domingo, 24 de outubro de 2010

A morte em dois momentos


Não tenho medo da morte, tenho pena em morrer, pois o que é a morte, se não um acontecimento natural da própria vida? Ou será que a morte seria a negação da própria vida? Mas o que seria da vida se não fosse à morte? Pois não seria a morte quem alimenta a vida, ou será que é justamente o contrário?

Mas tenho pena em deixar esta vida. Vida que vivi, às vezes chorando, às vezes rindo, às vezes caindo, às vezes se levantando, mas em todo instante, uma vida de muitos instantes, que por serem instantes, podem ser transformados em eternos.

Eternos momentos de instantes eternos, de lembranças, de acontecimentos repletos de insignificância, mas ainda sim, carregados de vida, de beleza, pois o que é um momento diante de uma eternidade? Mas o que é uma eternidade diante de um momento?

Enquanto caminhamos rumo ao abismo da morte, vemos nossa vida a cada dia se esvaindo tal como areias que tentamos segurar, mas que escape entre os nossos dedos.

Não podemos reter, segurar a vida, pois a morte, ah a morte, essa musa tão assustadora, mas ao mesmo tempo tão atraente, às vezes da vontade de morrer logo, só para saber como é experimentar a morte.

Mas a morte não se experimenta na primeira pessoa, sempre é no outro que sentimos o que é morrer, pois quando a morte chega, ela com sua frieza e calor, nos leva indiferente ao nosso desejo de vida, mas neste momento não estaremos sendo mais, pois quando a morte é, nós não somos, mas enquanto estamos sendo, ela não pode ser.

Toda nossa vida é feita de momentos, quem sabe este não é meu último momento? Ultimo momento de respiração, ultima vez que vejo o por do Sol, o brilho das estrelas, as ondas do mar, ultimo momento que beijo minha amada, que brinco com meu filho, que leio um livro, que escrevo um texto, que assisto um filme, que ouço uma musica, que como aquela macarronada, que ando de bicicleta, que ouço o cantarola dos pássaros, que corro descalços pela praia, que durmo, que acordo, que abraço, que sorrio, que choro, que me emociono, que vivo, que .......morri!

Toda morte é a última morte de todo ser.

Por isso, o que dói não é a chegada da morte, mas a sua longa espera, espera esta, que no fundo ninguém espera, mas sabe que ocorrerá, quem sabe não seja por isso que a maioria das pessoas não gosta de pensar na morte, principalmente na sua própria morte, pois a morte é a única certeza infalível da vida.

Ou será que na verdade, não gostamos de pensar na morte, porque ela é um enigma? Como explicar a morte, se nunca morremos, e quando morremos, não podemos voltar e dizer como é?

Talvez seja por isso, que a única maneira de termos uma idéia, é se passarmos pela quase morte, pois todas as pessoas que já tiveram a sensação de quase morrer, são em sua maioria, mas conscientizadas pelo valor da vida....será que temos que passar pela quase morte, para podermos valorizar a vida?

Tantas perguntas sobre a morte que nos deixam sem palavras, pois a morte é tal como o Sol do meio-dia, que em seu esplendor não pode ser contemplado, olhado, observado, descrito em palavras.

Morte, morte, como você é ao mesmo tempo odiada e querida...odiada pois leva quem nós amamos, não importa o quanto estejamos preparados, quando a morte chega para quem nós amamos, sempre ela choca, dói, é irresistível sua presença, não há como não chorar, não sentir tristeza, pois toda morte é singular, sempre são todos o primeiro a morrer.

Mas é querida, pois já pensou se nós fossemos eternos?
Não precisaríamos fazer nada, tudo perderia o seu valor, pois teríamos todo tempo do mundo para fazer qualquer coisa que não precisaríamos mais fazer nada.
Instante só é instante, pois é instante e não eterno.

Por justamente sabermos que a vida é breve, devemos viver com a maior intensidade possível, fazendo de cada momento nosso último momento, sendo nós, nós mesmos e não o que os outros querem que nós sejamos, pois quando a morte chegar, será a prova de que vivemos a existência.

Bem ou mal, isto dependerá de como vivemos nossa existência, pois tal como foi à vida assim também será a morte!



Por: Marcio Alves

59 comentários:

  1. Belíssimo texto Marcio. Diante de tão belo esboço daquilo que é a morte, só posso dizer o seguinte:

    Quando saímos do "útero materno", derramamos lágrimas, pois (acredito eu) as lágrimas derramadas por um recém-nascido são a maneira de ele expressar sua insatisfação por o terem tirado de sua cápsula protetora e o terem jogado num mundo cercado de perigos e contingências.

    Então, uma atirado no "útero social", ele cresce, goza de boas e más situações, e quando ele já está perfeitamente adaptado a este novo mundo, cheio de problemas...riscos...amores...alegrias, ou tristezas...

    ...é hora de ser atirado no "útero de um túmulo". E nesta hora, assim como ao nascer, lágrimas foram vertidas por este ser...desta vez, são outros seres quem derramarão lágrimas por ele.

    E para quem fica, um pensamento não pode deixar de fazer parte de sua existência:

    Amar; odiar; sofrer; regozijar-se; sentir dor; sentir prazer; ter fome; saciar-se....são privilégios dos vivos.

    ResponderExcluir
  2. Muito boa a sua reflexão.

    Há uns 10 anos escrevi uma peça teatral chamada "Entrevista com a morte" que não chequei a montar. (eu era diretor de um grupo de teatro amador). Agora, um amigo resolveu retomar o projeto e vai montar a peça aqui em um teatro no Rio.

    Fiquei pensando que se eu fosse escrever hoje essa peça, ela seria bem diferente. Questões que eu não abordei eu abordaria agora. Certezas que eu tinha quando a escrevi, possivelmente não estariam nela agora. Mas o que está escrito, escrito está. A peça refletia naquele momento questionamentos que eu tinha sobre a morte. Apesar de ser uma peça de temática cristã ali eu já propunha uma reflexão para além das certezas metafísicas. Tanto que meu amigo pediu-me persmissão para modificar o final dela. Com certeza deve ter posto algo mais "evangélico", mas ainda não li o que ele reescreveu.

    Depois vou deixar por aqui o dia e o teatro para os nossos amigos leitores que estão no Rio que queiram conferir.


    Agora os destaques do teu texto:

    "às vezes da vontade de morrer logo, só para saber como é experimentar a morte."

    olha, nunca tive essa vontade não...rsss jura que você tem vontade de morrer logo só para ver como é? ora, mas você não sabe, não? agente apaga e não acorda mais. Ou apaga e abre olhos em alguma outra dimensão. É só escolher uma das duas opções.

    "Mas a morte não se experimenta na primeira pessoa, sempre é no outro que sentimos o que é morrer,"

    é uma grande verdade. Só sentimos a morte do outro, mas no outro, vemos também a nossa morte.

    "Por isso, o que dói não é a chegada da morte, mas a sua longa espera,"

    particularmente, espero que a minha espera seja longa...rsssss já falei para a vida que eu quero ver meus netos crescerem. Não sei se a Vida vai me conceder tal coisa. Só meste continuar vivendo...

    "será que temos que passar pela quase morte, para podermos valorizar a vida?"

    Essa é uma grande questão. Temos que valorizar a vida agora. Temos que amar agora, temos que fazer o bem agora, temos que exorcizar nossos demônios agora, temos que olhar a vida agora. O amanhã não existe.

    (viu, colaborei...rsss)

    ResponderExcluir
  3. O sistema, a ciência e a religião se combinam para deixar milhões cansados de viver, mas ao mesmo tempo, com medo de morrer.
    Na verdade, começamos a morrer no momento em que nascemos. Já devíamos estar preparados.
    Abraços...

    ResponderExcluir
  4. MARCIO


    Parabéns pelo substancioso ensaio.

    Vivemos o EROS enquanto TÂNATOS não chega. Mas como você disse que a vida é feita de instantes, no nosso caminhar grávido de EROS, topamos algumas vezes sem querer com Tânatos, e morremos um pouco a cada dia.

    Só lamento discordar redondamente de você (rsss) no quesito "Pensamento do dia", que a meu ver deveria ser esse:

    "Mas a morte não se experimenta na primeira pessoa, sempre é no outro que sentimos o que é morrer, pois quando a morte chega, ela com sua frieza e calor, nos leva indiferente ao nosso desejo de vida, mas neste momento não estaremos sendo mais, pois quando a morte é, nós não somos, mas enquanto estamos sendo, ela não pode ser".

    ResponderExcluir
  5. EDSON

    Esta sua frase final: “Amar; odiar; sofrer; regozijar-se; sentir dor; sentir prazer; ter fome; saciar-se....são privilégios dos vivos” resume bem, uma das idéias que eu quis passar em meu texto, que não tenho medo da morte, tenho sim antes, medo de como vou morrer....se com dores, cheio de tubos numa U.T.I, longe das pessoas que eu amo.

    Pois antigamente, as pessoas morriam em casa, porém hoje, estamos cada vez mais, escondendo a morte, pois a grande maioria que morre, morre uma morte impessoal, no sentido de morrer longe de sua casa, de seus amigos e parentes.

    Mas a morte em si, não há o que temer, visto que com a sua chegada não estaremos mais aqui, mas confesso minha tristeza e dor só de pensar em deixar esta existência.

    Abraços

    ResponderExcluir
  6. DUZINHO

    Você escreveria mudando algumas coisas em sua peça, pois o pensamento é vivo e dinâmico, e não estático e morto, pois a vida é movimento, um constante fluir, por isso que para se pensar a vida o pensamento tem que ser também vivo.

    Vontade eu tenho, mas é um misto de vontade com tristeza....mas fica tranqüilo que não precisamos buscar a morte, e ela é que vem nos buscar, mais cedo ou mais tarde. Rsrsrsrss

    Em relação a sua frase: “ora, mas você não sabe, não? agente apaga e não acorda mais. Ou apaga e abre olhos em alguma outra dimensão. É só escolher uma das duas opções”.

    Oras DUZINHO, é fácil para quem é desonesto, pois a verdade de como é depois da morte, não há como precisar, mas apenas especular....não tem jeito, vamos ter que esperar morrer para ter 100% de certezas....além do mais, acho que não tem um crente, que por mais crente que seja, nunca tenha duvidado da sua certeza de vida depois da morte, e, não há um ateu, que nunca tenha tido uma duvida se ao morrer segue-se o nada mesmo.

    Portanto, podemos até escolher, (eu prefiro deixar em aberto) mas certeza mesmo só quando morrermos......coisa que também eu não tenho pressa em descobrir, prefiro viver a certeza da vida.

    Aqui você diz algo também interessante: “já falei para a vida que eu quero ver meus netos crescerem. Não sei se a Vida vai me conceder tal coisa”.

    A imprevisibilidade da vida acaba também, por conferir um sentido ainda mais para a vida, pois já pensou que graça teria se soubéssemos de tudo que iria nos sobrevir de antemão?

    Realmente DUZINHO, o hoje é uma dádiva (de Deus ou acaso? No fim das contas, não importa, o que importa mesmo é que estamos existindo) e por isso que se chama presente.

    Abraços

    ResponderExcluir
  7. ALTAMIRANDO

    Mas pura verdade o que você disse, tanto é, que antigamente a morte na Grécia era tida como um acontecimento natural, onde as pessoas tinham o direito de morrer quando quisessem, mas hoje, a morte é encarada como negação da vida, onde todos vivem fugindo até mesmo de pensar sobre ela.

    Aqui vale o pensamento de Pascal que disse que o homem busca se distrair com as mais variadas coisas, justamente para não ter que pensar na morte.

    Mas se por um lado é morbidez pensar demais na morte, por outro é covardia e ilusão não pensar nunca nela, pois uma das poucas certezas absolutas da vida é justamente a morte.

    Abraços

    ResponderExcluir
  8. LEVI

    É comprovado pela ciência que todos os dias em nosso corpo, morrem milhões de células, ou seja, viver a vida, é viver a morte todos os dias, até porque a vida, para continuar existindo se alimenta de outras vidas.

    Em relação ao “pensamento do dia”, já vou mudar o mesmo...você falou, então tá falado!

    Abraços

    ResponderExcluir
  9. Caro Marcio:
    Estava inspirado, hein?
    Sempre me espantou eu não ter medo da morte e isso me acompanha desde que me conheço por gente. Talvez porque instintivamente soubesse que a morte não existe, é simplesmente uma troca de vestimenta.

    Agora, que a vida é feita de instantes, lá isso é. Uns bons, outros não. Há algum tempo aprendi a tornar os instantes bons com gostinho de eternos. Lembro de um, particularmente, em que senti o tempo literalmente – parar.(um momento romântico) e foi maravilhoso! Quando estou triste lembro dele e dele me alimento. rsrs

    Com esta frase aqui não concordo mesmo: “Como explicar a morte, se nunca morremos, e quando morremos, não podemos voltar e dizer como é?”

    Ô Marcio, tanta gente que já “morreu” se comunica frequentemente com os daqui. E não me venha dizer que é fantasia ou alucinação porque não é. Até a Medicina já está reconhecendo contatos com “espíritos”. Só concordo que as explicações dadas sobre como é o outro lado podem ser, muitas vezes, imperfeitas porque isso depende da evolução de quem partiu e de quem as traduz. Mas não morremos não, só trocamos de fase.rsrs ou de dimensão, dito mais corretamente.
    Gostei do texto.
    abraços

    ResponderExcluir
  10. MARCIO

    Cientificamente não morremos,
    O nosso DNA viverá eternamente.
    Nos nossos filhos e netos
    A nossa voz
    E a expressão dos nossos sentimentos
    Vêm lá de trás, dos nossos avós, dos nossos ancestrais.
    Na verdade quando falamos,
    Falam os nossos pais, somos ecos deles.
    Me iludo pensando que os gritos são meus.
    Isto não é verdade.
    A voz de muitos está em meus gritos,
    Nada tenho de mim, tudo foi repassado.
    Até os gemidos que emito no ar,
    Expressam dores dos meus antepassados.
    De modo que cada riso, lágrima ou pranto
    São expressões que vêm lá de trás,
    E continuarão a se repetir, a maneira de um rito
    Nos meus filhos netos e bisnetos.


    (Teu texto arrancou de mim essas divagações)

    ResponderExcluir
  11. Madonna Marcio! E agora, o que você vai dizer à Atena sobre a questão da "comunicação" dos mortos (ou espíritos dos mortos) com os vivos?

    Vou ficar aqui só de "arquibancada" observando! Rsss

    ResponderExcluir
  12. ATENA


    Eu posso dizer que estava “grávido” de uma idéia sobre a morte, até que nessa postagem eu consegui finalmente “dar a luz”. Rsrsrrsrsrs


    Legal você compartilha um pouquinho de seu instante que você transformou em eternidade, pois uma das maneiras de nós triunfarmos sobre a questão do tempo é justamente em fazer de cada momento uma lembrança eterna e duradoura.


    Tudo bem Atena, eu respeito sua crença de vida após a morte, até porque eu nem creio e nem descreio, muito pelo contrário.....esta questão juntamente com a outra questão sobre a existência ou não de deus, são as duas únicas questões que a meu ver, podemos apenas especular, mas nunca provar ou “desprovar” com absoluta certeza, daí eu ser um agnóstico-quase-ateu. Rsrsrsrsrs


    Em relação ater até médicos envolvidos em “provar” a existência da comunicação de mortos, uma vez eu vi uma matéria no fantástico que aborda justamente essa questão, tendo médicos formados trabalhando nisso, tentando provar que existe mesmo, comunicação com os mortos, e até reencarnação.


    Mas sabe o que é o mais interessante nisso? É que os médicos eram espíritas..........o que eu quero dizer é que eles já foram pré-disposto a provar o que eles já acreditava, o que torna a pesquisa um “pouco” parcial.


    Sendo sincero contigo Atena, na questão do sobrenatural eu sou cético, só acreditaria se viesse um morto ao vivo e em cores conversa comigo, mas não vale se for apenas em sono heim. Rsrsrsrsrsrs


    Agora eu quero lhe fazer uma pergunta Atena, com todo respeito, claro.


    Eu sei que você acredita nisso tudo ai que você disse, mas você nunca teve duvidas ou tem duvidas?


    Abração

    ResponderExcluir
  13. LEVI


    Ao ler este seu poema inspirador, lembrei-me de um poema de Drummond, que diz mais ou menos assim:


    “Pois de tudo fica um pouco.
    Fica um pouco de teu queixo
    no queixo de tua filha.
    De teu áspero silêncio
    um pouco ficou, um pouco
    nos muros zangados,
    nas folhas, mudas, que sobem.

    Ficou um pouco de tudo
    no pires de porcelana,
    dragão partido, flor branca,
    ficou um pouco
    de ruga na vossa testa,
    retrato.

    (...) E de tudo fica um pouco.
    Oh abre os vidros de loção
    e abafa
    o insuportável mau cheiro da memória.”. (Drummond)


    Diante disto, eu tive uma idéia muito boa...há três maneiras de nós conseguirmos “transcender” a nossa própria morte, sem precisar das ilusórias explicações inventadas das religiões.


    A primeira é esta que você trouxe a baila, porque sempre fica um pouco de nós em nossos filhos, netos e assim vai....a segunda é que morre sempre os indivíduos mas nunca a raça humana, ou seja, sempre triunfaremos sobre a morte através da coletividade, e a terceira é através da arte....os grandes artistas não estão “mortos”, mas bem vivos e cada vez mais vivos, por causa de suas artes.


    Pode se matar a beleza na vida, mas nunca na arte.


    Abraços

    ResponderExcluir
  14. EDSON

    Já respondi a ATENA, agora eu quero ver como você a responderia se fosse você em meu lugar. Hahahahahahaaha

    Abraços

    ResponderExcluir
  15. Marcito:
    O nosso "ateu" Edson tá a fim de me sacanear, é? rsrsrs Não me incomodo, pois sei que ele é gente boa.
    Quanto às dúvidas: quando eu era ignorante desses assuntos até duvidava, sim. Hoje tenho certeza, pois já presenciei cada coisa ... Já fiz regressão de duas diferentes maneiras: com um terapeuta e quando tomei Mescal.
    Eu sei que os céticos podem aventar várias hipóteses para o que se vivencia, mas quem passa pela experiência sabe o que está ocorrendo. Eu sou uma pessoa cética e conheço os mecanismos sub e inconscientes devido à minha formação, portanto posso dizer com certeza que existe sim vida após a morte física.
    É tudo muito simples, não há nada de sobrenatural. São outras realidades apenas. Claro que o pessoal que é espírita "enfeita" um pouco a coisa, mas não fazem por maldade e sim por um tantinho de ignorância.
    abração

    ResponderExcluir
  16. “Não tenho medo da morte, tenho pena em morrer” nunca uma frase disse tanto e tão resumida em tão poucas palavras, é o que eu sinto também.

    Tenho pena em deixar de ver novas descobertas da ciência, novos avanços do pensamento, novos tipos de comportamento humano, e novos seres humanos.

    Tenho pena em não participar de novas ideologias utopias filosóficas como tentativas de melhorar a vida, tenho pena em não poder ajudar a acalmar noivos alarmes e pânicos ideológicos sensacionalistas.

    Mas no fundo mesmo tenho pena em não ver o que meus amigos e inimigos verão e sentirão com tudo o que ainda esta por vir nesta vida que mesmo que seja um eterno retorno de épocas já vivida, não deixa de trazer como se fosse novo, antigas e belíssimas criações e invenções humanas.

    É uma pena mesmo não estar vivo para ver, não estar aqui para poder sentir tudo o que pode ser sentido e descoberto ainda pelo homem, é uma pena não estar aqui para amar mais amores ou re-apaixonar-se pelo mesmo amor. Enfim é uma pena morrerr.

    Mas medo? Medo não! Medo por quê? Um dia todos vão, um dia chega a hora de cada um, míngüem ficará por muito tempo, míngüem sentirá algo que não seja humano, que não seja simplesmente e naturalmente humano.

    De certa forma quem já, foi já esta pleno, já sentiu tudo que tinha para sentir, já sabe o que sabe ou não sabe que não sabe, enfim melhor o “ inferno” real do que um imaginado e esperado.

    Não há o que temer, e às vezes por já julgar ter sentido tudo o que deveria sentir também desejo sentir o sabor da morte, e viver seu momento único. Anseio ver a face vazia da morte ou brilhante de deus, anseio saber o não saber, anseio viver o não viver, asseio voltar para terra de onde eu fui tirado ou para deus de onde eu fui gerado.

    Não pedi para nascer, não tive vontade de viver, mas agora que estou aqui, quero ir até o fim, quero ver o final, quero sentir o ultimo sentimento e terminar consciente a vida que desejei viver inconsciente nos genes de deus.

    Bom o texto, inspirativo, até mesmo proporcionou um dos mais belos poemas do Levi.

    ResponderExcluir
  17. como uma texto belo e reflexivo sobre a morte pode gestar poemas tão bonitos como o do Levi...E quem irá dizer que ele não está certo? somos de fato, eternos enquanto nossos gens estiverem se transmitindo geração após geração...

    Marcinho, um dia numa aula num seminário o aluno me perguntou se eu acreditava se Jesus estava vivo. Como a turma era receptiva a novas reflexões, eu lhe perguntei: Einsten está morto? Galileu? Homero? Platão? Elvis...rssss

    O homem que passa por aqui e deixa sua marca não morre nunca, eterniza-se em sua obra.

    ResponderExcluir
  18. A morte faz parte do moto perpétuo da existência. Talvez ela nem se chamasse "morte" se a gente compreendesse o que ela realmente significa. Pra mim ela é ponto final e de partida ao mesmo tempo. Ponto final de uma vida aqui e início de planejamento da próxima.

    ResponderExcluir
  19. Levi, com sua permissão mas já feito antes de tê-la rsss postei seu poema-comentário lá no Olhar o Tempo.

    O Éder quer saber sobre a sua aceitação de entrevista para o blog dele, o Recortes.

    ResponderExcluir
  20. EDUARDO

    Ser destacado em sua magnífica sala, é um presente que não posso recusar(rss)

    Agora, meu velho, aqui pra nós: aquele comentário da releitura do apocalipse e das bem-aventuranças que deixaste registrado na Sala de Evaldo, é muito mais digno de elogios.

    Bola que vem, volta (rsrss)



    P.S.: Minhas desculpas por ainda não ter respondido ao Éder. Entrarei em contato com ele logo logo.

    ResponderExcluir
  21. Demorei, mas cheguei...

    E quero iniciar o comentário elogiando o texto mais redundante da confraria. Tambem quero elogiar o brilhante poema do Dr. Levi ao qual estou devendo o complemento do comentário na sua postagem.

    Márcito eu particularmente vejo a morte como um cavalo. Onde um dia montaremos nele para Levar cada um de nos ao seio de Abraão. Esperando a paurosia revelasse por completo.

    Abraços Marcitto

    ResponderExcluir
  22. Amiga ATENA

    Esta sua frase resume bem tudo “mas quem passa pela experiência sabe o que está ocorrendo”.

    Experiência esta, que é determinada e não apenas determinante, pelo sujeito e sua complexa, singular subjetividade de pensamentos, sentimentos, vontades, culturas e pré-conceitos.

    Tai o motivo de eu não crer em tais coisas, mas não fechar por completo também, sendo muito mais para mim uma real possibilidade do que certeza de sua concretude ou irrealidade.

    Embora eu até que deseje que tenha vida depois da morte, contudo eu sinto e penso que é o nada da existência que nos espera.

    Portanto, não tenhamos pressa, pois logo, logo descobriremos, ao cruzarmos a linha final de nossas vidas, pois antes disso, só “deus sabe”. Rsrsrsrsrsr

    Abraços

    ResponderExcluir
  23. GRESDER


    O seu comentário está tão bom quanto o do LEVI, dá para você inclusive postar ele.


    A meu ver, cada um pegou um trecho do meu texto, pois o que escrevi, escrevi abordando vários pontos sobre a morte, sendo que cada ponto daria para escrever um texto em cima dele, como vocês bem fizeram.


    Uma das coisas que você abordou de relance, está a crise do homem pós-moderno, pois se de um lado temos orgulho de estar vivendo a melhor fase da ciência e tecnologia nunca antes vivenciada, por outro, estamos nos vendo ficando também para trás, e não conseguindo acompanhar o ritmo acelerado da evolução cientifica.


    Pois a ciência, arte, musica e tudo o mais fica, mas nós não.


    Dá tristeza só de pensar que nós vamos morrer e nunca mais vamos ver, sentir, ouvir e viver esta vida que justamente por ser insignificante é tão bela e fantástica.


    Agora em relação a outra parte de seu comentário, que você diz que não há porque ter medo de morrer, acho que você não entendeu bem a minha fala.


    Pois eu deixo claro que não tenho medo da morte, por justamente ela ser um acontecimento natural da própria vida, agora, tenho medo sim é de morrer, no sentido de como e não a morte em si.


    Se vou morrer lentamente e com dor em cima de uma cama de um hospital longe da minha família e amigos, pois saiu um dado que das mortes, mais de 70% delas são em um leito de hospital, frio e impessoal.


    Entendeu?


    Agora, uma questão que seu comentário me fez pensar é:

    A morte é bem mais aceita por quem vive melhor e plenamente, ou por quem não vive nada de prazer e alegria, mas só decepção e desgraças????


    No primeiro caso, nós temos uma pessoa que embora tenha passado por intempéries – pois a vida não é somente alegria e prazer o tempo todo, mas de certa forma, pode existir pessoas que durante toda sua vida, tenham passado e experimentado menos as agruras da vida – viveu muito mais momentos de alegrias e prazeres, que por isso ela pode tanto aceitar mais fácil sua morte, como também, não aceitar, por justamente ter vivido muito mais o lado positivo da vida.


    Já no segundo caso, temos uma pessoa que viveu muito mais o lado negativo da vida, que teve pouco ou nenhuma alegria em vida, para esta, só resta a morte como alivio e consolo para sua vida miserável.


    Portanto GRESDER, (eu fiz a pergunta, e eu mesmo respondi. Rsrsrsrs) seu comentário dando a entender que porque a pessoa viveu intensamente e plenamente é mais bem preparada para a morte é insustentável quando comparada a uma pessoa que não viveu tão plenamente assim....mas o que você acha????


    Abraços

    ResponderExcluir
  24. EDUARDO

    Não somente somos eternos por causa de nossa perpetuação através da genética, mas também através das nossas atitudes....esse é o principio da co-responsabilidade, que tudo que fazemos ou que não fazemos tem desdobramentos eternos na vidas das pessoas e no mundo, a diferença é que uns marcam infinitamente mais, outros menos, tudo dependerá do grau de influencia.

    ResponderExcluir
  25. ISA

    Tem razão.....porque a morte tem que se chamar morte?? Porque não outro nome??

    Porque a morte tem que ser explicada por explicações decoradas e herdadas da cultura e sociedade??

    Porque não inventarmos nosso próprio significado para a morte???

    Abraços

    ResponderExcluir
  26. HUBNER

    Para você, eu deixo uma pergunta:
    Se o inferno, como o céu não existissem, você ainda seria crente???

    ResponderExcluir
  27. MARCINHO,

    Imagine o oposto da nossa realidade..

    Se estivéssemos vivendo um ciclo chamado "morte"...mas imagine este ciclo como uma vida "vegetativa" (exemplo, um paciente que luta contra um temível câncer..e está nos último dias da sua vida), este paciente já vive uma "quase morte", a única diferença é que ele não se 'apagou' e ainda não fechou os olhos definitivamente...

    Qual o desejo maior deste paciente?!...Você acha que ele deseja morrer sem lutar pela vida?! Você acha que ele fica pensando 24 horas na morte?! Não. Ele pensa 24 horas, que a morte está rondando ele...mas ELE QUER CURAR, ele quer a vida...VIVER...

    Mas porque ele quer viver?! Será que a vida é um mar de rosas?! Não...Mas a vida é o que conhecemos..e o que TEMOS.

    Você já viu alguém desejar ter algo que nunca viu?!

    É igual o sonho.. é impossível uma pessoa sonhar que está passeando pelo Museu do Louvre em Paris, e que está tocando em uma arte decorativa que está inserida nele. Por que?! Porque esta pessoa nunca foi a este museu, e ela não tem "imagens" nem boas e nem más que formam imagens significativas em sua mente.

    Como alguém pode desejar morrer, ou ficar esperando pela morte...se não sabemos quando ela vem, como ela vem.. e como ela é?!

    Só criamos "certos medos" da morte..ou receio que ela vem, não porque este mundo é a melhor coisa que existe...mas porque sabemos que estamos deixando a vida (conhecida), para entrar num ciclo chamado pós-vida (desconhecida).

    Alguém quer abrir mão daquilo que tem, para experimentar algo incerto?! Não.

    Exemplo, quando perdemos um objeto, como um celular por exemplo, qual é a nossa reação..?? de FRUSTRAÇÃO...ficamos frustrados..angustiados, porque não aceitamos perder o que temos...é NOSSO..é como a vida: ELA é NOSSA.

    Quando morremos, perdemos o que era nosso..a VIDA.

    Muitos dizem que não somos donos da vida...mas eu creio que somos sim, pois quem comanda a vida, querendo ou não, somos nós.

    Se a morte fosse definida como um outro ciclo, e se as pessoas que morressem tivessem a oportunidade de voltar para nos contar que do lado de lá é um paraíso e já tivéssemos certeza de como é do outro lado...ahhh, confesso que ninguém mais queria viver nesta vida que parece mais a "morte e desespero" que a própria vida em si.

    Beijos querido.

    ResponderExcluir
  28. É eu acho que tenho uma visão muito romântica da morte, desejo que ela seja violenta, quero sentir meu fôlego e minhas forças desaparecendo, quero saber que aquele é meu ultimo momento, quero viver os minutos eternos onde em poucos segundos vou ver num relance toda minha vida, mas... talvez não seja assim.
    Quanto quem receberá de bom grado a morte, não serão os mais felizes mas os mais sábios que sabe que não tem jeito para a morte, que uma hora ela acontece mesmo. Eu sei que estou agora totalmente conformado com a idéia de morrer qualquer hora mas... na prática e quando chegar a hora, ai eu não sei, o jeito é esperar pra ver rrs

    ResponderExcluir
  29. Oi Marcinho,

    kkkkkkkkkk Quero o sol brilhando a cada manhã; os passáros voando; o vento entrando pelas nossas janelas sem pedir licença. Quero mergulhar no mar e sentir águas mornas e poderosas sobre mim; quero correr pelo campo, dançar com as borboletas, deitar no tapete verde, subir montanhas, mirar a lua.
    Quero sentir os abraços apertados dos meus filhos e a voz adoçicada dizendo: eu te amo mainha. Quero do meu maridão os braços num abraço envolvendo-me sempre. Quero beijar loucamente e docemente.
    Quero comer muito peixe, e de todos os frutos do mar.
    Quero uma ducha refrescando meu corpo cansado e sujo.
    Quero viver! Viver! viver! Quase sem pensar na morte. Quando um dia a natureza baixar a cortina, estarei pronta, porque vivi cada minuto desta vida fugaz.

    Nosso poeta, você é brilhante. Beijão pra tu.

    ResponderExcluir
  30. É Marcinho, o negócio é mesmo por aí: o grande problema não é tanto a morte em si, apesar de que a morte sempre será uma motivadora de perplexidades, tristezas e vazio. Mas o grande mal mesmo é como vamos deixar a vida.

    Lembrei agora que o Caio conta em sua biografia que seu avô já com quase 90 anos ainda lúcido, certa manhã deitou-se na rede e despediu-se da vida. Nas palavras do Caio, ele tinha decidido descansar por já vivera bastante e era hora de ir...

    Quem assistiu o filme "Antes de partir" em que dois homens doentes com câncer terminal decidem fazer uma lista com tudo aquilo que ainda não tinham feito e que queriam fazer? É muito bom, quem não viu, recomendo.

    ResponderExcluir
  31. GUIOMAR

    Se por um lado é morbidez só pensar ou pensar em demasia na morte, por outro é ilusório não pensar nela, pois ela é uma certeza que ninguém escapa, portanto, temos que encontrar o equilíbrio entre esses dois pólos, digo no sentido do pensar na morte, pois para mim, a morte não é como muitos imaginam, a antítese da vida, mas antes, uma face da mesma moeda, sendo ela um acontecimento natural.

    Abraços

    ResponderExcluir
  32. DUZINHO

    O importante não é a linha de chegada, mas o percurso que fazemos até ela.

    Agora uma coisa interessante que notei, é que não importa quem tenha morrido, pois sempre serão vistos com bons olhos por aqueles que ficaram.

    Abraços

    ResponderExcluir
  33. PAULINHA

    Concordo em partes com seu comentário.

    De um lado você esta certa quando diz o que diz sobre a vida ser sempre preferida ao invés da morte, pois a primeira conhecemos por já estarmos vivendo, mas a segunda, ninguém sabe como será e que vira depois.

    Mas por outro lado, você acha mesmo que uma pessoa que vegeta quer continuar vivendo, mesmo nessas condições?

    Ou melhor, você acha que uma pessoa que vegeta, que na verdade é um morto vivo, realmente esta vivendo a vida??

    Mas antes, me responda o que é viver a vida para você???

    Abraços

    ResponderExcluir
  34. GRESDER

    Este seu pensamento sobre como morrer, você está partido do ponto da pessoa sentir ou conseguir prevê momentos antes de sua partida, mas o que dirá daqueles que vão e que não tem tempo de nem saber quem estão indo, isto é claro, partido também da premissa que é o nada da existência que nos espera.

    Mas de qualquer maneira, cada um terá que espera pela sua partida mesmo, para saber como realmente é, enquanto isto só podemos especular, e, como a questão é totalmente um enigma para nós, se segue que qualquer conclusão final que feche e paralise o pensar é burrice e desonestidade, pois a razão não consegue, a meu ver, dar conta de tudo através de explicações e teorias.

    Valeu!

    ResponderExcluir
  35. MARCINHO,

    Uma pessoa que "vegeta" no exemplo que citei, não é a pessoa que já está no estado insconciente..mas "vegeta" no sentido que APENAS existe sabendo que vai morrer......é estar vivo e ver a morte chegar sem nada poder fazer ( no caso alguém que está "desenganado" ).

    E ...SIM para tua pergunta. Uma pessoa que está quase morrendo por um câncer, por exemplo, DESEJA com grande entusiasmo VIVER e não morrer. Ela espera pela cura incansavelmente, mesmo que algumas vezes o cansaço a vença. (Não estou generalizando, existe exceções).

    Existe dois casos para o estado vegetativo (na minha opinião)..um é o real e o outro metafórico.

    Uma pessoa que está em coma, está no estado VEGETATIVO real...e uma pessoa que está quase morrendo de câncer, por exemplo, está no estado VEGETATIVO metafórico, porque deixa de viver para se preocupar com a morte que está vindo..já não come..já não vive...

    Mas nos dois casos, eles não vivem a vida no sentido APROVEITAR, DEGUSTAR, SENTIR, VIVERRRRRRRRRRRRRRRRRRRRR....Mas eles vivem a vida sim, porque estão VIVOS.

    Para mim, VIVER A VIDA é existir..é estar vivo...é poder estar dentro da vida.

    Mesmo que não encontramos os sentidos da vida..ou mesmo que não haja sentidos nesta vida......o fato de já existirmos, é o fato de já estarmos vivendo a vida.

    Mas o complemento que dá "luz" ao viver...é sorrir..amar...chorar..comemorar..namorar..casar...ter filhos...tomar sorvete...enfim...é fazer tudo o que podemos fazer ainda em vida.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  36. Marcitto,

    Responderei assim: A necessidade de acreditar é parte integrante do ser humano. Nós não podemos fugir dela.

    Até+++ @/

    ResponderExcluir
  37. Concordo com Paulinha. Quando você está preso a uma doença grave, normalmente você irá lutar para superá-la. Todo ser vivo neste planeta, instintivamente, quer preservar a vida, até mesmo os animais irracionais.

    Gresder, você fala sério quando diz que "desejo que ela(morte) seja violenta.." você está falando sério ou só está fazendo tipo? Você gostaria de morrer por exemplo, sendo atropelado por um caminhão e ficar uns 5 minutos agonizando?

    cara, ou você é louco ou você é louco. E não me diga que você fala isso inspirado em Jesus...


    Se eu pudesse escolher, eu morreria depois dos oitenta e dormindo, como o meu sogro.

    ResponderExcluir
  38. Marcinho, veja que eu disse: "QUASE sem pensar na morte. Quando um dia a natureza baixar a cortina, estarei pronta, porque vivi cada minuto desta vida fugaz.

    O sol aqui no nordeste tá insistindo: olha a poça d'água! Estou aqui fazendo o que tenho que fazer para correr para ela. Beijo.

    ResponderExcluir
  39. Violenta sim Eduardo, mas não precisa exagerar rsrs
    Pois são as mortes violentas que dão ao individuo a sensação de seus últimos momentos de vida, morrer dormindo não tem graça, prefiro morrer na água ou por um tiro, cinco minutos ates da morte são o suficiente para a pessoa sentir seu sabor.

    ResponderExcluir
  40. GRESDERZINHO,

    Nada é pior que a própria morte em si. O jeito como vamos morrer, isto é só um detalhe...

    Se me pedissem para escolher como eu quero morrer, eu sinceramente nem saberia escolher mais, pois eu quero mesmo é ficar viva, e esta é a minha única escolha! rs..

    Beijos..

    ResponderExcluir
  41. GRESDER, não exagerei, morrer atropelado e ficar agonizando é bem parecido em levar um tiro ou ficar uma hora perdido em alto-mar e por fim, morrer afogado...

    Que a Vida então, lhe dê a morte que você quer...rss

    e vamos parar por aqui que este papo tá ficando muito mórbido...

    ResponderExcluir
  42. HUBNER

    Sua fala: “A necessidade de acreditar é parte integrante do ser humano. Nós não podemos fugir dela”.

    Minha resposta: Não! As pessoas acreditam no que acreditam, simplesmente por que querem acreditar, e não porque precisam acreditar.

    Se você estiver num avião cheio de passageiros ateus, agnósticos, crentes, macumbeiros e etc., e, esse mesmo avião cair, não adiantará se essas pessoas acreditavam em alguma crença ou não.

    Mas as pessoas mesmo assim, continuam acreditando, porque querem acreditar. E porque querem acreditar? Porque em sua maioria, tem medo de alguma coisa – morte, pobreza, doença e etc. – e a crença, dará uma falsa ilusão de segurança e conforto.

    Abraços

    ResponderExcluir
  43. PAULINHA

    Concordo que uma pessoa muito doente deseje ser curada, mas agora, que ela esteja sofrendo muito e que não tenha expectativas de ser curada, deseje continuar “vivendo” mesmo naquele estado, isto eu não concordo, pois o sofrimento é tamanho que faz com que a pessoa deseje se livrar daquele mal, se não por “bem”, então por “mal”, mas no fundo o que elas querem mesmo é não continuar sofrendo, isto claro, se for uma doença como o câncer, por exemplo, que a pessoa já não mais esteja vivendo.

    Pois eu também discordo totalmente de você, quando diz que viver é simplesmente estar vivo, pois as plantas são seres vivos, mas, no entanto elas estão realmente vivendo a vida???

    Claro que não!

    Portanto, uma pessoa que já esteja apenas sofrendo com uma doença degenerativa, e que não está mais vivendo a vida, ela deseja por fim ao seu sofrimento, por isso que eu sou a favor do direito da pessoa escolher morrer ou continuar vivendo, nessas situações extremas, onde ela não mais vive a vida, mas apenas continua a ser uma morta-viva.

    Abraços

    ResponderExcluir
  44. DUZINHO

    Claro que todo ser vivo, luta pela vida, mas acontece que chega uma hora, em que a morte bate em nossas portas, que não tem jeito, mesmo que tranquemos as portas, ela conseguirá entrar.

    Agora, esta questão de morte é cultural, alias, é difícil sabermos distinguir separando o que é cultural e o que é natural.

    Pois a morte era vista na antiga Grécia, como um acontecimento normal, onde as pessoas inclusive, tinham o direito de morrer a hora em que quisessem.

    Diferente de nossa cultura hoje, que tenta justificar a morte, dando razões porque o individuo morreu.
    Sempre queremos achar a causa da morte, dizendo que fulano de tal, morreu, porque foi atropelado, ou por causa de alguma doença, ou até mesmo de velhice, ou seja, a morte ainda é tida para nós, uma negação da vida.

    Enquanto cultivarmos essa mentalidade sobre a morte, ela ainda continuará sendo uma condição inaceitável por nós, porém sempre inexorável da nossa condição humana.

    Abraços

    ResponderExcluir
  45. GUIOMAR

    A morte é nossa origem, como é nosso destino.

    Origem, porque revela nossa condição humana, e destino, porque todos nós, a cada dia que passa, vamos caminhando, mais e mais, em direção a ela, mesmo que tentemos fugir.

    Abraços

    ResponderExcluir
  46. GRESDER

    Eu entendo você.
    Apesar de não ter a mesma coragem e desejo – morrer atropelado por um caminhão? Se é louco?! – , porém, também quero sentir nos poucos minutos de vida que me restarem, a morte se aproximando de mim.

    Que sensação fantástica deve ser morrer!!!
    Pena que não podemos voltar e re-lembrar nossa própria morte.

    Mais pena ainda, que os mortos nunca vão ao seu próprio enterro!!!

    Abraços

    ResponderExcluir
  47. As palavras "alma" e "espírito" nas Escrituras provém de palavras hebraicas e gregas, línguas em que a Palavra de Deus foi escrita. Vejamos:

    Alma - No AT, vem do hebraico vpn (nephesh). Ocorre aproximadamente 755 vezes, sendo traduzida de diferentes formas, dependendo do contexto. No Novo Testamento, a palavra grega é quch (psyche) e ocorre aproximadamente 105 vezes.

    Espírito - No AT, são usadas as palavras Mwr (ruach) e hmvn (neshamah). Aparece 377 vezes. No Novo Testamento, a palavra grega para espírito é pneuma (pneuma); ocorre 220 vezes.
    Ambas são traduzidas de diversas formas nas Escrituras; eis alguns exemplos:
    Alma - vida (Gn 9:4,5; 35:18; Sl 31:13, etc), pessoa (Gn 14:21; Dt 10:22; At 27:37, etc), cadáver (Números 9:6); apetite (Ec 6:7) coração (Ex 23:9) ser vivente (Ap 16:3) pronomes pessoais (Sl 3:2; Mt 26:38)

    A palavra “alma” aparece na Bíblia aproximadamente 1600 vezes, e em nenhum caso refere-se a uma entidade fora do corpo, ou que seja “imortal”.

    Espírito - vento (respiração - Gn 8:1), espírito (no sentido de alento - Jz 15:19), atitude ou estado de espírito (Rm 8:15; I Co 4:21, etc), sopro ou hálito de Deus (II Ts 2:8, etc) consciência individual (I Co 2:11, primeira parte).
    Possui também outras definições: anjos e demônios (Hb 1:14; I Tm 4:1, etc) aplica-se como apelativo a Cristo (II Co 3:17 ) a Divina natureza de Cristo (Rm 1:4), a Terceira Pessoa da Trindade (Rm 8:9-11; I Cor. 2:8-12 )
    O termo "espírito", em todas as vezes que aparece nas Escrituras referindo-se ao ser humano, não expressa o conceito de que o mesmo seja uma entidade imaterial consciente capaz de sobreviver fora do corpo.
    Por que existem tantos sentidos para as palavras “alma e espírito”? A línguas bíblicas não possuem um considerável número de verbetes. Como exemplo temos o hebraico, que não tem vogais, preposições, ou conjunções. É esta escassez de palavras que torna possível apenas uma assumir vários sentidos.
    Como comparação, vejamos a língua portuguesa. Mesmo sendo rica em letras e verbetes, enfrenta certas dificuldades. A palavra “manga” tem mais de 1 sentido: manga de um casaco; a fruta cujo nome é manga, etc. Se a nossa língua, com seus muitos verbetes têm palavras com vários sentidos, imagine o alfabeto hebraico !

    ResponderExcluir
  48. Continuação..

    Apesar das diversas traduções, é importantíssimo sabermos que o conceito básico de "espírito" e "alma" encontramos no texto de Gênesis 2:7, onde nos é mencionado o processo utilizado por Deus na criação do homem:
    “Então, formou o SENHOR Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o fôlego de vida (neshamah), e o homem passou a ser alma (nephesh) vivente”. Gênesis 2:7.
    Deus formou ao homem de 2 elementos: pó da terra e fôlego de vida. De acordo com o original, este texto seria da seguinte forma: "Então, formou o Senhor Deus ao homem do pó da terra e lhe soprou nas narinas o espírito de vida (fôlego de vida), e o homem passou a ser uma pessoa vivente".Isto significa que no conceito Bíblico:
    A) Espírito é o fôlego de vida proveniente de Deus;
    B) Alma é a união do corpo com o fôlego de vida, ou seja, a pessoa como um todo. Isto é apoiado pelo texto de Deuteronômio 10:22. Exemplifiquemos isto:
    Digamos que você tenha uma lâmpada e não tenha e eletricidade. Terá luz? Certamente não.
    Agora suponhamos que você tenha a eletricidade, mas não tenha a lâmpada. Terá luz? Também não.
    Para haver a luz, terá de ter a lâmpada e a eletricidade; apenas uma delas não bastará.
    O mesmo se dá com a vida. Para existir vida, temos de ter o corpo e o espírito (fôlego de Deus). Caso contrário, não temos vida; somos inconscientes. Como disse Jesus:
    “Isto dizia e depois lhes acrescentou: Nosso amigo Lázaro adormeceu, mas vou para despertá-lo. Disseram-lhe, pois, os discípulos: Senhor, se dorme, estará salvo. Jesus, porém, falara com respeito à morte de Lázaro; mas eles supunham que tivesse falado do repouso do sono. Então, Jesus lhes disse claramente: Lázaro morreu”. João 11:11-14.
    Cristo comparou a morte a um SONO, confirmando assim o que diz Salomão:
    “Porque os vivos sabem que hão de morrer, mas os mortos não sabem coisa nenhuma, nem tampouco terão eles recompensa, porque a sua memória jaz no esquecimento. Amor, ódio e inveja para eles já pereceram; para sempre não têm eles parte em coisa alguma do que se faz debaixo do sol”. Eclesiastes 9:5-6.
    Portanto:

    ResponderExcluir
  49. Lâmpada + eletricidade = Luz.
    Lâmpada - eletricidade = Sem luz.

    Pó da Terra (corpo) + fôlego de vida (espírito) = Alma vivente.
    Pó da terra - fôlego de vida = cadáver - sem vida.
    A união do corpo com o fôlego de vida de Deus resultou numa alma vivente. Assim, podemos ver que o homem “é uma alma”. (cf. Deuteronômio 10:22), não “possui uma alma”.
    O fôlego de vida (espírito) humano, dado por Deus, a fonte de toda a vida (Salmo 36:6; Colossenses 1:17, etc) é o mesmo de todos os animais (leia Gênesis 7:22; Eclesiastes 3:19); isto quer dizer que este alento não pode ser algo inteligente, pois se o fosse, o fôlego de vida dos animais (o espírito) teria de ser algo racional também.

    Quando morre o corpo, o fôlego de vida não mais existe; torna para Deus (Eclesiastes 12:7) (reintegra-lo, talvez, no ar). Sendo que este espírito (sopro ou fôlego de vida) não é algo pensante, na morte o ser humano deixa de existir como um todo.
    De acordo com as Escrituras, o único que possui a imortalidade é Deus: “a qual, em suas épocas determinadas, há de ser revelada pelo bendito e único Soberano, o Rei dos reis e Senhor dos senhores; o único que possui imortalidade, que habita em luz inacessível, a quem homem algum jamais viu, nem é capaz de ver. A ele honra e poder eterno. Amém!” 1 Timóteo 6:15-16.
    Isto se dá porque, para o homem fosse eterno, teria de obedecer a Deus para ter livre acesso á árvore da vida, que perpetua a existência. Como o homem pecou e Deus o expulsou do éden, ele não comeu mais da árvore da vida, tornando-se assim mortal. (Leia Gênesis 3:22-24; Isaías 51:12).
    Se já fôssemos imortais, não haveria necessidade de Adão ter comido da árvore da vida, e nós de a comermos no céu. (cf. Gênesis 2:16, 17; 3:23, 24 e Apocalipse 22:2). Como seríamos imortais sendo que Deus privou o homem de comer da árvore da vida? (ver Gênesis 3:22 e 24). O homem foi criado com a imortalidade; mas esta era “condicional” à obediência a Deus.
    No céu, quando Jesus voltar e nos levar com ele iremos comer da árvore da vida para sermos imortais: “No meio da sua praça, de uma e outra margem do rio, está a árvore da vida, que produz doze frutos, dando o seu fruto de mês em mês, e as folhas da árvore são para a cura dos povos”. Apocalipse 22:2.
    “Bem-aventurados aqueles que lavam as suas vestiduras no sangue do Cordeiro, para que lhes assista o direito à árvore da vida, e entrem na cidade pelas portas”. Apocalipse 22:14.
    “e, se alguém tirar qualquer coisa das palavras do livro desta profecia, Deus tirará a sua parte da árvore da vida, da cidade santa e das coisas que se acham escritas neste livro”. Apocalipse 22:19.
    Se já tivéssemos uma alma ou espírito imortal, não haveria necessidade disto.
    Se o espírito ou alma já estivessem no céu (vivendo de um modo imaterial), porque Jesus iria vir nos buscar? Não haveria necessidade disto se já estivéssemos lá em cima.
    A ressurreição é uma prova de que a pessoa ainda não está no céu na morte; se Jesus vem nos ressuscitar a pessoa para levar ao céu, é sinal de que ela ainda não está lá.
    Com o auxílio de uma concordância analítica, podemos verificar que o hebraico “nephesh” e o grego “psique” não aparecem uma única vez coma idéia de imortalidade ou eternidade.
    As mesmas palavras hebraicas usadas para definir espírito são usadas para referir-se ao “fôlego de vida” que Deus soprou nas narinas do homem; assim ocorre também com as palavras gregas.

    ResponderExcluir
  50. O estado do homem na morte
    Na Bíblia, a morte é comparada a um “sono” cerca de 53 vezes, indicando assim o estado de inconsciência dos mortos até a volta de Jesus (Salmo 6:5; 13:3; 88:10-12; 115:17; Isaías 38:18-19; Eclesiastes 9:5-6 e 10; I Tessalonicenses 4:13-16).
    “A Bíblia não apóia em absoluto a doutrina popular de que os mortos permanecem conscientes até a ressurreição. Pelo contrário, enfaticamente refuta tal ensinamento (Sl 115:17; Ec 9:5). Emprega-se comumente o verbo dormir como símbolo da morte (Dt 31:16; 2 Sm 7:12; I Rs 11:43; Jó 14:12 ; Dn 12:2; Jo 11:11,12; I Co 15:51; I Ts 4:13-17; etc). A declaração de Jesus, que consolava a seus discípulos com a idéia de que eles voltariam a estar com ele na ocasião de sua segunda vinda e não na morte, ensina claramente que o “sono” não é uma comunicação consciente dos justos com o Senhor (João 14:1-3). Do mesmo modo, Paulo explicou que ao produzir-se o segundo advento, todos os justos que então estão vivos e os mortos que ressuscitarão neste momento se unirão simultaneamente com Cristo, sem que os vivos precedam os mortos (I Ts 4:16,17)” .
    Se a morte fosse um começo de uma nova existência, não poderia ser chamada pelas Escrituras de nossa “inimiga” (I Coríntios 15:26); teria de ser chamada de amiga, pois estaria nos ajudando a ir para o paraíso.

    Como os justos irão pára o céu. Origem da doutrina da imortalidade da alma
    Não nos esqueçamos que as pessoas que foram arrebatadas ao Paraíso (Enoque, Moisés e Elias) o foram com o corpo, em vida e não por ocasião da morte (Moisés foi ressuscitado antes de ir ao céu - cf. Judas 9). Isto é uma prova indiscutível de que o ser humano, ao ir para o Céu, irá também com o corpo e não em espírito apenas.
    Basta estudarmos a história e veremos que “a doutrina da imortalidade da alma não é bíblica, mas pagã. Nasceu na Grécia e propagou-se na Igreja, através de Platão, do século V em diante, graças à influência de Agostinho...” (Professor Otoniel Mota, Pastor Presbiteriano, em Meu Credo Escatológico [opúsculo], ed. 1938, p. 3.)

    ResponderExcluir
  51. Questões Bíblicas para análise:
    1) Se a pessoa ao morrer fosse para o céu ou para o inferno, que necessidade haveria de Jesus voltar e nos ressuscitar, se já estivéssemos no céu? (os de Cristo, na sua vinda - I Cor. 15:23). É ilógico Jesus enviar-nos do céu 'em espírito' para a sepultura para depois ter de ressuscitar. Como harmonizar a doutrina da ressurreição com a doutrina imortalista?
    2) Como crer que ao morrermos vamos para o céu se em Hebreus 11:39 e 40 os heróis da fé ainda não obtiveram a concretização da promessa, pois Deus não quer que sem nós eles sejam aperfeiçoados? (Lembremos de I Cor. 15:20).
    3) Como crer na doutrina da imortalidade da alma sendo que a eternidade do homem era condicional à obediência a Deus, e por desobedecer Adão foi privado da árvore da vida para que não se tornasse imortal como Deus? Nós não comemos da árvore da vida... (Gênesis 3:22-23). Porque iremos comer da árvore da vida no céu se nosso espírito é imortal? (Apocalipse 22:2).
    4) Se somos imortais, porque devemos ainda “buscar a imortalidade e a incorruptibilidade”? (Romanos 2:7). Se devemos buscar, é porque não a temos.
    5) Porque Jesus diz ser a morte um sono? (João 11:11-14) Porque Jesus disse, após Sua ressurreição, que durante a morte “ainda não tinha subido para o Pai?” (João 20:17).
    6) Como harmonizar a doutrina da imortalidade da alma com o texto de Mateus 16:27, no qual diz que “a recompensa será dada quando Jesus voltar”? Se estivessem os mortos no céu ou no inferno, já teriam recebido a recompensa...Tal doutrina (vida após a morte) não se harmoniza com a doutrina do Juízo.
    7) Jesus disse em João 11:25: “... Eu sou a ressurreição e a vida; quem crê em mim, ainda que esteja morto, viverá; (João 11:25 grifo meu); Ele não disse: “... ainda que morra, vive...”. “Ao contrário, Ele declarou, que no futuro trará da sepultura aqueles que morreram nEle. Veja João 5:28 e 29”.

    ResponderExcluir
  52. PAULINHA

    Coloquei o seu comentário que sumuiu novamente em minha postagem.

    Não sabemos o que aconteceu, pois não foi eu e nem foi o Edson quem o deletou, pode ser que aconteceu com o seu comentário a mesma coisa que aconteceu com o do Edson na confraria...

    Agora, acho que você não tem motivos para ficar com tanta raiva assim, porque primeiro, não esta o seu nome, mas "ULINHA", e em segundo lugar, o que a ULINHA disse nos comentários, não foi nada demais, nada comprometedor, para você ficar tão ofendida assim.

    Abraços

    ResponderExcluir
  53. Caramba!!

    O seu comentário sumiu novamente PAULINHA...vou tentar colocar ele novamente.

    ResponderExcluir
  54. ULINHA

    Depois eu comento os seus comentários, pois estou no serviço agora.

    Abraços

    ResponderExcluir
  55. PAULINHA DISSE: ( COMENTÁRIO QUE SUMIU)

    MARCINHO E EDSON..

    Me desculpe...esquece a Paulinha que vocês conhecem...rs..

    Mas...
    Quem foi o OTÁRIO e IMBECIL de um IDIOTA de uma figa, filho de uma PUTA que colou este monteeee de LIXO aqui com meu nome..????

    Se não tem o que fazer, vai se DANARRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRRR e da próxima vez que usarem o meu nome pra colar um monte de MERDA aqui...e os DONOS deste blog não tomar nenhuma providência eu não piso mais meus pés aqui.

    Pronto, descarreguei a minha IRA momentânea

    ResponderExcluir
  56. PAULINHA

    Se eu tinha postado o seu comentário quase agora, e esta marcando apenas 1 online, e o seu comentário novamente sumiu, segue que minha hipotese de ter dado algum problema é totalmente sustentavel e provada, a não ser, que eu seja louco para postá-lo e ter apagado.

    Abraços

    ResponderExcluir
  57. MARCINHO,

    Realmente acabei me precipitando um pouco...eu peço que me desculpe pelo transtorno ok.

    Já conversei com o Edson também...é que aconteceu tudo de repente. Não vai acontecer novamente, assim espero.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  58. PAULINHA

    Quanto a mim, estais desculpada, mas sinceramente, não é a mim que você tem que pedi desculpas, mas para a ULINHA.

    Abraços

    ResponderExcluir
  59. ULINHA

    Não sei se temos algo mais do que a matéria física que nos constitui, mas pode ter certeza que não é o que as religiões dizem ser e nem como acontecerá, prova disto é a grande divergência de opiniões nas mesmas, chega ao cumulo de na mesma religião, saírem interpretações diferentes, portanto, ou acreditamos em apenas uma, e ai é que está o problema, pois como saber qual deles diz a verdade, ou simplesmente não creremos em nenhuma, mantendo apenas a possibilidade do desconhecido.

    Eu escolhi a última, pois todas as crenças são limitadas e inventadas por homens também limitados, mas e você??? Qual alternativa escolherá??

    Pois saiba de uma coisa, as crenças são importantes por causa de uma razão:
    Elas vão determinar como iremos viver a nossa vida!!!

    Abraços e volte sempre!

    ResponderExcluir

Deixe a sua opinião.

Mesmo que você não concorde com nossos pensamentos, participe comentando esta postagem.
Sinta-se a vontade para concordar ou discordar de nossos argumentos, pois o nosso intuito é levá-lo à reflexão!

Todos os comentários aqui postados serão respondidos!