terça-feira, 11 de janeiro de 2011

"Pessoas que provavelmente morrerão em 2011"

Por: Noreda Somu Tossan

Como assim pessoas que morrerão em 2011? Por acaso você é um oráculo? Você pode estar se perguntando. Mas não é nada disso. Quando resolvi escrever este artigo, tinha em mente apenas expor o que muitas pessoas pensam, mas não têm coragem de dizer. Algumas celebridades, nacionais e internacionais, estão com o “pé na cova”, porém a imprensa, a família, os amigos e os admiradores, insistem em dizer que ela está com uma saúde de ferro.

Pois bem, não é nada fácil falar da morte, mas, aproveitando que estamos no clima de ano novo, quero criar um ranking das pessoas que possivelmente não verão o próximo. São pessoas bem quistas por todos, seres humanos fantásticos que deram uma boa parcela de suas vidas, como contribuição para esta geração, e para muitas outras que virão. Ao citar os nomes, gostaria que o leitor entendesse que não estou “desejando” que o futuro defunto, caia duro no chão, só para que eu esteja certo.
Quero errar em noventa por cento dos casos, mas como trabalho com a lógica, acho difícil que erre por um percentual tão alto. Não sou daqueles que acreditam em “mal agouro”, “poder das palavras”, “olho de seca pimenteira” ou essas crendices populares. Todos morrerão um dia, mas alguns...morrerão ainda este ano.

Recebi sugestões de vários amigos do trabalho, inclusive da minha patroa, a lista que elaborei trará os nomes aleatoriamente, para não deixar que o indivíduo citado sinta-se indesejado aqui na terra dos viventes. Pensamos até em fazer um “bolão” para ver quem acerta mais, porém desistimos de imediato, pois não achei correto ganhar dinheiro às custas da morte dos outros, à menos que eu fosse dono de uma funerária. Quer coisa triste, é o sujeito colocar o nome de sua funerária assim: “Funerária do Zé” Onde sua tristeza é nossa alegria.

Mas chega de enrolação, vamos à lista. Embora tenha dito que os nomes seriam expostos aleatoriamente, abro uma exceção para  o mais votado, aquele que, quando foi proposta a enquete, veio imediatamente à cabeça do meus entrevistados. Pensei até em excluí-lo da lista, mas voltei atrás. O favorito...eleito por unanimidade para o cargo de falecido de 2011, é nada mais nada menos que..... José de Alencar, nosso ex-vice presidente.

José de Alencar luta contra um câncer na região abdominal há mais de dez anos e submete-se a um tratamento de quimioterapia contra a doença. Alencar já nos provou sua valentia. Está aí como exemplo de persistência. Mas acredito (amos) que não passará deste ano. Deixo aqui meu singelo e respeitoso recado ao homem que nos mostrou o valor que a vida tem, e que vale à pena se apegar a qualquer fagulha dela. “Alencar, pode partir em paz, o Brasil está em boas mãos”.

O segundo colocado, mas não menos capacitado, é o nosso ilustre comediante Cearense, Chico Anysio. Chico Anysio deu entrada no hospital  no dia 2 de dezembro de 2010 apresentando falta de ar. Após pré-avaliação, foi detectada obstrução da artéria coronária e o paciente foi submetido a angioplastia, procedimento que desobstrui as artérias. Desde então o estado de saúde do humorista tem variado, entre melhoras e pioras, e não há previsão de alta. Chico é um ícone do humor brasileiro e nos fará muita falta. Mas como todo ícone, já está imortalizado em nossas mentes. 

O terceiro colocado é uma mulher. Uma apresentadora de muito carisma, e adorada por milhões de pessoas. Quando ela foi cotada para a lista fúnebre, instantaneamente pensei: Essa aí vai morrer depois de mim. Mas, como a vida é uma caixinha de surpresas, resolvi colocar a Hebe Camargo como uma das que tem grandes chances de não comemorar o próximo reveillon.

Este artigo já ficou mais extenso do que pretendia que o fosse, portanto, vou acelerar o ritmo e enumerar os demais candidatos:

4º Lugar: Michael Dolglas. Embora ele afirme estar curado de um câncer na garganta, continuará no ranking de falecidos para 2001. Sou fã de desse cara.

5º Lugar: José Vítor. Este ninguém conhece. É o meu pai, que está com 72 anos, e é constantemente acometido por convulsões que, cada vez tornam-se piores. Ele sofreu sérios danos em seu cérebro e já não reconhece os familiares. Como podem ver, o artigo é mais sério do que imaginavam. Meu recado para meu pai é: “Pai, sou admirador de todos os citados para a morte este ano, mas o senhor é o único deles a quem eu amo.”

6º Lugar: Silvio Berlusconi. Este aqui eu não sei se morrerá de causa naturais. Mas convenhamos: É um forte candidato.

7º Lugar: Aracy Balabaniam. Ainda que eu venha a estar certo acerca de minhas “previsões”, Aracy já pode ser considerada uma “imortal”, em seus personagens  marcantes como, Dona Armênia em Rainha da Sucata e Cassandra em Sai de Baixo.

8º Lugar: Elias Gleizer. Aos 76 anos e mais de 50 personagens no currículo, Elias também foi votado para esta enquete.

Bom, paro por aqui, senão a lista ficará enorme. Se você tem uma sugestão, e tem coragem de expô-la, fique à vontade. Ano que vem , nesta mesma data estarei revisando este texto para verificar meus erros e acertos. Claro, isso só será possível se: Noreda Somu tossan, não morrer também? rss

Leia este e outros artigos do ateu em: Noreda Somu Tossan 

Contribua, indique mais alguns candidatos!

34 comentários:

  1. Olá Noreda,

    kkkkkkkkkkkkkk...

    Eu sempre tive minhas dúvidas que faltava gardenal tarja preta no SUS!!!

    Manda botar o José Serra na cova também, pois ele enterrou o salário dos professores, e destruiu a profissão com aquelas categorias para nós...é F (Fudido), L (Lascado), O ( O do Borogodó), S (Só por Deus)... e ainda vem falar de qualidade de ensino, com aquelas apostilas mixurucas e pobres que ele envia para nossos alunos.

    Isto é uma vergonha!!

    Mas tenho certeza que todos que partirem, vão partir desta para melhor, porque a tendência é melhorar (pensamento positivo)!

    Haha...você é doido!

    Ass. Alma penada da professora da Escolinha do professor Raimundo (chico Anysio)!

    ResponderExcluir
  2. Valeu pelo comentário "Alma penada"! Pelo que tudo indica, você é professora, e se a matemática não me falha, deve ensinar em Campinas.

    Ok! Vou incluir o José Serra na lista de condidato a defunto para 2011, mas é meramente por consideração à você, pois, hipocondríaco como ele é, na primeira coceira de saco ele manda fazer um exame de toque retal e descobre que está apenas com chato.

    valeu!

    ResponderExcluir
  3. pelo exercício de lógica, dez; pelo teor macabro do texto, zero...média cinco, passou.

    ResponderExcluir
  4. KKKK! Teor macabro Edu? Fala sério! A morte é a coisa mais presente em nossas vidas. Você é um daqueles que quando se fala em morte, bate na madeira três vezes? Sai dessa meu irmão. Pense na morte sem medo.

    Mas e aí, não vai indicar ninguém?rss

    ResponderExcluir
  5. Belo alerta fizeste em seu texto Noreda,dando os fotos para os futuros defuntos com eles ainda vivos.
    Quem sabe eles viverão de uma outra forma esse ano
    dando valor as coisas pequenas e significativas que regem a vida.
    Esse alerta serve para pensarmos e vivermos mais atento a essa nossa vida frágil e unica,pois não se sabe mesmo a hora que vamos morrer e nem qual é a ordem de chamada.
    Mais que estejamos preparados tanto para findar nossa existência como para continuar por mais tempo.
    Ah, já ia me esquecendo ....de assinar ainda não criei uma conta espero que dê tempo para criar uma ...esse ano...

    ASS:Carlos

    ResponderExcluir
  6. Noreda kkkkkkkkkkkkkkk Tu tá macabro mesmo, viu?
    Eu não bato nenhuma vez falando na morte, mas acho que tu tens coisas melhores para noses rsrs

    Mesmo presente e em grande escala, principalmente agora, não deixa de ser despedida e é raro uma despedida não ser triste. Prefiro falar em vida.
    Abraço amigo.

    ResponderExcluir
  7. José de Alencar, Chico Anísio e Hebe Camargo já reservaram hotel na ilha de Mikonos, na Grécia, para comemorarem juntos a Poseidon a passagem de ano 2012/2013, crentes que o mundo acabará primeiro que eles.
    José de Alencar vai ser vice de Lula, novamente. Chico Anísio já morreu e não percebeu. Hebe faz pouco tempo que ressuscitou. Os outros ainda é mau agouro.

    ResponderExcluir
  8. edson, esses que você pôs na cova em 2011 são duros de matar...não gosto mesmo de falar em morte, mesmo sabendo que a única certeza da vida; a vida é tão preciosa e sagrada para mim que vejo a morte como uma afronta inexplicável. por outro lado, sem morte, como sacralizar a vida? como disse uma vez o rubens alves, no momento em que a morte se torna sua amiga, você deixa de temê-la. estou fazendo por onde melhorar essa amizade...

    ResponderExcluir
  9. pensando bem, bom mesmo seria que fóssemos imortais mas tendo plena consciência do que significaria a morte.

    ResponderExcluir
  10. Carlos,

    É você mesmo filho?!

    Menino...você anda me surpreendendo com as escritas.

    Parabéns, merece destaque:

    "...que estejamos preparados tanto para findar nossa existência, como para continuar por mais tempo". (Carlos)

    Você vai para o céu filhote, por carregar esta cruz Noreda todos os dias no calvário Wolf's Garten...rsss..

    Beijos amigo, já conhece meu blog? Clique logo ali na lateral esquerda em mANAncial.

    ResponderExcluir
  11. Pô Carlão, cria logo uma conta no Google, para poder comentar com seu perfil. Captou bem a mensagem. Uma pessoa sempre leva a vida mais intensamente quando sabe que vai morrer em breve.

    Abraços!
    12 de janeiro de 2011 11:51

    ResponderExcluir
  12. Altamirando meu amigo, não é mau-agouro não! É que quando menos esperamos, um,a celebridade que tinha uma saúde de ferro morre.

    Daqui um ano eu volto com este texto para fazer aq contagem dos corpos.

    Abraços amigo!

    ResponderExcluir
  13. Altamirando, o José de Alencar só será vice do Lula novamente, se for possível tomar posse do cargo, lá do céu.rsss

    ResponderExcluir
  14. Edu, prefiro parafrasear Epicuro:

    "Por que ter medo da morte? Enquanto somos, a morte não existe, e quando ela passa a existir, nós deixamos de ser."

    ResponderExcluir
  15. Guiomar, sei que tu preferes falar da vida, mas é impossível falar dela sem cogitar a morte. Uma não existe sem a outra, e e paradoxalmente, as duas não existem juntas. Entendeu?

    Quando falo dos possíveis mortos para 2011, obrigo a cada leitor dar valor a sua vida. Veja o seu caso e do Edu. Ambos falaram sobre a vida, quando o tema da postagem é totalmente o oposto a ela. Portanto:

    Quanto mais se fala da morte, mais falaremos da vida.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  16. Noreda

    Cruz, credo!!!

    Estou com 64 anos de idade. Me tira dessa de fazer vaticínio fúnebre (rsrs)

    ResponderExcluir
  17. Todas essas pessoas listadas, (menos seu pai, infelizmente) é prova do que o dinheiro pode proporcionar...se fossem pobres, já teriam indo faz tempo, mas como são ricos, ai é outra coisa.

    Mas por outro lado, não sei se vale tanto apena assim, pronlongar a vida na velhice, isto porque a qualidade cai muito, por isso eu acho um desrespeito para com os idosos inteligentes, chamarem a pior fase da vida de "melhor idade".

    Mas em fim, seu texto esta nota dez, pelo conteudo e pela forma, simples porém marcante.

    Abraços mano!

    ResponderExcluir
  18. Oi Marcinho com esta eu não concordo, minha mãe tem 92 anos em fevereiro próximo, eu conheço uma tacada de velhinhos nesta idade, e todos pobres. Conheci uma a semana passada que fuma 3 maços de cigarro por dia e me falou que não se troca por muita gente jovem de hoje kkkkkkkkkk

    Agora dizer que é a melhor idade, é pura hipocrisia, pode até ser a melhor vida para muitos...

    Abraço.

    ResponderExcluir
  19. Altamirando e Levi,

    só vocês para me fazerem gargalhar ddepois de tantas lágrimas vendo a calamidade no Rio de Janeiro. Valeu!
    Abraço amigos.

    ResponderExcluir
  20. Edson Moura, e vai tomar posse por vídeo conferência junto ao Lula que estará lá por coma alcoólica.
    Veja bem, do inferno não é pois: De certa feita viajavam juntos, no Santos Dumont, para Bogotá, Sarney, Collor, FHC e Lula. Após certo tempo,já sobre a Amazonia, Alguém vê um capetinha serrando a asa esquerda do avião presidencial. Tumulto e pânico dentro da nave quando sai Sarney para falar com o capetinha. Volta 15 minutos depois com a aparência desgastada e rsmungando; São uns ingratos, fui por três veses o presidente do Senado Federal quando me tornei o rei do nepotismo fazendo de Brasília um quintal do Maranhão. Fui Senador pelo estado de Macapá sem nunca haver pisado lá e ajudei a Satanás mandando meus indigentes para o Pará sem ter que matá-los. O diabo me deve isto e nem me ouviu.
    Lá vai Collor e após poucos minutos volta de cabêça baixa e diz: aprendi muito quando enganei a todos tirando até suas economias, mas o diabo é inimputável, só me resta rezar.
    FHC se levanta e diz: vocês não falaram a língua do diabo e ele não os entendeu. Vou eu lá.Lêdo engano, o diabo por ser apedeuta, não caiu no papo de FHC. Lá do fundo algém grita:
    E Lula não vai?
    Collor diz: - O que um vendedor de laranjinha, analfabeto, com aparência de bebum, vai dizer ao capetinha?
    FHC diz: Lula tem que ir sim, vai que chove!
    E Lula foi.
    Demorou apenas três minutos e Lula volta com ar de riso. Olharam para o capetinha e ele estava soldando os danos causados na asa, limpou os resíduos, fez sinal de positivo, passou uma flanelinha amarela no parabrisa e foi embora.
    Perguntaram em uníssono: Lula, o que você falou?
    Lula cresce na arrogância e diz; Eu só disse ao capetinha que se ele continuasse a serrar a asa do avião, nós cairíamos sobre este inferno verde e morreriamos. Como nós cometemos todos os tipos de falcatruas, desonestidades, enganações e prevaricações não seríamos eceitos no céu. Evidentemente só nos resta o inferno e chegando lá eu fundarei o PT.
    No inferno não.

    ResponderExcluir
  21. Não postei com cópias, desculpem-me.
    Guiomar Barba, desfaça-se das lágrimas. A natureza não perdôa, ela vinga com a mesma crueldade que lhe é imposta. Ela não precisa de proteção, precisa ser respeitada.
    Abraços.

    ResponderExcluir
  22. Altamirando, estou chorando cada vez mais pelas vítimas da crueldade, egoismo, avareza dos que vendem até a alma ao diabo para ter cad vez mais. Eu sei que a natureza está reclamando o que lhe é devido.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  23. Guiomar Barba, ser favorável à proteção da natureza não quer dizer satisfeito com o desastre ocorrido no Rio. Veja bem: o animal humano é o único que não harmoniza com o meio ambiente, destroi seu habitat e não aceita sofrer rebordózia.Concordo que foi cruel, mas a catástrofe foi anunciada. Pelo seu comentário você atribui culpa a outros que não foram vítimas. Eu não. A natureza não está reclamando nada, ela está ensinando e mal aluno só aprende quando apanha.

    ResponderExcluir
  24. Altamirando, é fato que os responsáveis pelo controle habitacional falharam, é fato que se invade o espaço da natureza e que ela reclama o que é dela, da forma que ela sabe fazê-lo.

    Foi dito por entendendidos do assunto que o anúncio veio tarde. Você ouviu o brasileiro que vive na Austrália contando como age o governo por lá? Viu a diferença gritante entre a quantidade de mortos lá e aqui? Também entre Brasi e outros paises que enfrentaram catástrofes semelhantes?

    Não podemos tapar o sol com a peneira, há negligência dos governantes, há falta de interesse, há irreponsabilidade, há desvio de verbas e etc.

    Aonde mais eles poderiam construir seus barracos sem pagar com o que não tem?

    A nossa desigualdade é cruel é gritante.
    Abraço amigo, nem sei se aguento mais ver e me sentir impotente.

    ResponderExcluir
  25. Guiomar Barba, concordo com seu ponto de vista quanto a presente catástrofe. Mas esta já é a trocentésima vez que acontece e todos sabem que acontecerá novamente, não por crueldade da natureza mas pela burrice humana.A quantidade de mortos em catástrofes iguais é proporcional à cultura. Na Austrália é menor, no Haití foi maior. Reserve lágrimas para a próxima e chore pelos sobreviventes.

    ResponderExcluir
  26. Em tempo.
    A estátua do Cristo Redentor só pode ter sido presente de Grego. A maldição que recai sobre o Rio de Janeiro não pode ser francesa.É bala perdida, assalto. seqüestro,tráfico de drogas, prostituição digna de Sodoma e ainda por cima, castigo da natureza.Está na hora de procurar outro redentor.

    ResponderExcluir
  27. Altamirando, não esqueça que é apenas uma estátua, que tem boca mais num fala, ouvidos, mas num ouve, pés, mas num anda, etc e tal.

    Os bonequinhos que têem todos os sentidos são os que precisam realmente de um encontro com o verdadeiro Cristo Redentor.

    E você acredita em maldição e castigo? rsrs
    Abraço amigo, que Deus te bendiga.

    ResponderExcluir
  28. bem , para o ano que vem tambem da pra prever que mais pessoas morrerão na região serrana do rio ...

    ResponderExcluir
  29. Boa Ivan! Se as pessoas não tomarem consciência que, na verdade não tem um rio no quintal de casa e sim, uma casa no quintal de um rio, certamente as mortes continuarão acontecendo.

    Enquanto as pessoas não se derem conta que não têm montanhas nos fundos de casas e sim, casas aos pés da montanha, ela continuará os pisoteando sem querer.

    Abraços Ivan e seja bem vindo!

    ResponderExcluir
  30. Pessoal, estou um pouco ocupado com um livro que pretendo terminar ainda este semestre, mas responderei todos os comentários desta postagem ainda esta semana.

    Altamirando, Guiomar, Marcio, valeu pelos comentários!

    ResponderExcluir
  31. Gardenal ambulante:
    Noreda antes de postar em um blog
    pedimos a vc que nao esqueça de tomar seu remédinho, quando a gente não tem sobre o que escrever, pegamos um livro qualquer e lemos,
    não faça mais isso. obg

    ResponderExcluir

Deixe a sua opinião.

Mesmo que você não concorde com nossos pensamentos, participe comentando esta postagem.
Sinta-se a vontade para concordar ou discordar de nossos argumentos, pois o nosso intuito é levá-lo à reflexão!

Todos os comentários aqui postados serão respondidos!