domingo, 5 de julho de 2009

Resposta ao bispo (bispo?) Edir Macedo (4)


Por: Marcio Alves


(Atenção! As palavras do Edir Macedo estão todas com letras maiúsculas)

Pagina 41 diz: “NUNCA OUÇA A VOZ DOS INIMIGOS DE CRISTO, QUE COLOCAM MENSAGENS DEMONIACAS, AFIRMANDO QUE O DINHEIRO É MAU, QUE A RIQUEZA É DLABOLICA OU COUSAS SEMELHANTES A ESTAS.” (Edir Macedo)
Começo a analise, respondendo uma pergunta: O dinheiro é mau?
Não. Mas, porém, todavia, contudo e antes de tudo e acima de tudo e apesar de tudo, a bíblia nos alerta dizendo: “Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores.” (1 TM 6 v 10)

O Edir Macedo tem razão quando afirma que o dinheiro em si, não é mau. Mas você pode me questionar, por que, coloquei esta frase escrita pelo Edir Macedo, se não há nada errado com o dinheiro? Opa! Espere um pouco ai! Afirmei que o dinheiro em si mesmo não há nada de errado, como não há nada de errado com a faca em si mesmo, por exemplo, porque com a mesma, pode ser usada para o bem como para o mau, tanto para cortar uma carne, como para matar uma pessoa, quem decide não é o objeto em si, mas a pessoa que controla, faz uso do mesmo.
Desta mesma forma é o dinheiro, como muitos dizem por ai: “É um ótimo empregado, mas um péssimo patrão.”
Se você conseguir controlar o dinheiro, ele vai ser benção pra você como para outros, mas se não.......pode levar você á perdição!
É a própria bíblia que afirma, a cobiça leva o Cristão a desviar-se.


O grande erro do Edir Macedo, concernente a esse assunto, é o da omissão, deixar de ensinar sobre os perigos da ganância, do amor ao dinheiro.
Que segundo o nosso Senhor Jesus, é uma potestade: “Ninguém pode servir a dois senhores; porque ou há de odiar um e amar o outro, ou se dedicará a um e desprezará o outro. Não podeis servir a Deus e a Mamom.” (MT 6 v 24)
Mamom refere-se ao dinheiro, ou seja, Jesus compara o dinheiro a uma espécie de “deus”.
O dinheiro faz parte dos três maiores poderes desse mundo corrompido, que são: “sexo, dinheiro e religião”.

Uma das grandes busca do mundo, é sem duvida, pelo dinheiro. Muito dinheiro, muito poder. Não estou dizendo que o Cristão não deve ser prospero ou até mesmo rico, não! Até porque a lógica Cristã, (não do Cristianismo de hoje) é ter para poder ajudar a outros.
Acho que foi John Wesley quem inventou as “cinco leis da riqueza Cristã”.
Vocês querem saber quais são? Tem certeza mesmo?
Então tudo bem, mas não digam que eu não avisei, elas são:
1- Ganhe muito dinheiro.
2- Não acumule nada.
3- Gaste só o necessário.
4- Doe generosamente.
5- Viva feliz.

Esse é o verdadeiro espírito do Cristianismo!


Paulo na primeira epistola á Timóteo no capitulo seis, dá conselhos aos pobres e ricos, concernente a riqueza:
Aos pobres, ele ensina que não devem buscar (cobiçar) riquezas por 3 razões:

1- Nada trouxemos e nada levaremos do mundo:
“Porque nada trouxemos para este mundo, e manifesto é que nada podemos levar dele.” (1 TM 6 v 7)
Dentro do mesmo avião, tem um milionário e um pobre, o avião cai, os dois morrem, pergunto: “Ao morrerem, qual dos dois leva vantagem?
Resposta: Nenhum!

2- Devemos nos contentar com o que temos:
“Tendo, porém, sustento, e com que nos cobrirmos, estejamos com isso contentes.” (1 TM 6 v 8)
Só nesse versículo, já refuta o argumento do Edir Macedo e dos pregadores da teologia da prosperidade, de que, o Cristão tem que ser rico, não deve contentar-se com pouco, por que afinal ele é filho de um pai Rico.

3- A ganância é pecado:
“Mas os que querem ser ricos caem em tentação, e em laço, e em muitas concupiscências loucas e nocivas, que submergem os homens na perdição e ruína. Porque o amor ao dinheiro é a raiz de toda a espécie de males; e nessa cobiça alguns se desviaram da fé, e se traspassaram a si mesmos com muitas dores. Mas tu, ó homem de Deus, foge destas coisas, e segue a justiça, a piedade, a fé, o amor, a paciência, a mansidão.” (1 TM 6 v 9-11)
Observem que, a busca por riquezas é muito perigosa, como disse Paulo; “tentação”, “laço” que conduz o homem á “concupiscências (desejos desenfreados da carne) loucas e nocivas” (prejudiciais), que mergulham numa “perdição” e “ruína”, que levaram muitos Cristãos piedosos a “se desviarem da fé”.

Mas volto a afirmar, não é errado o Cristão estudar, procurar cresce na empresa onde trabalha, dar uma vida melhor para sua família, e principalmente, buscar ter, para poder dar á outros.
O grande erro, é fazer das riquezas sua busca principal.

E os Cristãos que já são ricos? O que devem fazer em relação as suas riquezas?
Voltemos para o Apostolo Paulo e o seu ensinamento, ainda na primeira epistola de Timóteo.
Os 3 conselhos para os Cristãos que já são ricos, são:
1- Não ser orgulhosos:
“Manda aos ricos deste mundo que não sejam altivos....” (1 TM 6 v 17)
2- Não confiar nas riquezas:
“nem ponham a esperança na incerteza das riquezas, mas em Deus, que abundantemente nos dá todas as coisas para delas gozarmos;” (1 TM 6 v 17)
3- Procurar ser rico em boas ações:
“Que façam bem, enriqueçam em boas obras, repartam de boa mente, e sejam comunicáveis; Que entesourem para si mesmos um bom fundamento para o futuro, para que possam alcançar a vida eterna.” (1 TM 6 v 18-19)


Porque os pastores, (pastores?) missionários, (missionários?) apóstolos, (apóstolos?) bispos, (bispos?) só ensinam o Cristão dar o dinheiro para a igreja, para receberem cem vezes mais, gerando assim cristãos gananciosos e avarentos? E não ensinam a reparti com os próprios irmãos, que muitas vezes estão ao lado passando por necessidades? A doar dinheiro para instituições de caridades, tais como: orfanatos, asilos e hospitais?

Será que é, porque, os “fieis” doando o dinheiro na “igreja” eles vão “administrar melhor” o dinheiro do povo, comprando fazendas, sítios para construírem “mansões” para os mendigos, crianças abandonadas? Será que eles vão usar os recursos para comprarem prédios que serão utilizados para escolas de crianças? A comprarem carros importados, para transportar os fieis que necessitarem de ajuda? Quem sabe não é para comprarem jatos particulares, para levar os crentes de volta para terra de suas origens?
Enfim, deixo com vocês, amigos e visitantes internautas a resposta.

Enquanto pensamos nessas perguntas, tentando formular uma resposta. Reflitamos ainda mais no que, o apostolo Pedro nos escreveu, acreditando que a própria bíblia nos dará uma luz:
“E TAMBÉM houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição. E muitos seguirão as suas dissoluções, pelos quais será blasfemado o caminho da verdade. E por avareza farão de vós negócio com palavras fingidas; sobre os quais já de largo tempo não será tardia a sentença, e a sua perdição não dormita.” (1 PE 2 v 1-3)

Continua...........

Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém

2 comentários:

  1. Parabéns pela iniciativa!
    Somos mesmo a escória que não se vê a si mesma.
    Acho também que a melhor maneira de servir a Deus
    é sendo ateu!é perigoso ser cristão nos dias modernos onde encontramos falsos profetas como o senhor "Bispo" Edmar A.B.Carapiá

    ResponderExcluir
  2. voce è o ateu mais crente em Deus que eu ja vi è conciente da verdadeira mensagem do cristo que os falsos profetas deturpam para enriquecer a custa dos que tem menos conhecimento e a lavagem cerebral funciona por que sao pessoas simplorias faceis de manipular o verdadeiro mandamento conciste em amar uns aos outros ai todo o mal tem fim o amor è a lei maxima do cristo .edna a b carapia

    ResponderExcluir

Deixe a sua opinião.

Mesmo que você não concorde com nossos pensamentos, participe comentando esta postagem.
Sinta-se a vontade para concordar ou discordar de nossos argumentos, pois o nosso intuito é levá-lo à reflexão!

Todos os comentários aqui postados serão respondidos!