domingo, 5 de julho de 2009

Resposta ao bispo (bispo?) Edir Macedo (6)


Por: Marcio alves


Chegamos a conclusão, desta serie de postagens “Resposta ao bispo (bispo?) Edir Macedo”.
Analisamos algumas, (na verdade bem poucas) declarações do Edir Macedo, no seu livro; “Vida com Abundância”.
Reitero que, nesse livro há muitas coisas boas, (nesse caso, a analise torna-se mais difícil), portanto, para perceber os desvios, é preciso ter filtro teológico.
Analisando o conjunto da obra, fazendo uma analise sintética, a proposta, dentro do tema abordado; “vida com abundancia”, do autor é; abundância financeira, abundância de saúde física e abundância espiritual.

É claro que, acredito na prosperidade cristã, não da maneira como é exposta pela teologia da prosperidade, mas sim de forma equilibrada.
Principalmente, na prosperidade do lar, isto é, a própria família. Amando e sendo amado, na paz do lar, na integridade, honestidade, união, companheirismo do relacionamento familiar.
A pessoa só por ser Cristã, está isenta de muitos problemas que afetam outras pessoas que não tem um compromisso com Deus.
Se a pessoa servir á Deus de verdade, ela irá evitar muitos males, como por exemplo; não irá perder dinheiro e saúde com cigarros, bebidas e drogas. Não gastará dinheiro na prostituição, não adulterará, correndo o risco de perder sua família. Não irá roubar, podendo ser preso. (isso em tese, porque depende muito do grau de comprometimento da pessoa)
Resumindo, será prospera, mas isso não quer dizer, que não irá passar por dificuldades.


Inclusive um texto muito adulterado é o de Filipenses capitulo 4, versículo 13 que diz: “Posso todas as coisas em Cristo que me fortalece.”
Isolam esse versículo do texto, para afirmarem que “podemos vencer, ganhar, ter tudo que queremos”, mas a verdade é que, não é bem assim.
Leiamos os versículos que antecedem o mesmo:
“Não digo isto como por necessidade, porque já aprendi a contentar-me com o que tenho. Sei estar abatido, e sei também ter abundância; em toda a maneira, e em todas as coisas estou instruído, tanto a ter fartura, como a ter fome; tanto a ter abundância, como a padecer necessidade.” (FL 4 v 11-12)
Observem que, o apostolo Paulo, está dizendo que, o “posso todas as coisas”, é poder inclusive passar por dificuldades; “abatido”, “fome”, “padecer necessidade”, mas não! Novamente não são justos, com as pessoas, por que enfatizam somente o lado bom do Evangelho, e esquecem (ou não querem dizer) como disse meu irmão e amigo, Edson moura, na sua postagem O LADO MAL DO EVANGELHO, de ensinar como diz o aposto Paulo: “Porque nunca deixei de vos anunciar todo o conselho de Deus.” (AT 20 v 27)
A mensagem Cristã, para ser completa, tem que ser “todo o conselho de Deus”, e não apenas um lado. (Nesse caso, só as vitórias, bênçãos, triunfos e curas)

Hoje, minha principal preocupação em relação às heresias, não são aquelas que têm surgido de seitas anticristãs, (que são contraria ao cristianismo) mas, aquelas pseudocrístão. (parece cristã, tem nome, jeito, roupa e estilo cristã, mas não são cristã)
Não sei quem disse, que: “O Cristianismo não sofre danos quando é atacado pelos que são de fora, mas, pelos de dentro”.
E o próprio Pedro, inspirado pelo Espírito Santo de Deus, disse:
“E TAMBÉM houve entre o povo falsos profetas, como entre vós haverá também falsos doutores, que introduzirão encobertamente heresias de perdição, e negarão o Senhor que os resgatou, trazendo sobre si mesmos repentina perdição. “(2 PE 2 v 1)

Quero deixar bem claro que, embora tenha abordado e tentado refutar ensinamentos do Edir Macedo, não é apenas o bispo (bispo?) Macedo o defensor e propagador da falaciosa teologia da prosperidade, há outros nomes, que exponho logo abaixo, são eles:
Nomes Internacionais:
Essek William Kenyon, (o fundador dessa teologia) já falecido, Kenneth Hagin, (o maior propagador do mundo) tambem já falecido, Ken Hagin Jr. (filho de Kenneth Hagin), Kenneth e Glória Copeland, T. L. Osborn, Fred Price, Hobart Freeman, Charles Capps, Jerry Savelle, John Osteen, Lester Sumrall, Bob Tilton, Rex Humbard, Marilyn Hickey, John Avanzini , Benny Hinn, Dave Roberson e Paul Yonggi Cho.

Nomes Nacionais:
R. R. Soares, líder da Igreja Internacional da Graça de Deus, responsável pela publicação da maioria dos livros de Kenneth Hagin no Brasil. O engenheiro Jorge Tadeu, hoje pastor e líder das igrejas Maná, em Portugal. Apostola Valnice Milhomens, Estevam e Sônia Hernandes, Cássio Colombo, Miguel Ângelo da Silva Ferreira, Apóstolo Renê Terra Nova, André Valadão e o próprio Edir Macedo. Das ramificações do evangelho no Brasil, o seguimento dos neopentecostais é na grande e imensa maioria defensores dessa teologia. Entre muitos e muitos outros. (se fossemos colocar todos que pregam essa teologia, a lista não caberia!)

Expus os vários nomes, pensando na grande maioria, que muitas vezes, por falta de informações e de um filtro teológico, acabam lendo, ouvindo e seguindo esses pregadores. (pregadores?)
Não estou aconselhando ninguém parar ou não ler mensagens desses lideres, antes, desejo que os internautas tomem cuidado, leiam com muita cautela e atenção, e sempre procurando ver, se á bases bíblicas para tais argumentos.

Pensei em alguma frase de efeito para encerrar com, chave de ouro essa serie de postagem, a melhor que encontrei é, infinitamente superior a qualquer frase que pudesse desenvolver.
Pois bem, encerro com um versículo bíblico, escrito pelo Apostolo Paulo, meditem e vivam esse conselho:
“Para que não sejamos mais meninos inconstantes, levados em roda por todo o vento de doutrina, pelo engano dos homens que com astúcia enganam fraudulosamente.” (EF 4 v 14)



Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe a sua opinião.

Mesmo que você não concorde com nossos pensamentos, participe comentando esta postagem.
Sinta-se a vontade para concordar ou discordar de nossos argumentos, pois o nosso intuito é levá-lo à reflexão!

Todos os comentários aqui postados serão respondidos!