domingo, 10 de janeiro de 2010

Alcançado pela graça...a reabilitação de um traidor.



Por: Edson Moura


O texto que segue, nada mais é do que uma reflexão acerca das crenças que nos passaram através dos séculos. Minha consciência resiste em acreditar que Deus seria tão perverso ao ponto de usar uma vida inocente para realizar seus projetos

Muitos até poderão achar falhas no que escrevo, mas este talvez seja o intuito do artigo. Estou aberto a discussões, desde que elas venham a nos aproximar mais e mais uns dos outros.

O nome que ecoou pelos séculos:

Ninguém quer levar o nome de Judas Iscariotes.

Eu particularmente, até hoje, não conheço uma só pessoa com este nome, (alguém aí da blogosfera conhece?)

E por que?

Porque este nome foi manchado com o estigma da traição. Diferente dos demais apóstolos, que muitos querem imitar. Eu penso que, em vez de recriminação, o discípulo traidor é digno de pena ou misericórdia, até porque nós, embora sem levarmos o nome dele, temos caído, quem sabe, no mesmo erro.

Quem era Judas o Iscariotes?

Ele fora chamado pelo Mestre, igual aos demais discípulos.

Acredito que Cristo tenha visto nele um jovem inteligente, entusiasta, dinâmico, em quem se escondiam tremendas possibilidades para o bem.

De outro modo, nunca haveria sido chamado. Acompanhou o Mestre como os demais, recebeu insultos com o Mestre, sofreu fome com Ele, se alegrou com Ele em suas vitórias, foi testemunha de toda a glória do Senhor, e nela se alegrou, ele esteve lá.

Foi premiado com um posto de honra, ou seja, era um homem de confiança do Mestre, de outra maneira nunca haveria sido o tesoureiro daquele grupo.

Foi um grande administrador, possivelmente devido a sua habilidade, os discípulos não sofreram privações maiores.

Seus companheiros nunca duvidaram dele.

Pelo menos durante um certo tempo, Judas desempenhou seu trabalho fielmente, com absoluta honra.

Segundo o pensamento popular, muita gente merece o “inferno”, mas devemos recordar que a graça de Deus é infinitamente maior que nossa debilidade.

Pedro e Judas cometeram faltas parecidas: Pedro negou Jesus três vezes, e Judas o entregou. E agora Pedro é recordado como um santo e Judas simplesmente como um traidor.

A principal diferença entre os dois não é a natureza ou gravidade de seu pecado, mas sim a vontade de aceitar a graça de Deus. Pedro chorou seus pecados, voltou a Jesus, e foi perdoado. O Evangelho descreve Judas enforcando-se desesperado.

Será que não há mais misericórdia nesse ato desesperado do “traidor arrependido”, do que na ação do pescador temperamental?

Uma coisa é certa: Judas arrependeu-se e até tentou desfazer seu erro. E a graça? Será que ela não o alcançou?

Para aqueles que ainda acreditam que Deus controla a tudo e a todos, fica a reflexão:

Judas foi só um instrumento nas mãos do grande arquiteto do universo, um mero objeto do “grande” plano de salvação da minha, e, sua pessoa caro leitor. Judas não tinha como escapar desse destino tão infeliz que era ser o traidor do filho de Deus.

No dia do “Juízo”, Judas terá fortes argumentos para se livrar das acusações. Acho até que pelo caráter contundente das provas, nem precisará de “advogado”.

Afinal de contas, ele foi o maior colaborador para o plano de salvação da humanidade. Exigirá seus direitos (como diz o R.R. Soares)

Será que foi assim?

Creio que não.

Onde há o arrependimento...há também o perdão...foi isso que Jesus tentou nos ensinar.

Que a graça de Deus esteja em todos nós!

71 comentários:

  1. Edson Edson que sensibilidade! Tocaste num ponto delicado que ninguém ousa tocar, falaste emocionantemente ao nosso coração.

    Confesso que tenho há muito tempo tenho o mesmo sentimento seu, mas neste caso não a mesma coragem.

    Judas esta diante o tribunal religioso numa situação desfavorável demais, se eu fosse defendê-lo diria do direito humano de cada um dar fim a sua própria vida, pois não sou contra a eutanásia ou suicídio estilo os dos sábios antigos e samurais que decidiam quando morrer, e também não acredito que um ser humano deve ser condenado por um ato de extremo desespero. Ou seja, para mim o suicídio não o condena.

    Mas a disposição permanente e anterior do seu coração o condena, mas ele estava segado por uma causa patriótica humana, e motivo pela qual ele serviu bem a propósito.

    Não vejo maldade ou perversidade em Judas, mas humanidade em sua fraqueza e desejo de libertação. não acredito no inferno, mas numa possível eternidade onde os bons serão salvos e os perversos aniquilados.

    Portanto eu absorvo Judas também assim como você Edson e vamos fazer um baixo assinado, pois conforme algumas parábolas de Jesus, que quem insiste ante o juiz, mesmo que ele seja mau, a sua causa e resolvida rsrs.

    ResponderExcluir
  2. Ótima postagem!
    Que Deus te abençoe a cada dia mais!

    ResponderExcluir
  3. Sem entrar no detalhe de como se deu a morte de Judas.

    Arrenpende-se, devolve o dinheiro, que lhe foi oferecido para trair o Mestre, porem pode até ter pensado em voltar para junto dos discipulos e pedir perdão.

    Mais sabia que sua sentença já havia sido decidida pelos homens, jamais seria perdoado, certamente seria apedrejado em praça publica. Por desespero e arrependimento pode ter se suicidado.

    Este é o retrato da sociedade religiosa, não compreedem a Graça e permanecem com a Ideia de que a alma que pecar, certamente morrerá.

    Jesus disse eu vim para que tenham vida e vida com abundância...Diz também aquele crer em mim, como esta escrito, ainda que morto vivera...Judas creu, tanto que se arrependeu.

    Concluo arrependimento é o passaporte para entrar no Reino do Messias.

    Arreoendei-vos, pois é chegado o Reino dos céus.

    ResponderExcluir
  4. Gresder, demorei 5 anos pra tomar coragem e escrever sobre o tema.Mas tenho que confessar que foi depois de ler os teus textos que a vontade se firmou.

    Ainda ontem estava ao telefone com o Jair e disse a ele que minhas idéias são em parecidas com as suas.

    "Bons salvos e perversos aniquilados"...isso é bem sensato Gresder(também creio nisso), embora todos insistam em achar que Deus um dia vai assar em um espetinho durante toda a aternidade os maus.

    Gresder uma pergunta meu mano:

    Qual seria o impacto na religião se o "evangelho segundo Judas" fosse aceito como legítimo?

    Abração mano!

    ResponderExcluir
  5. Jairzão camarada, sua frase ao final resume tudo né?

    "O arrependimento é o passaporte para entrar no reino do messias"

    Ainda que muitos não creiam nesse reino (Cutuquei os manos), Jesus sempre falu dele, e pra mim é suficiente, mesmo que eu não viva nessa espectativa do paraíso, não tem como negar as citações de Jesus.

    A pergunta que não quer calar Jair:

    Será que um dia conseguiremos reabilitar o pobre Judas?

    Ou será como Madalena, que foi taxada como prostituta pela ICAR, e até hoje, pastores e padres e "civis" escorregam nesse erro?

    Caramba, deixa eu parar senão fujo do tema...de novo. Rss

    Abração véio!

    ResponderExcluir
  6. Karoline, obrigado pelo comentário. Que bom saber que nem todos são contra a idéia de perdão para o Judas. (engraçado falar isso)

    Continue por aquí tá?

    Ps tentei seguir seu blog e não consegui, se você puder me dar uma ajudinha eu agradeço.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  7. A questão de Judas poderia até ser ligada ao lado da teologia na matéria de Inerancia.De fato Judas foi um instrumento na mão do Criador.Mais em minha opinião prefiro compara a vida de Judas e Pedro com a de Davi e Saú, pelo fato de Saú ter errado e ñ se arrepender, e Davi ter errado e se arrepender de tamanha forma quando viu os três castigos sobre Israel e se humilhou diante de Deus, vemos isso no Salmos inteiro praticamente.Sau invés de se humilhar foi na necromancia, assinou sua carta de morte, bom gostei de sua interpretação arte de um texto de um livro canônico.

    ResponderExcluir
  8. Edsão Jesus resolveria esta questão rapidinho...acmpanhhe o raciocinio:

    Jesus traria a sena a mulher acusada de adulterio, faria a mesma pergunata que fez aos acusadores. Quem não tem pecado? Atire a primeira pedra. Só Jesus poderia apedrejar a mulher.

    No caso de Judas Jesus reuniria os conclios e faria duas perguntas que nunca errou? Quem está arrependido? Só Jesus salva o arrependido.

    Judas ja sairia em vantagem.

    ResponderExcluir
  9. Caro Edson

    Permita-me fazer as minhas considerações.

    Sem entrar no mérito do salvo e não salvo, do que Deus decide ou não, dos atributos de Deus, etc, etc, concordo com o que você diz acerca da "fraqueza" de um Judas perfeitamente humano.

    PORÉM, o que eu observo em Mateus 27.3 é que Judas foi "tocado de remorso". Não fala em arrependimento.

    Ele reconhece o pecado, mas não se arrepende do mesmo.

    Ele entrou em pânico a ponto de correr para enforcar-se, mas não consta que o mesmo tenha "se arrependido".

    O seu próprio desespero o denuncia.

    No remorso você é tomado de um sentimento perturbador, angustiante, capaz de levá-lo ao auto-flagelo e decisões irreversíveis, como por exemplo tirar a própria vida. (Foi o que aconteceu com Judas)

    No arrependimento, há uma mudança de ATITUDE, onde você sai do "si-mesmo" e "deixa" o DONO da sua vida agir nela. (foi o que aconteceu com Pedro que inclusive não consta ter premeditado nenhuma maldade)

    E, diga-se de passagem, que Judas não era de toda essa confiança não; ele era um "mala", como diz em João 12:5.6.

    Além do mais, consta que Satanás se apoderou dele e Jesus disse "o que PRETENDES fazer, faze-o depressa". (João 13.27)

    Ou seja, ainda que se tratasse de algo profético, ele não deixava de ser responsável pelos próprios atos, principalmente por ter sido tudo premeditado.

    E as palavras de Jesus não poderiam ter sido mais contundentes:

    "O Filho do Homem vai, como está escrito a seu respeito, mas ai daquele por intermédio de quem O Filho do Homem está sendo traído. Melhor lhe fora não haver nascido!"(Mt 26.24)

    Quanto a ele ser alcançado pela graça, só cabe a Deus decidir, mas permita-me dizer que, crenças à parte rss o próprio desenrolar dos fatos apontam a enorme diferença entre os atos de ambos e seus desfechos: o primeiro, tomado de remorso e o outro de arrependimento.

    Abs...

    R.

    ResponderExcluir
  10. Vamos salvar Judas?

    Mateus 27,3-10

    Então Judas, que o entregara, vendo que Jesus fora condenado, sentiu remorso e veio devolver ais chefes dos sacerdotes e aos anciãos as trinta moedas de prata, dizendo: "Pequei, entregando sangue inocente." Mas estes responderam: " Que temos nós com isso? O problema é teu." Ele, atirando as moedas no Templo, retirou-se e foi enforacar-se. Os chefes do sacertotes, tomando as moedas, disseram: "Não é lícito depositá-las no tesouro do Templo, porque se trata de preço de sangue." Assim, depois de deliberarem em conselho, compraram com elas o campo de oleiro para sepultamento dos estrangeiros. Eis porque até hoje aquele campo se chama "Campo de sangue." Com isso se cumpriu o oráculo do profeta Jeremias (A Profecia era de Zacarias e não Jeremias) Já está errado!
    "E tomaram as trinta moedas de prata, o preço do precioso, daquele que os filhos de israel avaliaram, e deran-nas pelo campo do oleiro, conforme o Senhor ordenara."

    Mateus insere uma breve passagem sobre Judas entre o julgamento de Jesus pelo Sinédrio e a transferência do caso para Pilatos. Ele faz o tridor arrepender-se e devolver o suborno. Os evangelistas são inocentes das especulações modernas sobre motivos elevados de Juda, tal como o seu desejo de forçar Jesus a revelar seu messianismo oculto. Não é dada nenhuma hora exata. Segundo Mateus, o julgamento e Jesus ocorre na casa de Caifás, mas o encontro de Judas com os chefes de sacerdotes e os anciãos é situado no Templo, local diferente sem dúvida numa ocasião diferente. Como as autoridades sacerdotais se recusaram a aceitar o dinheiro de volta, Judas o jogou fora e, desesperado, enforcou-se.

    Vamos dar uma lida em Atos 1,16,18

    Irmãos, convinha que se cumprisse a Escritura que o Espírito Santo proferiu anteriormente por boca de Davi, acerca de Judas, que foi o guia daqueles que prenderam Jesus, porque ele era contado entre nós e teve parte neste ministério. (Ora, esta homem adquiriu um campo com o preço da iniquidade; e, precipitando-se, rompeu-se pelo meio, e todas as suas entranhas se derramaram).

    1 - A Profecia está errada (pode ser uma texto posterior)
    2 - Mateus diz: Judas atirou as moedas no Templo e foi enforcar-se; Atos já fala que ele se precipitou e rompeu-se pelo meio, e todas as suas entranhas se derramaram.
    3 - Mateus diz que os Sacerdotes compraram o campo e Atos diz que foi Judas quem comprou.

    Essa história está muito mau contada.

    Um Abraço redentor par Judas

    ResponderExcluir
  11. Tai Regina, boa! Judas não tem nem hum mérito de arrependimento mesmo, e “pagou” nesta vida pelo que fez, portanto um ótimo candidato a Graça de “um outro evangelho”

    ResponderExcluir
  12. Caro Edson

    Quantos "apóstolos" da atualidade não estao vendendo Jesus, sem o mínimo de parcimônia? Ah se esses vendilhões da Palavra tivessem pelo menos dez por cento da ética que teve Judas, quando refletiu sobre a merda que fez.

    Talvez, quem sabe? Judas ainda estivesse esperando que Cristo na última hora descesse da Cruz para inaugurar o Reino terreno que ele tão ansiosamene esperava.

    Ao ver Cristo dar o último suspiro ante os sinais externos (rutura do véu do templo e o mundo escurecer rápidamente), não viu outra alternativa, senão tirar a sua própria vida, pois ali, reconheceu morria o Filho de Deus.

    Acredito que o remorso de Judas foi tão grande que antes de tomar a sua drástica atitude, deve ter assim pensado: "Deus meu, Deus meu o meu pecado foi mui grave, tira-me a vida", e jogou-se "insanamente" de despenhadeiro abaixo.

    Para Judas não havia mais sentido permanecer vivo, vagando na terra sem o perdão do seu Mestre,o único a quem Ele chamou de AMIGO.

    Ah se os traidores de Cristo que vendem uma espúria Bíblia cheia de excrescências por 900 reais, tivessem ao menos, 10 por cento da sensibilidade que teve Judas, ao refletir sobre a gravidade do seu ato.

    Talvez, a intensidade da dor que Judas sofreu, deveu-se mais ao fato de ter reconhecido, tardiamente, que trocara o verdadeiro Deus por cem moedas de pratas.

    Engraçado, os lideres do evangeliquês universal que assola o país como uma praga, nem se tocam, e vendem Jesus descaradamente nos templos, na Internet e na Televisão. Não ouvi falar em nenhum caso de suicídio no meio dessa corja.

    JUDAS TEVE MAIS ÉTICA.

    ResponderExcluir
  13. É Oto, a bíblia nos conta as estórias...cabe a nós entendê-la, e aplicá-la nos nossos dias.

    Obrigado pelo comentário mano!

    ResponderExcluir
  14. Solução bem rápida essa hein Jair?

    Por isso é bom conversar com assembleiano, eles tem "bíblia" pra tudo Rss

    Valeu irmão!

    ResponderExcluir
  15. Regina minha irmã, que belo comentário!

    Eu disse que Judas talvez nem precisasse de advogado, mas você está se saindo melhor que uma promotora pública Rsss (Tô brincando viu?)

    Na minha medíocre opinião, o arrependimento de Judas está implícito em sua atitude, ora.

    Ele vendo a cagada que fizera, "arrependido", voltou ao templo e pediu que soltassem seu mestre. (será que ele teria que usar as palavras arrependido estou?)

    Vendo que a situação já não poderia ser revista, pois o coração dos sacerdotes já haviam sim premeditado a morte do Messias (digasse de passagem, esses mesmos homens foram perdoados por Jesus lembra? "Pai perdoa-lhes...eles não sabem o que fazem.

    Regina, Judas também não sabia o que fazia.

    É claro que depois de tamanha encrenca em que Judas metera Jesus...os outros apóstolos iriam dizer que o diabo se apossou dele...é bem característico de nós crentes da atualidade também você não acha?

    Pois bém se o diabo apossou-se de Judas (não é assim que penso), a culpa não é de Judas é do diabo ou de Deus que permitiu a possessão.

    Fico aguardando Regina.

    Muito obrigado pela contribuição...seu raciocínio é bem aguçado.

    ResponderExcluir
  16. Wagner, bom vê-lo por aquí...sabia que precisaria de sua ajuda. Rsss

    concordo totalmente com você mano. A bíblia não diz que Judas se enforcou, e sim que saiu para se enforcar. Atos também conta que ele se precipitou.

    A "crentaiada" diz que ele foi se enforcar numa árvore à beira de um precipício e o galho se quebrou. (Haja criatividade cara!) Rsss

    Não quero forçar a barra pra defender o mano Judas, afinal de contas ele nem precisa.

    Estou mandando confeccionar as camisas e as faixas, prepara os pneus pra nós queimarmos em frente a praça São Pedro (que virou santo), vamos lutar pela reabilitação do nosso irmão.Rsss

    abração querido irmão!

    ResponderExcluir
  17. Poxa Levi, você não aparece muito, mas quando aparece, vem emocionando a todos.

    Sua frase é simplesmente comovente mestre Bronzeado:

    "Para Judas não havia mais sentido permanecer vivo, vagando na terra sem o perdão do seu Mestre,o único a quem Ele chamou de AMIGO".

    Nem eu pensei desse jeito na hora de escrever...é por isso que considero você "mestre Bronzeado" e eu "pupílo albino"

    Muito obrigado pelas linhas meu velho!

    ResponderExcluir
  18. Edson amigo

    Como conciliar o teu comentário sobre o que comentei, quando você afirma nas entre linhas que Judas não necessariamente se enforcou mas saiu para se enforcar, e o comovente comentário do Levi que afirma que para Judas não havia mais sentido permanecer vivo?

    Ou você concorda comigo ou com o Levi. Com os dois não dá.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  19. Preocupa-me muito mais os judas modernos (mesmo sem terem esse nome). São lideranças que traem a Jesus a torto e a rodo. Torcem, simulam, escamoteam o evangelho em todo momento. So falam de vitoria, prosperidades e vida fácil. No mundo tereis aflições, nem pensar. Parecem notas de 3 reais, com a figura de um lobo devorador de ovelhas. Estes pensam ter o selo divino da infalibilidade (pior que o papa), pensam que por terem a dita "unção" são imunes e Deus "vai quebrar o galho" na hora do julgamento divino. Pensando assim jamais se arrependerão e continuarão a gerar morte e destruição onde quer que forem.

    ResponderExcluir
  20. Tá bom Wagner, vou ceder aos seus caprichos e te dar uma resposta mais acadêmica ao seu comentário. (deixo claro que esta não é uma linguagem que eu goste de usar...embora a conheça muito mais do que você imagina irmão!)

    A desconstrução de um texto bilblico, não é a mesma coisaque a destruição do mesmo.
    Não é simplesmente auma questão de demolir alguma coisa por meio da força extrema, mas, sim, desmontá-la.

    A desconstrução é um desmontar extremamente minucioso, é um descascar das diversas camadas (histórica, retórica, e ideológica) das distinções, conceitos, textos e filosofias inteiras, cujo objetivo é expôr a natureza linguistica arbitrária de sua construção original.

    A desconstrução é um método que uso, analítico intenso, às vezes, perversamente intenso, que resulta no colapso de tudo que o atinge.(você deveria saber disso...e sei que sabe!)
    É uma "análise" no sentido etmológico do termo (do grego analusis): um "des-prender" ou "des-amarrar".

    Assim, a desconstrução é melhor entendida como um des-fazimento, com todas as conotações resultantes que o termo implica: desamarrar, abalar, arruinar.

    Nas palavras de um simpatizante, ela é, "uma técnica positiva para criar problemas; uma afronta a todo hábito de pensamento normal e confortável"

    O descontrutor (que sou eu) está menos interessado NO QUE o texto diz, e mais em COMO ele organiza suas ideias.

    Assim como um psicanalista que escuta o marido e sua esposa, não para ouvirsuas ideias sobre o relacionamento, mas a fim de ver como eles se relacionam de fato.

    O que eu pretendo com meus comentários paradoxais é que as desconstruções que nós fazemos (você está envolvido até o pescoço)funcione como um tipo de terapia intelectual que ajude os filósofos (gresder e Levi) teólogos e críticos literários(Marcio, Wagner e Eduardo) a enfrentar seu temor profundamente arraigado na confusão da linguagem que usamos.

    Wagão! Você é um cara muito inteligente e estudado...amigo dos livros, eu sou apenas um jovem de 30 anos tentando fazer meus irmãos pensarem por si só. Não dificulte isso meu véio!

    Sabe que te amo em Cristo né?

    Ah! quase me esquecí:

    Não sei se Judas se enforcou ou se jogou no abismo, ou se fugiu e viveu na Grecia com um outro nome, a questão é que eu o perdôo, assim como acredito que Deus o perdoou>.

    ResponderExcluir
  21. É gilson você está certo...os Judas (coitado desse nome) modernos estão por aí...e o pior é que estes têm seguidores.

    Valeu pelo comentário!

    Abração!

    ResponderExcluir
  22. Edson

    EM TEMPO:

    Não sei por que no meu comentário anterior o inconsciente me induziu a escrever cem moedas de prata em lugar de trinta moedas de pratas.(rsrsrs)

    Perdão pelo lapso.

    P.S.: Acho que esse ato falho decorreu de uma recente traição a Cristo que tomei conhecimento. Os Judas da CPAD estão vendendo um Biblia fajuta com comentários esdrúxulos (Bíblia de DAKE), por 100,00 reais.(rsrsrs)

    ResponderExcluir
  23. Pô Edson
    Eu só escrevi trez coisinhas que não são desconstrução.
    Só quero lembrar que a maioria das pessoas que caminham pelos blogs, crêem na Bíblia como inerrante e na sua grande maioria são literalistas.
    Exatamente por isso o texto tem o objetivo de levá-las a uma reflexão.

    Entendo que em casos assim é muito melhor colocar apenas os textos do que colocar apenas idéias e suposições. O literalista não se abre para reflexão se não for dessa forma. É por isso que os debates são intermináveis porque para eles basta o que tá dito. Assim com disse a Regina: "remorso não é arrependimento" isso é igual a perdição. Essa é a conta que a maioria esmagadora faz ... Quero lembra-lhe que mentes reflexivas são poucas.

    Só trez coisinhas.

    1 - Mateus fala que a profecia é de Jeremias quando foi de Zacarias.

    2 - Mateus diz: Judas atirou as moedas no Templo e foi enforcar-se; Atos já fala que ele se precipitou e rompeu-se pelo meio, e todas as suas entranhas se derramaram.

    3 - Mateus diz que os Sacerdotes compraram o campo e Atos diz que foi Judas quem comprou.

    Só falei isso.

    Um abraço

    ResponderExcluir
  24. Edson, simpatizo com a interpretação mais histórica que sugere que judas era um zelote, extramente fiel às profecias messiânicas do messias real. OU seja, ele cria que Jesus era o messias que venceria o império romano e que traria a gloria do reino davídico de volta.

    Aparentemente, Jesus não queria cumprir as profecias do messias-rei, do messias guerreiro que enfrentaria os romanos à bala...ou melhor, à espadas, mesmo se nos atentarmos naquela passagem em que jesus pergunta a pedro quantas espadas eles tinham, e pedro responde "duas" e jesus diz, "basta"...bem enigmático não?

    Judas, por crêr sem dúvida no messiado de Jesus, mas vendo nele talvez uma fraqueza em não assumir sua plena messianidade, tenta forçá-lo a se revelar entregando-o aos inimigos.

    Quando ele vê que seu plano falha, ele se desespera e se arrepende sim, no meu entender, ainda que a palavrinha "remorso" esteja ali e alguns insistam em demonstrar a diferença entre arrepedimento e remorso.

    Agora, realmente, é absurdo ver em judas "um preparado" para ser o "filho da perdição". Isso é interpretação judaica de certa linha que o calvinismo adora jogar na cara dos arminianos.

    E o que o wagner demonstra é simplesmente as contradições que o texto bíblico possui, visto que é uma composição de muitas mãos e de muitos olhares.

    Edsooooommmm..um abração meu camarada!!!

    ResponderExcluir
  25. Querem diferenciar remorso de arrependimento, mais vejam a definição de remorso no dicionario:

    Sentimento de culpa e angústia que advém do arrependimento por algo que se fez contra alguém.

    Podem até dizer que Judas fingiu arrependimento; Mais quem é capaz de provar os sentimentos do outro?

    Respondo: Só aquele quem o criou é capaz

    Outro argumento que utilizam: Judas devolveu as moedas para se livar da culpa, para se livrar da condenação, da morte.

    Discordo: A vida para Judas já não tinha mais razão de ser por isso precipitou-se.

    ResponderExcluir
  26. Rapaz, sempre chego tarde para o "filé" das discussões..., mas gosto de ler todos os comentários e ver esse monte de heresias escritas..., hehehehe..., brincadeira viu??
    O que posso dizer pra acrescentar..., acho que nada!
    Só uma coisinha que não lembro onde estudei sobre, mas acho incorreta a idéia de que Jesus tenha visto, como vc disse, tamanha inteligência, entusiasmo ou qualquer coisa e por isso o tenha chamado, caso contrário não o chamaria..., a tradição judaica mostra que na idade deles cada um já devia ter seu mestre..., os menos qualificados ficavam sem e iam, normalmente, cuidar do trabalho da família.
    Aparecer um mestre ali e resolver chamá-los naquela altura era irreal..., indícios da graça..., por isso a maneira de "largar tudo" e o seguir é descrita na bíblia.
    Talvez, dentre os 12 menos inteligentes que curiosamente só o mestre Jesus quis chamar, Judas pudesse sim ser o melhorzinho pra cuidar de algumas coisas..., mas não creio que Jesus os chamou ou chama qualquer um por causa da qualidade deles...
    Qto à salvação..., quisera eu que todos fossem salvos..., e que alguns manés queimassem sem morrer durante a eternidade..., mas não sou Deus..., ainda bem..., então não sei de nada!!!
    Abraço!!!

    ResponderExcluir
  27. Me solidarizo com você amigo Kadu, cheguei tarde demais para o “filé” do debate, mas quero contribuir ainda mais, sendo assim, quero sair do assunto a o mesmo tempo voltar para o assunto.


    Ou seja, não quero abordar se Judas se arrependeu ou se ele sentiu remorso – apesar de concordar que ele se arrependeu – antes quero propor aos pensadores de plantão, tais como WAGNER, GRESDER, LEVI, JAIR, OTO, REGINA FARIAS, GILSON, EDSON e todos quantos quiserem participar, sem sair do assunto, iniciar outro assunto do mesmo assunto polêmico, a saber:


    Teria Judas sido um instrumento, vaso de perdição nas mãos de Deus? – assim como afirma o nosso amigo Oto, e discorda o amigo Eduardo.


    Em caso afirmativo, ele então não seria inocente???


    No dia do “julgamento final”, ele não poderia culpar a Deus por ter traido Jesus?


    As implicações vão ainda mais longe, chegando a envolver o “sacrificio vicário” de Cristo, pois sendo assim, se Judas não tivesse traido Jesus, teria Ele mesmo assim, sido morto?


    Aguardando respostas dos pensadores..........


    Abraços

    ResponderExcluir
  28. Pois é Márcio..., quem chega atrasado inicia outro assunto pra não ficar pra trás neh?? Hehehehehe...
    Queria te perguntar uma coisa: não me recordo agora e, sinceramente estou com preguiça de procurar mas, na profecia aparece o nome de Judas?
    Abraço!

    ResponderExcluir
  29. É Kadu, você adivinhou........rsrsrsrs

    Não sei se aparece o nome de Judas, pois não sei de qual profecia você esta falando.

    O mais engraçado é que agora você vai ter que procurar, para saber qual é a profecia. Rsrsrsrs

    Abraços

    ResponderExcluir
  30. Eh Márcio, vc só me dá trabalho rapaz..., to de férias ainda!!
    Então, a profecia historicamente atribuída ao fato de um amigo ter traído Jesus se encontra em Salmos 41:9 e 55:12-14. Mas lá não há qualquer menção sobre um tal de Judas. Na profecia de Zacarias 11 também não há qualquer menção há Judas, portanto tenho a tendência a não crer que Judas estava premeditado a fazer isso..., mas li muito pouco pra trazer ainda uma resposta..., só estou acrescentando ao debate!
    Abraço!

    ResponderExcluir
  31. Não é só o Judas que cooperou para acontecer aquilo, mas todo conjunto de pessoas e acontecimentos, pois se não fosse Pilatos Caifas, Pedro e tantos outros.

    E se não fosse o próprio povo, suas esperanças, frustrações, promessas, nada daquilo teria acontecido com Jesus, para mim um palco foi montado para ele onde todos colaboraram com o seu final.

    Isso é destino a moda dos deuses gregos e suas tragédias, mas não anula a liberdade de cada um, que participa decisivamente, mas inconsciente com relação ao que entrelaçou todo esse drama.

    ResponderExcluir
  32. Levi meu mestre Bronzeado, eu já havia percebido o engano...mas nem dei muita atenção, pois sei que esses tipos de erros são frutos da nossa ansiedade pra escrever os comentários logo...

    Nem precisava se desculpar não!

    Logo mais tô por aí pra comentar nesse novo post seu.

    Abração!

    ResponderExcluir
  33. Kadu estou rindo até agora de você. Kkkkkkkkkkkkkk


    Desculpe-me amigo, mas já faz um tempo que desisti da idéia da decoreba de versículos bíblicos, e para piorar, - não vai se escandaliza heim?! – já fez tempo que não leio a bíblia.


    Mas obrigado pelo seu esforço em disponibilizar tempo para procurar tal referencia.


    Com certeza o seu comentário acrescentou mais idéias ao debate!


    Abraços

    ResponderExcluir
  34. O seu calvinista Gresderiano de uma figa!
    Depois fica dizendo que não é calvinista, ta bom, vou fingir que acredito.


    Sua fala: “Não é só o Judas que cooperou para acontecer aquilo, mas todo conjunto de pessoas e acontecimentos, pois se não fosse Pilatos Caifas, Pedro e tantos outros”.


    Minha resposta: Nisto eu concordo, não foi Deus que matou Jesus, mas antes as pessoas envolvidas neste assassinato hediondo e inescrupuloso.


    Jamais um pai amoroso e bondoso revelado por Jesus, iria se contradizer, matando o seu filho inocente!


    Sua fala: “E se não fosse o próprio povo, suas esperanças, frustrações, promessas, nada daquilo teria acontecido com Jesus, para mim um palco foi montado para ele onde todos colaboraram com o seu final”.


    Minha resposta: Não concordo!
    Quer dizer que Deus manipulou todas essas pessoas e circunstâncias, para cumprir um propósito de matar um inocente para a sua “glória”?


    Sua fala contraditória: “Isso é destino a moda dos deuses gregos e suas tragédias, mas não anula a liberdade de cada um, que participa decisivamente, mas inconsciente com relação ao que entrelaçou todo esse drama”.


    Minha resposta: Se é destino traçado e predestinado por Deus, então o livre arbítrio é uma farsa nesta historia toda!


    As pessoas pensaram estarem agindo livremente, mas na verdade era Deus que numa espécie de ventriloco manipula as pessoas como bonecos para executarem Jesus.


    Então se foi Deus quem manipulou as pessoas conforme uma decisão na eternidade, foi o Deus-pai quem matou Jesus.


    Que coisa mais absurda!


    Você já foi melhor heim Gresderzinho. Kkkkkkkkkkkkkkkk

    Abraços

    ResponderExcluir
  35. Wagner meu amigo de Fé, meu irmão camarada...o comentário que fiz sobre desconstrução, não foi refutando o teu...mas sim aquele posterior em que você praticamente exige que eu escolha uma opção a saber:

    A)Judas se precipitou no penhasco.(opção "Levitica")

    B)Saiu para se enforcar...mas não sabemos ao certo se o fez (opção "Wagneriana")

    Aí sim eu afirmo que EU estou desconstruindo uma ideia e optei por não enfatizar o suposto suícidio e sim, o arrependimento do dito cujo (Judas)

    É claro que em meio à essas desconstruções, contradições podem e devem aparecer, mas fazer o que né: "Não se faz omeletes sem quebrar alguns ovos"

    Quanto a literalidade que alguns (maioria) ainda acreditam sobre a bíblia, realmente é um assunto que me preocupa.

    O que você sugere que eu faça?

    Fale de uma literalidade em que não acredito e agrade aos mais românticos?

    Ou fale a "minha" verdade e corra o risco de ser mal interpretado por crentes fundamentalistas?

    Me ajuda aí mano!Rss

    Abração Wagner!

    ResponderExcluir
  36. Márcio
    Já que você me aguardou, cá estou, embora certa de que não acrescente grande coisa rss. Quem sou euzinha...
    E, tudo bem, pode brincar à vontade comigo, pois eu tenho bastante senso de humor. Sou antes de tudo, “laite”.
    Mas mesmo você brincando nesse sentido, percebo que problema com advogado o réu não teria, pois observo um afã retórico e coletivo em “redimi-lo” rss.
    Sabe...
    Esse post instigante rss me faz lembrar que desde que me entendo por gente, (vivendo em meio católico) sempre estive em meio a questionamentos em cima de evangelhos apócrifos e, lembro ainda que anos atrás, levantou-se mais uma divulgação nesse sentido, dessa vez com a National Geographic usando-se da lucrativa curiosidade humana rss (dessa vez em relação à pessoa em questão), entretanto sabe-se que o “Evangelho de Judas” foi escrito por uma seita gnóstica cainita, movimento religioso que influenciou grupos heréticos fazendo salada com misticismo e filosofia.
    Enfim...
    Quanto ao que postei veja que lendo com atenção no início, eu deixo bastante claro, em outras palavras, que eu não sei o que houve entre Deus e ele, se quando ele foi tomado de “remorso”, ele tenha sido alcançado pelo amor de Deus. (Portanto daí já se descarta a função de promotora rss.Aliás, isso nem mexe com meu ego, pois antes de deixar meu curso de Direito pela metade eu tinha vontade mesmo era de ser juíza :P)
    Usei ainda os termos “remorso” e “Satanás se apoderou dele” conforme os relatos bíblicos, e até concordo que a última expressão poderia ser o que você racionaliza como “de crente”, entretanto, bora combinar, que são meras especulações. Por outro lado, se formos atentar para todas as referências bíblicas direcionadas a ele, tornam-se cada vez menores as possibilidades de que se tenha simplesmente usado jargão apelativo da época.
    E olha, esse debate de que remorso e arrependimento sejam a mesma coisa - o que eu não concordo - não diminui a sua (dele) responsabilidade no ato, na escolha do seu próprio caminho. (olha a veia de promotora aflorando rss)
    E quando eu coloco que ele premeditou é baseada em Mt 26:14.16 – Lc 22: 3.6 – Mc 14:10.11 – onde se enfatiza a ocasião propícia da “entrega”.
    No mais... Simpatias e preferências à parte,prefiro deixar o próprio Juiz absolvê-lo. :)
    Abs...
    R.

    ResponderExcluir
  37. Minha querida irmã Regina, não fui eu quem questionou o seu comentário anterior, mas o meu amigo e sócio Edson Moura, portanto Edson, se vira com o “osso duro de roer” “juíza” Regina. Rsrsrsrsrsrsrsrs

    Mas em contrapartida, eu te convidei para um outro debate, sobre a temática:

    Judas foi predestinado por Deus para trair Jesus?

    Ou foi usado pelo “demo”?

    Mas se sim, onde estaria a sua liberdade?

    Aguardando respostas.............

    Abraços

    ResponderExcluir
  38. A desconstrução passa também por quebrar paradigmas. O que nós temos de fato são as contradições que nos deixam com a impressão que alguma coisa está errada e principalmente quando está na Bíblia.
    Não é o mesmo caso de Maria Madalena por exemplo. Muita gente pensa que ela foi uma prostituta, só que não está na Bíblia porque esqueceram de colocar .. Aí fica mais fácil.

    No caso de Judas colocaram na Bíblia e principalmente em João, por isso não podemos apenas supor, temos que apresentar algum fundamento.

    Obs. O que estou escevendo aqui, desta vez, é só tentando ajudar a reflexão e os irmão mais ordodoxos. Não tem nada haver contigo.

    Um abraço do traidor

    ResponderExcluir
  39. Outrossim, minha querida amiga Regina, tu és uma mulher muito inteligente.

    Obrigado por florir e esterilizar o ambiente infectado por machos! Rsrsrsrsr

    Abraços

    ResponderExcluir
  40. Wagner seu judas de uma figa!!!!!

    Porque não vais se enforcar?

    Fica brincando de debater, o assunto aqui é grave meu irmão!

    Deixa entrar um fundamentalista de verdade para você vê o que isto aqui vai vira.

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Abraços

    ResponderExcluir
  41. Sabe Wagner, acredito ser muito mais honesto e bonito, assumirmos que uma idéia é nossa idéia e pronto, do que ficar tirando versículos de contextos para de um modo covarde apoiar nossas idéias.

    É por isto, que tento escrever textos não usando versículos bíblicos, pois afinal de contas, é sabido que a bíblia é a mãe de todas as heresias.

    Heresia por heresia, eu fico corajosamente com minhas heresias!

    Abraços heréticos

    ResponderExcluir
  42. Sua resposta: As pessoas pensaram estarem agindo livremente, mas na verdade era Deus que numa espécie de ventríloquo manipula as pessoas como bonecos para executarem Jesus.

    Minha tréplica: Deus não usa as pessoas, usa as suas próprias escolhas, trabalha oportunamente encima das próprias decisões humanas. deus não é ventríloquo Ele é um costureiro.

    Mas agora assim não da, se toda vez que eu falar em destino você imaginar o calvinismo, eu vou pensar que sua mente é muito pobre e não pode imaginar uma dialética entre liberdade e necessidade que formão a síntese que é o homem.

    Que o Pai matou seu filho isso é obvio, acha isso imoral? Isso é soberania sobre a moral humana unilateral, horizontal e relativa. Leia o livro do Caio: “sem barganhas com Deus”, que ele fala um pouco sobre Deus não ter a mesma moralidade dos homens. Ou a ética de Bonhofer aonde ele defende o direito de a gente trucidar os inimigos em uma guerra defensiva, ou senão leia um pouco de Barth onde ele magistralmente fala que Deus, o deus desconhecido, deste século e dos religiosos (igual a tu rsrs) é totalmente diferente do homem.

    Vai estudar mais menino, aproveita e muda a descrição deste blog que não tem nada a ver com o seu auto teor antropocêntrico rsrs

    ResponderExcluir
  43. Caramba manos, e mana agora! Será que vacês não sentem "remorso" de não deixarem nem eu responder aos outros comentários e já mandam mais um. Rsss

    Pôxa eu sou um pai solteiro com 3 filhos aquí em casa...tenho que dar atenção pra eles também (principalmente) Rss

    Brincadeirinha...podem comentar sim! (quanto aos filhos é verdade)

    Kadu, estou atento aos seus planos viu!? Acho que não vai ter alusão ao nome de Judas nas profecias do AT...mas vale a pesquisa.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  44. Gresder seu perturbador-compulsivo-blogueiro!!!!!


    Sua fala: “Deus não usa as pessoas, usa as suas próprias escolhas, trabalha oportunamente encima das próprias decisões humanas. deus não é ventríloquo Ele é um costureiro”.


    Minha resposta: Quer dizer que Deus é um oportunista, que usa inclusive as decisões maléficas dos seres humanos para promover sua gloria, costurando com a linha da maldade e perversidade para beneficiar seu projeto?


    Gresder é melhor você assumi que é calvinista logo vai. Rsrsrsrsrsrsrsr


    Sua fala: “Que o Pai matou seu filho isso é obvio, acha isso imoral?”


    Minha resposta: Acho isso o cumulo da perversidade e maldade.


    Se Deus não for uma pessoal ou Ser, mas sim uma coisa, até concordo com você.


    Mas partido do pressuposto que Ele é um Ser pessoal, ele não pode ser nulo em relação a maldade humana.


    Em Jesus que é o nosso centro para entender e ver Deus,- ou pra você, Jesus não é? - ele passa uma imagem de um Deus de amor, que chora com a morte de seu amigo Lazaro, oras, se Ele chora a morte de seu amigo, como acreditar que pode estar por detrás da maldade humana?


    Em relação a mudança drástica do titulo do blog, eu posso até mudar, desde que você mude o seu também, pois afinal de contas, contradição por contradição, somos dois contraditórios. Rsrsrsrsrsrsrs


    Abraços antropocêntricos. rsrsrsrsrrs

    ResponderExcluir
  45. Edson muito bem lembrando, preciso para por aqui, para dar atenção a minha familia.

    Maldito sejas Gresder, por pertubar meu relacionamento familiar.

    Ao inves de estar brincando com meu filho, ou namorando com minha esposa, eu tem que ficar aqui discutido com homem!
    kkkkkkkkkkkkkkkkkk

    Podes comentar, que amanhã eu continuo o debate com você.

    Abraços familiares

    ResponderExcluir
  46. Regina, você deveria ter continuado o curso...está na sua veia a vocação. Rss

    Como o Marcio citou, eu também raramente uso versículos biblícos para apoiar minhas ideias, antes, procuro trazer a história para a atualidade, e então usar a lógica do Deus de graça super-abrangente, para refletir sobre a passagem ou fato histórico em questão.

    Quanto a ser especulações, isso é óbvio, quem é que não especula?

    Eu andei lendo o documentário do National Geographic e achei interessante, mas daí a dizer que os gnósticos cainitas fizeram uma salada...salada esta não menor do que a que pentecostais fazem atualmente, e muita gente come,não é verddade?

    Também deixo para o Juiz o veredicto, mais meu voto é "INOCENTE".

    Abraços mana!

    ResponderExcluir
  47. A quem interessar: (e ao meu irmão Wagner em especial).

    Lev 20:10 - Também o homem que adulterar com a mulher de outro, havendo adulterado com a mulher do seu próximo, certamente morrerá o adúltero e a adúltera.

    João 8 "JESUS, porém, foi para o Monte das Oliveiras.
    E pela manhã cedo tornou para o templo, e todo o povo vinha ter com ele, e, assentando-se, os ensinava.
    E os escribas e fariseus trouxeram-lhe uma mulher apanhada em adultério;
    E, pondo-a no meio, disseram-lhe: Mestre, esta mulher foi apanhada, no próprio ato, adulterando.
    E na lei nos mandou Moisés que as tais sejam apedrejadas. Tu, pois, que dizes?
    Isto diziam eles, tentando-o, para que tivessem de que o acusar. Mas Jesus, inclinando-se, escrevia com o dedo na terra.
    E, como insistissem, perguntando-lhe, endireitou-se, e disse-lhes: Aquele que de entre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela.
    E, tornando a inclinar-se, escrevia na terra.
    Quando ouviram isto, redargüidos da consciência, saíram um a um, a começar pelos mais velhos até aos últimos; ficou só Jesus e a mulher que estava no meio.
    E, endireitando-se Jesus, e não vendo ninguém mais do que a mulher, disse-lhe: Mulher, onde estão aqueles teus acusadores? Ninguém te condenou?
    E ela disse: Ninguém, Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem eu também te condeno; vai-te, e não peques mais.

    Pergunto:

    Se a lei manda apedrejar a ambos e, segundo relato, ela fora pega em flagrante, onde está o homem?

    Poderia ser uma armação dos fariseus?

    Mar 16:9 - E Jesus, tendo ressuscitado na manhã do primeiro dia da semana, apareceu primeiramente a Maria Madalena, da qual tinha expulsado sete demônios.

    Luc 8:2 - E algumas mulheres que haviam sido curadas de espíritos malignos e de enfermidades: Maria, chamada Madalena, da qual saíram sete demônios;

    Esta sim, é Maria de Magdala (ou Madalena para os íntimos)...não consta que era adúltera, muito menos prostituta.

    Deve ser por isso que não se encontra na bíblia Wagner, não existiu!

    Mas uma vez voltei atrás e fiz algo que não costumo...citei textos da biblia para defender uma ideia.

    ResponderExcluir
  48. Quanto ao caso do Judas, se algum apóstolo se sentiu mais indignado com a atitude do "traidor", este alguém foi o João o mais próximo do Mestre...segundo relatos bíblicos.

    Parece-me que o "abra-cadabra" para satanás entrar em Judas, foi ato de Jesus em dar-lhe o "bocado molhado"...

    Jesus sabia o que estava falando...Judas não!

    Nem os outros entenderam, chegaram até pensar que Jesus o tivesse mandado comprar mais "pão e manteiga" ou que fosse fazer uma doação para os pobres.

    Judas de "FATO" errou na sua interpretação da profecia, e fez exatamente aquilo que Jesus o mandarta fazer. Mas quando viu que Jesus não iria se revoltar contra os inimigos...arrependeu-se e tentou des-fazer o erro. Tarde demais!

    Volto a dizer que:

    A questão aquí, não é a veracidade da profecia acerca do Messias, e sim, o perdão ao Judas.

    Quem acha que Judas pode ter sido perdoado "levante a mão".(ou melhor, diga sim)

    Quem acha que Judas não deve ser perdoado,e deve arder no inferno eternamente pela sua alta-traição é só não comentar mais...eu vou entender como um não.

    Observação:

    Não é pra não comentar mais no blog viu? Esim, na postagem, mas se tiverem alguma outra opinião...fiquem à vontade. Rsss

    Deixa eu dormir agora! Abraços Geral.

    ResponderExcluir
  49. Poxa amigo você vem com essas coisas simples!
    Os dois textos são muito moles.
    Só para deixar logo um moscão atraz da orelha.
    O texto da mulher adúltera foi colocado na Bíblia mais ou menos no 6° século.

    Vou dormir

    ResponderExcluir
  50. Com relação a Maria Madalena, foi exatamente por isso que eu disse que era fácil meu filho.

    ResponderExcluir
  51. Afff... Vocês são muito vaidosos rss
    Assim trava qualquer visão inteligente que queira se expandir.Depois eu é que sou osso duro de roer...

    Fundamentalistas, então, nem pensar! E eles são doidos pra entrar aqui?! Vão queimar no fogo eterno. :P

    E, Edson, salada por salada não desmerece o que falei :P Ou é pra não perder o costume de questionar? :) Mas eu vou dar um senhor desconto só por essas suas palavras:

    "...procuro trazer a história para a atualidade, e então usar a lógica do Deus de graça super-abrangente, para refletir sobre a passagem ou fato histórico em questão".

    Quanto a votar "inocente" - e isso se não for uma coisa assim tão urgente rss - me deem mais tempo de analisar algumas provas rss

    Ah! E eu não usei "remorso e arrependimento" devido a sentido literal de narrativa bíblica e sim ao "sentido literal" de estudo em Psicologia :P

    Ora, assim não dá, pois se esse clube do bolinha aqui me julga por dois termos, tadinho do Judas então.:)

    Sério, não sou assim tão fechada às "desconstruções". Aliás, elas não me assustam, minha experiência existencial que o diga...

    Abraço a todos! (Eu vou... mas eu volto!)

    R.(Na minha lista de e-mail eu costumo "assinar" assim faz um tempão: minha primeira letra, um ponto e uma flor, pena que aqui não dá pra colocar a minha florzinha, mas sintam-se todos "florzados")

    ResponderExcluir
  52. Infelizmente de tanto eu escrever heresias, meu computador que era ortodoxo acabou maluco e não quer mais ligar. Já levei pro conserto e ele se recusa a continuar sendo veículo das minhas insanidades. Por isso estou mais devagar, pois lan hause não é barato rssss

    mas já decidi: não conserto mais ele, vou juntar dinheiro e comprar outro que seja mais liberal rssssss

    agora só uma coisa:

    Quem disse que as tais profecias citadas se referiam a jesus e a judas? ora, quem disse foi a interpretação cristã!!!

    E quem disse que o escritor do evento poderia discernir todos os sentimentos que haviam no coração de judas? Por acaso ele levou um bapo com ele antes dele se "enforcar"????

    ResponderExcluir
  53. Pô Eduardo

    Deixa o Jesuizinho no Primeiro Testamento.
    O Fato foi dito apenas porque o Segundo Testamento cita e cita errado. Só isso.

    O Evangelho de João para entrar no Canon, teve que ter o acréscimo do capítulo 21, senão nem entraria.

    Um abraço Joanino

    ResponderExcluir
  54. Eu entendi Wagner meu querido!

    Só coloquei esses textos pra mostrar a alguns que Madadlena não foi nem adultera, nem prostituta...apenas uma mulher "encapetada"Rsss

    Claro...segundo a tradição!

    Eu é que não sou doido de discutir bíblia contigo véio...eu levaria um coro com certeza!

    ResponderExcluir
  55. Regininha minha linda...você é diferente da "muierada" aí fora, é inteligente! RSS (não sou machista não viu!)

    Quanto ao de sermos vaidosos, o Gresder que o diga...não sei como até agora ele tá tão sussegado.

    Desconstrução causa polêmica mesmo...mas é legal botar a "cuca" pra funcionar.

    Às vezes prefiro escrever poesias no meu outro blog, só assim não sou chamado de louco quando desconstruo um texto bíblico.

    Afinal de contas o poeta cai nas graças do povo...diferente do filósofo, que acaba num hospício. Rss

    Será um prazer tê-la por aquí minha irmã...e obrigado por explicar a respeito da Florzinha..eu estava com vergonha de perguntar e cheguei até a pensar que o R era um pedido de resposta. (que idiota que sou!)Rss

    Beijão maninha!

    ResponderExcluir
  56. Bem feito pelo computador ter quebrado viu Eduardo..."É Deus te castigando seu herege!" Rss

    Viu só o Wagner te deu uma bem dada. "TOMA BESTA!" RSs

    Esses mussulmanos são encrenqueiros demais...querem por que querem que eu negue a divindade de Jesus..mas já disse que isso eu não faço!

    A não ser é claro que me provem cabalmente que Ele foi só um homem...e como sei que não vão conseguir pois eu uso a Fé para tal terefa, é melhor desistirem tá!

    Beijão Eduardinho.

    ResponderExcluir
  57. Edson amigo!
    Vou te provar agora.

    Primeiro vamos começar o curso indicando alguns livros.

    1 - A Metáfora do Deus Encarnado Ed. Vozes
    2 - Quando Jesus se tornou Deus Ed. Fisus

    Depois de você ler e se você ainda crer, vou te indicar mais dois.

    Um abraço do Jesus humano

    ResponderExcluir
  58. Só de raiva eu vou ler sim Wagner! Rsss

    Não sei como, pois estou lendo já um livro do Kevin Vannhoozer "Há um significado neste texto?" que tem 600 páginas e mais 2 livros sobre a história do vinho que juntos tem mais de 1000 páginas (referente ao meu curso de Sommeliere)

    Ms aceito a desafio. Pode mandar os livros via sedex. Rsss (À pagar é claro né?)

    Abraço mano!

    ResponderExcluir
  59. Edsom!
    Está lendo sobre exegese e hermenêutica? Eu tenho esse livro.
    Aproveita depois leia o Gadamer da ED. Vozes.

    O investimento é pouco

    Um abraço

    ResponderExcluir
  60. É isso mesmo Wagner, só que vou te contar viu mano...depois de ler esses livros, toda leitura parece até "gibi".

    Você meu irmão, possui o meu sonho de consumo..que é poder trabalhar em uma livraria, mas o "destino" me fez seguir por um outro caminho, não tão prazeroso mais gratificante.

    Morro de inveja de você! Rss

    Obrigado pela recomendação. Um abraço!

    ResponderExcluir
  61. Top, top, mto top!! Ótima discussão..., pena que tô com pouquíssimo tempo de internet..., ainda de férias, graças a Deus!!
    Agradeço muito, principalmente pelas desconstruções..., tem me ajudado bastante..., mesmo não concordando com mtas coisas e não entendendo algumas outras...
    Em matéria de teologia sou ainda um "aluninho" buscando discipulado!
    Abraço procês..., e qdo voltar a ter tempo vou tentar encher mais o saco de vcs aí...

    ResponderExcluir
  62. Kadu meu véio, você nunca enche o saco viu?

    E discordar de nossas postagens é o mais legal de tudo, pois assim como você, somos eternos alunos das coisas do "reino"

    Os nossos melhores amigos foram conquistados "à força" Kadu.

    Considero você hoje mais um desses amigos virtuais, pois logo mais pretendemos nos encontrar...quem sabe para um novo "concílio" o do Inocoop, Rsss.

    Abração e descansa bastante nessas férias, pois eu voltei a trabalhar tem 3 dias e já estou acabado mano!

    ResponderExcluir
  63. ô edson, o wagner não disse nada, só pediu para deixar o jesuzinho do At quieto. Esse jesuzinho tá quietinho mesmo, pois só os cristãos viram Jesus no AT.

    Tá zoando com o meu pc? pois digo que vou comprar um agora totalmente herege. melhor ainda, ateu!!! rsssssssss

    E olha, não pede para provar que jesus não era deus não que eu provo heimmm ...

    ResponderExcluir
  64. Eu sei Eduardo, só tô enchendo sua paciência.

    Eu também acho que Jesus não era Deus!

    Nunca afirmei que Ele o era!

    Nem precisa então me provar!

    Quero que me provem que Ele era homem!

    a-ha!Te peguei né véio?

    Abraços micro-computadorizados!

    ResponderExcluir
  65. Edson não faz mal se o Wagner e o Dusinho acreditam que Jesus era somente homem, pois isso não é fé, apenas opinião racional, pois o que importa é a fé do coração, pois como Disse o Wagner,Jesus foi escolhido para ser o Salvador e Senhor ou como me parece que entende o Eduardo que ele não é nem Deus, nem semi-deus, nem meio deus, mas um homem humanamente divino. O que já é o suficiente para fé, pois podemos vê-lo de varias formas humanas e divinas, mas o nosso sentimento do coração para com ele é o mesmo sempre: Amor.

    ResponderExcluir
  66. Também acho Gresder, vou parar de me afligir, e afligir aos outros com essas minhas perguntas...que não chegam a lugar algum. A não ser a uma amizade mais honesta entre pessoas que nunca se viram pessoalmente.

    Obrigado!

    ResponderExcluir
  67. A bíblia não diz : "E Judas se enforcou"
    A bíblia diz :"E Judas foi se enforcar"

    ResponderExcluir
  68. Sim eu sei, mas a bíblia também diz que ele se precipitou (jogou-se de um penhasco). Afinal de contas: Podemos deduzir que ele se dependurou numa arvore próxinma a um penhasco e a corda se arrebentou fazendo-o cair e espatifar-se?

    Valeu pelo comentário,você é muito esperto e está pegando os pontos falhos em meus textos...consegue achar outros?

    Edson Moura

    ResponderExcluir
  69. Desculpe por estar escrevendo como anônimo,estou com problemas com minha conta no Google.

    Edson Moura

    ResponderExcluir

Deixe a sua opinião.

Mesmo que você não concorde com nossos pensamentos, participe comentando esta postagem.
Sinta-se a vontade para concordar ou discordar de nossos argumentos, pois o nosso intuito é levá-lo à reflexão!

Todos os comentários aqui postados serão respondidos!