domingo, 5 de julho de 2009

Resposta ao bispo (bispo?) Edir Macedo (5)


Por: Marcio Alves


(Atenção! As palavras do Edir Macedo estão todas com letras maiúsculas)

Hoje, estaremos analisando o texto “áureo” da saúde e cura para os pop stars da teologia da prosperidade.
O tal texto, por conseqüência é um dos mais distorcidos pela teologia da prosperidade, conhecido também como; “evangelho da saúde”, “confissão positiva”, “movimento da fé” e “evangelho da prosperidade”.

Eis a passagem bíblica:
“Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.” (IS 53 v 4-5)

A explicação do Edir Macedo:
Pagina 25 diz: “DOENÇAS, SOFRIMENTO E ENFERMIDADES NÃO MAIS SERÃO SENHORES DE SUA VIDA PORQUE JESUS CRISTO HABITARÁ JUNTO COM VOCÊ, EM SUA CASA”. (Edir Macedo)
Pagina 59 diz: “COMO SALVA O HOMEM DO PECADO E DO DOMINIO DO DIABO, JESUS CRISTO TAMBÉM O CURA DE TODAS AS ENFERMIDADES, E ISSO É LOGICO”. (Edir Macedo)
Pagina 59 diz: “UMA PESSOA PODE SE CONVENCER DE QUE ESTÁ CURADA DE TODAS AS SUAS ENFERMIDADES, CRENDO QUE ELAS FORAM LEVADAS POR JESUS E QUE NÃO TEM MAIS A OBRIGAÇÃO DE LEVÁ-LAS”.
Pagina 65 diz: “A VIDA ABUNDANTE INCLUI, SEM SOMBRA DE DUVIDA, A CURA DAS ENFERMIDADES DO CORPO, PORQUE NÃO PODE SER FELIZ UMA PESSOA TOMADA DE DOENÇAS E, PRINCIPALMENTE, PORQUE DEUS, QUE É UM PAI AMOROSO E ZELOSO, JAMAI DE DESCUIDARIA DESSA PARTE COM SEUS FILHOS”. (Edir Macedo)

Se nós fizermos uma leitura displicentemente do texto de Isaias 53, teremos uma interpretação distorcida, e, por conseguinte concordaremos com a explicação do Edir Macedo e de todos os asseclas da teologia da prosperidade.
Pois me permita, recorrer ao texto mais uma vez, leia com atenção o versículo 4 do capitulo 53 de Isaias:
“Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido”.

Realmente, se nós ficarmos, só nessa leitura, o versículo acima daria embasamento ao argumento do Edir Macedo.
Mais uma das regras da Hermenêutica (Hermenêutica é o conjunto de regras de interpretação bíblica) sacra, é: a bíblia explica a própria bíblia.
Então deixemos que a bíblia fale por si, leiamos qual a interpretação desse versículo por Mateus. (lembrando que o Evangelho de Mateus, foi escrito com o propósito de mostrar que Jesus era o Messias, tendo como alvo os judeus, portanto, Mateus é o Evangelho que mais utiliza os escritos do Velho testamento)

“E, chegada a tarde, trouxeram-lhe muitos endemoninhados, e ele com a sua palavra expulsou deles os espíritos, e curou todos os que estavam enfermos; Para que se cumprisse o que fora dito pelo profeta Isaías, que diz: Ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e levou as nossas doenças.” (MT 8 v 17-18)
Veja que na interpretação de Mateus, e, por conseguinte da própria bíblia, o versículo 4 do capitulo 53 de Isaias, já se cumpriu! Outro grande detalhe, e que, se cumpriu com Jesus em vida, antes da sua morte na cruz do calvário!

É extremamente comum, ouvir, ler e ver pregadores dizendo que Jesus morreu por nossas doenças, dividas financeiras e por todos os nossos problemas e isso é uma blasfêmia!
Jesus não precisou morrer para currar paralíticos, cegos, surdos e mudos, Ele os curou em vida, antes da sua crucificação.
Curou antes e ainda cura, a discussão não é se Jesus cura, por que isso é indiscutível. (pelo menos para mim, por que creio no poder de Deus)
A discussão é (como afirma o Edir Macedo e toda turma da prosperidade): Teria Jesus levado as nossas doenças sobre a cruz? Teria Ele morrido por nossas doenças e ressuscitado para que nós tivéssemos saúde? E mais, com tudo isso, o Cristão está ileso de ter doenças? E se ficar doente, Deus tem a “obrigação” de curá-lo? E se não curar, a culpa é do Cristão?
Tentarei responder essas perguntas dentro da bíblia sagrada.

Conforme lemos acima, Mateus afirma o cumprimento da profecia de Isaias, com Jesus em vida, antes de ser crucificado.
Mais faltou a interpretação do outro versículo de Isaias, o capitulo 53 e versículo 5 nos diz:
“Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, e moído por causa das nossas iniqüidades; o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados.”
Vamos ver qual a interpretação desse versículo para os apóstolos.
Com a palavra Pedro:
“Levando ele mesmo em seu corpo os nossos pecados sobre o madeiro, para que, mortos para os pecados, pudéssemos viver para a justiça; e pelas suas feridas fostes sarados.” (1 PE 2 v 24)
Veja! Jesus realmente levou sobre si, no madeiro a doença! E foi a maior de todas as doenças da humanidade, a saber; o PECADO.

Com a explicação da própria bíblia, por favor, leia de novo o texto de Isaias:
“Verdadeiramente ele tomou sobre si as nossas enfermidades, e as nossas dores levou sobre si; e nós o reputávamos por aflito, ferido de Deus, e oprimido. (esse versículo se cumpriu com Jesus ainda em vida) Mas ele foi ferido por causa das nossas transgressões, (pecados) e moído por causa das nossas iniqüidades; (pecados) o castigo que nos traz a paz estava sobre ele, e pelas suas pisaduras fomos sarados. (justificação) ” (IS 53 v 4-5)
Para não restar duvidas, sobre o que Jesus levou na cruz, leiamos outros textos paralelos a este:
“O qual por nossos pecados foi entregue, e ressuscitou para nossa justificação” (RM 4 v 25)
“Porque primeiramente vos entreguei o que também recebi: que Cristo morreu por nossos pecados, segundo as Escrituras,” (1 co 15 v 3)

O que levou Jesus morrer por nós, não foram às doenças, dividas financeiras ou problemas pessoais, foi os nossos pecados.
Aliás, o nascimento de Jesus, foi para nos salvar dos nossos pecados, leia você mesmo:
“E dará à luz um filho e chamarás o seu nome JESUS; porque ele salvará o seu povo dos seus pecados.” (MT 1 v 21)
Que interessante, Mateus não disse como muitos pregadores dizem; que Jesus é o salvador dos nossos problemas, antes Ele é o nosso salvador, que nos salvou dos nossos pecados.

Contudo que já foi dito, precisamos analisar mais um detalhe, a questão de estarmos “blindados” contra as enfermidades.
Vamos mais uma vez recorrer a bíblia sagrada, observe que, Eliseu, embora muito usado por Deus, para fazer milagres, faleceu de uma doença:
“E Eliseu estava doente da enfermidade de que morreu, e Jeoás, rei de Israel, desceu a ele, e chorou sobre o seu rosto, e disse: Meu pai, meu pai, o carro de Israel, e seus cavaleiros!” ( 2 RE 13 v 14)
Na verdade, existe uma doença que Deus não cura.........a última, que nos levará á morte!
Ou você pensa que não vai morrer? Se no tempo em que vivemos, Deus não vier buscar sua igreja, todos, sem exceção morreram! (Salvos, aqueles que tiverem vivos para o arrebatamento)

Mas você pode me questionar: Irmão Marcio, Jesus morreu foi no novo testamento, e Eliseu foi do Antigo testamento, por isso ele ficou doente, não é mesmo?! Não! Exponho abaixo, alguns textos do novo testamento, depois que Jesus morreu e ressuscitou, homens de Deus que ficaram doentes, e aparentemente sem curas:
O grande apostolo Paulo:
“E, para que não me exaltasse pela excelência das revelações, foi-me dado um espinho na carne, a saber, um mensageiro de Satanás para me esbofetear, a fim de não me exaltar. Acerca do qual três vezes orei ao Senhor para que se desviasse de mim. E disse-me: A minha graça te basta, porque o meu poder se aperfeiçoa na fraqueza. De boa vontade, pois, me gloriarei nas minhas fraquezas, para que em mim habite o poder de Cristo.” (2 CO 12 v 7-9)
Paulo aconselhando Timóteo:
“Não bebas mais água só, mas usa de um pouco de vinho, por causa do teu estômago e das tuas freqüentes enfermidades.” (1 TM 5 v 23)
Há, se fossem os pop stars da teologia da prosperidade, eles diriam:
“Não ofertem pouco dinheiro, mas muito, com fé, para receberem a cura”.
Trófimo, cooperador de Paulo:
“Erasto ficou em Corinto, e deixei Trófimo doente em Mileto” (2 TM 4 v 20)


Interessante que, dois grandes cooperadores de Paulo, ficaram doentes, e Paulo que era usado poderosamente através de curas e milagres, não teve “poder de orar e eles serem curados”. (Porque, não é Paulo, ou qualquer “apostolo”, “bispo” que detém o poder da cura, e decide quem curar, a hora que curar ou maneira de curar, antes é Deus, que é soberano.)

Usando nossa inteligência, pensamos um pouco........se o versículo de Isaias deve ser literalmente aplicado, então bata no seu pé com um martelo, porque afinal Jesus levou nossas dores, então não podemos sentir dor!

Finalizando, a cura é um remendo novo em pano velho, você ora Deus cura, mas depois vai ficar doente de novo.

(Continua..............)


Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe a sua opinião.

Mesmo que você não concorde com nossos pensamentos, participe comentando esta postagem.
Sinta-se a vontade para concordar ou discordar de nossos argumentos, pois o nosso intuito é levá-lo à reflexão!

Todos os comentários aqui postados serão respondidos!