quinta-feira, 14 de julho de 2011

Pastafarianismo


Por Edson Moura

Muitos de vocês que lêem este artigo, podem nem fazer idéia do que significa o termo Pastafariano, por isso, pretendo com estas poucas linhas, trazer uma explicação sintetizada do que é esta nova modalidade de fé, a qual tornei-me seguidor fiel. Embora esta religião tenha atrelada às suas origens notório teor satírico, ela constitui-se em uma religião plenamente válida, equiparável a qualquer outra, sendo e devendo ser reconhecida e tratada com tal.

Encontram-se nela as mesmas características marcantes e determinantes de qualquer outra religião: um conjunto estruturado de crenças, ritos, tomo sagrado, milhares de seguidores ao redor do globo, etc.. Nestes termos, não deve perante a lei (pelo menos em estados laicos) sofrer nenhuma discriminação, gozando inclusive da isenção de impostos relativos imposto predial associado aos seus templos de reuniões, igual faz-se às demais, aqui no Brasil.

Se a natureza ou razão de ser das crenças de cada religião forem usadas para caracterizá-la ou descaracterizá-la como "válida" ou não, ter-se-á que pesar qualquer outra religião sobre as mesmas regras (à luz da ciência?), e praticamente todas perderão tal status frente às leis vigentes, pois suas crenças são em tudo igualmente fundadas: em pura fé. Para maiores detalhes, consulte: http://www.venganza.org/about/

Flying Spaghetti Monsterism, também conhecida como Pastafarianismo ou FSM, que nada mais é do que um trocadilho com a palavra pasta (macarrão em inglês e italiano) e Rastafáris, é uma religião com origem satírica fundada por Bobby Henderson em 2005 para protestar contra a decisão do sistema educacional do Kansas nos Estados Unidos, de requerer o ensino do “criacionismo” ou como conhecemos hoje também, “design inteligente” como alternativa ao “evolucionismo biológico”. Em uma carta aberta enviada ao conselho de educação, Henderson diz acreditar em um Criador sobrenatural chamado Monstro de Espaguete Voador (Flying Spaghetti Monster), formado por espaguete e almôndegas, e pede que o “Pastafarianismo” seja ensinado em aulas de ciências.

A finalidade desta carta, é primeiro, mostrar que todos os argumentos do conselho de educação, para a inclusão do criacionismo ou design inteligente nas escolas, também servem para a inclusão do ensino do Pastafarianismo. E em segundo lugar, mostrar que todos os argumentos do conselho de educação, para a não inclusão do Pastafarianismo nas escolas, também servem para a não inclusão do ensino do criacionismo ou design inteligente. E assim mostrar que ambos não devem ser apresentados em aulas de ciências.

O que concordo plenamente, uma vez que aulas de religião foram abolidas, exatamente por existirem pais que não concordam que ensinem a seus filhos que o ser humano foi criado por uma força inteligente e transcendental, tipo Deus, ou E.T’s. Devido à sua popularidade e exposição midiática, a Flying Spaghetti Monster é freqüentemente usada por ateus, agnósticos, deístas e outros, como uma versão moderna do Bule de chá de Russell (Bule celestial).

O Bule de Chá de Russell, às vezes chamado de Bule Celestial, assim como o monstro de espaguete, é uma analogia criada pelo filósofo Bertrand Russell que tem por finalidade mostrar que a dificuldade de desmentir uma hipótese não torna esta verdadeira, e que não compete a quem duvida desmenti-la, mas quem acredita nela é que deve provar sua veracidade. Num artigo chamado "Existe um Deus?",Russell escreveu o seguinte:

"Muitos indivíduos ortodoxos dão a entender que é papel dos céticos refutar os dogmas apresentados (em vez dos dogmáticos terem de prová-los). Essa ideia, obviamente, é um erro. De minha parte, poderia sugerir que entre a Terra e Marte existe um pote de chá de porcelana girando em torno do Sol em uma órbita elíptica, e ninguém seria capaz de refutar minha asserção, tendo em vista que teria o cuidado de acrescentar que o pote de chá é pequeno demais para ser observado mesmo pelos nossos telescópios mais poderosos.

Mas se afirmasse que, devido à minha asserção não poder ser refutada, seria uma presunção intolerável da razão humana duvidar dela, com razão pensariam que estou falando uma tolice. Entretanto, se a existência de tal pote de chá fosse afirmada em livros antigos, ensinada como a verdade sagrada todo domingo e incutida nas mentes das crianças na escola, a hesitação de crer em sua existência seria sinal de excentricidade e levaria o cético às atenções de um psiquiatra, numa época esclarecida, ou às atenções de um inquisidor, numa época passada."

Crenças do pastafarianisno:

Muitas das crenças propostas por Henderson foram intencionalmente escolhidas para parodiar argumentos comumente usados pelos defensores do design inteligente.

Um invisível e indetectável Monstro do Espaguete Voador teria criado o universo, começando com uma montanha, árvores e um anão.

Aquecimento global, terremotos, furacões e outros desastres naturais são uma consequência direta do declínio no número de piratas desde o século XIX.

Todas as evidências a favor da evolução foram intencionalmente plantadas pelo Monstro de Espaguete Voador. O "FSM" testa a fé dos Pastafarianos fazendo as coisas parecerem mais velhas do que elas realmente são. "Ele conta que aproximadamente 75% do Carbono-14 decaiu por emissão de elétrons para Nitrogênio-14, e infere que este artefato tem aproximadamente 10.000 anos de idade, pois a meia-vida do Carbono-14 é de 5.730 anos. Mas o que nossos cientistas não percebem é que toda vez que eles fazem uma medição, o Monstro de Espaguete Voador estará lá mudando os resultados com seu Apêndice Macarrônico. Nós temos vários textos que descrevem detalhadamente como isso é possível e as razões por que Ele faz isso. Obviamente, ele é invisível e pode passar através de matéria ordinária com facilidade."

Os fósseis dos dinossauros foram escondidos sob a terra com o único intuito de enganar a humanidade.

O Pastafariano acredita num paraíso que inclui cerveja em abundância e muitas mulheres fazendo striptease.

O Pastafariano também acredita num inferno, onde a cerveja é sem álcool e ainda por cima quente e as strippers têm doenças sexualmente transmissíveis

"RAmén" é a conclusão oficial para rezas, certas seções do Evangelho do Monstro do Espaguete Voador, etc. e é uma combinação do termo hebreu "Amém" (também usado no cristianismo) e Ramen, um tipo de macarrão japonês (Lámen).

Carta Aberta ao Conselho de Educação do Kansas:

A Carta Aberta ao Conselho de Educação do Kansas é representativa para os reivindicações e as ideias de Bobby Henderson e dos oponentes ao design inteligente:

Estou escrevendo a vocês com muita preocupação, depois de ter lido suas audiências para decidir se a alternativa Teoria do Design Inteligente deveria ser ensinada juntamente com a Teoria da Evolução. Eu acho que todos podemos concordar que é importante para os estudantes escutarem múltiplos pontos de vista para que assim possam escolher por eles mesmos a teoria que faz mais sentido para eles. Estou preocupado, contudo, que os estudantes somente ouçam uma Teoria do Design Inteligente.

Lembremo-nos que existem múltiplas teorias do Design Inteligente. Eu e muitos outros ao redor do mundo temos a forte crença de que o universo foi criado por um Monstro de Espaguete Voador. Foi Ele quem criou tudo o que vemos e tudo o que sentimos. Nós acreditamos fortemente que toda a incontroversa evidência científica do mundo que aponta em direção a um processo evolucionário não é nada além de uma tremenda coincidência, organizada por Ele.

E é por essa razão que estou lhes escrevendo hoje, para formalmente requerer que essa teoria alternativa seja ensinada nas suas escolas, juntamente com as outras duas teorias. De fato, eu irei tão longe e direi que, se vocês não concordarem em fazer isso, seremos forçados a processá-los com uma ação legal. Tenho certeza que vocês percebem de onde estamos vindo. Se a Teoria do Design Inteligente não é baseada na fé, mas ao invés disso sendo uma outra teoria científica, assim como alegam, então vocês também devem permitir que nossa teoria seja ensinada, pois também é baseada na ciência, e não na fé.

Alguns acham isso difícil de acreditar, então talvez seja proveitoso contar-lhes um pouco mais sobre nossas crenças. Nós temos evidência de que o Monstro de Espaguete Voador criou o universo. Nenhum de nós, claro, estava lá para ver isso, mas temos relatos escritos sobre isso. Nós temos vários extensos volumes explicando todos os detalhes do Seu poder. Também, vocês devem estar surpresos de ouvir que existem 10 milhões de nós, e aumentando. Nós temos a tendência de sermos muito secretos, pois muitas pessoas afirmam que nossas crenças não são substancialmente baseadas por evidência observável. O que essas pessoas não entendem é que Ele construiu o mundo para que pensássemos que a Terra é mais velha do que realmente é.

Por exemplo, um cientista pode executar um processo de datação por carbono em um artefato. Ele encontra que aproximadamente 75% do Carbono-14 decaiu por emissão de elétrons para Nitrogênio-14, e infere que este artefato tem aproximadamente 10 000 anos de idade, pois a meia-vida do Carbono-14 é de 5730 anos. Mas o que nossos cientistas não percebem é que toda vez que eles fazem uma medição, o Monstro de Espaguete Voador estará lá mudando os resultados com seu Apêndice Macarrônico. Nós temos vários textos que descrevem detalhadamente como isso é possível e as razões por que Ele faz isso. Obviamente, Ele é invisível e pode passar através de matéria ordinária com facilidade.

Tenho certeza que agora vocês entendem o quão importante é que os seus estudantes sejam ensinados sobre esta teoria alternativa. É absolutamente imperativo que eles percebam que evidência observável está no julgamento de um Monstro de Espaguete Voador. Além do mais, é desrespeitoso ensinar nossas crenças sem vestir a Sua roupa escolhida, que claramente é uma completa vestimenta pirata. Não posso medir suficientemente a importância disso, e infelizmente não posso descrever em detalhes o motivo de isso precisar ser feito, pois temo que esta carta já esteja ficando muito longa. A explicação resumida é que Ele fica com raiva se não fizermos assim.

Vocês devem estar interessados em saber que o aquecimento global, terremotos, furacões e outros desastres naturais são um efeito direto da diminuição do número de piratas desde o século XIX. Para o seu interesse, incluí um gráfico do número aproximado de piratas versus a média de temperatura global nos últimos 200 anos. Como vocês podem ver, existe uma significativa relação estatística inversa entre piratas e temperatura global.

Em conclusão, obrigado por terem tomado o tempo para ouvir nossas visões e crenças. Eu espero que tenha sido capaz de expor a importância de ensinar essa teoria aos nossos estudantes. Nós iremos, com certeza, ser capazes de treinar os professores nessa teoria alternativa. Estou ansiosamente aguardando sua resposta, e espero sinceramente que nenhuma ação legal tenha que ser tomada. Acho que todos podemos olhar para a frente para o tempo em que a essas teorias sejam dadas tempo igual na sala de aulas de ciências, em todo o país, e eventualmente no mundo. Uma terça parte para Design Inteligente, uma terça parte para Pastafarianismo (ou Monstroísmo Espaguético Voador), e uma terça parte para conjectura lógica baseada em incontroversa evidência observável.

Sinceramente, Bobby Henderson, cidadão preocupado.

                                              Fiel Pastafariano em oração 

16 comentários:

  1. Algumas ordenanças da religião: O Capitão Mosey e os 8 Condimentos:

    Assim como o Judaísmo e outras religiões milenares, o Pastafarianismo também possui uma série de recomendações recebidas por um de seus piratas (Mosey) diretamente do Monstro de Espaguete Voador.

    Originalmente eram 10 os Condimentos (a população pirata não conhecia a palavra "mandamento") transmitidos por FSM a Mosey, mas este perdeu dois deles enquanto descia o montanha tentando se equilibrar com as tábuas nas mãos. Deste modo, os seguidores do Pastafarianismo seguem apenas 8.

    Acredita-se que a índole mais pacífica do deus do Pastafarianismo é a principal razão do tom de pedido (Realmente preferiria que não...) utilizado nestas tábuas, diferença marcante em relação ao modo imperativo adotado pelos deuses de outras diversas religiões:

    1. Realmente preferiria que você não agisse como um santarrão imbecil que se acha melhor que os outros quando descrever minha santidade espaguética. Se alguns não creem em mim, não tem problema. Na verdade, não sou tão vaidoso. Além disso, isso aqui não é sobre eles, então não mude de assunto.

    2. Realmente preferiria que você não usasse a minha existência como um meio para oprimir, subjugar, castigar, eviscerar, ou ... você sabe, ser mau para com os outros. Eu não peço por sacrifícios, e a pureza é para a água potável, não para pessoas.

    3. Realmente preferiria que você não julgasse as pessoas por seu aspecto, ou por como se vestem, ou pela maneira como falam, ou... olhe, seja simplesmente bom, está bem? Ah, e que te entre na cabeça: mulher = pessoa, homem = pessoa, Samey = Samey. Nenhum é melhor que o outro, a menos que falemos de moda claro, sinto muito, mas isso eu deixei às mulheres e a alguns homens que conhecem a diferença entre verde mar e fúcsia.

    4. Realmente preferiria que você não fizesse coisas que ofendessem a você mesmo, ou a(o) seu(ua) parceiro(a) amoroso(a) mentalmente maduro(a) e com idade legal para tomar suas próprias decisões. Quanto a qualquer outro que vier criticá-los, creio que a expressão é "não dê a mínima", a menos que você o ache ofensivo, em cujo caso você pode apagar o televisor e sair para dar um passeio, para variar.

    5. Realmente preferiria que você não desafiasse as ideias fanáticas, machistas e de ódio aos diferentes com o estômago vazio. Coma primeiro, depois vá ter com os escroques.

    6. Realmente preferiria que você não construísse igrejas/templos/mesquitas/santuários multimilionários à minha santidade macarrônica quando o dinheiro poderia ser melhor empregado em (a escolha é sua):
    A. Terminar com a pobreza.
    B. Curar enfermidades.
    C. Viver em paz, amar com paixão e abaixar o preço da televisão a cabo. Posso ser um ser onipresente de carboidratos complexos, mas desfruto das coisas simples da vida. Eu sei, por isso SOU o criador.

    7. Realmente preferiria que você não andasse por aí contando às pessoas que eu falo com você. Você não é tão interessante. Cresça! Te disse que amasses ao teu próximo, você não entende as indiretas?

    8. Realmente preferiria que você não fizesse aos outros o que você gostaria que fizesse a você se você gosta de... eh... daquelas coisas que usam muito couro/lubrificante/Las Vegas. Mas se a outra pessoa também gostar da brincadeira (conforme #4), então aproveitem, tirem fotos, e pelo amor de Mike, usem preservativo! É verdade, é um pedaço de borracha. Se eu não quisesse que vocês gostassem de brincar eu teria colocado pregos no “playground” ou algo assim.

    ResponderExcluir
  2. Carlos Viana
    Edson acho que esse Monstro do Espaguete Voador já esta em algumas escolas, mas não em salas de aulas na cozinha, e é melhor encher a barriga do que a mente com esse Pastafarianismo....o
    Alias esse espaguete vai que molho de tomate que significa o sangue...

    ResponderExcluir
  3. Estou evitando massas, mas creio que será bem ido em muitas escolas públicas das inúmeras cidades, onde os corruptos estão roubando a grana da merenda escolar.

    Por que será que tem gente que odeia tanto a Deus? Seria porque gostaria de estar no seu lugar? Chamamos isso de síndrome de lúcifer.

    Beijo amigo.

    ResponderExcluir
  4. Boa tarde!
    Adoramos o seu blog e o conteúdo dele e por isso estamos te seguindo :)
    Dá uma passadinha no nosso, se possível.
    Um beijo e bom final de semana.

    ResponderExcluir
  5. Edson Moura,

    Dentre as vestimentas do líder pastafariano, o que substitui o solidéu ou o barrete? Um penico?
    He,he,he...

    ResponderExcluir
  6. Eduardo, para se converter é bem simples, basta comprar uma vestimenta de corsário, amputar uma das mãos (de preferência que seja aquela que pecou), substituindo-a por um gancho. Estás pronto para ser aceito na maior e mais bem fendamentada das religiões.

    Que a paz do Torteline esteja com você

    ResponderExcluir
  7. Edson Noreda

    Só quero participar dessa religião, aos Domingos.
    É que adoro uma macarronada.
    Nesses dias o deus GULA me inebria. (rsrs)

    ResponderExcluir
  8. mirandinha, ou será um notebook...??? kkkkkkk

    ResponderExcluir
  9. O fiel pastafariano engoliu o carôço. emudeceu depois da ameaça de libertação feita pelo Salvando Adão. He, he, he...

    ResponderExcluir
  10. E também é bom se perguntar se Deus existe... A qualquer pessoa que me fale de Deus, me explique uma coisa: Deus fez adão e eva... Certo? Adão e Eva, tiveram Caim e Abel... E depois? Caim comeu a mãe? Abel comeu tbm? Um deles tentou matar o outro e foi expulso do segundo paraíso, como ele achou uma mulher por lá? Isso não consigo entender...

    ResponderExcluir
  11. Glória ao Monstro Espaguete Voador, criador de tudo e de todos! Não importam os comentários de crítica, nós sabemos a verdade sobre a origem do mundo: Monstro Espaguete Voador, com toda Sua magnificência macarrônica, criou o mundo a partir de uma árvore, uma montanha e um anão, e viu que o que fez era bom. Tudo bem, há pessoas que ainda não foram tocadas pela luz do MEV, mas temos complacência com isso. Acima de tudo, nós cremos. Com tantas evidências, quem poderia negar? O primeiro passo, é claro, é a fé: não podemos vê-Lo, ouvi-Lo ou tocá-Lo, mas sabemos que Ele está conosco, Onipotente e Onipresente, vendo e ouvindo tudo o que acontece enquanto sobrevoa acima de nossas cabeças, invisível. E Ele é uma Divindade de amor, que ama a tudo e a todos, independente de sua origem, orientação sexual, gênero ou idade. Um dias, Seus ensinamentos se espalharão pelo mundo, e teremos uuma longa era de paz e prosperidade.
    RAmén!

    ResponderExcluir
  12. Depois que Eva teve Caim e Abel, ela obviamente teve mais dezenas de filhos e filhas.
    Caim e Abel procriaram com suas irmãs ou sobrinhas.

    ResponderExcluir

Deixe a sua opinião.

Mesmo que você não concorde com nossos pensamentos, participe comentando esta postagem.
Sinta-se a vontade para concordar ou discordar de nossos argumentos, pois o nosso intuito é levá-lo à reflexão!

Todos os comentários aqui postados serão respondidos!