fé ingenua cristã...continue assim, pois como dizem por ai "a esperança é a ultima que morre".

    Abraços

    ResponderExcluir
  23. EDUARDO 1

    Para de enrolar o PAULO, e respondi logo a pergunta dele.

    Quanto a quem vai converter quem, eu acho que ele leva uma grande vantagem sobre mim, a saber:
    Ele esta numa poderosa campanha de oração e jejum, para que deus venha me converter, já eu, não tenho ninguém para orar. hehehehehe

    ResponderExcluir
  24. EDUARDO 2

    Quanto ao PAULO ser uma invenção minha...se liga DUZINHO!
    Jamais eu iria ficar gastando horas e horas debatendo comigo mesmo....não sou tão louco assim, pelo menos eu acho. rsrsrsrs

    Se estás com duvida, basta clicar no nome dele para você ir até o blog dele.

    ResponderExcluir
  25. Eduardo Medeiros,1

    Desculpe Eduardo na verdade a pergunta era para a Atena

    ResponderExcluir
  26. Eduardo, 2

    Agora sim é para você Eduardo.

    O Marcio para me convencer a deixar o Deus que sirvo e fazer com que minha fé acabe, cara ele vai teer que se transformar no próprio Deus.

    Eu creio em Deus e sei o que ele ja fez e tem feito na minha vida.

    Impossível eu desistir de Deus.

    ResponderExcluir
  27. marcio, 1

    Vou defender a Guiomar agora Marcio

    Sua Fala: Uma coisa é dizer - como eu penso - que deus não interfere em nada, dando total liberdade para nós, sendo o mundo e o que acontece nele, de total responsabilidade humana, outra bem diferente é dizer como você da a entender em seu comentário, que ele cuida de você, te protege, cura, resolve problemas, enquanto não faz nada pelo resto do mundo....isto não seria uma ilusão criado por você???

    Acho que você cometu um erro, Deus não cuida so dela ele esta cuidando de mim e de minha familia tambem.

    Sendo assim Marcio ele deve esta cuidando mi milhares e milhares de seres humanos por ai, tenho certeza que ele esta cuidando ate de você que não precisa da ajuda dele.

    ResponderExcluir
  28. Marcio, 2

    Sua Fala: Quando você diz que não é assim, eu sinceramente acredito que você esteja falando a verdade, pois é isto que você acha de você mesmo, porém é uma verdade enganada, pois você incoscientemente, esta sendo enganado por você mesmo, pois lá no fundo, você serve também a deus por algum interesse egoista.

    Marcio o que falo e prego não vem de mim, tenho um livro chamado-se biblia sagrada que nenhum cientista se atreveu a dizer que é falso ou mentiroso porque ele ja chegaram a conclusão que a biblia é legitima de Deus.

    Então eu estou baseado em um ponto muito forte ja você esta apenas com suas palavras e pensamento.

    O que é um direito seu, crêr ou não crêr em Deus.

    ResponderExcluir
  29. Atena, 1

    Nunca vi a Atena aqui deve ser nova ou estava a um certo tempo sem vir.

    Atena, Sou cristão, Sou Presbítero, e quem disse para você que eu não aproveito avida.

    Olha você nunca vera eu e minha família tristes porque nos sabemos sim aproveitar a vida.

    A vida é Aproveitada de maneiras diferentes por pessoas diferentes.

    Curte a vido do jeito que você achar certo e eu do jeito que eu achar certo.

    O que não podemos é julgar.

    ResponderExcluir
  30. Eduardo, 2

    Eduardo você conhece a biblia como um cristão mas na verdade é um ateu.

    Você n]ao acha que cada um pode ter sua fé e crêr naquilo que te faz bem.

    Eduardo eu sou um Presbítero eu ministro a palavra de Deus e deixo bem claro não é por força nem por violencia, você deve aceitar deus porque confia nos milagres que ele faz.

    Agora se você não tem fé, se você acha que Deus não faz nada para ninguem como explicar a sua existencia.

    ResponderExcluir
  31. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  32. Aqui serve para qem quiser debater.

    Se vocês acham que Deus não existe e se existem não ajuda ninguem, onde ele esta e o que fica fazendo então?

    Por outro lada como explicar as pessoas que eram paraliticas condenados pela medicina que com sua própria fé voltarão a andar, ah, normalmente elas frequentão uma igreja, normalmente os médicos não tem explicação.

    Estou dado um exemplo de muito porque eu poderia falar:

    Pessoas com Aids, com cancer, cegas, surdas, mudas etc.

    A medicina não explica alquem aqui que ache que Deus é uma furada pode me explicar.

    ResponderExcluir
  33. Responde para mim Eduardo ou Marcio ou Atena

    ResponderExcluir
  34. Olá Paulo, eu sou o Edson...sócio do Marcio. Fiquei confuso com sua pergunta acima sobre"o que Deus fica fazendo "enquanto não faz nada", e sobre a afirmação de pessoas que são curadas das mais variadas doenças...que diga-se de passagem, são pertinentes ao ser humano.

    Paulo, assim como o Marcio, eu também passei por dilemas como estes do John..e de certa forma, nós somos o John. Mas me diga: Você realmente já viu uma pessoa ser curada de AIDS...câncer e outras tantas doenças?

    Se já viu, porque Deus não cura a todas as pessoas? E se não cura porque tem um propósito, qual é o propósito de deixar uma criança morrer sobre o leito de um hospital, enquanto seus pais em desespero oram e sofrem ao ver seu fruto definhar?

    Se Deus cura de fato, ele passou ao largo da somália..vietnã, e AACD aqui em São Paulo.

    É por este motivo que nós (Marcio e eu) deixamos Deus quieto no lugar dele. Nós em momento algum afirmamamos que ele não exista...apenas não o encomodamos com nossos problemas.

    Nós também, em momento algum pedimos para que as pessoas abandonem suas igrejas. Pelo contrário, até sugerimos que procure aquela que lhe deixe mais à vontade para "servir" a Deus de forma menos alienada e mais racional.

    Não seremos nós quem chutará a bengala do claudicante, não sem antes encostarmos-o numa parede para que se sutente e não caia. Só que esta parede é totalmente física e palpável.

    A fé tem limites Paulo, procuramos incutir isso na mente de nossos leitores. O limite de uma fé saudável é exatamente o limite entre "real-sublime" e do "ilusório-alienante".

    Somos evangélicos protestantes Paulo...e não largaremos este "osso". Cremos em Deus...à nossa maneira, mas cremos. Uma dose de realidade não mata a fé de ninguém, mas uma dose exagerada de ilusão, transforma o ser um um mendigo espiritual que se julga incapaz de dar um passo sem o auxílio das muletas aferecidas pela religião.

    É um prazer tê-lo conosco e de forma alguma mataremos sua fé. Queremos que você pondere, e isso, eu tenho certeza que você já tem feito. Não deixe a igreja obscurecer aquilo que seu coração entende como Deus. Siga seus instintos, porque foi pelos instintos que criamos nossas divindades à nossa própria maneira.

    Como você crê em Deus? Esta é a pergunta. O por quê você crê em Deus...aí só você sabe.

    Abraços Mano!

    ResponderExcluir
  35. PAULO 1

    Nem reparei que a pergunta que você ao EDUARDO, na verdade era para a ATENA.

    Devido há muitos comentários, é até compreensivo vez por outra cometer erros deste tipo.

    ResponderExcluir
  36. PAULO 2

    O único que esta tentando aqui converter alguém é você mesmo, como bem você já disseste ao EDUARDO.

    Já eu, muito pelo contrário, não quero converter ninguém a nada....você já leu a descrição deste blog, no topo do mesmo?

    Vou colocar aqui, o que está descrito lá em cima no topo do blog:

    “Não almejamos seguidores, que depois de libertos de um sistema religioso, venham a se tornar prisioneiros agora em outro sistema, ainda que este seja o nosso, mas procuramos por meio de uma alta e profunda reflexão, influenciar pessoas a seguirem seu próprio caminho, através de suas próprias consciências rumo à maturidade e total responsabilidade de sua liberdade”.

    ResponderExcluir
  37. PAULO 3

    Sua fala: “Acho que você cometu um erro, Deus não cuida so dela ele esta cuidando de mim e de minha familia tambem.
    Sendo assim Marcio ele deve esta cuidando mi milhares e milhares de seres humanos por ai, tenho certeza que ele esta cuidando ate de você que não precisa da ajuda dele”.

    Minha resposta: Você tem o direito de acreditar no que quiser...existem pessoas que acreditam em fantasma, coelhinho da páscoa, papai Noel, duendes, fadas e outras como você que acreditam que no meio de bilhões de seres humanos, justamente você é o escolhido, filho amado de deus, especial, que deus cuida, enquanto os outros são os filhos do diabo, que se ferrem e que queimem no inferno.....o importante é você e a sua família estarem bem e protegidas por deus!!!!

    ResponderExcluir
  38. PAULO 4

    Sua fala: “Marcio o que falo e prego não vem de mim, tenho um livro chamado-se biblia sagrada que nenhum cientista se atreveu a dizer que é falso ou mentiroso porque ele ja chegaram a conclusão que a biblia é legitima de Deus”.

    Minha resposta: Primeiramente eu nunca disse que a biblia é mentirosa ou falsa.
    Apenas disse que ela não foi inspirada e nem muito menos escrita por deus, assim como todos os demais livros religiosos do mundo, em que os seus seguidores também acreditam ser divinas.

    Em segundo lugar me diga que cientista são estes que disseram que a bíblia é legitimamente vinda de deus?

    O que não podemos esquecer é que a bíblia é um livro religioso e a ciência não tem o que anular nela, haja visto, muitas das estórias descritas ali serem apenas mitos e fabulas.

    ResponderExcluir
  39. PAULO 5

    Em relação ao seu comentário para a ATENA, não há o que discordar, como bem eu já disse em um comentário para você, pois a ilusão trás sim, e muito alegria, embora às vezes traga também seus efeitos colaterais.

    ResponderExcluir
  40. PAULO 6

    Estou morrendo de tanto rir do seu comentário para o EDUARDO. Hahahahahaha

    EDUARDO ateu??? Kkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  41. PAULO 7

    Sua fala: “Por outro lada como explicar as pessoas que eram paraliticas condenados pela medicina que com sua própria fé voltarão a andar, ah, normalmente elas frequentão uma igreja, normalmente os médicos não tem explicação”.

    Minha resposta: Primeiro eu quero lhe perguntar se você conhece uma pessoa destas pessoalmente??

    Em segundo lugar, ha sim, para você que não conhece, explicações da medicina para uma pessoa doente ser curada.....o nosso próprio organismo que é vivo, tem capacidade de as vezes reverter uma doença que pareça ser incurável, neste caso a fé age como mecanismo de estimulo para o corpo....não é que deus por causa de sua fé, resolveu te curar, mas você próprio se curou.

    ResponderExcluir
  42. ATENÇÃO, ATENÇÃO E ATENÇÃO PAULO GESIO!!!

    Eu já respondi seus 20 poucos comentários feitos na postagem anterior do Jonh parte 1.

    Aguardo suas respostas......

    Abraços

    ResponderExcluir
  43. PAULO, eu sou ateu? Então, tá, sou. Se você diz que eu sou, eu sou...

    apesar de você ser presbítero, suas argumentações são inconcistentes e típicas de crentes que não conseguem pensar fora das suas certezas. Fique assim, continue servindo a Deus, faça o bem ao próximo, ore pelas pessoas e quando Jesus voltar ou você morrer, então você ganhará de presente as ruas de ouro do céu e uma bonita coroa cheia de brilhantes que você vai carregar na cabeça por toda a eternidade.

    Enquanto isso, eu, que sou ateu (afirmado categoricamente por você), estarei queimando o rabo no mármore dos infernos ao lado do capeta.

    abraços e visita os meus blogues hereges:

    saladopensamento.blogspot.com
    olharotempo.blogspot.com
    cpfg.blogspot.com

    ResponderExcluir
  44. Paulo, você chamouu o Duzinho de ateu? Logo ele que é o mais crente de nós todos? kkkkkk!

    Calma Dudu, você não estará sozinho lá no mármore do inferno, eu certamente farei companhia para você...e levarei as cervejas...porque dizem que lá o calor é de lascar.

    ResponderExcluir
  45. O rapaz da história realmente percorreu o mesmo caminho que muitos de nós. Pensar por si próprio, virtualmente livre, avaliando cada norma de acordo com sua própria consciência, esta juiza fiél da maioria de nós.

    ResponderExcluir
  46. O Jonh cristão é uma simbiose de todos nós("vocês"). Não se assustem se descobrirem que temos uma alma imortal e que esta alma pode estar sendo vendida para outra raça contemporânea no nosso universo. O comércio de almas não é ficção. Onde está Deus? Desvendando o efeito Matreiya, ou ajustando a referência de tempo zero?

    ResponderExcluir
  47. ISA

    Pena que a consciência que deveria ou é, o grande juiz do ser humano, seja também herdado e influenciado pelo meio em que vivemos.

    Mas só a tentativa de se libertar dessas amarras da sociedade já é um grande começo.

    ResponderExcluir
  48. ALTAMIRANDO

    Eu ri de mais do seu comentário......muito sarcástico. Rsrsrsrsrsr
    Espere até ver o que vai acontecer com o Jonh.....quero ler sua opinião.

    Abraços

    ResponderExcluir
  49. Ao paulo gésio...

    vc diz: Marcio o que falo e prego não vem de mim, tenho um livro chamado-se biblia sagrada que nenhum cientista se atreveu a dizer que é falso ou mentiroso porque ele ja chegaram a conclusão que a biblia é legitima de Deus.

    eu respondo: os cientistas chegaram à conclusão de que a biblia é légitima de deus?!
    como? por que meios?! Eles tiveram contato direto com Deus e o mesmo os disse e deu provas concretas de que a bíblia é a sua palavra e nao um bando de palavras criadas por algum ser humano que precisava de algo no que se apoiar? Pra que algo seja legítimo é necessário que hajam provas concretas e LEGITIMAS... e isso, infelizmente (para os crentes) é algo que deus nunca poderá fazer, dar uma prova de sua existência....

    ResponderExcluir

Deixe a sua opinião.

Mesmo que você não concorde com nossos pensamentos, participe comentando esta postagem.
Sinta-se a vontade para concordar ou discordar de nossos argumentos, pois o nosso intuito é levá-lo à reflexão!

Todos os comentários aqui postados serão respondidos!