terça-feira, 27 de abril de 2010

Theohumanismo: Uma vida sem Deus


O homem não é mais um simples objeto descartável por inúmeras religiões, sendo aquele que é o grande amaldiçoado que nasceu já sendo o que não escolheu para ser, estando marginalizado pelos diversos cultos a representações divinas, pois é nele mesmo que se cria a imagem de Deus, sendo pensado e até mesmo atribuído formas, sentimentos e qualidades humanas.

O grande Assombro é, e não há o que discutir, mas suas milhares formas de compreensões é, e sempre deverá ser posto em cheque, aja visto só podermos falar e falamos Dele que é, através da linguagem e sentidos humanos.
Sendo in-revelado e inefável a descritiva do grande Ser, nós os humanos é que dizemos como Ele é para cada um de nós, e tão assim sendo, não é Ele, mesmo sendo e nunca deixando de Ser, o centro de tudo no palco do mundo, mas antes o homem, pois nele esta contida sua existência através do próprio mundo.

Não deixando de crer, ou de saber da existência como possibilidade e fé do Assombro, mas mesmo assim, como o próprio Ser escolheu como revelação aos humanos o mistério de sua transcendência, sendo e podendo ser questionado e não crido pela razão, nos deu a escolha, como é sendo a nossa própria decisão de viver como se Ele de fato não existisse. Independentemente, não esta aqui a discussão se de fato Ele existe ou não, mas sim, que o homem é em si mesmo, seu próprio deus, pois escolhe viver como quer, sendo senhor e soberano absoluto de sua própria vida, escrevendo sua historia, não mais entendida pela mão divina, sub-entendendo que tanto as tragédias, quanto os possíveis milagres de livramentos, não passa de acaso e contingência da própria existência do existir no mundo.

Estando doente, não se precisa mais rastejar e implorar por um socorro divino, pois o homem como sujeito e criador, inventou a medicina, mesmo nas tragédias dos desastres naturais que abatem o nosso mundo, consegue através da alta tecnologia e recursos prevê e muitas vezes amenizar o problema, sendo que na maioria das vezes a culpa é do próprio homem que levanta sua casa em barrancos, sabendo que quando chover sua casa não poderá se sustentar e provavelmente irá cair.

A salvação do mundo encontra sua gênese nas mãos humanas, que tem o poder total, tanto para construir transformando o mundo um melhor lugar para se viver e conviver, ou como tem feito na maioria das vezes, destruindo a natureza e matando o seu semelhante.
Acordemos, não devemos esperar sermos socorridos pela divindade, pois o testemunho do mundo nos revela que o grande Assombro nos deixou a própria sorte, nos dando total liberdade e espaço para sermos e fazermos no mundo o que bem entendermos não interferindo em absolutamente nada que poderá vir a ser e mesmo não ser no acontecido palco da vida humana.

Chegou a hora, a hora já venho em que precisamos urgentemente viver na vida como ateus, mas na fé do coração como crentes, pois mesmo Ele existindo ou não, o fato é de sua retirada e ausência do mundo como poder e força, para sua imperceptível presença na subjetivação experiencial do sujeito pela fé do crer com o coração, mas ao mesmo tempo, cônscio que nada mudará pelo seu crer ou não, pois o que importa no final das contas é como organizamos e estruturamos a nossa vida sem nutrirmos falsa esperança e expectativa de que Ele venha interferir em nossa historia e vida.

Theohumanismo é a ideologia de quem acredita honrar muito mais o Grande Ser, não vivendo dependente Dele, mas antes com coragem existencial de enfrentar a vida sem pedir a sua intervenção e livramento para as agruras da vida, recebendo de peito aberto às tragédias humanas que se abatem sobre todos os mortais, não esperando e não desejando melhor sorte do que os bilhões que morrem pelas contingências da vida, pois entende que o seu viver só será viver se viver um viver que totalmente será sua responsabilidade, que a cada dia é construído pelas suas próprias e não escolhas reais ou possibilidades, e nunca jamais porque estava escrito nas estrelas por Deus.

Escrito por: Marcio Alves

35 comentários:

  1. Grande pensador humanista Marcio Alves;

    Que belo e significativo texto meu querido, encontrei aqui está perola que vou destacar:

    "A salvação do mundo encontra sua gênese nas mãos humanas, que tem o poder total, tanto para construir transformando o mundo um melhor lugar para se viver e conviver, ou como tem feito na maioria das vezes, destruindo a natureza e matando o seu semelhante."

    Meu pensamento hoje:

    Não existe condenação ao homem por parte de um Deus...o proprio homem é o responsável por sua destruição, e neste caso funciona a lei da causa e efeita...ação e reação...não posso plantar milho e esperar colher feijão...rimou, mas não é poesia não é a mais pura verdade é a mais pura realidade não se pode fugir e nem mesmo fingir. Temos a governabilidade o poder está nas nossas mão...me permita reescrever o salmo que diz: Feliz é a nação cujo Deus é o Senhor...A minha leitura é assim...Feliz é a nação, cujo o povo governa em união..., ou seja um unico pensamento para o bem comum. Certamente Deus aprova este governo.

    Ainda não li a biografia de Josef Stalin...meu irmão vai me emprestar o livro.

    Forte abaraço.

    ResponderExcluir
  2. Marcinho, você chegou ao auge de um "deísmo maleável". Viver como se deus não existisse mas viver com ele no coração... sua frase

    "viver na vida como ateus, mas na fé do coração como crentes"

    creio ser contraditória demais. Eu diria o seguinte: devemos viver com o que somos: "deuses de Deus".

    Concordo que o homem de fé deva chegar ao ponto de perceber que a teologia cristã está ultrapassada e precisa ser reescrita.

    Não quero viver como ateu pois para o ateu nem no coração tem espaço para o Assombro. Talvez como um neo-ateu como Sponville(creio que é assim mesmo que você está pensando).

    Ateu em relação às caras que as religiões deram a deus mas profundamente imersos na maravilhosa aventura que nós vivemos sendo um com o universo, logo, um com deus.

    volto depois

    ResponderExcluir
  3. JAIR DOS SANTOS

    É exatamente esta a minha ideia de que o mundo e as suas respectivas questões, tanto de justiça como de injustiça esta em nossas mãos, e não adianta cupar deus por isto ou aquilo, mas antes assumirmos nossa responsabilidade como governantes deste nosso mundo.

    Abraços

    ResponderExcluir
  4. EDUARDO MEDEIROS

    A minha frase assim tal como outras neste meu texto é propositadamente contraditoria, pois assim é que eu penso mesmo.

    Talves não para um ateu "ortodoxo" (rsrsrs), mas agora para mim que por natureza pensante sou mesmo contraditorio, não!
    Se você leu bem o meu texto que na verdade é o contexto desta minha frase, você irá perceber que o que estou querendo dizer já ao dizer é que devemos ser na vida como ateus no sentido de não esperar por milagres, ou de não viver como se no final de nossas vidas deus fosse nos julgar para bem ou para mal.

    Agora em relação a ter fé no grande assombro em nosso coração é no sentido de reverencia ao espanto que tudo criou e que tudo é.

    No demais, como eu mesmo disse e afirmo que honramos muito mais ao Grande Assombro vivendo independente dele, sem precisar recorrer a ele nas agruras da vida.

    Outrossim, em relação ao Sponville, eu até tenho um livro dele, mas ainda não o li, pois estou na ardua tarefa de ler o tijolo do Karl Barth do GRESDER, portanto, desconheço como ele pensa ainda.

    Estou esperando o seu retorno, e demais comentários, pois até aqui, você apenas comentou uma frase minha. hehehehehehe

    ResponderExcluir
  5. Marcio meu sócio e amigo, a cada dia que passa eu me vejo mais e mais surpreso com o nível que você tem alcançado em sua escrita. Já nem consigo me lembrar daquele garotinho assembleiano que conheci no "Ciência e Natureza". Foram bons anos em que a inocência castradora do fundamentalismo aprisionavam sua mente em uma caixinha "pandórica".

    Hoje pensas como adulto e isso me deixa contente...preocupado, mas contente.

    "Sabes que concordo contigo, e que também vivo como se Deus olhasse por sobre os meus ombros 24 horas...mas me entrego à vida como se Ele nem sequer existisse"

    Hoje, 7 anos depois de nossa primeira "discussão" teológica, preciso desesperadamente anular a fé para poder com a razão e nada além da razão...crer na existência deste "Assombro" que é Deus.

    Parabéns pelo magnífico texto mano...e continue nos brindando com pensamentos "inovadores" acerca do Deus assombroso criador dos confins do universo.

    ResponderExcluir
  6. Prezado Márcio

    No princípio era o "inconsciente", e o "inconsciente" estava com Deus, e o "inconsciente" era Deus.(João 1:1)

    O inconsciente se fez "linguagem" e habitou entre nós... (João 1: 14)

    Quem lê, entenda.


    Abçs,
    Levi B. Santos

    ResponderExcluir
  7. Grande Márcio,

    Gostei do Theohumanismo, não conhecia, aliás, Deísmo fui conhecer recentemente.

    Também penso como você, vivo crendo em um Deus que está em tudo e ao mesmo tempo não está.

    Um Deus de quem eu dependa, porém não precise.

    Um Deus que não está mais no local e hora marcados, mas, um Deus que está presente mesmo estando ausente.

    Muito bom seu texto,

    Abraços,

    Evaldo Wolkers.

    ResponderExcluir
  8. EDSON MOURA

    Assim como você é suspeito para falar de mim, eu também o sou para falar de você mano!
    Mas é isto ai, estamos juntos há 7 anos nesta caminhada de muita, mas muita mesmo, conversas, debates e trocas de idéias, não sei a onde vamos chegar, só sei que devemos prosseguir nesta mesma caminhada reflexiva onde o nosso maior propósito já temos alcançado que é levar as pessoas a pensarem por si só.

    Abraços

    ResponderExcluir
  9. Mestre LEVI

    Desculpe minha ignorância, eu li, mas confesso que não entendi o seu comentário.

    Você poderia explicar-me????

    Aguardando.........

    Abraços

    ResponderExcluir
  10. Grande EVALDO

    O “theohumanismo” você não conhecia, porque eu acabei de inventar. Rsrrsrsrssr

    Honestamente eu não sei se o termo tal como eu inventei se algum dia já existiu, apesar de que procure incansavelmente no Google por tal terminologia, mas não encontrei, assim sendo é um neologismo que eu formei, sendo sua explicação o próprio texto que escrevi.

    Agora falando de contradição e paradoxo em minhas frases, essas suas são mesmo magistral, gostei muito, são muito mesmo bonitas – só quero ver o que o DUZINHO irá falar dessas suas frases. Rsrsrsrs

    Abraços

    ResponderExcluir
  11. Caro “theohumano” Marcio


    Os lugares celestiais residem/são o nosso inconsciente. Quando Paulo diz que Deus “nos abençoou nos lugares celestiais” (Efésios 1:3), não se está a referir a um lugar nem a um futuro. Quando ele diz que estamos sentados com Cristo nas regiões celestiais (Efésios 2:6) não está a falar de um lugar. Está a falar de realidades espirituais, que a psicanálise tomou para si, e denominou de INCONSCIENTE.

    As escrituras sagradas são o registro em liguagem metafórica, do inconsciente humano através da história.

    Nos próximos dias, estarei postando a versão psicanalítica do prólogo do evangelho de João. Creio que o debate, a respeito, será bem proveitoso para todos.

    Um grande abraço,

    Levi B. Santos

    ResponderExcluir
  12. Eu acredito que os maiores principalmente os dois mais importantes do mundo Moises e Jesus, tiveram suas profundas duvidas e crises de fé, eles acreditavam em deus, e muito mais ainda em sua missão nesta terra.

    Mas creio que para eles esse deus era indecifrável irrepresentável, cego surdo e mudo, que anda fala é vê. Que não tem nome, que não tem cor que não tem cheiro, que não tem imagem que não tem corpo, mas que tudo toca, tudo permeia.

    Este Deus nada falou, para eles mas gritava em seus ouvidos, Ele nada lhes revelou, nada lhes mostrou, mas eles só viam Ele em suas frentes.portanto eles eram ateu de um de um Deus pessoal, nominavel, tangível, mas por sentirem uma chama incessante em seu interior , eles deram cor, vida e vontade a este grande Desconhecido.

    Por isso eles viveram no seu intimo pessoal mais profundo como ateus, mas no derramar do seus corações como maiores crentes fervorosos que o mundo já viu.

    ResponderExcluir
  13. Continuando a peroração de Gresder:

    Tanto para Jesus como para Moisés não importava o que era Deus em sua essência, mas sim o que Deus era em relação a eles - homens. Aquele que o homem pode estabelecer uma relação inter-pessoal.

    A relação de amor para com o ser humano, por extensão, é a verdadeira imagem da relação com Deus, na qual a verdadeira invocação participa da verdadeira resposta. Só que na resposta de Deus ao homem, o todo se revela como uma linguagem.

    O homem só pode corresponder a sua relação com o Divino, se ele, na medida de suas forças, à medida de cada dia, atualiza Deus no mundo. O homem só pode experimentar Deus na horizontalidade do encontro "Eu -Tu", quando o outro deixa de ser algo de que ele se utiliza para o seu próprio bem estar.

    O outro só deixa de ser um "isso" para mim, quando ele engloba o meu si-mesmo, sem no entanto ser o si-mesmo.

    ResponderExcluir
  14. Acho que essa sua idéia é o que quero dizer com o meu "Deus em background": ele está lá o tempo todo, subjetivamente, dentro de nós, mas não interfere no nosso viver de maneira intrusiva, seja para bem ou para mal.

    ResponderExcluir
  15. LEVI

    Obrigado pelo “theohumano”, (rsrsrsrsrs) mas creio que nós todos e não somente eu o sou.

    Esta sua frase resume bem a sua fala: “As escrituras sagradas são o registro em linguagem metafórica, do inconsciente humano através da história”.

    O Deus da bíblia é o deus do inconsciente humano, mais uma vez, bela aula de psicanálise.

    Abraços

    ResponderExcluir
  16. GRESDER SIL

    Você não leu o meu texto, o meu texto leu você.
    Você não apenas observou o meu texto, mas se embebedou de suas palavras subjetivas.
    Você não apenas sentiu o meu texto, mas encarnou ele em sua vida e alma!

    Esta sua frase eu bem que poderia acrescentar ao meu texto, pois completa-o perfeitamente: “Este Deus nada falou, para eles mas gritava em seus ouvidos, Ele nada lhes revelou, nada lhes mostrou, mas eles só viam Ele em suas frentes.portanto eles eram ateu de um de um Deus pessoal, nominavel, tangível, mas por sentirem uma chama incessante em seu interior , eles deram cor, vida e vontade a este grande Desconhecido.

    Por isso eles viveram no seu intimo pessoal mais profundo como ateus, mas no derramar do seus corações como maiores crentes fervorosos que o mundo já viu”.

    Todas as minhas crises de fé advêm das inúmeras imagens religiosas ao longo da trajetória humana, mas mesmo sem saber, sem entender e sem crer, eu O sinto dentro de mim a queimar e pulsar para além de mim, por isso que eu O anulo na praticidade da vida, mas não do meu interior!!!

    ResponderExcluir
  17. Outra vez para o LEVI

    Outra perola nestes comentários: “Tanto para Jesus como para Moisés não importava o que era Deus em sua essência, mas sim o que Deus era em relação a eles – homens”.

    Perfeito LEVI, pois a essência de deus é algo impossível de se saber ou até mesmo entender, mas isto não é mesmo o mais importante, porque tanto para Moisés e Jesus, quanto para nós também deve ser, é sim o que o grande Ser era e é em relação a nós, para-nós e principalmente através-de-nós!!!!

    Abomino toda pretensa relação com deus que diminua, desvalorize e escravize o homem, por ele ser – como disse o EDUARDO, gostei muito também dessa definição dele – “deuses em ou de Deus”!!!!

    Abraços

    ResponderExcluir
  18. ISA

    É isto ai, mesmo porque, se existindo a possibilidade do não ser, vivamos mesmo assim anulando a possível intervenção de deus em nossas vidas!!!

    Abraços

    ResponderExcluir
  19. Assim como você aprendeu a fazer uma leitura subjetiva dos meus textos eu aprendi com você também...

    Pois eu tive que me adaptar para não ficar pra traz, falando em ficar pra traz este blog esta fraquinho pra caramba em rsrsrs eu acho que temos que fazer uma bagunça aqui para levantar esta merda.

    Sabe o que é ? é que o publico gosta de novidade e de novos ares e por isso de tempo em tempo um blog esta bombando e depois cai no ostracismo como este seu aqui KKKKKKKKKk

    ResponderExcluir
  20. "Chegou a hora, a hora já venho em que precisamos urgentemente viver na vida como ateus.."

    Chegou a hora Marcinho?! Ou na verdade você estava esperando "esta" hora pra revelar um profundo sentimento de ateísmo que estava aí escondidinho....pois a boca fala do que está cheio o coração, "prestenção" que não estou lhe julgando.....rsrs....

    Mas porque, para que, e em função de que...vamos "anular" a "existência" de um deus, se sabemos que Ele está aqui?! Ele pode não intervir, assim como pode intervir....Ele tem a escolha em suas mãos....

    Quem quiser viver uma vida de "ateu", está no seu direito...mas se temos o escolher, entre tentar um vida sem Ele, engolindo todas as frustações...e tentar uma vida, pensando que Ele está ali para agir em algum momento, pois em algum momento Ele pode agir (fato), como prova disso temos a criação....Eu fico em tentar uma vida, não esperando tudo dEle, mas confiante, com fé suficiente, apenas para amar este Deus que tem sido bom comigo, e tem me feito nascer "perfeita"...e que em algum momento Ele pode intervir...

    Pois dEle e para Ele são TODAS as coisas.....

    Abraços!!
    Este foi um terço do que eu queria escrever....kkkkkkkkkkkkkkkk.....mas pra não me chamar de crente fanática, paro por aqui...kk

    ResponderExcluir
  21. GRESDER SIL

    É por isso e devido a isto que eu juntamente com meu sócio EDSON MOURA, bolamos uma estratégia para colocarmos de volta este blog no lugar de onde nunca deveria ter saído.

    Aguarde e verás!!!! Hahahahahahahah

    ResponderExcluir
  22. PAULINHA

    Todo JUIZO de valores já é por si só um JULGAMENTO, claro que não no sentido de CONDENAÇÃO, mas antes sim, no sentido de FORMAR UM CONCEITO sobre uma determinada pessoa.

    Mas pode ficar tranqüila que não me ofendi com esta SUPOSIÇÃO PRÉ-CONCEITUOSA, pois devida ao HUB e ao EDNELSON, agora estou sendo ROTULADO de ATEU, sendo que nunca disse que Deus não existe, apenas deixo bastante claro em minha postagem de que eu vivo uma vida COMO ateu, ou seja, EU NÃO SOU ATEU, mas antes procuro não ficar esperando nutrindo uma falsa expectativa de socorro de Deus.

    A praticidade existencial da vida é minha maior “tese”, basta olhar para ela e verás que Deus não intervém em nossa realidade, pois Ele seria extremamente medíocre de livrar um crente aqui no Brasil de assalto e deixar milhares de pessoas morrerem em um tsunami.

    Concluo dizendo que Deus pode intervir, mas não o faz, a vida nos mostra isto!!!!

    Abraços

    ResponderExcluir
  23. Márcio,

    Esquenta não, certo dia, em um único comentário fui chamado de Ateu, Deísta e filho do diabo.
    De uma só vez, rsrs.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  24. EVALDO

    Obrigado pela solidarização mano... ainda bem que até agora, as pessoas "apenas" me chamaram de ATEU. hahahahahahaha

    Filho do diabo é realmente lamentavel... o que foi que você fez heim???? kkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  25. Carambolá... Marcinho,

    Você é um Ateu não Ateu, rsrsrsrs.
    Vai entender, duas personalidades em um só homem. 100% Ateistá 100%Protestante, Hehehehe

    Você diz ser teísta. Isso é uma escolha que você fez? Em caso afirmativo, por quê? O que fez você não acredita em Deus? Existe uma razão inteligente porque você não acredita em Deus? Pode dizer-me o que é?

    Se você é Ateu, então o naturalismo é verdade, portanto, não há necessidade de Deus.
    Alguns poderiam dizer que se todas as coisas podem ser explicadas através de leis naturais, então isso significa que não há nenhuma evidência de Deus.
    Mas, pode tudo ser explicado através do naturalismo? Não, porque o naturalismo não explica todos os fenómenos conhecidos hoje, nem podemos afirmar que todas as coisas no futuro vão ser explicada através de naturalismo, porque não sabemos todos os fenômenos que podem e irão ocorrer. Portanto, não é um fato que o naturalismo pode explicar todas as coisas. Portanto, Deus não pode ser negado por naturalista e nem ateísta.

    Mais sei Marcinho que no fundo, no fundo, você é um grande fundamentalistaprotestante.

    Abraços e descupe a demora...

    ResponderExcluir
  26. HUBNER

    Antes tarde do que nunca mano!
    Agora eu gostei do "ateu não ateu" e o "100% ateu e 100% protestante, tó rindo até agora. kkkkkkkkkkk

    Agora eu ñão entendi muito bem a sua colocação do TEISTA, será que você não queria dizer ATEISTA ou ainda DEISTA????

    Também não entendi estas muitas perguntas sobre ATEISMO, pois eu já disse e na postagem eu deixo bem claro que acredito sim, mesmo anulando a fé e usando apenas a razão em "deus" que é para mim o Grande Assombro!!!

    Ou será que você não leu minha postagem, e apenas "chutou" atraves do titulo e da foto que sou ATEU????

    HUBNER, pelo amor de deus, leia primeiramente a postagem para depois você comentar!!!! hehehehhehehe

    Apesar de ter alguns traços do NATURALISMO, eu não concordo que tudo pode ser explicado pelo mesmo, e devido a isto, eu sou um pouco também de influencia do agnosticismo, sem contar também que sigo um pouco do deismo.

    Tá vendo HUBNER, que não dá para me rotular, pois uma hora eu sou uma coisa, outra sou totalmente diferente, até posso ser em dado momento e circusntancia FUNDAMENTALISTA, pois pra mim o único absoluto é o não absoluto, o dogma do não dogma, ou seja a total relativização das crenças e teologias.

    Abraços e espero que você leia e entenda o meu texto, e não importa se você irá discordar, pois estamos aqui para isto mesmo, para dialogar trazendo cada um, um ponto de vista, que é visto por um ponto.

    ResponderExcluir
  27. O que deu para perceber Marcinho,

    É que está surgindo no meio de nós um "mestre" que formaliza as suas ideologias inventando e criando religiões, Esse "Theo" foi um máximo.

    Sua criatividade supera a minha. Ainda bem que você é meu amigo, senão eu iria(...) deixa pro próximo capitulo. Hehehehe.

    O seu texto se resume em "não precisamos depender de Deus". rsrsrsrs.

    Abraços mais uma vezzzz

    ResponderExcluir
  28. HUBNER

    Então quer dizer que você gostou do meu mais novo neologismo??? rsrsrsrsrs

    Sim! Agora sim, deu para perceber que você realmente leu minha postagem, pois você sintetizou brilhantemente a minha ideia!!!

    Abraços maninho

    ResponderExcluir
  29. HUBENR e PAULINHA é impossível o Marcio ser ateu ou protestante fundamentalista, pois ambos são reducionistas, limitados, restritivos, dogmáticos, sistemáticos, exclusivistas, intolerantes, coisas que para quem conhece o Marcio, não se encaixam neste pássaro deslumbrado com a profundidade das aturas em que o pensamento é fé humana pode alcançar.


    Marcio você me deve uma seu miserável rsrs, mas isto é uma homenagem absolutamente sincera a você que vai nos deixar por alguns dias, este é o seu outono descanse em paz e rumine tudo o que você tem aprendido conosco para voltar na primavera florido rsrs de novos pensamentos.

    Um beijo no teu coração

    ResponderExcluir
  30. Nossa Gresderzitto,

    Que linda declaração de am... quero dizer, de amizade ao querido Marcinho...kkkk...

    Ahhhh Marciooo não se váaaaaaaaaa......rsrs..

    Mas aproveitando as pétalas que estão caindo até agora, também confesso que aprendi amá-lo como um amigo irmão, primeiro por ser esta pessoa de bom coração, estar me ensinando muitas coisas, e enfim por ser uma pessoa muito importante na vida do Edson, uma pessoa que amo muito.

    Abraços confraternos!!

    ResponderExcluir
  31. Marcitto,

    Eu entendi a sua colocação no seu texto, mas a verdade, é que quando você escreveu este fragmento onde diz "viver uma vida como ateu"...foi como se você tivesse enfiado a faca no bolo, sem antes passar o dedo no recheio...kkkk

    Primeiro a gente tem que "adoçar"...e depois "dar a mordida"....rs...ou seja, expor a idéia com cautela para que as pessoas que "estão de fora" possa entender a sua colocação sem julgá-lo, mas sim, digerir a sua principal mensagem....

    Entendi que viver uma vida COMO ateu, não sendo ateu é claro, é simplesmente buscarmos pela revelação da nossa verdadeira identidade.....sem depender, sem esperar, sem buscar nEle.....

    Mas eu decidi viver uma vida com Ele, vivendo para Ele....eu não peço obsessivamente, eu não exijo demais....e não espero muitas coisas nesta minha vida, e muito menos, quero que Ele me encha de "glórias"....

    Mas quando decidi viver uma vida para Ele, apenas dediquei a minha vida à Ele....e apenas não quero nunca perder a minha fé, e passar a viver pela razão, pois fé e razão entram em conflito, e ambos se anulam.....

    Ou cremos com fé, ou acreditamos com razão...quando a razão começa a dominar os nossos corações, a fé começa a ceder espaços...o que enxergávamos pela fé (crença)...começamos a anular pelo poder da razão.

    DISCORDO, quando diz que Deus pode intervir, mas não o faz.....porque não o faz?!!

    Não faz porque Ele não quer ou porque não pode?!

    Se pode, então Ele não quer??!!...

    Se não pode, então o que anula este poder??!!....

    Para mim, Ele pode intervir quando quiser, nada impede, basta Ele querer...pois, na verdade, o único que pode impedir é Ele mesmo.

    Fuiii....depois eu volto!! rs

    Abraços.

    ResponderExcluir
  32. GRESDER SIL

    Quando morrer, vou querer que você seja o cara que venha falar em meu velório, pois eu sinto que na verdade você nasceu com o propósito de interpretar e fazer entendido as minhas palavras para os meros mortais que não tem condição de entender o que é uma filosofia subjetiva!!!

    Outra coisa, esta postagem não é a postagem de despedida, portanto você terá que voltar aqui para me homenagear, e capriche mais, pois o que você disse ficou muito fraquinho, eu quero mais emoção da sua parte, tipo você dizendo que a blogosfera não será a mesma sem minha brilhante presença, que você irá ficar em profunda depressão e coisas desse tipo.

    ResponderExcluir
  33. PAULINHA

    Depois das rosas vieram os espinhos. Rsrsrsrssrs

    Finalmente você entendeu o meu texto, pensei que iria ficar sofrendo tentando lhe explicar, com isto pulamos uma grande parte do debate, e passamos para a próxima fase. Hahahahahahaha

    Em relação a sua fé, eu não discuto por ser a sua fé, eu sinceramente apesar de não concordar, respeito muito.

    Agora só não entendi a sua explicação para Deus que tem todo poder, não fazer, se não vejamos a sua própria fala: “Para mim, Ele pode intervir quando quiser, nada impede, basta Ele querer...pois, na verdade, o único que pode impedir é Ele mesmo”.

    Quer dizer que, por exemplo, existe a possibilidade de Deus não querer acabar com a fome no mundo, mesmo tendo poder para isto??

    ?????????????

    Abraços

    ResponderExcluir
  34. MARCINHO

    Eu prefiro não responder esta pergunta, pois existe em mim, certos bloqueios de certos assuntos que eu escolhi não debater ok.

    Eu te perguntei tais perguntas, para ver o seu ponto de vista...apenas!

    Mas não posso responder uma coisa que só depende dEle...

    Me entenda.

    Abraços.

    ResponderExcluir
  35. Marcinho,

    Foi devido à alguns comentários meus no post do blog Genizah (http://www.genizahvirtual.com/2010/03/pastores-voadores.html)

    Segue parte do texto dirigido a mim:
    "Eu resolvi ir dar uma olhada no blog deste Sr. Evaldo Wolkers e se qualquer um for lá irá perceber que ele tem um posicionamento DEÍSTA e é defensor do ATEÍSMO.
    Pediria uma explicação e que todos ficássemos atentos para estas sutis artimanhas do inimigo"





    Segue post completo do anônimo:
    19 de março de 2010 00:02
    Anônimo disse...
    "um evangelho que precisa de Mamom para ser "pregado" e "divulgado" sempre me deixou com uma pulga atrás da orelha"

    Esta frase até que é bonita! Faz todo o sentido para nós que somos contra a Teologia da Prosperidade, mas cuidado!

    Eu resolvi ir dar uma olhada no blog deste Sr. Evaldo Wolkers e se qualquer um for lá irá perceber que ele tem um posicionamento DEÍSTA e é defensor do ATEÍSMO. Afirma que a sociedade sem Deus é melhor (vide o exemplo de texto sobre países menos religiosos), Afirma que um ateu é um melhor cristão do que um cristão (vide a histórinha de autoria dele que está sendo contada sobre um tal de John e Max).

    Dai fui re-ler o comentário deste Evaldo Wolkers aqui no Genizah... e não é que compreendi de outra forma?

    Ele estaria afirmando ser contra TODOS os evangélicos, contra a existência de Deus e contra a pregação do evangelho.

    Pediria uma explicação e que todos ficássemos atentos para estas sutis artimanhas do inimigo

    ResponderExcluir

Deixe a sua opinião.

Mesmo que você não concorde com nossos pensamentos, participe comentando esta postagem.
Sinta-se a vontade para concordar ou discordar de nossos argumentos, pois o nosso intuito é levá-lo à reflexão!

Todos os comentários aqui postados serão respondidos!