domingo, 15 de abril de 2012

Debate de um filosofo ateu com 3 cristãos de diferentes pensamentos (parte 1)


Por: Marcio Alves
O filosofo ateu pergunta: - Porque afinal de contas vocês acreditam na existência de Deus?
O primeiro cristão que é fundamentalista responde: - Porque a bíblia diz que Deus existe, e como ela é a verdade absoluta, logo é verdade a existência de Deus. A bíblia para mim – continuou ele a dizer – e tudo....minha base, meu fundamento, meu chão, sem ela não existiria fé cristã.

O segundo cristão que é neopentecostal respondeu, dizendo: - Na verdade eu discordo do meu “irmão” fundamentalista, porque para mim o que conta mesmo como prova da existência de Deus é que ele me abençoou dando-me muitos bens materiais, além de curas, livramentos e proteção! O que adiantaria estar escrito, se não acontecesse na vida os milagres e curas descrito na bíblia? Se Deus fez milagres no passado, abençoando o seu povo, eu também quero e não aceito qualquer crença se esta não se cumprir em minha vida!

O terceiro cristão que é liberal, e, portanto, diferente dos outros dois, disse: - Meus irmãos, nem a bíblia e nem os bens materiais prova alguma coisa....eu não acredito porque a bíblia diz, até porque ela é uma escrita do homem para Deus, e não o contrário, sendo o homem imperfeito, ela também o é. Também não acredito que Deus seja “cristão”. Creio que Jesus é o maior símbolo do criador – daí eu ser “cristão”, porém universalista – que ama e abençoa a todos com seu sol e chuva, não interferindo diretamente em nossas vidas, pois nos deu liberdade. Não fazendo qualquer distinção por causa da crença. Eu acredito na existência de Deus, porque não consigo imaginar a existência do mundo sem um criador.
 
O filosofo ateu então passa a questionar as respostas dos 3 cristãos. Primeiro, ele questiona o fundamentalista: - Existem outros tantos livros igualmente religiosos e antigos como a bíblia, onde todos eles também re-vindicam a mesma autoridade e inspiração de Deus, porque eu deveria acreditar que logo o seu, que foi escrito por homens também, é verdadeiro e todos os outros são falsos e mentirosos?

Depois, o filosofo ateu questiona a resposta do neopentecostal, dizendo: - Como pode Deus dar carro, casa e te encher de bens e não fazer nada pelo resto do mundo? Quantos bilhões de seres humanos vivem na mais desprezível miséria. Quantas crianças morrem todos os dias sem ter o que comer. Como você pode ainda dizer que Deus esta olhando para você enquanto ele fecha os olhos para o restante da humanidade?

E por fim, ele questiona o liberal: - Se o universo precisa de um criador, o criador não precisaria também de um outro criador e assim, ad infinitum? Dizer que todo o universo veio de Deus é responder um mistério com outro mistério maior ainda.

Então os 3 cristãos responderam juntos em uma só voz: - Nós cremos porque cremos! Não há evidencias para nossa fé, apenas acreditamos porque queremos acreditar!

Ao que o filosofo ateu respondeu: - Vossas fé estão embasadas no desejo de se crer e não na realidade concreta da vida, com provas incontestáveis da existência! Até porque, dizer “eu creio porque creio” é dizer em outras palavras que aquele algo não existe, que é fruto da imaginação e desejo, pois se assim não fosse, não precisaria da fé, mas apenas seria uma constatação da própria existência, daí precisar da fé para que aquela crença permaneça e seja verdadeira!

Então todos eles foram para suas casas refletindo sobre o debate com o filosofo ateu, prometendo que na próxima semana eles estariam todos de volta para continuar o debate.

26 comentários:

  1. Acreditar que Deus existe é acreditar que eu mantenho com a sua existência uma relação tal, que a sua existência é em si mesma, a razão da minha crença. Deste modo posso compreender que as crenças religiosas para serem crenças acerca da maneira como o mundo é, devem ser de natureza comprobatória como quaisquer outras.

    ResponderExcluir
  2. “Achar que o mundo não tem um criador é o mesmo que afirmar que um dicionário é o resultado de uma explosão numa tipografia.” (Benjamin Franklin)

    Somente pensem nisso!

    Rafael Luz

    ResponderExcluir
  3. "Achar que o mundo tem um criador, e que este criador não teve outro criador, que toda existencia passou a existir atraves da palavra "haja" como que em um simples passe de magica é o mesmo que acreditar que os trovões e raios são causados pelo poderoso martelo de Thor, o deus nórtico. A diferença é que na primeira temos uma crença, já na segunda mito" (Marcio Alves)

    Somente pense nisto Rafael Luz!

    ResponderExcluir
  4. para que ter medo do inferno? se eu for para o inferno já estarei morto! portanto devo ter medo da vida? mas se eu ter medo da vida, será melhor morrer! há eu devo viver e fazer os mandamentos de Deus, mas se eu fazer os mandamentos de Deus eu não estaria exercendo função humana, pois ser humano é sentir os prazeres da vida, e portanto os cristão dizem ser pecado os prazeres. Então qual o sentido da vida?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. vc ñ tem medo inferno pos eu tenho aquilo fica eternamente e ñ adianta pedir socorro oq vc escreve pode ser para sua propria condenação ñ é um foguinho q queima o braço, queima tudo a todo momento.ninguém precisa ter medo da vida .mais sim medo da morte pra onde eu vou ? si vc acha as coisas q faz certa ,ninguém vai mais tirar da tua cabeça mais tudo q vc acha certo é errado e viver nos mandamentos de Deus ñ é nao falar com ninguém nao é si afastar dos amigos Deus só quer a parte dele eu só evangélica e sou feliz e aproveito a vida do geito q DEUS quer

      Excluir
    2. Se* jeito* aprenda a escrever crentelha

      Excluir
  5. o criador fez o ceu e tambem a terra e obvio que a biblia foi escrita por homens se nao fosse escrita por homens seria escrita por quem por etes sem tem pessoas na africa passando fome e em paises menos dezenvolvido a culpa nao e de Deus sim dos governos desses paises isso nao me faz acreditar que Deus nao exista eu ognorante ao ponto em dizer Deus nao existe se estou vivo e por que ele quer

    ResponderExcluir
  6. JOABI

    O inferno não existe, o que existe é a vida, e o sentido da vida é vive-lá.

    abraços

    ResponderExcluir
  7. Caro ANÔNIMO (qual o seu nome heim?? não precisa ter medo de se indentificar)

    Tem razão, deus não é culpado de nada, nós é que somos os verdadeiros responsaveis pelo que de pior ou melhor acontece no mundo e em nossa vida, até porque, como poderiamos culpar um ser que não existe?

    abraços

    ResponderExcluir
  8. a palavra inferno no seu original signica hades que umugar de tormento eu queria uma explicacao concreta de onde o homen veio ja que nao foi do macaco se nao foi Deus quem criou entao quem foi ? quem criou a natureza a sua Bio vercidade o ceu terra como eu posso explica o vento eu nao vejo o vento mas eu sinto o vento assim e Deus eu nao vejo mas eu sinto. Ass um pensador

    ResponderExcluir
  9. Caro Anônimo (também não precisa ter medo de se indentificar, aqui, aceitamos todo e qualquer tipo de comentário, ok?)

    Na verdade a origem do universo não tem ainda uma verdade factual, mas por enquanto só hipoteses que são tomadas, no caso da religião, como fatos.

    A verdade meu caro anônimo é que não existe um porque e nem como da existencia, sabemos apenas que existimos e que somos reais, já as outras coisas...não passam de crenças fundadas no medo do desconhecido e no desejo humano de que existe vida para além desta nossa insignificante vida.

    ResponderExcluir
  10. Carissimos,

    Não posso refutar tais palavras tendo em vista a tenue divisão secular entre tantos Cristãos em todo mundo moderno.

    Voltando a ser redundante:

    Percebo que esta magoa deve ser provada por um estudo mais a fundo e no campo!
    É como não gostar de Quiabo, sem prova-lo ! Eu também não Gosto de Quiabo! Como também odeio enganadores do novo-neo-modelo-Cristão com uma milhar de rupturas dogmaticas.

    O homem discuti dogmas ( Ideologias teologicas ) a muito tempo. Mas compreendo que o ser humano entregue a si mesmo sem a devida diciplina e capaz de absurdos e argumentos dentro de suas proprias convicções. O que é liberdade quando transgredimos até em palavras as lutas e obras daqueles que mereceram estar ao lado de Deus por muitos martirios em nome da palavra sagrada!

    É um crime viver por ideais, sejam, estimados herança familiar, cultural, politica ou religiosa?

    Ouve uma epoca que morrer por honra era sagrado e principalmente honroso!
    Mas já faz muito tempo! Somos poucos hoje neste tempo do nosso Senhor!
    Penso que não concordo com muito que é dito, mas defenderei o direito que as mentes exclarecidas tem de dize-las ( Iluminismo ).

    Vamos então arriscar esta:

    Em vez de querer fazer um crente deixar de ser crente, pq vc não ajuda um assassino deixar de ser assassino, um pedófilo deixar de ser pedófilo, um bandido deixar de ser bandido, um mendigo deixar de ser mendigo, uma criança abandonada deixar de ser desprezada???
    Ou melhor, deixarmos de sermos todos nós preconceituosos?

    Façamos assim:
    Não cessem a Obra e não percam a Fé!
    O mal só vence quando o bem não faz nada, só retrocede!
    Deus na nossa vida não é ausencia de tribulações. É amparo e fortaleza!
    Arrisco até citar o Ateismo: - O mesmo traz algum conforto a uma mãe que perde um filho em tenra idade em alguma tragédia!?
    Em alguma doença terminal há algum conforto!?
    Alimenta os necessitados???
    Trás paz contra as mazelas do mundo ? Há alguma justiça!
    Penso sim que deixe-mos as catedrais e templos e busque-mos Deus sobre as abobodas celestes nos campos!
    Mas nunca abandonemos a Fé e o Amor!!!
    Não nos tirem o pouco que nos consola e ´nos dá morada tranquila como nas promessas do Pai!
    Pessoas espiritualizadas sempre serão os Anjos encarnados que podem fazer alguma diferença, seja em ideais ou denominações.
    Contudo, o homem tem tudo para ser em sua mente e coração! Esta sim é uma liberdade sem preço.
    Lutemos por um mundo melhor.

    Sei que não é o caso do amigo, concordo com sua visão particular em cuidar de seus interesses.
    Existem milhares de familias que de maneira particular guiam os filhos por estar searas
    individuais.

    Até partilho da mesma convicção! Mas haverá saudosismo um dia dos dias de Luta, Concorda!?

    De qualquer maneira, se não houvessem pessoas como você a mente humana não perceberia as ciladas da Vida.

    Mas como eu, a mente precisa estar aberta aos fenomenos a nossa volta, chame como quiser: Paranormalismos, Chá do Daime na Barquinha, Kardecismo, Curas e Libertações espirituais, Dons do Espirito, Arrepios no cangote, Poder de Deus, se dar uma nova chance e pagar para ver e Crer meu amigo São Tomé!

    Assim poderia até ficar um pouco mais facil, descutir sobre céu e Inferno...Pois, do jeito que anda, esta inversão do homem (diz o ateu)nos coloca em um lugar delicado sobre o Livre-arbitrio! Vocês eloquentemente, defendem romanticamente um ponto de vista, enquanto outros se entregam a paixões absurdas baseados em um fim sem proposito ou culpa alguma.
    seres sem principios!

    Interessante disse Hades:

    "Existem muitos Testemunhas de Jeova que se utilizam do ateismo para iliminar certas questões unilaterais da Cristandade...Então pensamos: - Como podemos utilizar "teorias"(quer dizer,não comprovadas!)Baseados em argumentos de pessoas que não acreditam em Deus !!!
    Isto é muito Interessante não é?!




    Giovani Costa

    ResponderExcluir
  11. Ps: Existem duas boas teorias ( Não comprovadas ) Para Lição de Casa:
    O determinismo e o Casualismo! Uma Que Tudo é determinado e a Outra que tudo não passa de uma serie de acidentes causuais desde a criação
    (Geneses) do universo até este ponto!

    Da mesma forma que há filosofos que discutem sobre a unica limitada existencia, e aqueles que preleitaram sobre a imortalizade da Alma!

    Sei apenas que um vocabulario extenso e rico, vindo de um dicionario egocêntrico, nunca preencherá a verdade deste mundo ou do outro!

    Mas para aqueles pseudo-donos da verdade dizemos: "...Você pode até não acreditar do Diabo, Mas, Ele acredita em Você! E Fará de tudo para engana-lo..."Sonambulos do novo milênio!

    Abraços

    Giovani Costa

    ResponderExcluir
  12. Marcio vem para a plena adoração conhecer um Deus maravilhoso q tenho conhecido a hda dia e n~esse ai q vc conheceu a anos dentro de uma religiosidade, abraço. Everton

    ResponderExcluir
  13. Nunca houve neste mundo nada que comprovasse como fato a existencia ou a inexistencia de u Deus tornando todos os discursos aqui infundáveis!!!

    ResponderExcluir
  14. quero ver no dia do julgamento final.



    waldimir barbosa.
    que Deus abra seu olhos.

    ResponderExcluir
  15. quero ver no dia do julgamento final.



    waldimir barbosa.
    que Deus abra seu olhos.

    ResponderExcluir
  16. Um argumento silogístico simples para demonstrar a necessidade de um criador, o argumento Kalam:

    (1)Tudo que passa a existir têm uma causa.
    (2)O universo passou a existir.
    (3)O universo tem uma causa.

    A primeira premissa reflete um princípio básico da Ciência, a causalidade. A segunda premissa pode ser demonstrada pela teoria científica mais aceita atualmente sobre a origem do universo, a teoria do Big bang. A terceira premissa é uma conclusão lógica das outras duas.

    ResponderExcluir
  17. marcos cristão convicto7 de novembro de 2012 às 07:27

    Se a bíblia é uma invenção humana,então ela foi muito bem elaborada,pois todas as profecias q nela há estão se cumprindo .
    2 tim cap:3 vs:1 à 5.
    Sabe porém isto:nos últimos dias sobrevirão tempos difíceis,
    pois os homens serão egoístas,avarentos,jactanciosos,arrogantes,blasfemadores,desobedientes aos pais,ingratos irreverentes,
    desafeiçoados,implacáveis,caluniadores,sem domínio de sí,cruéis,inimigos do bem,traidores,atrevidos,enfatuados,mais amigos dos prazeres do que amigos de Deus,
    tendo forma de piedade entre tanto negando-lhe o poder,foge destes.
    Meus caros amigos nós não viemos do acaso,Deus tem um propósito na vida de cada um,tão somente basta o homem se entregar a Deus e aceitar o seu filho Jesus como Senhor e Salvador de sua vida.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. realmente vc star certo primeiro voces nao acredita q Deus usou homens pra escrevelas e se fosse anjos voces ñ iam acreditar si fossem macacos voces ñ iam acreditar certamente ñ a biblia foi feita por homens para ser lida por homens

      Excluir
  18. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  19. Deus, quando criou o homem, sabia de sua queda iminente?
    Essa pergunta, logicamente, tem apenas duas respostas: sim ou não.
    Se a resposta for sim, isto é, se sabia, por que então o fez? A desculpa do livre arbítrio do homem não isenta o seu "Criador" da culpa, por inteiro. Pois Esse tinha o conhecimento prévio da escolha errada da "criatura" e de toda a terrível consequência dessa escolha.
    Se não sabia, por que não teve a nobreza de carácter em negar, naquela oportunidade, a qualidade de Deus? Pois o deus que não sabe, não é Deus.

    ResponderExcluir
  20. A probabilidade de uma explosão ter criado o nosso universo, é de UMA em CEM BILHÕES (100.000.000.000), elevado a CENTÉSIMA VIGÉSIMA (120) potência! E isso sem contar a vida biológica! Pensar que esse universo e tudo o que existe nele, veio de uma explosão, é difícil de acreditar!

    "Eu quero saber como Deus criou este mundo. Eu não estou interessado neste ou naquele fenômeno, no espectro deste ou daquele elemento. Eu quero saber os pensamentos dele; o resto são detalhes." (ALBERT EINSTEN)

    ResponderExcluir
  21. Deus não precisa provar a Sua existência.
    Deus se manifesta para quem crê que Ele é real.
    Quem sou eu para tentar provar a existência de Deus?

    Lau Sant'Anna

    ResponderExcluir

Deixe a sua opinião.

Mesmo que você não concorde com nossos pensamentos, participe comentando esta postagem.
Sinta-se a vontade para concordar ou discordar de nossos argumentos, pois o nosso intuito é levá-lo à reflexão!

Todos os comentários aqui postados serão respondidos!