quinta-feira, 12 de agosto de 2010

“As colunas” parte I

Em determinado momento de suas vidas eles tiveram que enfrentar seus maiores temores. Foram anos de aprisionamento, anos de um mesmo pensamento, mas ao chegar à metade do caminho de suas efêmeras existências...encontraram as cinco colunas. Viram-se em profundo desespero. O mais velho que se chamava “Logomeu”, olhou atentamente para o rosto pálido e sem expressão de seu companheiro “Psiquemom” e sentiu medo. Medo de saber que aquelas colunas precisavam ser destruídas. Medo por não saber se seu amigo suportaria o desencadear de eventos que se sucederiam após a primeira coluna ruir. Mas a caminho -ele sabia - não tinha mais volta, e no fundo, ambos sabiam disso.

No início da jornada o objetivo daqueles dois descendentes de uma tribo conhecida como “Alienadum” era outro. Eles apenas queriam lutar contra seus adversários da terra dos “Enganadorium”, pois não suportavam ver seus amigos e parentes serem levados, um a um, pelos melhores profetas da tribo inimiga.

Eles tentaram não piorar a relação entre os dois povos, mas infelizmente não fora possível, a divisão aconteceu, e eles chegaram ao ponto de onde não se poderia mais voltar. Contemplaram com ternura as cinco colunas, e a primeira delas, que imaginaram, seria a mais frágil, iria se demonstrar uma das mais resistentes. Vou tentar contar essa história com a maior fidelidade possível e talvez, muitos fatos sejam ocultados (ou propositalmente esquecidos) devido ao excesso de detalhes e pormenores que estão contidos nesta saga:

1ª Coluna: “A Benção”. Eles não acreditavam em benção, e por isto, não se cansavam de alertar seus companheiros de que, não se deveria viver dependentes de provisões dos deuses. Eles, a princípio, não diziam que isto não existia, pois muitos dos habitantes da terra dos Alienaduns viviam bem, acreditando nas estórias que eram contadas por seus antepassados. Mas um dia, ao verem um alienadum prostrado, rogando que a divindade salvasse seu filho enfermo, e, ao não ver atendido seu pedido entrou em profunda depressão, achando que o deus ao qual ele servia não gostava deles, ou pior, ele não tivera fé o suficiente para alcançar a graça divina.

Esta primeira coluna foi destruída até suas fundações, pelo menos em seus corações. Eles deixaram de acreditar totalmente nas bênçãos, e por conseqüência, em milagres, inclusive, até achavam uma tremenda falta de “bom-senso” alguém pedir coisas do tipo às divindades, pois o mundo ao seu redor estava deteriorando-se, pessoas morriam a todo instante, plantações eram perdidas por causa dos fenômenos naturais e nada podia ser feito...nada espiritual.

2ª Coluna: “O Inferno”. Inferno era o lugar, segundo a tradição oral, para onde eram mandados todos os seres que não acreditavam nas divindades ou simplesmente não seguiam os ditames já estipulados desde a criação da raça.

Embora todos dissessem o deus era justo e misericordioso, eles nunca conseguiram entender como um ser de caráter tão bondoso poderia condenar sua criatura ao fogo eterno do inferno. Eles acreditavam que muitos que professavam a fé no deus, na verdade, não sentiam uma afeição por ele, apenas tinham muito medo da punição reservada aos que não criam. Isto também eles tentaram passar adiante, mas houve muita resistência, pois, há muitas gerações este medo fora incutido em todos os moradores.

Houve os que os chamassem de hereges, malditos e até demônios, mas eles não se abateram. Derrubaram mais esta coluna e prosseguiram viagem sem olhar para trás, sempre tentando fazer com que, os que os abordavam pelo caminho refletissem sobre todas essas coisas e escolhessem o caminho que julgassem melhor.

3ª Coluna: “O Céu”. Esta coluna, embora eles tenham-na transformado em escombros irreconhecíveis, algo em seus corações ainda insiste em dizer que o povo, embora se diga não mais “interessado” no lar eterno que a divindade os prometera...talvez não tenha verdadeiramente se apagado de seus sonhos (sonhos do povo e não de Logomeu e Psiquemom).

O céu, diz a lenda alienaduniana, é um lugar onde só entrarão os escolhidos num processo seletivo muito apurado, realizado pelo próprio criador. No céu não haverá mais dor, não haverá mais lembranças da vida na Terra, não existirá casamento e tantas outras coisas boas que só se experimenta na Terra. Logomeu e Psiquemom riem quando ouvem alguém falar deste lugar. Riem pois a vontade é chorar. Se tudo que nos tem de mais precioso são as experiências que adquirimos em vida, como poderia um deus bondoso tirar isso do ser humano?

Eles diziam que ao chegar ao céu, o cidadão alienadum seria transformado em zumbi, e passaria toda a eternidade em profunda adoração ao deus egoísta e carente de afeto, representado nas estórias que seus pais lhes contavam. Esta coluna não ofereceu muita resistência, mas eles sabem que muitas pessoas vão, de tempos em tempos, pegar algumas pedras que restaram no lugar onde outrora existia um dos mais firmes sustentáculos da fé alienaduniana, e as escondem num lugar seguro para que não venham a se esquecer por completo desta promessa divina.

Continua...

Edson Moura





47 comentários:

  1. só li o titulo sub titulos e isso: "Eles diziam que ao chegar ao céu, o cidadão alienadum seria transformado em zumbi, e passaria toda a eternidade em profunda adoração ao deus egoísta e carente de afeto" e já gostei. de noitesinha eu volto para desfrutar disso e comentar

    ResponderExcluir
  2. Fiquei curioso em saber qual era as outras colunas, seriam a neo-espiritualidade e a simbologia religiosa. Não sei vou esperar para ver.

    Essa é a trajetória de vocês, só não gostei dos termos e dos nomes alienadum etc

    Além disso concordo em parte, e já discutimos isso Até cansar, e eu estou cansado e se não é verdade porque perder meu tempo em destruir colunas rsrs estou vivendo agora, não vou ser um Jonh não vou deixar que a religião me prejudique inversamente com rancores contra ela.

    No mais tudo na santa paz kkkkkkk

    ResponderExcluir
  3. Logomeu e Psiquemom????? isso tá parecendo nome de desenho japonês rssss desculpe Edson, não aguentei segurar a piadinha...

    Então, tá, os dois estão demolindo as colunas. Mas eu pergunto: será que os dois conseguiram esgotar todos os significados que as colunas podem ter?

    Edson, se puder, leia o meu texto na confraria e gostaria que você comentasse (se é que comentar na confraria não vai contra a sua religião) kkkkkkkkkkk

    vou esperar a continuação, abraços calorosos para os meus amigos e irmãos demolidores de frágeis colunas.

    ResponderExcluir
  4. Edson


    Parabens, meu caro Noreda

    Vi nesse teu texto-ficção muito de minha realidade interna, quando acreditava piamente na literalidade do céu e inferno pregada por meus tutores eclesiásticos.

    Muita coisa que me foi implantada do reino dos alienadunianos, ainda está no meu inconsciente, e é responsável pelos meus sonhos noturnos de terrores apocalípticos.

    Acredito que as gerações que virão, aprenderão que céu e inferno são metáforas de nossas dualidades psíquicas, que os "deuses" de outrora resolveram por em choques constantes, ao invés de integrá-los como partes intrínsecas do nosso "ser em si".


    Abçs,

    Levi B. Santos


    P.S.: Estou aguardando a segunda parte. Que venha logo. (rsrs)

    ResponderExcluir
  5. Muito interessante, Edson. É o relato da jornada que muitos ex-religiosos empreenderam até conquistarem a maioridade intelectual e espiritual (não no sentido banalizado que o termo "espiritual" adquiriu).

    Entretanto, mais importante do que destruir as colunas supracitadas é construir outras bases de sustentação moral/espiritual/afetivas em seu lugar, pelos quais a mulher possa guiar sua existência.

    Foi Descartes quem escreveu que "o que duvida de muitas coisas não é mais sábio do que o que nunca pensou nelas e, ao contrário, parece-me mais ignorante que este, se de algumas delas chegou a conceber opinião falsa".

    Abraço.

    ResponderExcluir
  6. Gresder, tudo bem, até entendo que não queira debater o assunto, mas daí a dizer que não vai deixar a religião criar rancores contra ela, já não posso crer.

    Como podemos calar diante de fatos que contestam nossas crenças? Se podemos indagar, por que não o fazemos? Ora Gresder, a indagação sempre irá aproveitar a resposta oferecida (assim como estou fazendo agora com o seu comentário), e gerará uma nova pergunta, até chegar-se a um ponto definitivo que terá que ser apreciado por ter sido trabalhado, ou refutado por ser inaceitavelmente absurdo.

    Os pensamentos só nascem na mente daqueles que se dão o direito de dialogar, isto exige um percurso muitas vezes, apenas indutivo, a partir de fatos concretos e individuais, até se alcançar uma definição universal, que abranja a todas as analogias levantadas.

    Meu modo de escrever se impõe contra os sofistas (você não é sofista...ou é?) pois não faço uso apenas da retórica argumentativa, vale dizer, que um texto desenvolvido para convencer, não faz parte de um diálogo, oposição de idéias, dualidade de discursos, que confrontando-se, vão sendo "desenhados", tomando forma pelo próprio conflito de opiniões opostas.

    No final de todas as discussões sobre os temas aqui abordados, todos os caminhos traçados serão discretamente abandonados, restando assim, apenas a "verdade" alcançada sobre aquilo que se discutiu, que, sendo o limite possível do preposto tema, tornar-se-á nossa "verdade" universal.

    Valeu pela participação!

    ResponderExcluir
  7. Eduardo Medeiros meu capitão, fizeste a pergunta certa mas talvez de forma errônea. Sua frase diz: “Então, tá, os dois estão demolindo as colunas. Mas eu pergunto: será que os dois conseguiram esgotar todos os significados que as colunas podem ter?”

    Sua pergunta deveria ser assim: “Será que os dois conseguirão esgotar todos os significados que as colunas podem ter para seus interlocutores?”

    A resposta seria não! Nunca conseguiremos esgotar todos os significados para as pessoas, mas o que realmente importa, é se conseguimos esgotar para nós mesmos, e isso seria um sinal de vitória. As colunas citadas no texto, são as colunas que nós mesmos levantamos, e pior, sobre as fundações de outros.

    O máximo que conseguiremos é “abalar” os pilares da fé de cada indivíduo, mas derrubá-los, isto cabe a cada um fazê-lo...se quiser. Com base no que observamos do mundo, passamos a questionar a ação do divino, fazendo crescer assim, o embrião do “inconformismo religioso”, embrião este que pretendo carregar por toda a vida ou até que daí nasça um novo modo de compreender a existência.

    Eduardo meu mano, vou ler o texto na Confraria e talvez até o comente, pois minha “religião” me permite dialogar com os amigos.rsss

    Abraços e obrigado pelo comentário.

    ResponderExcluir
  8. Leví meu mestre Bronzeado, seu comentário é sintético mas muito bem elaborado. Só um ponto me intriga: Sua fala...“Muita coisa que me foi implantada do reino dos alienadunianos, ainda está no meu inconsciente, e é responsável pelos meus sonhos noturnos de terrores apocalípticos“.

    Sei que gostas de psicanálise..e eu também, mas a pergunta é: O “inconsciente” do homem não seria uma parte dele, mais consciente do que o próprio “consciente“? Logo, o inconsciente na verdade deixa de existir, pois o “inconsciente” torna-se um “fato”...uma descoberta. Não seria mais correto usarmos o termo filosófico “ser” em vez de “inconsciente“?

    Obrigado meu mestre

    ResponderExcluir
  9. Isaías menina, até concordo com você na questão de que devemos construir novas colunas morais, éticas e afetivas, mas espirituais, não acho que seja necessário. No mais, ao eliminarmos as colunas da fé alienadora (e não são todas as fés), automaticamente se criam novas colunas que sustentaram o ser humano, até porque não se pode deixar um vácuo existencial ao se remover velhas ideologias...é impossível!

    Isa, minha abordagem sempre deixa espaço para perguntas e respostas, mas o que sempre vem à tona é o fato de ninguém saber nada efetivamente, pelo contrário, todos desconhecem a respectiva ignorância, logo, aquele que não sabe nada, mas possui a consciência de que nada sabe, torna-se o mais sábio do mundo. Estamos em constante atualização para o melhor e não podemos permitir que nos privem de adquirir o conhecimento sobre as verdades, mesmo que para tal feito precisemos destruir aquilo que por séculos foi construído e re-construído.

    Abraços maninha.

    ResponderExcluir
  10. "a indagação sempre irá aproveitar a resposta oferecida e gerará uma nova pergunta, até chegar-se a um ponto definitivo"

    Isso é com o Marcio e eu sai da proposição para entrar mais profundamente na vida.

    Estou ocupado agora, estou vivendo.

    Valeu pelo convite mas obrigado, chame outro calouro que ainda na se formou na vida.

    ResponderExcluir
  11. Gresder, desculpe se o ofendi, esqueci que você detêm todas as respostas de todas as perguntas sobre todos os assuntos.

    ResponderExcluir
  12. Tenho sim, a de que para viver nao presisamos de todas as respostas! voce esta em casa agora?
    vamos bater um papo viva voz? vamos conversar um pouco, sei lá qualquer coisa!

    ResponderExcluir
  13. Edson querido, será que alguém com câncer vai deixar de crer na medicina porque outra pessoa morreu vítima do mesmo câncer que ela tem?


    Será que algum soropositivo vai deichar de tomar seus coquetéis porque outro morreu nas mesmas circunstâncias?


    Eu já fui curada de uma enfermidade que a medicina não tinha resposta para mim, mas estou surda a quase vinte e tres anos e com uma orquestra na cabeça vinte e quatro horas...
    Minha avó materna foi curada de um câncer a mais de cinquenta anos atrás, quando a medicina não tinha resposta para tal enfermidade.


    Alguém pode responder por que Deus cura a uns e a outros não? Ou porque Ele me curou de outras enfermidades, e não me cura da surdez e do barulho que é pior que a surdez?


    Quem compreendeu a mente do Nosso Senhor?

    Você disse: "Embora todos dissessem o deus era justo e misericordioso, eles nunca conseguiram entender como um ser de caráter tão bondoso poderia condenar sua criatura ao fogo eterno do inferno"

    Eu penso o mesmo que você. Ele não popou o seu único filho, antes o entregou por nós, exatamente porque Ele não quer que ninguem vá para o inferno.

    Mas você gostaria de conviver com monstros como Hitler, Lampião, Bruno, Elias Maluco, e milhares de outros no mesmo lugar? Eu acredito que cada um escolhe aonde quer passar a sua eternidade.


    Quanto ao céu concordo com sua descrição, porque olhos não viram, mãos não apalparam, ouvidos não ouviram sobre o que Deus tem preparado para aqueles que O amam. Claro, quem não ama a Deus não vai querer morar com Ele, né?


    eu penso o seguinte: Se a terra é esta maravilha que é, não tenho como imaginar o que será o céu. Mas herdaremos a terra, né? Transformada, graças a Deus.

    Beijão, você foi brilhante no seu texto.

    ResponderExcluir
  14. Guiomar, seu comentário às vezes me deixa sem respostas. Não por não saber o que falar, e sim por não saber de que maneira falar, de modo que não venha a magoar a pessoa que a está lendo. Portanto vou caminhar em ovos para tentar responder seu comentário à altura do mesmo.

    Por que será que Deus cura alguns e não outros? Quais são os critérios por ele usados? Se pode curar a todos, por que não o faz?

    São perguntas sem respostas Guiomar. Sem respostas irracionais...ou espirituais...metafísicas, porque a respostas está patente aos nossos olhos. Deus não cura ninguém. Deus não favorece ninguém, assim como Deus não matou seu filho (Jesus procurou a própria morte). Deus nunca matou ou matará ninguém!

    Deus não mata pessoas...pessoas matam pessoas...é o caso dos personagens da história que você citou (Hitler, Virgulino, Elias Maluco e outros. Não citei o Bruno pois não existem provas contra ele...aliás...não existe nem crime, popis não há um corpo)

    Deus não cura pessoas...pessoas curam pessoas e pessoas se curam sozinhas (fenômenos que a ciência já explica...principalmente a "ciência noética").

    Você perguntou bem: Por que Deus te curou de uma enfermidade que, segundo a ciência não havia cura...e lhe deixa padecer de um problema que às vezes parece que vai enlouquecê-la? Seria Deus um sádico? Não sei, prefiro não contar com ele para me curar ou curar um filho que estiver entre a vida e a morte. Quero ter o "privilégio" de poder morrer ou simplesmente ser acometido por um câncer, sem me preocupar se a culpa de eu não ser curado é de Deus ou de minha pequena fé.

    Não deixarei de acreditar na ciência porque milhares de pessoas morrem com doenças que não se curam. Mas na ciência eu vejo factualmente o esforço para se encontrar uma cura...já em Deus eu não vejo isso, nem quero ver, pois Deus deve ser muito ocupado com problemas maiores que apenas doênças que "precisam" existir, pois sem elas, o mundo entraria em colapso devido à quantidade de pessoas que insistem em não morrer.

    Quanto a pergunta se desejo conviver com monstros, ora Guiomar, eu não creio em vida após morte, portanto não terei que conviver com els nem comigo...nem contigo, nem com ninguém. A morte é fim...a combustão do ser, o acabamento da existência...o ponto final na história de cada um.

    Algumas pessoas precisam se apegar à ideologia de que os maus (Adolf Hitler, Elias Maluco, Sadan, e tantos outros) serão punidos por suas maldades, este é o desejo "consciente", disfarçado de "inconsciente" de uma vingança proporcional aos atos, que o homem anela para tais figuras da história. O diabo é um dos mais odiados de todos e sua punição, segundo a lenda cristã, será o lago de fogo e enxofre, e nós queremos que todos os "maus" façam companhia à ele.

    Abraços Guiomar e obrigado por participar.

    ResponderExcluir
  15. Edsonzitto, meu anjo eterno...

    Li o seu artigo, confesso que fiquei igual biscoito trakinas meio-a-meio....rsss...pois compreendi o texto, mas não compreendi ao certo de onde esta estoria das colunas se originou....

    Creio que hoje, muitos mantém intactas estas estruturas colunais, em seus "inconscientes" que cá entre nós, estou para dizer, estas idéias são mesmo é transcendentes, vindo para o nosso consciente....

    Pois muitos crêem em benção, céu, inferno conscientemente, mesmo sabendo conscientemente, que estas podem ser idéias ilusionárias...

    Mas penso, que isto deva-se ao fato de simplesmente que, para muitos, se estas colunas forem destruídas (hoje), com certeza o "templo" cairá em suas cabeças....assim, sem as suas tão fundamentais estruturas importantes para manter-se tudo de pé...a pessoa se auto-destrói juntamente com a destruição destes pilares...

    Creio que a solução não consta somente na extirpação de certas coisas (como fé e religião), mas sim numa reclassificação, numa nova denominação, novos diagnósticos, reformulações....mas todos com o intuito de abrir olhos para a realidade, e não para um mundo ilusionário, cheio de percepções, ilusões e poucas coisas convictas.

    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  16. Madonna! Olha só a Paulinha pitagórica voltou quebrando tudo. Parabéns pelo comentário, principalmente quando diz:

    "Creio que hoje, muitos mantém intactas estas estruturas colunais, em seus "inconscientes" que cá entre nós, estou para dizer, estas idéias são mesmo é transcendentes, vindo para o nosso consciente....pois muitos crêem em benção, céu, inferno conscientemente, mesmo sabendo conscientemente, que estas podem ser idéias ilusionárias..."

    É exatamnte nisto que direciono minha crítica. É muito fácil "culparmos" o pobre do "inconsciente" quando na verdade, é o consciente que nos dá a capacidade de articular os pensamentos.

    "Tô besta" com sua resposta às perguntas que muitas pessoas têm medo até mesmo de cogitá-las.

    Mais uma vez...parabéns!

    ResponderExcluir
  17. Eu quero que os cristãos vivam os ensinamentos de Cristo. Assim ficará claro o que são ests 5 colunas.
    Estou convidando pessoas para opinar e/ou participar da Ong Tomai e Cuidai. 'Eu vim para salvar o mundo e não para condená-lo.' Jo 3,17 Na teoria as coisas estão claras para mim. Agora vou colocar em prática. Este projeto acompanha o lançamento do livro "Eu sou Judas. Voltei para mudar a história." a ser lançado em setembro. Vou começar meu trabalho aqui em SP e depois pretendo percorrer o Brasil todo. Gostaria de dar o meu testemunho de fé em todas as comunidades/casas que passar e encontrar pessoas que queiram se envolver com este projeto.

    ResponderExcluir
  18. EDSON,

    Você é um cara que gosta de polêmicas...

    Primeiro quero dizer que o seu texto é único. Parabens pelo brilhante texto.

    Segundo, a cada dia que passa, os seus textos tem trazido uma nova teoria sobre a teofania e a humanidade existêncial.

    Terceiro, a verdades e inverdades em seu texto.

    Quarto, tenho até medo de comenta-lós, talvez você não poderá me entender, como você disse a Guiomar, os comentários são como pisar em ovos...

    Abraços amigão

    ResponderExcluir
  19. Pela primeira vez, nego-me a responder a um comentário, a saber...este do Hubner. (tenho meus motivos e acredito que todos saibam quais são)

    ResponderExcluir
  20. ERRATA: Onde lee "a verdade e inverdade"
    é escrito
    "há verdades e inverdades"

    Sorry

    ResponderExcluir
  21. Edson, me perdoe amigo.

    Quantas vezes terei que pedi perdão por uma coisa que não fiz?????

    Será que alguém pode me responder essa????

    Edson mais uma vez peço perdão e seguirei seu conselho onde disse que o Edson é diferente do Noreda.

    Você já deve saber que nunca te acusei, e nunca irei te acusar de nada.

    "Porque todos pecaram e destituidos estão da glória de Deus"

    Amém... Abraços

    ResponderExcluir
  22. Hubner, das duas uma:

    Ou você é um tremendo mentiroso, o que o desaboaria como cristão, pois, a mentira é filha do diabo (ridículo isso).

    Ou você está auto-enganando-se, tratando aqui com o Edson, e como um falso desencargo de consciência..."tecnicamante não está mentindo, uma vez que de fato você nunca acusou o Edson e sim o Noreda.

    De qualquer forma, sua presença aqui...pelo menos para mim, não é bem vinda.

    Não faço questão que comente meus textos. Seus comentarios não passam de lixo. Quem ler estas linhas talvez não entenda minha agressividade, mas estou disponível para esclarecer a quem quiser entender melhor.

    Não me provoque Hubner e não tente dicotomizar o Noreda, pois ele sou eu e não nos separamos nunca. Acho melhor você não aparecer mais por aqui, pois você sabe muito bem que o motivo de eu não estar mais na Confraria dos Pensadores da Gaiola...é o fato de você ainda fazer parte dela.

    Um conselho: Não apareça mais em minhas postagens. Minha ira não é pelo fato de você ser o Thiago, mas simplesmente por você ser covarde e esconder-se atrás do anonimato. Assuma o que escreve, ou então pare de escrever pois não és digno de empunhar uma caneta.

    Edson Moura ou Noreda Somu...tanto faz!

    ResponderExcluir
  23. Errata:

    Onde escrevo desaboaria..lei-se "desabonaria"

    ResponderExcluir
  24. Tem cinco coisas que o Edson odeia, e uma sexta que ele abomina: Jogar lixo no chão, receber ordens com autoritarismo, celulares tocando músicas em ônibus, ser interpelado enquanto tenta se explicar, pessoas que negam-se a enxergar o óbvio e a sexta...covardes que se escondem atrás do anonimato, e não ousam assinar o que escrevem.

    ResponderExcluir
  25. Edson, não estou te provocando. Eu quero pedir perdão de uma coisa que não fiz.

    Sobre as duas coisas, nem uma nem outra... Não estou enganando ninguém e nem me auto-enganando. Já pedi perdão a você, e quero que saíba que nunca escrevi no anônimato.

    Parece que você gosta de dificultar as coisas. Já pedi perdão pra você. E não cansarei de pedir perdão.

    NUnca acusei o Edson e nem o Noreda... você sabe muito bem disso. Não existe nada em minha autoria que acuse alguma pessoa no blogosfera.

    E por último, se você não quer a minha presença aqui tudo bem. Eu vou aceitar, e nunca mais comentarei o seu texto que por sinal está brilhante.

    VOu respeita-lo como sempre te respeitei e considero sempre... você como meu amigo.

    E afirmo que serei uma ovelha muda... e agora ficarei muda, a não ser que você me autorize a te responder ou comentar nos seus textos.

    Adeus Edson ou Noreda, quem seja....

    Ass: Hubner Braz

    ResponderExcluir
  26. Meu querido e amado irmão (não me refiro a hipocrisia religiosa) nossa amizade é muito mais forte e verdadeira, por isso posso te chamar de irmão de verdade, pois me a distâncias e as interpéries da vida cotidiana podem apagar; Saiba que tens lugar cativo no meu coração, e hoje é esta a minha religião...Longe dos olhos e da presença mais guradado no coração.

    Forte abraço.

    ResponderExcluir
  27. Errata;

    onde se lê "pois me a distância" entende-se pois nem a distância.

    ResponderExcluir
  28. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  29. Ola pessoal passei para dar um ola.

    Quero dizer também que ontem dia 15 de Agosto de 2010 no trabalho de evangelismo levando a palavra de Deus pregando a verdade, pois a bíblia fala conhecei a verdade ele vós libertará e diz ainda que errares por não conhecer as escrituras e o poder de Deus.

    Como estava dizendo no evangelismo consegui com a graça de Deus mais 4 colunas para o reino de Deus 4 colunas que levarão a palavra de Deus nesta terra.

    4 homens que decidirão sair do mundo das drogas e do crime para se juntar ao povo que serve a Deus, graças a Deus tive a oportunidade de falar a verdade para eles e eles levantaram suas mãos aceitando ao Deus vivo e agora estão em uma casa de recuperação para que a sociedade olhe para cada um dele de maneira diferente como seres humanos como gente igual à gente.

    Graças a Deus eles estão é construindo as colunas dele e não destruindo.

    Sim eu sei que tem muita gente que destrói suas colunas, mas fazem isto por serem fracas e acharem que Deus tem que resolver tudo para eles.

    Acham que se uma pessoa é curado da câncer todas devem ser também, rsrsrsrs, isso é ridículo.

    Me perguntaram aqui se eu conheço alguém que recebeu milagres, eu respondo que sim.

    Conheço 2 pessoas condenadas a uma cadeira de rodas para toda a vida os médicos falaram que não tinha jeito e eu vi o poder do meu Deus.

    Antes que falem que a pessoa mentiu eu digo cresci com essa pessoa sei o caráter que ela tem e com certeza ela não iria se fazer de aleijada por décadas para dizer que foi milagre depois.

    O outro caso eu participei diretamente, um garotinha condenado a cadeira de rodas também pelos médicos, mas fomos ali a casa dele e colocamos nossa fé em ação e pedimos a Deus que o curasse e vocês que não crêem nisso podem ate achar que é mentira, mas aquele garoto andou e anda até hoje.

    Sim ele anda ate hoje e andará o resto da vida, os médicos coitados eles não sabem explicar o que aconteceu.

    Bom eu explico, foi Deus, foi Deus milagre de Deus.

    Eu mesmo que usava óculos e minha vista só piorava cada vez mais eu determinei a minha vitória e hoje não uso mais óculos e nem usarei mais.

    A Guiomar sabe bem do que estou falando resgatar vidas das garras do diabo.

    Ver o milagre acontecer, ter certeza que Deus esta comigo.

    Guiomar você esta fazendo um excelente trabalho aqui, fazendo perguntas que até deixa o Edson sem resposta.

    Você Guiomar é um exemplo de superação, garra e fortaleza, sua fé remove montanhas, parabéns.

    E mais uma vez 4 homens que estavam nas drogas no crime agora estão se libertando porque deram espaço a Deus.

    4 Novas colunas nesta terra.

    ResponderExcluir
  30. Paulo, não vou refutar sua declaração, se você diz que aconteceu o milagre...quem sou eu para deizer que é mentira? Nunca farei isso.

    Mas o que me encomoda é saber que milhares de pessoas...crianças para ser mais exato, padecem de doenças incuráveis (cânceres terminais) e nada acontece em suas vidas.

    O que me encomoda é deduzir que Deus usa de cítérios para curar.

    O que me encomoda é saber que meu sócio Marcio, sofre de uma doença visual degenerativa que possivelmente irá cegá-lo...e nada aconteceu. (desculpe-me Marcio...não pude deixar de falar)

    Paulo, convido-o (e não estou sendo sarcástico) para vir até minha casa. Pode trazer os seus amigos mais ungidos, eu pago o transporte e a estadia. Levo-os até a AACD, e por favor...curem uma criança sequer, e então eu me renderei aos pés de Jesus e o receberi como meu salvador.

    Por favor Paulo...faça isso por mim!

    Estou sem muito tempo para comentar, mas responderei aos poucos toda e qualquer pergunta que você me fizer.

    Abraços irmão!

    ResponderExcluir
  31. Jair...que saudades de você meu mano poeta.

    A recípocra é verdadeira. Não existe hipocresia entre nós. O amo como amo meus irmãos consanguineos.

    Estou sentindo sua falta aqui na blogosfera...volte logo e definitivamente para nosso lado.

    A gaiola estará sempre de portas abertas para recebe-lo.

    Abraços mano!

    ResponderExcluir
  32. Edson querido, não se preocupe em me dizer o que pensa, porque eu não sou assim tão suscetivel, também acredito que as diferentes formas de pensar ajudam-nos a selecionar as verdadeiras amizades. Num é certo?


    Eu não perco tempo odiando o diabo. Eu prefiro ganhar tempo amando as pessoas. E não gostaria que ninguém fosse para o inferno, mas que todos chegassem ao arrependimento de suas crueldades.


    Quanto ao Bruno: já pensou se isto pega? Desejo realmente que ele não tenha sido o monstrinho...


    Deus realmente não matou Jesus, Ele se entregou a morte pelos nossos pecados. E eu sou muito grata a Ele.


    A ciência poderia explicar bem esta maravilha de que as pessoas se curem sozinhas, porque assim ninguém mais ficaria doente, quanto aos nascimentos, poderia se trabalhar mais em cima do controle da natalidade e as pessoas morreriam em doce velhice.

    Olha Edsinho, achei interessante quando você fala: "Deus deve ser muito ocupado com problemas maiores que apenas doenças que "precisam" existir, pois sem elas, o mundo entraria em colapso devido à quantidade de pessoas que insistem em não morrer."

    Se eu aplicasse este mesmo princípio no caso de Deus não curar todo mundo, o que será que você me diria?

    Beijão amigo.

    ResponderExcluir
  33. PAULO GÉSIO e GUIOMAR,

    Na minha santa inocência de criança, quando ia à um espetáculo de circo, eu ficava tão entusiasmada...que nem dormia a noite...

    Mas porque tanto entusiasmo??!

    Simplesmente, porque eu literalmente acreditava, que o mágico fazia mágicas....que ele fazia mulher sumir, pombo aparecer na cartola...e um conjunto de N coisas...

    E ficava a pensar...como será que ele consegue fazer estas coisas sobrenaturais?!

    A resposta não vinha...ninguém até então conseguia me explicar...meus colegas, por exemplo, nem ousavam explicar...pois viajavam mais que eu naquela mentira...

    Com o passar dos anos....cresci....não apenas fisicamente, mas mentalmente....enfim, me tornei uma pessoa capacitada à pensar e refletir...ao ponto de cogitar as minhas próprias hipóteses e tentar desvendar os mistérios que estavam por trás delas...

    Foi analisando, que descobri que não existe mágicas, mas sim TRUQUES.

    Mas, o que me impedia de ver o TRUQUE, bloqueando a minha visão, e me fazendo acreditar na mágica?!

    Nada mais, nada menos que a minha INOCÊNCIA, INGENUIDADE....

    Que partiam, de uma fase, chamada 'CRIANÇA INDEFESA e INCAPAZ de ver a REALIDADE'.

    Então, com base neste exemplo, te digo:

    Primeiro,

    Não estou dizendo que pastores estão fazendo truque de mágica e dizendo que é milagre. Que isto fique claro!

    Não estou dizendo de forma convicta que o milagre NÃO existe. Que isto fique claro também!

    Não estou dizendo que o milagre existe. Porque nunca vi um milagre acontecer. Que isto fique claro também!

    Estou apenas dizendo, que a nossa INOCÊNCIA e INCAPACIDADE de refletir, nos submete à DEPENDÊNCIA e à certas ILUSÕES. E esta incapacidade ...não nos deixa buscar a realidade de forma racionária.

    Se necessitamos de algo sobrenatural para sermos feliz, buscaremos este algo.

    Se desejamos ser dependentes, seremos dependentes.

    Nós somos o que buscamos....e acreditamos no que cremos. É instinto humano agir sempre com emoção, esquecendo-se da razão.

    Mas como posso crer no MILAGRE com base em dois "milagres"?!

    Milagre é milagre para todo mundo.

    Que deus é este, que deixa milhares morrerem..condenados à sérias doenças....e salvam outros?!

    Será que eu sou digna de um "milagre" e você não?! Será que você é digno de um "milagre" e eu não?!

    Que forma de classificação é esta que deus usa?!

    Será que a ciência não explicaria?!

    Será que a cura, muitas vezes não está em nós mesmos?!

    Pensem e reflitam.....a reflexão è a chave para nossas mais desejadas respostas.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  34. Amigo JAIR,

    Estou morrendo de saudades de ti irmão.

    Apareça mais vezes, pois nós..manos da Blogosfera, ansiamos por tua presença em nosso meio.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  35. Ola Paulinha quanto tempo né.

    Espero que tenha resolvido sua vida, espero que esteja realmente em paz com você mesma e feliz.

    Olha Paulinha eu não entendo você, sua fala:

    Não estou dizendo que pastores estão fazendo truque de mágica e dizendo que é milagre. Que isto fique claro!
    Não estou dizendo de forma convicta que o milagre NÃO existe. Que isto fique claro também!
    Não estou dizendo que o milagre existe. Porque nunca vi um milagre acontecer. Que isto fique claro também!
    Mas como posso crer no MILAGRE com base em dois "milagres"?!

    Milagre é milagre para todo mundo.

    Minha Fala agora: Você esta muito confusa

    1ª Se acontecer 1 milagre já é milagre, como você pode contestar 1 milagre, se ele aconteceu, aconteceu e pronto.

    Você diz que nos somos inocentes, ao ponto de crer em milagres, olha Paulinha se você nunca viu um milagre isto não quer dizer que não exista milagres, quantas coisas existem no mundo que você nunca viu, mas elas existem.

    Refletindo em você mesma, como você verá um milagre sendo que não acredita, ai você fala mas só acontece se eu acreditar, eu digo não, ele acontece mesmo sem você crês, mas quando ele acontece na sua frente você busca a ciência para explicar o que aconteceu, você atribui um milagre a ciência que nem consegue explicar o ocorrido, mas dizem deve ter sido por isso ou por aquilo.

    Olha você me fez entender que quando somos muito inocentes acreditamos em coisas que não existem.
    Mas se eu for curado do nada sendo que já estava condenado isto é inocência, Paulinha, vamos ensinar a todos os seres humanos a serem inocentes NE.

    Paulinha você deve é sair de cima do muro, ou você crê no milagre ou não crê, se você nunca foi abençoada com um milagre não significa que não existe se for assim tem muito coisa neste mundo que é mentira porque eu só ouço falar, mas nunca vi.

    Quanto aos pastores Paulinha, deveriam ser todos presos, você não acha porque uma coisa é fazer mágica para animar a platéia outra coisa é dizer pára uma pessoa que tem AIDS que ela esta curada e não precisa mais tomar seus remédios, sendo uma fantasia essa pessoa vai morrer rapidamente você não acha, e o culpado tem que ser condenado.

    Você não acha que as pessoas iriam dizer se um pastor disse que ela foi curada e na verdade não foi, será que o ser humano as pessoas são tão burras assim, pior continuam indo aos cultos e se alegrando sabendo que tem um mentiroso ali, será que isso iria acontecer.

    ResponderExcluir
  36. Continuação
    Paulinha

    Continuo sem te entender.

    Vamos La.
    Imagina todos os doentes sendo curados, já que Deus curou um tem que curar todos é isso que você quer e é o contrário disso que você não entende, ou seja Deus cura um e não cura outro.

    Ta bom vamos La então, já que Deus tem que ser coerente se curar um tem que curar todos, quando morrer um tem que morrer todos, então te pergunto será que queremos esta coerência todo por parte de Deus.

    Eu quero viver o meu tempo e não o tempo dos outro, quem tiver que morrer vai morrer e eu vou viver o meu tempo, quando eu tiver que morre eu morrerei e as outras pessoas viverão o tempo delas e assim vai.

    ResponderExcluir
  37. Paulinha, que bom que você fez este comentário.

    Olha querida, porque Deus não cura todo mundo, realmente não temos respostas. O Edson falou que se ninguém morresse, entrariamos em colapso... Eu penso que se poderia trabalhar em cima do controle da natalidade. Assim morreriamos apenas, em doce velhice .

    Eu te pergunto por que nós que cremos em milagres, na salvação eterna, não podemos estar usando a razão? Usar a razão seria apenas não crer?

    Romanos 12.1 nos propõe um culto racional, porque é agradável a Deus um culto inteligente.

    Você disse que nunca viu milagres, eu ví muitos e milhares de pessoas cultas, inteligentes, também professam fé e crença em milagres, não podemos afirmar que eles não existem ou que estão apenas na cabeça de quem ver, afinal não são subjetivos todos eles. E a minha descrença não impede a atuação de Deus na vida daqueles que crerem.

    Minha amada, na minha vida Deus tem sido tão real, que eu não tenho dúvidas sobre sua existência e seu amor por toda a humanidade. Infelizmente muitas pessoas o buscam para receberem benefícios. Ele não se deixa usar.

    Já percebi através de outros comentários seus, sua sensibilidade.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  38. Paulinha, não foi Daniel, sou Guiomar, não sei porque está entrando com o nome do meu filho rsrs Perdão.

    ResponderExcluir
  39. Paulo,

    Obrigada pela consideração....

    Vamos por partes....

    Eu não somente POSSO contestar UM "milagre", como devo contestá-lo, pois é através da minha contestação, que coloco em discussão se tal acontecimento foi um milagre-milagre mesmo...e avalio a justeza de tal acontecimento, não em relação à mim mesma, mas em relação à tantos irmãos que passam anos esperando por um milagre, e este infelizmente não vem.

    UM "milagre" para uma pessoa dentre 100 pessoas, simplesmente significa: Uma pessoa abençoada e 99 desprezadas.

    Continuo...

    ResponderExcluir
  40. Paulo,

    Você diz: "..olha Paulinha se você nunca viu um milagre isto não quer dizer que não exista milagres.."

    COM CERTEZA,

    Eu NUNCA e em hipótese ALGUMA disse que o milagre NÃO existe. Eu simplesmente não o vi acontecer...e pelo fato de não vê-lo, eu não ACREDITO.

    E é como o EDSON disse por milhares de vezes:

    Que venha um pastor e nos leve um dia à AACD, e diante à tantas crianças incapacitadas ....vegetando em cadeiras de rodas, revele-nos um MILAGRE, curando uma criança daquela...aliás, duas crianças...três..quatro....etc...pois se o milagre existe, ele existe para todo mundo. E que privilégio tem uma pessoa à mais que a outra, para ser digna de milagre e a outra não?!

    Eu quero ver o MILAGRE. Se ele existe, eu quero vê-lo!.

    E se eu vê-lo, eu me perguntarei por uma eternidade de dias, porque somente alguns são dignos de milagre?! Porque somente alguns merecem a cura e outros não?!

    Será que este deus tem os seus filhos preferidos ou será este deus, um deus egoísta?!

    Se deus é amor, como tantos dizem por aí....eu quero ver o milagre para todo mundo, e todo mundo sendo curado...e o mundo sendo eliminado de todas as doenças....

    Mas se isto não vai acontecer, então eu não acho justo, uma pessoa ser curada e outra não....eu não acho justo uma criança ser curada e a outra morrer vegetando....

    Mas porque este deus não quer curar TODO mundo?! Entraria o mundo em colapso (como o Edson disse), ou porque ele realmente não cura apenas um ou dois, como pensamos?!

    Continuo...

    ResponderExcluir
  41. Paulo,

    Você diz:
    "Olha você me fez entender que quando somos muito inocentes acreditamos em coisas que não existem".


    Um grande equívoco da sua parte!

    Eu disse, que a nossa inocência (no sentido de incapacidade de ver a realidade), nos impulsiona a acreditar naquilo que queremos acreditar (EMOÇÃO), e não nos "desbloqueia" para questionar, refletir, cogitar hipóteses (RAZÃO)...na tentativa, de buscar algo mais convicto, algo além do óbvio...

    Não estou dizendo que o milagre não existe, estou apenas tentando dizer, que NÓS (seres racionais, mas que, o que menos fazemos é usar-se de razão), nos contentamos com o que vemos.

    É muito cômodo acreditar que um milagre cai do céu, ao tentar desafiar e enfrentar uma dura e àrdua realidade sem a espera de milagres...

    Está AGREGADO no instinto HUMANO, o desejo de PROTEÇÃO.

    Continuo....

    ResponderExcluir
  42. Paulo,

    Para encerrar esta parte....porque leciono mais oito aulas amanhã....e estou cansadérrima das oito que já dei hoje...rs...

    Eu vou dizer pela enésima vez, que EU NUNCA DISSE que o milagre NÃO existe, eu apenas NÃO acredito nele, pois nunca o vi.

    Não estou em cima do muro!

    Mas pensando bem.....eu posso partir para o outro lado do muro, quando eu ver o milagre acontecer. Rsss....

    Quanto à pessoas continuarem indo ao culto, mesmo no caso de pastores sofistas e manipuladores...eu simplesmente lhe complemento:

    Quando uma pessoa está desesperada, se alguém lhe dizer, que pular em um viaduto para se matar é a melhor solução para afagar seu ego, ela fará isto!

    Se ela chegar em uma igreja, em desespero...e ouvir palavras que necessita ouvir...isto também afagará seu ego!

    Pessoas, simplesmente buscam aquilo que satisfazem seu ego!!

    E quando morrer um, não precisam morrer todos...mas você não concorda comigo, que todos somos filhos deste deus, e todos somos dignos das mesmas "vitórias"?!

    Uso a razão....esquecendo a minha emoção..logo, no entanto....vejo que a minha emoção não responde a minha razão, e a minha razão "maltrata" a minha emoção!!! (Paulinha)

    Pense e reflita....o mundo não é, e nunca será como pensamos...pois este deus está fora do nosso contexto....onde nos resta muitas percepções, mas pouquíssimas certezas.

    Beijos querido.

    Graça e muita paz.

    ResponderExcluir
  43. Querida GUIOMAR (Daniel) rss...

    Fiquei devendo uma réplica para você, mas peço paciência, pois darei minha resposta às suas perguntas...mas agora já não estou conseguindo comentar mais, estou muito cansada, pois imagine dar oito aulas consecutivas de matemática...aqui tem x, y, z..números complexos...tabuada...equações e...etc e tal girando dentro da minha cabecinha...rsss...

    Boa noite.
    Beijos.

    Me aguarde, que voltarei.

    ResponderExcluir
  44. Eu particularmente não creio em milagres, ou melhor, eu não preciso crer em milagres. Afinal, um milagre vai de encontro às forças da natureza, e como a natureza é, segundo dizem alguns, criação de Deus, logo, um milagre vai diretamnete de encontro e não ao encontro de Deus.

    É claro que vão me dizer que Deus "resolveu" abrir uma excessão e realizar tal feito (o milagre), mas essa afirmação torna Deus um ser injusto, pois ele faz uma certa acepção de pessoas e beneficía uns em detrimento a outros.

    Mas se Deus fosse curar, premiar, favorecer, e cuidar de todos, automaticamento o conceito de milagre se diluiría, pois um milagre é caracterizado pela sua raridade.

    Estou gostando muito dos debates...parabéns ao Paulo, Paula e Guiomar que estão cada vez mais refletindo profundamente sobre a questão do milagre.

    ResponderExcluir
  45. Ola Paulo,

    Muito obrigada pelo apoio. Graças a Deus pelos que crêem que vidas podem ser resgatadas de qualquer que seja o poço.
    Outro dia em um seminário sobre drogas, o prefeito falou que para traficante não havia mudança, só cadeia. Eu falei com ele, após sua fala, que eu conheci muitos traficantes transformados e que os usuários ficavam impressionados quando sabiam e testemunhavam e procuravam também libertação.

    Como diz o Gil, "a fé num custuma faiá" rsrs

    Abraço.

    ResponderExcluir
  46. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  47. Ola Guiomar

    O Deus que servimos Guiomar é tremendo, dia 15 de Agosto de 2010 estavamos eu minha esposa e mais um casal estavamos fazendo evangelização e fazendo culto estava muito frio chovendo mas as pessoas ali naquele lugar estavam prestando ateção na palavra e no final guiomar 4 homens aceitaram Jesus, todos eles estão en tratamento em uma casa de recuperação para se lebertarem das drogas.

    É por isso que eu sei que nosso Deus é tremendo e por mais que a maioria das pessoas deste blog não acreditem em Deus, a minha fé é minha e vou correr atras da minha salvação.

    ResponderExcluir

Deixe a sua opinião.

Mesmo que você não concorde com nossos pensamentos, participe comentando esta postagem.
Sinta-se a vontade para concordar ou discordar de nossos argumentos, pois o nosso intuito é levá-lo à reflexão!

Todos os comentários aqui postados serão respondidos!