segunda-feira, 23 de agosto de 2010

“As colunas” Parte II

4ª Coluna: “O livro Sagrado”. Depois de muito caminharem e observarem o mundo ao seu redor, Logomeu e Psiquemom começaram a questionar o livro sagrado. O tal livro contava a história da criação, não somente dos “alienadunianos”, mas de todas as criaturas que habitavam a Terra.

Eles não entendiam como tudo que ali estava escrito, e que era tido como “verdades absolutas”, poderiam se encaixar na Vida. Relativizaram todo seu conteúdo. Viram que algumas falas até que poderiam ser aplicadas no cotidiano, mas a essência do livro era puramente alegórica.

Muitas promessas...muitas profecias...muitas previsões de um futuro “aterrorizante” e ao mesmo tempo consolador estavam contidos nas várias e várias páginas daquele livro. Começaram a desconfiar que aquele aglomerado de pergaminhos que os alienadunianos diziam ser a “palavra do deus” aos homens, era na verdade, a “palavra dos homens ao deus”. (isso eles aprenderam de um jovem muito inteligente que encontraram pelo caminho, chamado “Subjetivus”)

Viram que o Livro era incoerente, e que no decorrer da história do homem, ele sofreu alterações e por muitas vezes fora mal-interpretado, hora por mera ingenuidade...hora por interesses escusos de homens sem escrúpulos, que apenas queriam dominar a raça humana pelo medo.

Hoje Psiquemom e Logomeu não lêem mais as escrituras que outrora ficava sempre embaixo de seus travesseiros. Reconhecem a força poética do Livro, mas desprezam a literalização das coisas que nele está escrito. Essa coluna foi e ainda é uma das mais sólidas que eles encontraram, pois, ainda nos dias de hoje, pessoas de “alma” ingênua insistem em argumentar com os dois companheiros que prosseguem convictos para a quinta coluna.

5ª Coluna: “O Salvador”. A quinta coluna era poderosa; imponente; sagrada para boa parte da população do planeta, e, por esse motivo, os dois guerreiros da terra dos Alienaduns hesitaram em querer destruí-la.

Depois de muito refletirem, chegaram ao ponto em que não mais seria possível conciliar as crenças dessa coluna com a maneira como pensavam agora. As implicações eram gigantescas.

Contava a lenda alienaduniana, que o deus enviaria um “salvador” para seu povo...e este...seria o próprio deus encarnado. Então surgiu, numa determinada época, este ser totalmente divino e totalmente humano, com poderes sobrenaturais e uma promessa para os que seguissem seus ensinamentos. Esse “Avatar” modificou o mundo em sua época, e ainda hoje é aclamado por milhões de seres humanos.

Conta também a lenda, que esse mestre nascera de forma miraculosa, que sua mãe o pariu ainda virgem. Depois de um desaparecimento de quase vinte anos, o Salvador reaparece nas histórias do povo, e agora ele vem com poder para curar doentes, perdoar pecados e subjugar demônios. Mas de repente o mestre é morto de forma brutal, e seus seguidores (os doze enviados) ficam desolados. Até que depois de alguns dias ele reaparece ressuscitado, e após 40 dias (mais ou menos) ele sobe aos céus em “carne e osso”..levado por anjos.

Logomeu e Psiquemom relutaram até onde puderam, mas acabaram cedendo e, reconheceram que, embora o homem tenha de fato existido, a estória era por demais fantasiosa para poder ser acreditada. “Eles acreditam que se um deus os criou e os dotou de sentidos, razão e intelecto, esse mesmo deus não poderia jamais querer que eles renunciassem a tudo isso”.

Alguns dizem que deve-se usar a fé para crer, mas fé é algo que os dois não possuem mais. Eles usam a razão, a lógica da vida, a própria Vida para crer, e esses elementos acabam por derrubar toda e qualquer estória sobre a divindade do salvador.

A coluna do “salvador” foi destruída nos corações de Psiquemom e Logomeu, mas ainda continua intacta para bilhões de habitantes da Terra. As pessoas não querem perder a esperança de que o Salvador voltará um dia para implantar um novo reino no planeta, e punir os maus.

Será que ele voltará? Será que os dois amigos estão lutando contra Deus? Um dia saberão...ou não. Mas enquanto esse dia não chega, eles continuam caminhando, para enfim, encontrar a maior de todas as colunas. A coluna que poucos ousam sequer questionar, a coluna que deu origem a todas as outras.

Fim...por enquanto.

Edson Moura

36 comentários:

  1. Meu amigo, me diz uma coisa. Você diz que

    "Viram que o Livro era incoerente, e que no decorrer da história do homem, ele sofreu alterações e por muitas vezes fora mal-interpretado,"

    O livro é incoerente porque sofreu alterações ou é incoerente por ser incoerente mesmo em essência?

    Se for incoerente por receber alterações, quer dizer então que em sua versão original, ele não era incoerente?

    Podemos saber então qual era a versão original? Se não podemos (como eu acho que não podemos) resgatar o original na sua totalidade, como afirmar que as "alterações" foram de fato alterações?

    Se foi mal interpretado, isso quer dizer que existe uma "boa interpretação" que seria então verdadeira e válida?

    ResponderExcluir
  2. Perguntas pertinentes Dudu, creio que o Pokémon vai ter que filosofar muito para sai dessa rrs

    ops desculpe Edson, não é Pokémon mas Psiquemom. E obrigado pela parte que me toca.

    Realmente quita coluna foi muito difícil pois se trata de algo ligado ao coração que necessitava de uma decisão racional sem interferência da emoção.

    Creio que a ultima coluna tratasse da existência do próprio Deus, o que será mias difícil, mas para quem chegou até aqui pode ir em frente.

    Mas a trajetória de vocês não é necessariamente a dos outros, eu mesmo não derrubei nem uma coluna, não se arrojei para cima de nem uma.

    Elas foram caindo naturalmente uma após outra, de forma que e apenas deixo o processo acontecer, vamos vem o que dá, eu não trago comigo arma alguma, mas apenas pás e enxadas para limpar o que restou. Para construir um lindo jardim no lugar dos antigos edifícios.

    ResponderExcluir
  3. heey geentt aqêee éer aa juul filhaa doo Edsooon'
    comoo vc's eeestãao ?
    entãaauun Duduu vc adoroou essa paalavraa incoeerentte ashaushuahsuahh eoo ri *-*
    Eduardo, pelo oq meo pai me falla sobree oos teextoos delle, poosso deduziir q esse livroo sejaa aa bibliaa *-* ee pelas historias q elle mee conta deis dee a criação desse livroo ele já éer icoeerente ( robei aa palavra dooo Eduardoo). Poois, se qm oorganizoou todos oos livroos da vidaa era uum imperadoor paagãao, éer ligicoo q havia interesses particulares em fazer um livro qê levasse as peessooas da époocaa aaa seguir oq nelee esta escritoo ! Estou desobedecendoo meeo papii ee escrevendoo esse comentarioo pq,msm q ele fale sobre tudo isso com a gentt ele nãun qr q faça desse blog uma salla de batt papoo (debatendoo um com oo outroo )
    BGGs
    Éee esperoo qq oo Nuredaa nãau briguee coom eoo pela minha escritaa
    ( geentt ignoorem a minha escritaa )

    ResponderExcluir
  4. Pokémon kkkkkkkkkk Eu morro de ri aqui, não só com os textos do Edson!

    ResponderExcluir
  5. A catarse é necessária para todos em determinados momentos da vida. Se tivemos experiências negativas com determinada institução ou pessoa, então precisamos falar sobre elas para nos libertarmos do mal que elas nos deixaram. Vamos, continue expulsando os seus demônios! Abraços.

    ResponderExcluir
  6. Ju, "filha do Edson", tudo bem?? O teu pai tá te educando muito bem, já que você já tem uma pinta de debatedora...kkkkk

    Só tem uma coisa que teu pai não te explicou direito: Não foi o imperador romano quem "organizou" os livros da bíblia. A influência dele na seleção dos livros canônicos (aqueles considerados inspirados por Deus) foi nula.

    Mas teve um caso sim, em que o imperador foi decisivo: foi na condenação do arianismo (pergunta pro teu pai o que é isso, tá?).

    Então você está desobedecendo teu pai, é? cuidado heim, Ju, que o Noreda pode aparecer e ele é do mau...kkkkkkkkkkkkkkk

    beijinhos prá você

    ResponderExcluir
  7. Como é que é Edson, vai deixar a julinha quebrar a cabecinha dela para explicar as minhas questões? kkkkkkkkkkkkkkkkk

    Julinha, falando nisso, garota, por que você escreve repetindo tantas letras???? é uma nova moda dos jovens internautas?

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Edson querido,
    Você disse:"Alguns dizem que deve-se usar a fé para crer, mas fé é algo que os dois não possuem mais. Eles usam a razão, a lógica da vida, a própria Vida para crer, e esses elementos acabam por derrubar toda e qualquer estória sobre a divindade do salvador."

    Como o Salvador e a sua história são tão reais quanto o sol, os dois amigos jamais poderão derrubá-Los e Ele continua vivo no coração daqueles que O amam.

    Beijo.

    ResponderExcluir
  10. Para mim é uma questão de inteligência. Se o ser humano é tão burro que há milhares de anos vem insistindo em organizar a sociedade em forma de pirâmide, ele se mata por causa das posses, do dinheiro, da hierarquia; pior, ele está acabando com a vida no planeta, há milhares de anos está caminhando cada vez mais para um beco sem saída; aí você tem um cara na história que mostra a saída, uma saída que nunca ninguém tinha pensado e nunca ninguém coseguira colocar em prática e esse cara afronta o império mais poderoso; esse império persegue este novo reino até tirar dele o seu fundamento. Lc 14,33 Depois estes tiranos contam a história da carochinha...
    Cabe a nós 'adultos' detectar as verdades mais profundas que se escondem nas mentiras, com as quais os tiranos cuidadosamente revestem a verdade dos fatos. No meu livro "Eu sou Judas. Voltei para mudar a história." há uma reflexão que procura unir teoria e prática. Se os cientistas nas diversas áreas apresentam suas soluções para o aquecimento global, para as crises econômicas, fome, roubo, violência etc. eu apresento as ideias de Cristo como solução definitiva para essas mazelas.
    E não fico na teoria. Eu sou esse Reino, ainda que sozinho. Quero ver se encontro 12 que estejam dispostos a se reunirem por um reino justo, como se reuniu a família dos 12, como se reuniram os primeiros cristãos, antes de serem massacrados. At 2 e 4
    Você não precisa usar Jesus Cristo. Pense você mesmo, como construir um mundo justo, sem guerras, sem fome, sem destruições...?
    Você como grande pensador, depois de conseguir arrancar milhares de pessoas da hipocrisia, de tê-los levado a se rebelarem contra a exploração, de ter construido uma nação justa, dentro do teu próprio país, sem sequer infringir uma lei, sem usar de violência alguma, de ter mostrado a essas pessoas como elas podem estender este reino ao mundo e serem definitivamente livres, e os poderosos nada podem, quando pessoas se unem em torno de um mundo ideal... Depois de ser morto, da pior forma possível, assim como todos os teus seguidores, daqui a trezentos anos o teu inimigo consegue abafar as tuas ideias, não pela inteligência, mas pela força bruta. Então chegam aqueles, os teus inimigos, que nada sabem de você e contam estórias. Aí dois mil anos depois chega um cara como eu, que se imagina com uma visão crítica dos fatos e que se interessa pela tua história e fico colocando no meu blog coisas do tipo: "Vocês são idiotas em acreditar que a mãe dele era virgem", "eu não acredito que ele andava sobre a água", "como eu sou um ateu é claro que não acredito que ele ressuscitou." Deixa estas coisas para quem gosta de novela.
    Você certamente esperaria uma análise justa. Se você exigia de todo aquele que quisesse te seguir a renúncia de posses, no mínimo faria uma análise do porquê desta exigência e como estes bilhões de hoje não observam isto, mas afirmam serem seus seguidores. Se você falou da ressurreição dos justos, certamente você não era um idiota, que ficava delirando. Nunca vi alguém que se empenha até a morte por causas justas ter proferido coisas tolas. Talvez quando 12 voltarem a se reunir por um mundo justo, fique mais claro o que é a ressurreição dos justos, o que é um cego voltar a ver, o que é um morto ressurgir da região dos mortos. O que significou você dizer aos tiranos que não iriam conseguir te matar, que você voltaria. Certamente você agradeceria a alguém que fizesse uma análise justa das tuas idéias, pois, só assim a tua vitória sobre os tiranos se consumaria.

    ResponderExcluir
  11. Madonna!!

    Quando li o texto, veio na ponta da língua um comentário revolucionário! haha...

    Mas o DUDU me tirou a concentração...rsss

    Ohhhh DUDU,

    Esta "reforma ortográfica" da Julinha faz parte da nova era "internáutica"....kkkk...só eu sei o quanto sofro com meus jovens quando adotam estas "dízimas periódicas" de letras....kkkkkkk..


    Beijos galera.


    NOREDSON,

    AMANHÃ TENTAREI APARECER PARA COMENTAR, POIS VOCÊ SABE, OPTEI POR FICAR SEM NET. AGORA ESTOU PAGANDO O PREÇO. KKKKKKKKKKK...

    AI QUE ÓDIOOO!! HAAA...

    ResponderExcluir
  12. EDSONZITTO,

    Vejamos...

    A coluna do "Livro Sagrado", pelo que posso refletir....é uma coluna que permanece em pé, mas com pouca resistência....

    Pouca resistência, no sentido que sua estrutura anda meio "abalada"..

    Isso deve-se às formas e aos tipos de 'crenças' adotadas por uma variedade de pessoas...

    Alguns crêem que este livro é mitológico, e outros crêem que este livro é uma palavra de deus...

    Alguns crêem que a Bíblia nos revela a vontade de deus, outros crêem nas suas estórias como verídicas...e outros, adotam como mitos, apenas reflexivos...

    É nesta "oscilação" de crenças, que o livro sagrado deixa de ser coerente.....

    Diante as dúvidas que nós seres racionais adquirimos, e não conseguimos desvendá-las (nem através deste livro).....é que geram incoerências na nossa existência.....

    Onde é possível encontrar coerência, comparando um fato pouco convicto, com a realidade que vivenciamos?!

    Não podemos aplicar coisas de mil anos atrás, e querer que as pessoas vivam, como se estivessem naquela época...HIPOCRISIA total!!

    Na verdade, apenas crê no livro, como livro sagrado.. quem simplesmente crê que TODOS aqueles fatos realmente aconteceram...pois, que intuito tem uma pessoa crer numa palavra, sabendo que ela é apenas fatos mitológicos e irreais?!

    Confesso que creio no Jesus...e que ele foi um homem que veio para mudar uma história, mas não vejo motivo para crenças em livro sagrado e muito menos, para manter esta coluna intacta.....RESPEITO à um manuscrito é uma coisa, mas DEVOÇÃO é alienação.

    Sobre a última coluna, do SALVADOR...não vejo problema em mantê-la em sua posição, inalterada.....

    Mas vejo problema, quando as pessoas transformam esta coluna em pleno motivo de SALVAÇÃO.

    Onde está a salvação?!

    Onde localizamos a salvação?!

    Alguns serão salvos e outros punidos?!

    Então, quem crê em salvação e punição, está sujeito à "desmascarar" a sua FALSA fé.

    Pois, que fé é esta, que leva a crer que meu irmão será condenado á uma punição e eu posso ganhar a salvação?!

    Esta fé, é um pouco tanto EGOÍSTA.

    ...

    Para mim, todas estas colunas deveriam ser derrubadas, e no lugar delas uma devia ser levantada...

    A coluna da RAZÃO.

    O que a minha razão mostra, inibe automaticamente, o que a minha emoção tentou demonstrar por um longo período de tempo.

    Crer, é fundamental?! Se for, então crê.

    Ter fé, é indispensável?! Então mantenha a fé.

    Seguir uma religião, é algo significante?! Então siga..

    Mas nunca, em hipótese alguma, devemos esconder nós mesmos.

    Nunca devemos ocultar o que pensamos, e nunca calar-se quando não queremos calar...

    Sejamos nós...buscamos em nós, o que não conseguimos buscar pelo mundo afora.

    Beijinhos.

    Ainda não comentei uma outra coisa que queria comentar, pois digitei 'correndo' e preciso sair mesmo.

    A net será desligada dentro de 4 segundos...4, 3, 2, 1...rssssss

    ResponderExcluir
  13. Muito bem Edu, vou tentar me desvencilhar da "sinuca de bico" em que você "tentou" me colocar. Copiei sua fala aqui em baixo para ficar mais fácil a visualização:

    "Viram que o Livro era incoerente, e que no decorrer da história do homem, ele sofreu alterações e por muitas vezes fora mal-interpretado,"

    O livro é incoerente porque sofreu alterações ou é incoerente por ser incoerente mesmo em essência?


    Se for incoerente por receber alterações, quer dizer então que em sua versão original, ele não era incoerente?

    Podemos saber então qual era a versão original? Se não podemos (como eu acho que não podemos) resgatar o original na sua totalidade, como afirmar que as "alterações" foram de fato alterações?

    Se foi mal interpretado, isso quer dizer que existe uma "boa interpretação" que seria então verdadeira e válida?

    R: A segunda parte da sua análize está correta. Talvez eu devesse ter escrito o seguinte: "Além de O LIVRO ser incoerente DESDE a sua origem (pois o próprio se contradiz em várias passagens), ele AINDA sofreu alterações no decorrer da história. Exemplos:

    " Jesus cristo realmente morreu na cruz?

    Ele viveu na Índia antes e depois de sua crucificação?

    A reencarnação fazia parte dos ensinamentos originais de Jesus e aparecia de forma muito clara nos evangelhos originais?

    Se cristo não ressuscitou vã é a fé cristã?

    Edu, você sabia que a cidade de Nazaré não existia na época de Jesus e que ela foi "elaborada" paulatinamente pelo alto clero católico medieval, a partir de uma aldeia local, por necesssidade teológica de se deturpar ou desviar a menção evangélica de "Jesus - o nazareno" (nazarenos: ordem religiosa ligada aos essênios e popular na época de Jesus), para "Jesus de Nazaré" (da cidade de Nazaré, ou que viveu em Nazaré), com o objetivo de desvincular Jesus daquela seita a que ele pertenceu?

    Que a própria mencão aos essênios também foi apagada dos textos bíblicos? (essênios: ordem religiosa a que esteve ligado João Batista, cujos adeptos redigiram os célebres "pergaminhos do mar morto", encontrados em Qunran em 1947, mas que foram sonegados de eminentes teólogos e estudiosos de várias partes do mundo, que tudo fizeram para examiná-los sem qualquer sucesso, porque ficaram retidos e mantidos sob a guarda exclusiva de uma equipe de sacerdotes e teólogos do vaticano desde a época de sua descorberta que, a partir de então, impediu qualquer acesso aos mesmos, a quem quer que fosse, ao longo de quase meio século).

    Há ligações históricas entre moisés, os Hebreus, Jesus e a Índia?

    Os hebreus eram Judeus?

    Edu, você sabia que há referências documentais na Índia, do tempo de Jesus, mais precisamente em um milenar mosteiro budista tibetano em ladak, alto do himalaia, sobre a lacuna nos evangelhos sobre a vida do messias dos 13 aos 30 anos de idade?

    Você tem conhecimento de que há um mausoleu no norte da Índia, na antiga capital da Caxemira - Srinagar (região próxima ao afeganistão), preservado e venerado há quase 2000 anos pelos habitantes daquela região, que a tradição local assegura guardar os restos mortais de jesus, que era conhecido pelos nomes de Issa e Yuz - "o salvador", galileu, filho de Maria e José? E que, na mesma região, com vista para o vale da caxemira (a terra prometida?), há outra cripta sagrada, de cerca de 3.000 anos, guardada tradicionalmente por descendentes judeus, que afirmam ali estar sepultado Moisés?

    Continuarei...

    ResponderExcluir
  14. Continuando...

    Edu, nós sabemos que a base da fé cristã é a Bíblia, mas sabe você (e deve saber)que até a invenção da imprensa somente o clero superior católico tinha total acesso à mesma cujos livros manuscritos eram copiados e recopiados pelos denominados "monges copistas"?

    Que, a partir do concílio de Nicéia (325 d.c) e pelo acordo entre o papa Dâmaso I e o imperador Constantino (olha ele aí), foram feitas MODIFICAÇÕES, ADIÇÕES e SUBTRAÇÕES no novo testamento que chegaram a chocar São Jerônimo, um dos principais tradutores e revisores dos textos?

    E que no final do século V, o papa Anastásio II, por sua vez, mandou examinar, criticar, expurgar e emendar as escrituras cristãs?

    Sabia que Carlos magno (o primeiro Imperador do Sacro Império Romano), antes de morrer, fez o mesmo?

    Que, o papa Sixto V, para agradar o imperador Carlos V, fez diversas inclusões e exclusões sugeridas pelo soberano? (essa eu aprendi com meu sócio Marcio).

    Que, esse mesmo papa, logo em seguida, fez nova revisão que alterou mais de duzentas passagens?

    E também fizeram-se centenas de CORREÇÕES, e cada papa ameaçava de pesadas punições "todos quanto ousassem no futuro alterar os textos". Não obstante isso, o papa Clemente VIII, no final do século XVI, fez novas retificações?

    Assim Edu, à medida que os novos dogmas da igreja romana eram editados, a Bíblia tinha que adaptar-se aos mesmos, e não o contrário. "Livros Sagrados" do antigo testamento como "o livro de henoch" e "o livro de jasher (ou do reto)", ambos mencionados na Bíblia como fonte de referência e autoridade religiosa (1 jud.14:15; josué 10:13; 2 sam. 1:18 ), foram expurgados, por seus conteúdos reveladores.

    A "palavra de deus", que os devotos hoje aceitam como infalível foi, desta forma, VIOLENTADA e ADULTERADA, e os relatos verídicos sobre os ensinamentos, vida e morte de jesus foram pouco a pouco afastados.

    Referências claras no novo testamento sobre a preexistência e renascimento do espírito foram eliminadas.

    O cristão de hoje (católico, evangélico, espírita, etc.), acredita, sem saber a verdadeira história que envolve os textos religiosos e base de sua fé, que a Bíblia retrata ainda em nossos dias a pureza de sua origem, e assim ele trilha inconscientemente os antigos caminhos traçados pelo catolicismo romano. Sobre esses mesmos caminhos foram e estão sendo criadas em toda parte do mundo um número incontável de seitas "evangélicas e bíblicas", supostamente alicerçadas nos verdadeiros ensinamentos primitivos.

    Frei Leonardo Boff,(esse você conhece) culto teólogo da igreja católica, que criou a "teologia da libertação", mundialmente conhecida, afirmou:

    "a igreja MENTE, é CORRUPTA, CRUEL e sem PIEDADE". Por falar a verdade ele foi segregado e submetido a um julgamento inquisitorial em moldes medievais no vaticano, no final do século passado.

    Edu, eu pesquisei...lí e re-lí várias e várias vezes antes de postar este comentário. Deixarei as fontes, mas a maior fonte que podemos ter é a "análise da vida".

    Fonte:http://torre_vigia.queroumforum.com/viewtopic.php?t=88 "

    Aguardo respostas.

    Abraços meu capitão!

    ResponderExcluir
  15. Gresder, está desculpado pelo "Pokemon"rsss, se você não fizesse uma de suas piadinhas...não seria você.

    Mas quanto à sexta coluna, deixe-me fazer-lhe algumas perguntas:

    Deus é uma possibilidade lógica, ou seja, não há nada que contradiga a si mesmo na própria ideia de Deus?

    A teoria evolucionista pode ser falsa em alguns pontos?...porém, ela é "essencialmente verdadeira?

    E para terminar:

    Pode-se justificar suas opiniões sobre o mundo exterior numa firme convicção interior (fé), mesmo na ausência de qualquer prova exterior da verdade desta convicção (fé)?

    Espero sinceramente que você tente me responder Gresder, pois a partir dessas respostas eu formularei minha próxima pergunta e você vai ficar de cabelo "em-pé" com elas.

    Abraços "menino prodígio"

    ResponderExcluir
  16. Julia,não sei se brigo com você...ou te dou um beijo!rsss

    Já disse que não quero que você se envolva em debates com esses "tubarões" da blogosfera. Mas gostei do seu comentário...exceto as repetições de letras que julgo ser totalmente desnecessária.

    Beijão minha linda.

    ResponderExcluir
  17. Rô, fico contente em saber que meus textos te divertem.rsss

    Só o fato de você o ter lido já me deixa satisfeito. Acredito que você, embora ache engraçado, fica meditando um pouco sobre o que leu...e esta é minha intenção mesmo.

    Abraços RÔ!

    ResponderExcluir
  18. Isa minha linda, seu comentário é excelênte:

    "A catarse é necessária para todos em determinados momentos da vida. Se tivemos experiências negativas com determinada institução ou pessoa, então precisamos falar sobre elas para nos libertarmos do mal que elas nos deixaram. Vamos, continue expulsando os seus demônios!"

    Este momento transitório ou "cartase", aconteceu de forma muito lenta em minha vida, e posso falar por mim e pelo meu companheiro "Psiquemom". Mas ela não deixou sequelas em meu ser.

    Assim como você passou por uma tranformação e não se aflige (suponho) com o modo como resolveu as inquietações, eu também estou bem resolvido com as minhas convicções atuais.

    Infelizmente...ou felizmente, meus textos levantam questões que poucos gostam de discutir...mas eu não!rsss

    Não tenho mais tabus em minha vida, e se falo tanto hoje sobre a fé que perdi, é porque gostaria que as outras pessoas refletissem um pouco mais sobre o tema.

    Abraços menina celebridade!

    ResponderExcluir
  19. Guiomar minha amiga, você fala com um tom de mistério e eu às vezes não sei bem o que você quer dizer. Mas você está certa quando diz:

    "Como o Salvador e a sua história são tão reais quanto o sol, os dois amigos jamais poderão derrubá-Los e Ele continua vivo no coração daqueles que O amam".

    Obrigado por participar, mas gostaria que você desse uma lida no comentário que postei ao Edu.

    Abraços Guiomar!

    ResponderExcluir
  20. Uma pergunta que não quer calar:

    "Se não houver provas de que existam Elfos...Fadas e Gnomos, isso que dizer que eles não existam?

    Ou se não houver provas de que os mesmos seres não existam...isso indica que eles existam?

    O que dizer de Deus? Se não existem provas concretas de que ele não exista..não serei eu quem as criará. Mas também se não existem provas cabais de que ele exista...por que eu devo crer que ele exista então?" Edson Moura

    ResponderExcluir
  21. Então Edson, por que a pergunta não quer calar, se você já tem a resposta?

    Só fico triste porque você tá perdendo muitooooooooooooo. Deus é maravilhoso demais, sem Ele nada tem sentido.

    Beijos.

    ResponderExcluir
  22. Edson querido,

    Eu li seu comentário para o Edu. O que me intriga é que tudo é história também, registrada por homens, escritas e reescritas, portanto passíveis de alterações conforme a maldade de poderosos, mas ao que parece você crer nelas como se vocês fosse testemunha ocular dos fatos, mas na bíblia...
    Quem lhe garante que Jesus fazia parte da seita dos essênios?
    Pelo que sabemos eles seguiam rigorosamente a lei de Moisés; Jesus não se adequou a tal lei, antes ensinou a lei do amor; vestiam-se de branco, Jesus não tinham problemas com vestuário; alguns eram vegetarianos, Jesus gostava de peixe e ao que parece não dispensava um banquete, aonde deveria ter muita carne; os discípulos de Jesus não eram celibatários, nem Jesus incentivou tal prática, ele até fabricou vinho em um casório; Eles tomavam banho antes das refeições, Jesus foi criticado porque seus discípulos não lavaram as mãos cumprindo uma tradição dos anciãos (não sei se eram essênios), a resposta dele foi larga e seca terminando assim: Porque do coração procedem maus desígnios, homicídios, adultérios, prostituição, furtos, falsos testemunhos, blasfêmias. São estas coisas que contaminam o homem; mas o “comer sem lavar as mãos” não contamina. As comida era sujeita a rígidas regras de purificação, vemos Jesus apenas dando graças pelo que comia, seja aonde fosse.

    ResponderExcluir
  23. Pelo que sabemos: eles se proclamavam "a nova aliança" de Deus com israel, mais tarde este mesmo termo aparece na literatura cristã como "novo testamento" e tambem grande parte das praticas judaica essênias. ( Wikipédia) Sabemos que a nova aliança foi feita na cruz do calvário para resgate de todo homem. De todo modo, como eles vieram antes de Jesus, etende-se que eles também criam nas profecias de que viria o libertador.
    Encontramos não somente os essênios, mas homens como Buda, Ghandi, e quei sei eu, uma grande quantidade de pessoas espirituais, ministrando muitos dos mesmo ensinamentos de Jesus. É uma confirmação que o homem é um ser também espiritual.
    Você disse: O cristão de hoje (católico, evangélico, espírita, etc.), acredita, sem saber a verdadeira história que envolve os textos religiosos e base de sua fé, que a Bíblia retrata ainda em nossos dias a pureza de sua origem, e assim ele trilha inconscientemente os antigos caminhos traçados pelo catolicismo romano. Sobre esses mesmos caminhos foram e estão sendo criadas em toda parte do mundo um número incontável de seitas "evangélicas e bíblicas", supostamente alicerçadas nos verdadeiros ensinamentos primitivos

    E eu te pergunto; e você desacredita alicerçado em história que você crer verdadeira, embora poderá ser apenas contos de quem deseja negar as verdades bíblicas?
    Edson, será que você não está lutando por confirmar o contrário daquilo que ainda é interrogação dentro de você?

    Veja o que você fala: Você tem conhecimento de que há um mausoleu no norte da Índia, na antiga capital da Caxemira - Srinagar (região próxima ao afeganistão), preservado e venerado há quase 2000 anos pelos habitantes daquela região, que a tradição local assegura guardar os restos mortais de jesus, que era conhecido pelos nomes de Issa e Yuz - "o salvador", galileu, filho de Maria e José? E que, na mesma região, com vista para o vale da caxemira (a terra prometida?), há outra cripta sagrada, de cerca de 3.000 anos, guardada tradicionalmente por descendentes judeus, que afirmam ali estar sepultado Moisés

    Quem provou que os corpos que supostamente, estão lá, são de Jesus e Moisés? Em termos de espiritualidade, você acredita sempre, no que a ciência prova, não é verdade? E ai?

    Amigo, um abração.

    ResponderExcluir
  24. Edson gostaria que você expandisse a esta pergunta: “Pode-se justificar suas opiniões sobre o mundo exterior numa firme convicção interior (fé), mesmo na ausência de qualquer prova exterior da verdade desta convicção (fé)?”

    De uma forma que ela seja mais bem entendida em suas explicações com o que falamos até aqui, para ela ser mais bem respondida.

    Aguardo ansiosos uma melhor e mais ampla definição da pergunta para uma melhor e mais bem colocada resposta.

    ResponderExcluir
  25. Tá bom Gresder,vou falar nossa lúngua (o dialéto dos manos)

    Você acha correto que uma pessoa possa falar da vida (existência),com base em suas convicções religiosas,ou seja,sua fé...mesmo que ela não tenha nenhuma certeza concreta de que suas convicções são as corretas?

    ResponderExcluir
  26. Guiomar, quero lhe fazer uma pergunta, e espero que você seja honesta em sua resposta. Sua fala:

    "E eu te pergunto; e você desacredita alicerçado em história que você crer verdadeira, embora poderá ser apenas contos de quem deseja negar as verdades bíblicas?

    Edson, será que você não está lutando por confirmar o contrário daquilo que ainda é interrogação dentro de você?


    Guiomar, o que você julga ser verdade bíblica?

    Não existe verdade não bíblica?

    Faço à você a mesma pergunta que fiz ao Gresder...e na mesma linguagem:

    Você acha correto que uma pessoa possa falar da vida (existência),com base em suas convicções religiosas,ou seja,sua fé...mesmo que ela não tenha nenhuma certeza concreta de que suas convicções são as corretas?

    Guiomar, são três perguntas e pense muito bem antes de responder.

    Parabéns pelo seu comentário. Vejo que você se enpenha em defender aquilo em que crê...eu admiro isso nas pessoas como você.

    Abraços do maninho Edson

    ResponderExcluir
  27. Edson, não precisava enrolar tanto para resolver a questão proposta kkkkkkkk

    Evidente que algumas alterações foram introduzidas pelos copistas da bíblia. Mas muita coisa que se diz por aí é puro mito. Eu já li muito texto por aí dizendo cobras e lagartos mas nenhum menciona fontes históricas confiáveis, exatamente como este que você colou aí. Cadê as fontes literárias nas quais são baseados?

    Sobre os Manuscritos do Mar Morto. É verdade que o vaticano supervisionou o estudo dos manuscritos, mas na equipe haviam pesquisadores judeus e protestantes também. E não é verdade que os textos ficaram "escondidos", inclusive todos eles foram publicados, eu tenho esse livro, depois vou procurar na minha biblioteca para lhe passar, talvez você queira lê-lo.

    Quanto a acréscimos, como eu falei, eles de fato existem e se pode percebê-los a partir do próprio texto bíblico. Isso era mais comum com as escrituras do AT.

    João Batista era essênio? talvez. Jesus era essênio? bem provavelmente, não. Tenho vários livros sobre o Jesus histórico onde se diz que é possível que Jesus tenha entrado em contato com a doutrina essênica via seu mentor, João batista, mas claramente, se desviou dela e construiu seu próprio caminho.

    A questão fica em aberto: você não pode dizer que em sua origem, o livro é incoerente pois os manuscritos originais já não existem, o que nos resta são apenas cópias das cópias das cópias. Essas com certeza possuem erros de escrita, acréscimos (isso se vê por uma versão moderna com uma mais antiga) e interpolações teológicas do copista. Mas pelo que sei de fontes confiáveis (livros editados por pesquisadores na área e não textos de internet sem bibliografia), essas mudanças não devem ter sido nessa profusão que o seu comentário diz, ainda mais vindo de um site da Torre de Vigia e de um autor anônimo que já vem com toda a parcialidade dos Testemunhas de Jeová que dizem que a sua versão da Bíblia do Novo Mundo é a única versão verdadeira.

    Me desculpe Edson, mas seu comentário tem furos demais e fontes de menos.

    ResponderExcluir
  28. Alguns esclarecimentos:

    A maior dificuldade que encontro quando quero encorajar o auto-exame filosófico é que a maioria das pessoas não entendem o ponto principal onde quero chegar.

    Questiono as questões pelas quais as creêm que Deus exista ou que possa beneficiá-los, mas elas acreditam que eu quero convencê-las de que ele não exista.

    Faço perguntas sobre na capacidade humana para o "pensamento racional", mas as pessoas pensam que estou chamando-as de idiotas ou estúpidas, quando falo de "alienação".

    Espero abrir possibilidades para as pessoas refletirem que "pode ser possível" que ficarímos melhores sem algumas de nossas crenças sem fundamentos sólidos.

    É só...por enquanto.

    ResponderExcluir
  29. Sabe estas questões são tão antigas, tão batidas que para mim nem vale tanto apena, pois se alto explicam.Se tratasse de certezas concretas estaríamos falando de ciências exatas como matemática química e física.

    Mas já que não se tem tais certezas, então estamos falando de fé, filosofia e historia humana. Simples assim, milhões de coisas foram ditas e cridas sem tais provas cabais, pois se tratam de ciências humanas, subjetivas, relativas parciais.

    A sua pergunta vem com uma resposta tendenciosa em si mesma. Pois presume que uma vez que não se tenha as provas exteriores já não são em ci corretas.

    Oras porque esta pergunta tão unilateral e presunçosa: “Você acha correto” e “Pode-se justificar suas opiniões sobre” como se a verdade e a honestidade fossem somente possíveis no campo das provas concretas das ciências adequadas.

    O que uma coisa tem a ver com a outra? E lógico que o que eu não posso alcançar provar ou negar, eu posso defender como minha convicção de fé ou filosofia, mesmo que eu não possa provar cabalmente, pois não estão ao meu alcance, mas nem por isso deixa de ser razoável como opinião particular.

    Um exemplo: Eu não acredito na vida eterna conforme os enunciados cristãos mais isso não significa que em mim não exista uma poderosa percepção de que a algo a que saber depois daqui, como provar isso? Não sei! isso é intuição< somente isso, tirem me a minha intuição e minha fé que eu deixarei de ser humano.

    Eu não credito em demônios conforme os ensinamentos cristão ou espíritas, mas nem por isso não deixo de pressentir que exista coisas que eu nunca vou explicar racionalmente.

    Eu não acredito na teoria da evolução e nem na da criação, mas mesmo assim não deixo de suspeitar um processo de seleção natural misturado com uma magia inexplicavelmente bela.


    Isso tudo são coisas que eu não posso provar, e nem por isso sou desonesto incorreto ou injusto ao postulá-los. Você não tem a obrigação de crer, E nem achar que somente o seu jeito de ver conforme a sua tabuada é o único correto, fazendo se tão intolerante como os que não tem provas contra você.

    Para mim o mundo frio, cru e nu é muito feio, por isso procuro ver com outros óculos, este é meu mundo, tirem-me as cores que eu morrerei em sua taboa rasa.

    ResponderExcluir
  30. Edu, sei que as fontes são de um testemunha de Jeová...mas suas fontes também não se sustentam por muito quando as comparamos com a realidade.

    Edu, na verdade você pegou alguns pontos que achou conveniente e os tentou refutar, mas veja que os textos do comentário feito à você, estão permeados de perguntas....e pouquíssimas respostas.

    Meu amigo Eduardo, não sei se você realmente crê no livro que defende...ou apenas tem medo de negá-lo veementemente. Obs. Não precisa ser grosseiro na resposta viu...estou falando como umm amiugo e não como um adversário.rsss

    Meu capitão...você não pode me provar que o "livro sagrado" é sagrado mesmo. Assim como eu não vou provar que ele não o seja...mas eu posso acreditar que não seja e não preciso fazer ginástica para isso.

    Agora, me explique uma coisa amigo:

    Por onde andou Jesus, quando sumiu por 17 anos?

    Nazaré existia?

    Maria era virgem?

    Jesus ressuscitou?

    Subiu ao céu?

    Aguardo suas respostas!

    ResponderExcluir
  31. Gresder, a mesma intolerância que você me acusa de possuir...é usada por você e pelos crentes quando digo que não creio que Jesus morreu na cruz para me salvar.

    Mas se uma convicção interior pode justificar ações exteriores, pois não serão incorretas, então podemos "hipoteticar" que uma pessoa que mata uma outra e diz que recebeu orientação de uma voz interior...Deus ou demônios, está justificado.

    Ouitra coisa:

    Não há nenhuma evidência concreta de que a teoria evolucionista seja verdadeira...o que existem é uma gama de evidências teoricas, se assim posso chamar.

    ResponderExcluir
  32. Gresdinho, a filosofia permite que vejamos o mundo assim como ele realmente é. Mas se você pretende usar "óculos?", ou melhor, "vendas" nos olhos, é um direito seu. Cada um opta por encarar a realidade da maneira que lhe cause menos dor.

    ResponderExcluir
  33. Rstrsrs nao Edson, a vida crua é uma taboa raso, cada um escreve nela o que quiser.

    Alguém sabe toda verdade? então!Posso desenhar o que eu imaginar o que é?

    Cada um tem o direito de receber “vozes” para fazer o que quiser, cabe a sociedade reprimir a as ações violentas. Nada justifica nada. e nada inviabiliza nada. Moises disse que recebeu vozes e fez um povo forte, engenhoso e místico poderoso sobre a terra.

    Eu mesmo se não fosse um cusão eu mataria o Samuel Câmara e o Rene Terra Nova ao vivo em plena transmissão de tv sem receber vozes, e achando que estava fazendo um bem para a humanidade, mas sou um covarde, e por isso não faço não que eu acredite nestas ridícula mentalidade contemporânea de não matar não roubar não adulterar não mentir, que de contemporânea não existe nada, e que é usada como critério para julgar uma civilização antiga como a dos hebreus.

    Mas eu não sou intolerante com você, sou intolerante contra a sua intolerância, só isso. Você pode dizer o que quiser eu naturalmente vou dizer o que eu acredito ou não sobre o que você disser, pois não gostaria que eu o mundo visse tudo somente como seus olhos, ha muito mais olhos e mundos para serem vistos e isso é beleza diversa da vida.

    ResponderExcluir
  34. ha tambem nao creio que Jesus morreu na cruz para me salvar, mas já fui feliz crendo, porque entao estragar o prazer dos outros?
    Se a a pessoa for honesta ela nao fara dano algun com sua crença!

    Agora porque algumas sao intoleraveis isso nao anula a crença em si, eu nao posso provar que elas estao errados, poios minha descrença vem do meu foro intimo e nao de minhas provas recolhidas. cada um acrdite no que quizer e encha este mundo de cores e sons.

    ResponderExcluir
  35. Edson, você gravou a frase "... não se sustentam por muito quando as comparamos com a realidade" e a repete como um papagaio kkkkkkkk

    Eu não tentei desqualificar seu comentário, eu o desqualifiquei. Porque? por que carece de fontes confiaveis, uma só que seja. Por que é parcial, vindo de uma religioso. Como você usa agora um texto parcial de um TJ para fundamentar sua "realidade"? Isso se chama incoerência. Use argumentos de historiadores, de arqueólogos, de biblistas não comprometidos com a fé, mas não de TJs!!

    Você diz que

    "Edu, na verdade você pegou alguns pontos que achou conveniente e os tentou refutar, mas veja que os textos do comentário feito à você, estão permeados de perguntas....e pouquíssimas respostas."

    como já disse, eu não tentei refutar, eu os refutei e como você não refutou minha refutação, considero então refutado esse comentário anônimo de um TJ.

    Tem certeza que você quer que eu responda a essas perguntas?? Não vou respondê-las simplesmente porque são questões de fé e não de história ou de arqueologia. Nenhum arqueologo vai descobrir um exame de Maria comprovando que ela engravidou virgem...

    As respostas das fontes religiosas bíblicas, você as conhece e o que eu penso, meu amigo, você também conhece.

    Veja que eu não estou indo contra exatamente o teu texto como um todo, mas apenas à questão que você levantou de a Bíblia não ser confiável em seus originais, pois nada podemos dizer dos originais, pois eles já não existem, só podemos especular sobre as cópias.

    E nesse campo, para se chegar mais perto dos originais, os pesquisadores biblistas utilizam as cópias mais antigas possíveis, pois estas, provavelmente, refletirão mais exatamente os originais.

    Ok, amigo? Somos muito parecidos, a nossa única diferença, talvez, seja que eu defendo as interpretações teológicas como válidas para a religião e para a teologia, obviamente.

    Eu só ataco a teologia ou a religião aonde elas se desvirtuam e se tornam agentes da anti-vida, contrariando por exemplo, a Jesus quando disse que queria que todos tivessem vida em abundância.

    E quando você vai entender que tentar desconstruir os pilares da fé cristã jamais chegará a bom termo? Milhares de pensadores na história já fizeram isso, e o Cristianismo continua aí.

    Religião e crença se alimentam da fé, logo, provas científicas aqui perdem a força argumentativa. A razão religiosa é diferente da razão filosófica ou científica.

    Por isso, creio, as duas, religião e ciência não são inimigas, pois uma diz como as coisas são (ciência) e a outra porque as coisas são (religião, em explicações transcendentais ou a filosofia especulativa)

    E a religião tem todo o direito de buscar o sentido e as razões da existência pelo simples motivo de que a ciência não tá nem aí para buscar o sentido da vida.

    E nós queremos um sentido da vida que seja transcendente à própria vida. Se você se realizou subjetivamente, racionalmente e sentimentalmente buscando sentido da vida na própria vida, que bom, continue assim; mas essa é a resposta que te satisfaz, portanto, não queira que um religioso que tem fé também se satisfaça com ela.

    No mais, tudo o que é bom, tudo que é puro, tudo o que é honesto, tudo que é para vida, nisso pensai (parafraseando Paulo).

    Amo-te como um irmão de sangue. Verdade.

    ResponderExcluir
  36. Eduardo, sua fala é a seguinte:

    "Evidente que algumas alterações foram introduzidas pelos copistas da bíblia. Mas muita coisa que se diz por aí é puro mito. Eu já li muito texto por aí dizendo cobras e lagartos mas nenhum menciona fontes históricas confiáveis, exatamente como este que você colou aí. Cadê as fontes literárias nas quais são baseados?"

    Ora Edu, você aprendeu que alguns historiadores pesquisaram a vida do Jesus histórico e repete isso como se fosse uma vitrola velha com a agulha estragada. KKKKK, (desculpe, não podia deixar barato a sua piadinha de mal-gosto com a minha fala).

    Mas vamos falar sério.

    Edu, as fontes que você tem, trambém podem ser consideradas mito...mas eu nunca diria isso. As fontes textuais sobre Jesus podem ser reduzidas a:

    As "cartas de Paulo" (colocadas posteriormente no "novo testamento"). Escritas aproximadamente entre 51 e 63 desta era chamada cristã. Sendo estes os documentos mais antigos sobre Jesus. Mas não contêm informações biográficas sobre Jesus que poderiam ser úteis para o estudo de sua figura histórica.

    Entretanto, os textos de Paulo são apenas um testemunho que nos "ajuda" a "conhecer" um pouco sobre como Jesus era reconhecido nos primordios da fé cristã.

    Tem também os quatro "evangelhos Canônicos" (esta palavra até me arrepia). De acordo com alguns historiadores, estes textos chegaram a sua forma definitiva em meados do século I, eles foram escritos em muitas versões, e esta foi precedida por uma década de tradição oral, enquanto outros só chegariam em sua versão definitiva somente na metade do século II.

    Os "livros apócrifos", que também são mitos em minha opinião, geralmente não são aceitos pelos historiadores que você tanto defende Edu., pois não se caracterizam como testemunhas confiáveis da historicidade de Jesus, pois sua compilação é tardia. Podem até contribuir para retratar o ambiente religioso da época e dos séculos posteriores, mas são considerados fábulas legendárias em boa parte de suas narrativas.

    Eduardo, assuma que você também não tem fontes confiáveis, e que muito do que sabemos sobre Jesus Histórico (seu protegido) , não passa de especulação. Nem parece que você leu o livro de Albert Schweitzer "A Busca do Jesus histórico".

    Sua fala:

    "E a religião tem todo o direito de buscar o sentido e as razões da existência pelo simples motivo de que a ciência não tá nem aí para buscar o sentido da vida".

    Sei que isolei do contexto essa sua fala, mas fiquei "indignado" com sua afirmação.

    Quando a ciência, através da biologia "tenta" afirmar que todos os seres vivos descendem de um mesmo ancestral comum e que nosssa existência se deve a micro-organismos que surgiram há bilhões de anos, ela não está fazendo outra coisa senão buscando um sentido para a vida.

    Mesmo que Charles Darwin e sua teoria da seleção natural não possam provar que são verdadeiras, pelo menos ela mudou nossa forma de ver o mundo...a vida...o universo enfim...

    Edu, nunca sairemos desse empasse, pois você não me convencerá que eu esteja "errado", assim como eu não o convencerei de minhas convicções interiores (o que chamo de minha fé).

    Você é um sábio Edu, e eu o admiro muito. Minhas especulações são às vezes infundadas, mas é assim que surgem as grandes idéias..ou seja...de especulações.

    Ao contrário do que você disse em seu comentário, eu não sei como você pensa acerca de alguns assuntos, pois o muro em que você caminha em cima, é demasiado alto.
    Abraços capitão.

    ResponderExcluir

Deixe a sua opinião.

Mesmo que você não concorde com nossos pensamentos, participe comentando esta postagem.
Sinta-se a vontade para concordar ou discordar de nossos argumentos, pois o nosso intuito é levá-lo à reflexão!

Todos os comentários aqui postados serão respondidos!