terça-feira, 17 de agosto de 2010

Meu crer na descrença e minha descrença no crer



Não busco mais um ser fora de mim, que habita em luz imarcescível, onde olho nenhum conseguiu vê, pensamento imaginar, coração sentir, mãos a palpar, intuição perceber, se quer experimentar.
Mas também não sou contra as pessoas que vivem dizendo que sente, pensam, vê e até que escutam sua voz, afinal fantasma não existe, mas é uma coisa que muita gente jura ter visto.

Não vivo no extremo da convicção religiosa que afirma existir deus, mas também não me encontro no pólo da negação ateia de dizer que ele não existe.
Se por um lado é fantasia acreditar que um ser do nada surgiu para então do nada criar tudo, por outro, é mágica a idéia de que do nada tudo se fez sozinho através de uma explosão.

Creio e tenho fé na duvida, mas duvido da certeza da fé.
Creio no não saber, tenho como resposta a não resposta, minha convicção é a não convicção, meu caminhar é pelas sombras escuras do mistério da vida, navegando pelo oceano das incertezas, trilhando o caminho espinhoso e pedregoso da existência.

Minha sina é não poder saber, se quer ter certeza do que acontecerá após a morte.
Mas ao mesmo tempo em que a morte é um enigma não desvendado por nós, apenas crido e esperado por uns, negado por outros, é por mim anulado tanto a certeza que diz para mim o que será, quando a negação que diz que nada depois existirá.

Tenhamos calma, não precisamos nos desesperar, cada coisa ao seu próprio tempo, um dia iremos morrer e ai, ou saberemos por continuar tendo consciência, ou saber por justamente não saber por não termos mais consciência, justamente por não mais continuarmos existindo.

Vivo uma vida de anulação de deus, não afirmando sua existência, como também não afirmando sua negação, mas antes, não pensando mais sobre ele, se quer vivendo preocupado ou tendo uma obrigação moral para com ele.
Acho até ser mesmo de sua vontade, se é que ele tem vontade, e ainda mais se é que ele é ele, pois não quis se revelar, mostrar sua cara, manifestar sua presença, fazer ouvir sua voz, compreendida sua existência.

Só sei que quando me dei conta do “meu crer na descrença e minha descrença no crer”, me tornei livre para pensar sem os cabrestos obscurecidos da religião. Agora nunca mais serei um escravo tendo um senhor e mestre para comandar minha vida, eu sou meu próprio deus, como meu próprio demônio, onde posso criar como também destruir minha vida. Meu destino, minha sorte, como meu trilhar pelos caminhos da vida, são totalmente de minha escolha e decisão. Assim sendo, fantasmas, deuses e demônios representam apenas mitos criados pela fértil imaginação humana.

A única coisa que agora espero mesmo, desejando ardentemente é demorar em descobrir isto tudo, pois isto significará que vivi bastante....deus, anjos, demônios, vida após a morte, podem esperar mais um pouco, agora o que eu quero é somente viver esta vida sem me preocupar com o que será depois dela, pois pode ser que nunca venha descobrir.



Por: Marcio Alves

110 comentários:

  1. AGNÓSITCO DO MUNDO TODO, UNI-VOS!!!



    RSRSRS... É POR AÍ, MARCIÃO!!



    ABRAÇO

    ResponderExcluir
  2. (Raquel Oliveira por e-mail)

    Nunca vi uma pessoa tão confusa em toda minha vida!!!

    ResponderExcluir
  3. Bem, já que os comentários são democráticos, não darei opinião própria. Apenas enviarei uma porção daquilo que acredito:

    (Salmos 90:2) - Antes que os montes nascessem, ou que tu formasses a terra e o mundo, mesmo de eternidade a eternidade, tu és Deus.
    (Romanos 1:16-30) - Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego. Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá da fé. Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade em injustiça. Porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou. Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis; Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu. Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos. E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis. Por isso também Deus os entregou às concupiscências de seus corações, à imundícia, para desonrarem seus corpos entre si; Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém. Por isso Deus os abandonou às paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza. E, semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens com homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro. E, como eles não se importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que não convêm; Estando cheios de toda a iniqüidade, prostituição, malícia, avareza, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, engano, malignidade; Sendo murmuradores, detratores, aborrecedores de Deus, injuriadores, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais e às mães.

    ResponderExcluir
  4. Mano EDU

    Agora só precisamos converter o universalista-evolucionista-deista-semi-ateu-crente ESDRAS GREGORIO para nossa “seita”. Rsrsrsrsrsrsrs

    Agora falando um pouco mais seriamente, por que você chegou a esta conclusão agnóstico sobre deus e vida após a morte?

    Abraços

    ResponderExcluir
  5. RAQUEL

    Isto porque você não viu nada. Rsrsrsrsrs
    Brincadeirinha. Rrsrsrsrsrs

    Eu sei que você acredita na existência de deus, certo?
    Mas quais os reais motivos que te levam a acreditar na suposta existência de deus?

    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Bom dia...
    Recebi a postagem no meu email. Li com paciência a postagem e espero que todos também possam ler meu "comentário"

    Apenas enviarei um fragmento daquilo que acredito: DA PALAVRA DE DEUS.

    (Salmos 90:2) - Antes que os montes nascessem, ou que tu formasses a terra e o mundo, mesmo de eternidade a eternidade, tu és Deus.

    (Romanos 1:16-32) - Porque não me envergonho do evangelho de Cristo, pois é o poder de Deus para salvação de todo aquele que crê; primeiro do judeu, e também do grego. Porque nele se descobre a justiça de Deus de fé em fé, como está escrito: Mas o justo viverá da fé. Porque do céu se manifesta a ira de Deus sobre toda a impiedade e injustiça dos homens, que detêm a verdade em injustiça. Porquanto o que de Deus se pode conhecer neles se manifesta, porque Deus lho manifestou. Porque as suas coisas invisíveis, desde a criação do mundo, tanto o seu eterno poder, como a sua divindade, se entendem, e claramente se vêem pelas coisas que estão criadas, para que eles fiquem inescusáveis; Porquanto, tendo conhecido a Deus, não o glorificaram como Deus, nem lhe deram graças, antes em seus discursos se desvaneceram, e o seu coração insensato se obscureceu. Dizendo-se sábios, tornaram-se loucos. E mudaram a glória do Deus incorruptível em semelhança da imagem de homem corruptível, e de aves, e de quadrúpedes, e de répteis. Por isso também Deus os entregou às concupiscências de seus corações, à imundícia, para desonrarem seus corpos entre si; Pois mudaram a verdade de Deus em mentira, e honraram e serviram mais a criatura do que o Criador, que é bendito eternamente. Amém. Por isso Deus os abandonou às paixões infames. Porque até as suas mulheres mudaram o uso natural, no contrário à natureza. E, semelhantemente, também os homens, deixando o uso natural da mulher, se inflamaram em sua sensualidade uns para com os outros, homens com homens, cometendo torpeza e recebendo em si mesmos a recompensa que convinha ao seu erro. E, como eles não se importaram de ter conhecimento de Deus, assim Deus os entregou a um sentimento perverso, para fazerem coisas que não convêm; Estando cheios de toda a iniqüidade, prostituição, malícia, avareza, maldade; cheios de inveja, homicídio, contenda, engano, malignidade; Sendo murmuradores, detratores, aborrecedores de Deus, injuriadores, soberbos, presunçosos, inventores de males, desobedientes aos pais e às mães; Néscios, infiéis nos contratos, sem afeição natural, irreconciliáveis, sem misericórdia; Os quais, conhecendo a justiça de Deus (que são dignos de morte os que tais coisas praticam), não somente as fazem, mas também consentem aos que as fazem.

    (Salmos 14:1) - DISSE o néscio no seu coração: Não há Deus. Têm-se corrompido, fazem-se abomináveis em suas obras, não há ninguém que faça o bem.

    Um abraço a todos e tenham um bom dia.

    ResponderExcluir
  7. Pr. ISAIAS BARBOSA

    Seja muito bem vindo em nossa sala do pensamento, onde o intuito aqui e levá-lo a reflexão.
    Fique sempre à vontade para dar sua opinião, mesmo que seja contrario a postagem, pois estamos aqui trocando idéias.

    Mas confesso que gostaria de “ouvir” sua opinião própria sobre a temática, e que não apenas colasse versículos bíblicos, embora não seja proibido.
    È que eu já li a bíblia muitas vezes, e sei o que ela tem a dizer, mas já você, eu não sei e gostaria de saber.

    Na questão da temática que a postagem aborda, eu não afirmo como também não nego a possibilidade da existência de deus.

    Para mim, todos os argumentos articulados pelo teísmo como ateísmo são os mais finitos, humanos, lógicos e racionais, restando apenas o campo das especulações, não dando para bater o martelo da convicção para ambas alternativas.

    Abraços

    ResponderExcluir
  8. VIDA NO ESPÍRITO

    Você é o Pr. ISAIAS???
    Pois você escreveu o mesmo comentário dele.....
    Se for, eu já respondi, se não for, eu já respondi do mesmo jeito, pois o meu comentário serve para você também. Rsrsrsrsrs

    Abraços

    ResponderExcluir
  9. Outra coisa Pr. ISAIAS

    Você citou a bíblia como prova da existência de deus, mas saiba que isto não prova nada, pois a bíblia é um escrito puramente humano, portanto, também limitado e especulativo.

    Abraços

    ResponderExcluir
  10. Perdão...

    Postei dois comentários porque me apareceu uma página de erros quando postei como "Pr. Isaias". Por isto é que eu postei novamente. rsrsrs

    Bom, eu não estou afirmando que você disse que é ou não é ateu. Eu entendi perfeitamente o que você disse. Eu apenas citei o que a Palavra de Deus diz em relação ao ateísmo.

    Agora, como eu creio na bíblia como Palavra de Deus e que ela é divinamente inspirada, só me cabe argumentar com base no que está escrito. NAQUILO QUE EU CREIO. Eu respeito o seu ponto de vista e agradeço a oportunidade que vc. me deu para colocar AQUILO QUE ACREDITO.

    Não quero provar a existência de Deus. Eu apenas postei O QUE EU CREIO.

    Não quero confrontar ninguém e também não creio na religião. Creio numa vida com Deus através de Jesus Cristo.

    Creio que os relatos dos evangelhos são inspirados e que as palavras registradas acerca da pessoa de Jesus Cristo é real.

    E como discípulo de Jesus Cristo, afirmo como ele afirmou diante de satanás quando foi tentado no deserto: "Está escrito". Pois bem, está escrito:


    (II Timóteo 3:16) - Toda a Escritura é divinamente inspirada, e proveitosa para ensinar, para redargüir, para corrigir, para instruir em justiça;

    (II Pedro 1:21) - Porque a profecia nunca foi produzida por vontade de homem algum, mas os homens santos de Deus falaram inspirados pelo Espírito Santo.

    Quanto ao inferno, diabo e outras coisas mais não citarei aqui.

    O que gostaria que ficasse registrado é que:

    "Deus amou o homem de tal maneira que deu o seu Filho Unigênito, para que todo aquele que nele crê não pereça, mas tenha a vida eterna"

    EU CREIO NISTO.

    Ah... Eu penso como devemos nos ocupar:

    (Colossenses 3:1-3) - PORTANTO, se já ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas que são de cima, onde Cristo está assentado à destra de Deus. Pensai nas coisas que são de cima, e não nas que são da terra; Porque já estais mortos, e a vossa vida está escondida com Cristo em Deus.


    Novamente... Muito obrigado pela oportunidade

    Um abraço e fiquem na paz do Senhor Jesus Cristo.

    ResponderExcluir
  11. Marcinho querido, que bom que você não fechou seu intelecto totalmente para Deus, mas deixou uma ?

    Você diz: "Vivo uma vida de anulação de deus, não afirmando sua existência, como também não afirmando sua negação, mas antes, não pensando mais sobre ele, se quer vivendo preocupado ou tendo uma obrigação moral para com ele.
    Acho até ser mesmo de sua vontade, se é que ele tem vontade, e ainda mais se é que ele é ele, pois não quis se revelar, mostrar sua cara, manifestar sua presença, fazer ouvir sua voz, compreendida sua existência."


    Você daria ouvidos a Ele se Ele se revelasse a você de uma forma bem pessoal? Você acreditaria nEle ou iria buscar um psiquiatra crendo que estava tendo alguma alucinação?

    Marcinho, Ele não precisa se fazer ver com olhos carnais, Ele se percebe, se comunga pela faculdade do espírito. Ele tem sido tão real para mim, pena que você pensa que eu quero que seja assim.

    Te amo. Beijão.

    ResponderExcluir
  12. Ola Marcio, olha eu aqui de volta.

    Introdução:

    Quando eu disse que não estaria mais visitando o seu blog é por falta de tempo e não porque não desejava mais debater com vocês aqui.

    Bom vamos la Marcio.

    Todo o problema da sua longa vida ate aqui é a religião e não Deus.

    Você passou a crêr muito na religião e deixou Deus um pouco de lado, você esperou muitas coisa do homem do profeta que muitas vezes não é profeta coisa alguma.

    A sua fé e sua crença não diz respeito a ninguem é entre você e Deus.

    Você perdeu sua fé por esperar pelo Homem que nada pode fazer na sua vida mas Deus Marcio ele pode.

    Olha marcio vou te contar uma coisa.

    Eu fiquei muito tempo fora da casa de Deus e fazendo caoisas erradas para mim mesmo.

    Quando voltei a casa de Deus disse que algo teria que acontecer, eu queria ver milagres acontecendo eu precisava ver isso.

    Um certo dia eu sai para fazer a obra de Deus, trbalho comuntário, neste dia cheguei na igreja depois de realizar o trabalho com alegria e senti falta do meu óculos.

    Marcio sem meu óculos eu não consegui ler nada eu precisava dele, eu dou aula eu precisava do meu óculos.

    Eu fiquei nervoso e disse para Deus, eu não vou comprar outro óculos ou o Sewnho me da outro ou me cura.

    E disse mais Marcio eu disse assim, enquanto eu não ganhar outro óculos ou serr curado eu não irei mais ler a palavra de Deus na igreja.

    Passou 1 mês marcio, eu estava cantando na igreja e tinha uma Arpa aberta na minha frente mas não adiantava nada porque não conseguia ler.

    Quando eu estava terminando de cantar eu olhei a Arpa e começei a ver claramente cada letra que estava escrita ali, neste momento eu comece a rir e muitos não entenderam o porque quando acabei o hino eu disso vamos cantar outro e cantei lendo na Arpa e quando detminamos de cantar eu falei para a igreja se coloquem em pé e vamos ler a palavra de Deus e naquele dia eu li a palavra, ai eles começaram a percebem que eu estava lendo inclusive minha esposa

    Foi Deus marcio.]

    A paz do Senhor

    ResponderExcluir
  13. Marcinho, meu querido, esse teu texto está muito bom e por ele eu posso vislumbrar o que se passa em sua alma e mente a respeito de Deus.

    "Não busco mais um ser fora de mim," - correto. Não deve procurar mesmo, visto que o único lugar onde Deus pode ser encontrado de fato, é dentro de nós mesmos.

    "Não vivo no extremo da convicção religiosa que afirma existir deus, mas também não me encontro no pólo da negação ateia de dizer que ele não existe."

    E aí...?? essa posição não é meio covarde? você não tem coragem de afirmar Deus mas também não quer largá-lo de todo.

    Você ainda não é um agnóstico. Você ainda está entre dois extremos: crença e descrença. O agnóstico diz que é impossível qualquer especulação sobre a existência um ser ou uma substância sobrenatural, já que não é possível prová-lo de forma natural. Como você vive especulando se existe ou não existe, então, você ainda não é um agnóstico. Um agnóstico não entra em discussões sobre se Deus existe ou não existe.

    Pode-se até ser agnóstico teísta e crêr em Deus. Ou seja, você sabe que não pode provar que ele exista, mas ainda assim, você crê.

    POde-se também, ser agnóstico e acreditar que o sobrenatural é pura invenção da mente humana. Um agnóstico ateu, portanto.

    Então, marcinho, como você se definiria? se é que é possível...heeee

    Essa frase é muito boa:

    "Se por um lado é fantasia acreditar que um ser do nada surgiu para então do nada criar tudo, por outro, é mágica a idéia de que do nada tudo se fez sozinho através de uma explosão."

    Só leve em consideração uma coisa: Deus não veio do nada, Deus é e sempre foi e tudo o que ele fez não foi do "nada" e sim, dele mesmo, a partir dele mesmo.

    O nada não pode produzir tudo. Logo, deve ter havido alguma coisa que sempre foi; portanto, o nada de fato, nunca existiu pois sempre houve aquele que é. Ainda que aqui, a própria ciência seja agnóstica e atéia, pois não tem resposta para o início da existência e mesmo assim, não acredita na possibilidade da existência dessa "substância" que sempre foi.

    Aqui confesso que sou um agnóstico teísta. Eu sei que Deus existe, pois a existência pede um criador, mas de fato, cada homem percebeu esse "Deus" de forma diferente, logo, nenhuma percepção humana de Deus é definitiva ou verdadeira, e nem definitivamente falsa.

    "Creio e tenho fé na duvida, mas duvido da certeza da fé."

    Aqui, meu amiguinho, você se supera nos paradoxos paradoxais! Mas sabe de uma coisa, se essa tua frase fosse uma fórmula matemática, o resultado dela seria zero, pois ela é auto-anulante.

    mas logo depois, você deixa a poesia de dominar:

    "meu caminhar é pelas sombras escuras do mistério da vida, navegando pelo oceano das incertezas, trilhando o caminho espinhoso e pedregoso da existência."

    e logicamente, você diz não saber sobre o pós morte:

    "Minha sina é não poder saber, se quer ter certeza do que acontecerá após a morte."

    Mas o caso é "não poder saber" ou "não querer saber"? Eu também não tenho certeza do que ocorrerá após a morte, mas existem muitos casos de pessoas que tiveram uma experiência de quase e voltaram. Os relatos são bem parecidos. A maioria afirma ter saido do corpo e poderem ver o que ocorria ao redor.

    Evidente que tais relatos não provam que a consciência sobrevive depois que o cérebro morre, mas no mínimo, deveria por uma pulguinha atrás da orelha...

    ResponderExcluir
  14. Aqui, creio, você não diz toda a verdade:

    "Vivo uma vida de anulação de deus, não afirmando sua existência, como também não afirmando sua negação, mas antes, não pensando mais sobre ele, se quer vivendo preocupado ou tendo uma obrigação moral para com ele."

    Você pode estar anulando Deus, mas não é verdade que você não pensa mais nele, pelo contrário, ele ainda domina grande parte dos teus pensamentos, se não for assim, você vai começar a falar de qualquer outra coisa neste blog, menos de Deus, deuses, espiritualidade e religiões.

    Como eu sei que isso não vai acontecer, Deus ainda vai fazer parte da sua vida por algum tempo, até o dia em que você possa chegar a estatura de pensador perfeito quanto você ou o abraçará de vez ou não falará mais nele pois para você isso seria um assunto sem sentido, já que não se pode prová-lo por meio naturais ou ainda, você dirá com toda a fé: Não há Deus, não há Mistério, não há poesia no universo, não há criador não criado.

    E aí, meu amigo, você entrará para o time dos que de fato, "matam Deus", só que preciso te informar que você vai ter que procurar alguma coisa para por no lugar, alguma coisa que dê sentido à sua vida: talvez esse coisa seja a própria vida, porém, a vida não é vida sem alguém que a viva. Captou? vou repetir: A vida não é vida sem alguém que a viva. E esse ato de viver, de querer ter uma vida boa, feliz, plena, satisfatória, sabendo que problemas sempre aparecem, mas que são solucionados pela coragem, inteligência e perseverança, será uma vida profundamente, "religiosa", pois você estará vivendo a vida do mesmo modo que todo homem de fé sadia vive.

    ResponderExcluir
  15. Marcinho, teu texto me fez refletir tanto, que eu decidi postar os meus comentários(com algumas mudanças e correções) como uma postagem lá na sala do pensamento. Postei algumas frases tuas e os meus comentários sobre eles, ok?

    ResponderExcluir
  16. MARCINHO

    Pelamordedeus...

    15 comentários, já?!

    Vou comentar outra hora, pois ainda tenho que preparar aulas. rss..

    Beijos.

    ResponderExcluir
  17. Olá Márcio,

    A questão é: Você nega a existência de Deus ou moldes nos quais um tipo de deus foi gerado?

    O primeiro diz respeito à fé, o segundo a crença.

    Caso negue a Deus então o que você nega é a própria fé. Caso negue moldes nos quais um tipo de deus foi gerado, então o que nega é uma crença e não a fé. Você precisa definir em que campo está articulando suas idéias. Se no campo ontológico (fé) ou fenomenológico (crença.

    Caso queira avançar um pouco mais dê uma olhada nos escritos de Jacques Ellul, ele trabalha muito esta dicotomia e diferença entre fé e crença.

    Sobre a Bíblia ser um livro meramente humano, não seria o caso de refletir sobre em que parâmetros até agora você concebeu inspiração divina. Nunca é demais lembrar que há uma diferença fundamental entre o fato que tem a ver com fé e sua articulação por meio da escrita que tem a ver com crença. O fato antecede sua articulação racional. Assim como a fé é anterior a crença.

    Pense nisso amigo,

    Abraço,

    Alex Carrari

    ResponderExcluir
  18. Marcio belo texto.

    Isso mostra que Deus tem um espaço na sua vida e sua vida tem um espaço com Deus.

    Eu concordo com o PAULO GESIO, e que testemunho que ele deixou aqui. Glórificado a Deus por tudo isso. Por ele ter feito maravilhas na vida de cada um.

    Eu também posso compartilhar um testemunho. O meu irmão estava a ponto de amputar o pé porque ele pisou no plastico quente e derretido.

    Deus fez um milagre, durou uma semana de agonia, e aquele plastico caiu. O seu pé foi restituido, e agora nem a cicatriz aparece. Ele tinha apenas 4 anos.

    Deus é maravilhoso. GLÓRIA A DEUS.

    Porque dEle e por Ele, para Ele são todas as coisas.

    AmÉm.

    ResponderExcluir
  19. Marcio,

    a questão não é a existência de Deus. A questão aqui é que vc não acredita em nada. Nem na existência dele nem na inexistência dele. Como pode viver nessa confusão?

    ResponderExcluir
  20. Pr. ISAIAS

    Apesar de não ser deus, eu lhe perdôo. Rsrsrrs

    Ainda bem que você não caiu na “tentação” de usar a bíblia como prova da existência deus, pois ela não prova nada, seria a mesma coisa se eu, por causa das revistas em quadrinhos, quisesse provar a existência de super heróis.

    Você diz crer que a bíblia é inspirada por deus, como então explicar a enorme mudança e diferença no deus do velho testamento para o deus “revelado por e em Jesus?

    Seria devido a uma evolução “humanista” de deus?
    Ou seria – como penso – que a bíblia é uma escrita totalmente humana, de como os homens viam, experimentavam, sentiam, percebiam, e, portanto, projetavam em deus?

    Quanto às outras questões, fique a vontade para levantá-las......o inferno é uma das questões mais delicadas e problemáticas do cristianismo, pois como deus poderia criar seres humanos e condená-los a queimarem eternamente no inferno?

    No mais, eu é que lhe agradeço por sua ilustre visita e comentário.
    Como já disse uma vez, e volto a repetir:
    Fique a vontade para dar sua opinião nesta sala, pois ela também é sua.

    Abraços

    ResponderExcluir
  21. GUIOMAR BARBA

    Sua pergunta: “Você daria ouvidos a Ele se Ele se revelasse a você de uma forma bem pessoal? Você acreditaria nEle ou iria buscar um psiquiatra crendo que estava tendo alguma alucinação?”.

    Minha resposta: Bem, se eu continuasse a orar a deus, simplesmente estaria falando comigo mesmo, mas se deus falasse comigo, seria nada mais do que eu mesmo respondendo a mim mesmo.

    A fé, Guiomar, não prova nada, pois se provasse não seria mais fé, mas sim evidencia.

    O acreditar sempre será mais fácil do que o pensar, daí as pessoas se entregarem a religião sem o senso critico.

    ResponderExcluir
  22. PAULO GESIO

    Você é demais cara!
    Você conseguiu dar ordem a deus para ele te curar, ou seja, você mandou e deus que não é bobo, foi logo correndo e te obedeceu.

    Eu só gastaria de que você mandasse nele também, para que ele viesse acabar com a fome, miséria e injustiça no mundo, que ele curasse todos doentes terminais, curasse crianças com síndrome de down, e tantas outras coisas.....ou será que deus esta tão ocupado em lhe favorecer que deu as costas para o mundo?

    ResponderExcluir
  23. EDUARDO 1

    Sua definição de deus ser encontrado dentro de nós, não seria mais uma das milhares de especulações inúteis sobre deus?
    Você não acha que pela quantidade de especulações sobre deus, deus não seria uma “coisa” para qual não se tem resposta?

    Esta minha posição de nem acreditar em deus como também de desacreditar não é covardia, mas antes sabedoria..........deus é uma impossibilidade escandalosamente possível.

    Defino-me como “um perdido no abismo da duvida”.

    No ponto onde você discorre muito sobre a existência deus ser sempre, eu colocaria um ponto de interrogação, da seguinte maneira:
    Se deus sempre existiu, o universo também não poderia ter sempre existido, anulando assim a necessidade criadora de um criador?

    Respondendo sua outra pergunta, eu creio ser ambas respostas....tanto o “não querer saber” como o “não poder saber”.
    Oras DUZINHO, só porque existem vários indivíduos dizendo que tiveram uma experiência “além vida e morte”, isto não prova nada.
    Se você acha que a fé prova alguma coisa, então você deveria ir ao manicômio.

    ResponderExcluir
  24. EDUARDO 2

    Em relação a esta sua frase: “Você pode estar anulando Deus, mas não é verdade que você não pensa mais nele, pelo contrário, ele ainda domina grande parte dos teus pensamentos, se não for assim, você vai começar a falar de qualquer outra coisa neste blog, menos de Deus, deuses, espiritualidade e religiões”.

    Minha resposta: Eu sabia que alguém iria comentar sobre isto. Hehehehe

    Eu já pensei em parar de escrever sobre a temática “deus”, mas resolvi não parar, pois na verdade quando penso “deus”, não estou pensando para mim mesmo, mas antes para os meus leitores, tentando sempre, causar uma reflexão pensante.

    Portanto, segue-se verdadeira minha frase de não mais pensar deus....pois não penso nele para mim, antes como forma de aguçar e provocar reflexões nas pessoas.

    Eu não preciso decidir entre o ateísmo e teísmo, os dois tem argumentos de peso, portanto, deixo isto suspenso, como possibilidade tanto o existir como o não existir deus.

    ResponderExcluir
  25. EDUARDO 3

    Fico feliz por meu texto ter-lhe inspirando a escrever uma postagem.
    Assim que puder – pois estou trabalhando muito por estes dias – eu dou uma passada por lá e confiro o que você escreveu.

    ResponderExcluir
  26. ALEX CARRARI

    Que bons ventos te trazem aqui amigo?

    Na segunda definição que você dá a deus, como crença, sendo imagens construídas e adquiridas com o passar do tempo pelo próprio o homem – na crença o homem é quem diz “faço deus a minha imagem e semelhança” – não tenho duvida, sou totalmente ateu.

    Mas na segunda, sobre a existência de deus eu posso até não ter fé, pois acredito ser totalmente racional crer em deus, anulando-se a fé, usando apenas como instrumento a razão, mas a verdade amigo, é que cheguei a conclusão (parcialmente, é verdade) da duvida como caminho mais honesto e sábio para as perguntas tais como “deus existe?” e “a vida após a morte?”.

    O grande problema do ser humano em geral é que nós preferimos uma falsa, seguro e cômoda verdade inventada, do que a angustiante certeza da duvida do não saber.

    Abraços

    ResponderExcluir
  27. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  28. Ola Marcio

    Marcio o seu problema é incredulidade, deus não esta me obdecendo, mas se eu não usar a mim fé ao meu proprío favor quem vai fazer isso você.

    Eu tenho minha fé e uso essa fé que tenho, eu creio no Deus que sirvo.

    Agora vamos la Marcio e você, quando esta com algum problema o que você faz ja que não tem crença alguma ou seja não cre em nada.

    Bom devo imaginar se você estiver com algum problema onde os medicos ja desenganaram ai você se entrega.

    O que custa você usar um pouco da sua fé so pra ver se você fica ou não curado.

    Eu uso a minha fé porque sou capaz disse e me sinto forte e preparado para usar a minha fé e você.

    ResponderExcluir
  29. Marcio disse: me tornei livre para pensar sem os cabrestos obscurecidos da religião. Agora nunca mais serei um escravo tendo um senhor e mestre para comandar minha vida, eu sou meu próprio deus, como meu próprio demônio, onde posso criar como também destruir minha vida. Meu destino, minha sorte, como meu trilhar pelos caminhos da vida, são totalmente de minha escolha e decisão.
    Vc pensa que esta livre de Deus só porque não esta dentro de uma Religião?? srsr
    Ai, aia ia meu querido, não adianta nada tudo isso que vc escreve e fala, Deus continua existindo e amando vc assim como eu amo vc meu querido srsr quando vc diz assim:
    Vivo uma vida de anulação de deus, não afirmando sua existência, como também não afirmando sua negação,
    Caramba já é alguma coisa né?? ,mas que progresso srsrs. Paz Marcio!
    Ah quando vc diz : como meu trilhar pelos caminhos da vida, são totalmente de minha escolha e decisão. Vc que pensa de que é sua escolha... rsrs besos!

    ResponderExcluir
  30. Escuta, coloquei o seu blog nos meus favoritos só pra não esquecer de vir aqui, gosto do seu blog. Paz!

    ResponderExcluir
  31. Ola Rô

    Eu acessei seu blog e sigo seu blog te encontrei na UBE

    acesse meu blog também

    E volte sempre a esse blog porque o Marcio é incredulo e nãoacredita em nada, isso porque foi cristão por 20 anos

    Ele é o famoso John.

    ResponderExcluir
  32. Olá Marcio,

    Acompanho seu blog e gosto muito de refletir suas entradas.
    Desculpe colocar um versículo, mas é nele que TAMBÉM baseio minha fé. Creio na Bíblia como sendo uma escritura que foi divinamente inspirada:

    "Pois Deus, na Sua sabedoria, não deixou que os seres humanos o conhecessem por meio da sabedoria deles. Pelo contrário, resolveu salvar aqueles que crêem e fez isso por meio da mensagem que anunciamos, a qual é chamada de ´louca´. Pois aquilo que parece ser a loucura de Deus é mais sábio do que a sabedoria humana, e aquilo que parece ser a fraqueza de Deus é mais forte do que a força humana". (I Cor 1.21 e 25) (NTLH)

    Não posso te dizer mais nada além disso, pois sinais não são suficientes para provar Deus, pois Ele se dá a conhecer por fé e fé é aquilo que tem se discutido aqui.
    Posso te dizer que Deus tem operado sinais em minha vida, assim como tem operado na vida de muitas pessoas. Os sinais estão aí Marcio, mas respeito sua posição quanto aos mesmos.

    Quanto à sua colocação: "Eu só gastaria de que você mandasse nele também, para que ele viesse acabar com a fome, miséria e injustiça no mundo, que ele curasse todos doentes terminais, curasse crianças com síndrome de down, e tantas outras coisas.....ou será que deus esta tão ocupado em lhe favorecer que deu as costas para o mundo?" Confesso que não sei responder a você sobre isso Marcio. É claro, se houvesse uma resposta certamente ela seria uma hipótese de solução, pois é isso que queremos para o mundo, mas é uma resposta que está acima de nós. Penso que a soberania de Deus contempla tudo isso e um dia, tudo nos será revelado. Tenho certeza que um dia ELE nos irá revelar o porquê de todas essas coisas acontecerem e de Sua "omissão" quanto as mesmas.

    Bom, essa é minha participação quanto a esta entrada.

    Muito obrigada pelo espaço.

    Fique com Deus, rs.

    Abraços.

    Lisley.

    ResponderExcluir
  33. PAULINHA

    Assim que der, apareça por aqui...........

    ResponderExcluir
  34. HUBNER

    Assim como você e o Paulo gesio, também tenho experiências fantásticas para contar, a única, porém grande diferença é que não vivo na ilusão de que foi deus quem realizou.

    ResponderExcluir
  35. RAQUEL

    Confesso que em um primeiro momento, minha fala parecerá um pouco confusa, mas se você tentar deixar de lado seu “pré-conceito” – no sentido de conceito já pré-estabelecido que é herdado do meio em que você vive – conseguirá perceber uma lógica e bom senso no que estou tentado expor.

    Só o simples fato da questão “existência de deus” ser um tema milenarmente discutido, tendo-se argumentos fortes dos dois lados, já nos mostra que tanto um como outro ponto são racionais, lógicos e humanos, portanto, auto-indefinível.

    É o que o agnosticismo denomina de “conhecimento incognoscível”, aquilo que esta para além do nosso poder de conhecer.
    Restando-nos a honestidade da duvida, ou as falsas certezas tanto da afirmativa como da negação de deus.

    ResponderExcluir
  36. PAULO GESIO

    Entendo que no seu caso a fé é como uma doce ilusão, onde você se sente protegido em um mundo inseguro.

    Se forte mesmo Paulo, é encarar “de frente” a problemática da existência, sem a fuga ilusória e temporária da fé....pois mais cedo ou mais tarde você será despertado do sono da fé pela dureza da vida, o seu castelo superficial de areia irá ruir diante da maré das contingências da vida.

    Outra coisa em que pude perceber também é que você se utiliza de sua fé como se fosse uma lâmpada mágica que faz com que o gênio “deus” conceda desejos a você.

    Mas isto também tem sua implicação, pois se sua fé move deus, logo sua fé é maior que deus?

    ResponderExcluir


  37. Não sei quanto a você, mas não me vejo sendo controlado por deus, e nem vejo os outros também, pois se assim fosse, então os ladrões, suicidas, estupradores deveriam ser inocentados de seus crimes, uma vez que não são eles que escolhem, mas antes deus......o que seria um absurdo, você não acha???

    Neste sentido então, nós somos responsáveis por tudo que acontece em nossa vida, e não deus, você não acha????

    ResponderExcluir
  38. Prezado LISLEY

    Seja muito bem vindo nesta sala do pensamento, se você já nos lê há bastante tempo, sabe que nosso maior intuito aqui e levar as pessoas a reflexão, justamente através de debates e idéias muito provocativas.

    Quanto sua fala sobre os sinais que deus tem operado na vida de muitos, é facilmente explicado como uma ponte onde o religioso fará com deus, tendo o mesmo como causa primaria.

    Mas pense por um momento comigo neste exemplo que exponho agora a você:
    “Se você estiver desempregado e orasse a deus com muita fé e fervor, você certamente conseguiria um emprego, mas se você não orasse também, você conseguiria da mesma forma o emprego".

    A diferença esta do ponto de vista que partimos....o religioso sempre atribuirá a deus, mas o cético atribuirá a si mesmo ou a aleatoriedade os acontecimentos da vida.

    Entendeu? O que você acha do que eu falei???

    Abraços e volte mais vezes.

    ResponderExcluir
  39. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  40. Marcio, 1

    Marcio como você explica a minha situação.

    Eu usava óculos e sem óculos não conseguia ler nada.

    Explica para mim, como pode ser ilusão minha se eu não preciso mais de óculos.

    Me explica porque eu quero entender.

    Se fosse ilusão eu estaria usando óculo ate hoje e não estou quem me conhece sabe disso.

    Marcio acho que você não entende o que é a fé.

    Eu não uso minha fé para cair dinheiro do céu nem para que a coisa que eu mesmo posso fazer aconteça sozinha, minha fé são para coisas impossíveis, aquilo que não sou capaz de fazer meu Deus ele pode fazer para mim basta eu usar a minha fé.

    Ser forte Marcio é encarar a realidade concordo com você, mas quem disse para você que uma pessoa que tem fé não encara a realidade.

    Eu prefiro ser forte encarando inclusive a realidade que Deus existe e que me ama.

    Quanto a minha lâmpada mágica acho que devo continuar utilizando você não acha se esta funcionando tenho que usar.

    E onde você me viueu dizer que minha fé move Deus, você esta distorcendo o que eu digo, minha fé agrada a Deus mão não move Deus eu não te disse isso

    ResponderExcluir
  41. Olha Marcinho que loucura, você fala: "Acho até ser mesmo de sua vontade, se é que ele tem vontade, e ainda mais se é que ele é pois não quis se revelar, mostrar sua cara, manifestar sua presença, fazer ouvir sua voz, compreendida sua existência."

    E depois diz: "mas se deus falasse comigo, seria nada mais do que eu mesmo respondendo a mim mesmo."

    Primeiro você faz uma "crítica" à sua ausência e depois diz que se Ele falasse com você, você atribuiria a fala dEle a você mesmo.

    Guiomar.

    Querido, vejo você muito confuso com relação a Deus ser ou não ser. Entendo no entanto, e te amo muito por tudo que você transmite com tanta poesia e sinceridade. Beijão.

    ResponderExcluir
  42. Obs. Daniel sou eu,Guiomar, não sei porque Daniel.

    ResponderExcluir
  43. Marcio quem escolhe as trevas é o homem , o homem morto não tem força para vir a Deus, pois ele esta entregue ao pecado, de que se queixa os homens? a não ser de seus próprios pecados, mas ainda sim ele não desiste de nós, Marcio, se ele desistir de vc e eu nossos caminhos são de morte, pois só escolhemos as obras da carne. Por isso ele não deixa de existir, e não nos abandona. nós que deixamos ele, Mas ele não! Paulo já estou lá no seu blog viu? querendo ou não Marcio é esta a vontade dele soberana, vc pode achar que não mas ele tem sua vida nas mãos dele. Se ele lhe tira a respiração vc não é nada srsr

    ResponderExcluir
  44. Marcitto, me conte as experiências de vida fantasticas que tivesse... Fiquei curioso.

    Marcinho queria ter esse dom que tens... Como pode reunir tantas pessoas em diferentes aspectos para comentar aqui.

    É muito movimentado isso aqui. Já está com mais de 40 comentários.

    Creio que você receberá um milagre em breve.

    ResponderExcluir
  45. É que este papo dele de não crê em Deus, que detesta religião bomba Hubner, rssr até eu to aqui vc viu? rsrsr

    ResponderExcluir
  46. PAULO GESIO

    Tem muitos “milagres” que a ciencia já explica, mas mesmo que não explicasse, porque a única alternativa seria o suposto milagre?

    Fé é você andar pelos caminhos da fantasia e imaginação, mas para isto você terá que fechar os olhos da razão e realidade.

    Já que você diz que deus faz coisas impossíveis para você, desde que você utilize sua fé, então vá na AACD e ore por aquelas crianças com síndrome de down, se pelo menos uma daquelas crianças for curada eu digo que valeu a pena sua fé.

    Paulo, nos seus próprios comentários já esta subtendido claramente, que seu deus é tão fraco que para ele agir, precisa de pilhas duraceu da fé.
    Portanto, se para deus operar é preciso antes ter fé, se segue-se que a fé move deus, ou então você terá que negar isto, dizendo não saber o porque de deus curar uns para deixar outros bilhões “a ver navios”.

    ResponderExcluir
  47. GUIOMAR

    (já estava achando que o DANIEL era um novo leitor que surgiu neste blog. Rsrsrsrsr)

    Não há incompatibilidade de pensamentos da minha parte.

    Na primeira parte, estou apenas especulando, já na segunda estou sendo realista.

    ResponderExcluir


  48. Segundo seu comentário, você esta querendo dizer já dizendo que o homem é mal e o que salva ele de ser assim é deus?

    Será RÔ, que nós somos tão perversos assim, ao ponto de não conseguirmos fazer atos bons, precisando de deus?

    Isto também tem sua implicação:
    Se deus nos criou, e todos seres humanos são maus, então segue que deus também é mau, ou um grande sádico se divertido com nossas maldades, pois nos criou justamente maus.

    ResponderExcluir
  49. HUBNER

    Milagre de verdade, não é o mar vermelho se abrir, ou o “sol parar”, ou pessoas serem curadas por “deus”, mas antes ter pessoas ingênuas que acreditam nisto.

    ResponderExcluir
  50. Olá Marcio,

    Quanto a sua colocação sobre o emprego, é claro, temos aí a Igreja Universal que ensina isso mesmo aos seus fiéis, ou seja, ir à luta, correr atrás (tudo bem que eles fazem isso pra um retorno pra eles, mas enfim) e é assim. O sol nasceu pra todos, sobre justos e injustos. Quem não corre atrás, não consegue!
    Mas olhe Marcio, há uns dois meses mais ou menos, estavamos nos preparando pra ir à igreja e, depois que meu marido tirou o carro, ele colocou a carteira em cima do mesmo pra ir fechar o portão e daí, esqueceu da carteira e fomos embora. E o percurso até a igreja é grande e tal. Ele estacionou o carro em frente à igreja, uma avenida super movimentada, saimos, fomos pro culto (isso eram quase 10:00h) e quando foi mais ou menos 12:00h, que chegou a hora das ofertas, ele procurou a dita, não achou, é claro, saiu lá fora onde eu estava com nosso bebe e desesperado procurou em minha bolsa.. daí que se lembrou e subiu as escadas correndo, chegou lá fora e adivinha? A carteira estava em cima do carro!!! Dá pra acreditar Marcio? Poxa, se alguém me contasse talvez eu tb não acreditaria. Mas aconteceu!
    Mas não firmo minha fé em sinais Marcio, de verdade. Eu escolho crer em Deus, entende?
    Confesso que já tive uma crise interna sobre a existêcia de Deus, mas com o passar dos anos, ELE me ensinou que é FÉ. Somente fé! O Justo viverá por fé! Um dia iremos nos encontrar com ELE e nisso acreditamos por fé! E é isso meu irmão!
    Bom, fico por aqui!
    Obrigada pelo espaço. Deus abençoe!
    Continuarei acompanhando o debate!

    ResponderExcluir
  51. Ele não nos fez para sermos pervesos Marcio, o homem que se desviou. Por isso a palavra diz, de que se queixa o Marcio a não ser de seus próprios pecados rsrs ou seja o homem viu? paz meu querido.

    ResponderExcluir
  52. Marcinho, quero comentar sua frases:

    "Se deus sempre existiu, o universo também não poderia ter sempre existido, anulando assim a necessidade criadora de um criador?'

    A matéria não é eterna. Pelo menos é o que pensa a maioria dos cientistas. Lembre-se que a teoria mais aceita da criação do universo, o Big Bang, já começa dizendo que toda a matéria do universo estava concentrada num único ponto. Mas não diz porque ela estava assim, desde quando ela estava assim (o que não na verdade não dá prá dizer, pois antes não existia tempo).

    Se nós dizermos que a matéria é eterna, então ela é "Deus" e era consciente de si própria.

    Sua outra frase é aonde você consegue se enganar.

    "Eu já pensei em parar de escrever sobre a temática “deus”, mas resolvi não parar, pois na verdade quando penso “deus”, não estou pensando para mim mesmo, mas antes para os meus leitores, tentando sempre, causar uma reflexão pensante."

    Veja a contradição: quando você "pensa" em Deus, você pensa para os outros...mas não deixa de pensar, oras!

    Você não pode parar de pensar e nem falar em Deus pelos mesmos motivos que eu tenho: Eu sei que ele existe, realmente não preciso de fé para saber isso. Ou ele é uma consciência eterna, que sempre existiu, ou ele é a matéria inicial concentrada que se expandiu, mas aí, essa matéria teria que ser consciente para ser eterna, pois como a matéria inconsciente pode existir por si mesma eternamente e que viria no futuro, a criar seres conscientes e inteligentes como nós?

    Marcinho, nossos caminhos são parecidos. Eu também sou ateu dos deuses das religiões, pois todos eles são representações. Mas sou profundamente crente que nós, a existência, o universo, galáxias, átomos, moléculas, animais, não estão aqui por acaso e por acidente.

    ResponderExcluir
  53. Marcinho, vou repetir aqui o comentário que eu fiz ao seu comentário lá na sala do pensamento:

    "Marcinho, está certo, você quer agora ser agnóstico. Mas deixe eu falar uma coisa, meu querido amigo: Essa frase sua reflete na verdade não um agnosticismo, mas sim reflete que na sua psiqué, Deus ainda mora e continuará morando, a não ser que você o extirpe de vez da seu "ser em si", como observa o Levi.

    " lanço-me no abismo escuro e fundo da duvida da alma."

    Rapaz, essa frase é muito forte e cheia de conteúdos psíquicos e ainda religiosos. Um agnóstico não duvida, nem se "lança no abismo escuro." Um agnóstico simplesmente não tem nada a dizer sobre Deus, espiritualidade ou alma.

    Se você ainda deixa sua alma no "abismo" da incerteza, é porque você não pode se livrar de Deus (ainda, e talvez, não o faça; espero que não o faça). Um agnóstico não fica nessa luta da incerteza, só quem tem um ser aberto para a transcendência mas que não já aceita as soluções fáceis via dogmatismo e ritualismo religioso, mas se percebe profundamente tocado pelo sentido que deve haver por trás do universo, ainda que esse sentido seja uma necessidade da nossa mente/sentimento, é que se lança no abismo da incerteza.

    Como já dizia um famoso teólogo, a fé é um salto no escuro.

    Levi, tu tá brincando, né? Certamente eu não sou o mais indicado para analisar onde o ser do nosso amigo Márcio ficará "coxeando" se ele vencer a luta com Deus.

    Com a palavra, você!"

    ResponderExcluir
  54. Rô,

    Estou vendo que está assida aqui... rsrsrs. E seu último comentário "o que se queixa o marcio..." está ótimo.

    Estou morrendo de rir!!!

    ResponderExcluir
  55. kkkkkkkk Eu adoro ele Hubner , na verdade tudo isso é Deus na vida dele, mexendo com seu interior, esta sede de conhece-lo, ele chega lá tenho fé kkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  56. Oi Marcio,

    Lí seu comentário para a Rô: "Será RÔ, que nós somos tão perversos assim, ao ponto de não conseguirmos fazer atos bons, precisando de deus?

    Isto também tem sua implicação:
    Se deus nos criou, e todos seres humanos são maus, então segue que deus também é mau, ou um grande sádico se divertido com nossas maldades, pois nos criou justamente maus"

    Imagina que você é um bom homem, criou vários filhos,educou eles para viverem uma vida digna, saudável, daí alguns deles se desviam por maus caminhos, aproveitando da liberdade que justamente podem desfrutar, aí a culpa é sua?

    Deus criou o homem à sua imagem, conforme a sua semelhança, ou seja seu caráter que é perfeito e como sendo justo deu a este ser, liberdade, mas não descuidou de educá-lo...

    Um beijo querido.

    ResponderExcluir
  57. Marcio

    Milagre é milagre e não se explica.

    Se existe algum cientista que disse que sabe como aconteceu o milagre, existem 2 hipóteses

    Primeiro: ele esta mentindo, porque milagre não tem explicação

    Segundo: Não foi milagre, ai sim ele pode explicar

    Agora Marcio Milagre é tudo aquilo que acontece na sua vida e que a ciência não explica, por exemplo, a pessoa tem câncer, eles sabem o que ocasionou o câncer e desenganaram a pessoa ou seja não tem mais jeito e ela vai morrer.

    Do nada, essa pessoa vai fazer seus exames para saber como esta a doença e o médico constata que ela não tem mais nada.

    Marcio nesses casos a 1ª coisa que o médico pergunta é se a pessoa é cristã, engraçado isso.

    Marcio, eu tenho fé e não ando imaginando coisas Marcio, seu argumento para insistir que fé não existe comigo é furado, eu tenho fé e não ando por ai imaginando coisas feito um maluco.

    Porque vocês neste blog insistem em citar a AACD aquelas criação especiais que estão La estão elas nasceram com seus problemas e se Deus quiser curar ele cura mas não vai ser porque você quer ou o Edsom ou a Paulinha.

    Saiba que Deus não vai fazer nada para te agradar, se você quer crer em Deus creia se não quer a palavra deste Deus que você chama de fraco diz que não é por força nem por violência, mas ele é tão fraco que decide o seu caminho aqui é so ele querer.

    O Deus que prego não é Deus de brincadeira e nem volta atrás de suas decisões, se na sua palavra esta escrito que sem fé é impossível agradar a Deus ponto acaba ai.

    Você mesmo Marcio para trabalhar você fala se não me pagar não trabalho, você so trabalha por dinheiro nem por isso você é fraco ou é.

    Marcio eu acho eu digo eu acho que é melhor você dizer eu não tenho fé mas a fé funciona mesmo porque quem tem fé sempre é abençoado, isso não é feio.

    Mais uma coisa porque a insistência de que se Deus curar um tem que curar todos, mas se morrer um tem que morrer todos.

    Se morrer alguém da sua família você tem que morrer também?

    ResponderExcluir
  58. Marcio esta perfeitro seu texto, irretocavel fechado, sistematizado, pode contraditoriamente virar até um dogma do crer na descrença e da descrença no crer rsrsrs

    Nao tenho o quer tirar nao tenho o que acrecentar.

    Mas apenas dizer que do meu ponto subjtivo de vista Ele esta absolutamente revelado na percepçao profunda da intuiçao dos grandes deste mundo.

    ResponderExcluir
  59. Olha, eu não discuto mais teologia, só sei de uma coisa: "Viva e deixe viver!". Se estás feliz hoje, aproveita o momento. Se não te interessa agora saber sobre a vida (ou não) após a morte, tudo bem, um dia tu irás pensar nisso. Abraço

    ResponderExcluir
  60. Olá LISLEY

    Você já cogitou a hipótese do que aconteceu com a carteira de seu esposo ser um simples acaso?

    Pense comigo Lisley, se foi realmente deus que fez o “milagre” com a carteira de seu esposo, mas, no entanto deixa bilhões no mundo que precisam de coisas muito mais necessárias e urgentes na vida do que simplesmente achar uma carteira e deus nada faz, de uma de três possibilidades; ou deus é muito limitado operando sinais muito pequenos, pois se assim fosse, ele deveria ter então impedido o Tsunami Asiático que matou 120.000 pessoas, por exemplo, ou ele é não é uma pessoa inteligente e de bom senso, ou então ele é uma pessoa interesseira que só ajuda quem o serve.

    As três possibilidades são ridículas, você não acha?

    Portanto, ou você atribui este “milagre” da carteira ao acaso, ou seu deus tem muito que explicar.

    ResponderExcluir


  61. Então chegamos à conclusão da qual o meu texto fala, que nós somos tanto deuses como demônios nesta terra, sendo que tudo é de nossa responsabilidade e decisão, o qual no primeiro instante você discordou.

    Mas você não respondeu minha pergunta, pelo menos não de forma satisfatória, de que o homem é tão rui, que precisa ser controlado por deus para fazer o bem??

    ResponderExcluir
  62. EDUARDO 1

    Se deus criou o universo, mas ele mesmo não é criado, sendo “eternamente eterno”, eu pergunto:
    Como podemos conceber o universo tal como nos apresenta, como algo que é concreto, observável e palpável se tendo um inicio, mas podemos conceber um ser imaterial, invisível, pensante, inteligente sem uma causa primeira?

    Isto não seria desonestidade pensante, uma vez que se basearia no desejo de crer pelo crer???

    Outra coisa que me intriga em seu pensamento pensante sobre deus é o seguinte:
    Você sempre diz da possibilidade de “deus” não ser um ser pessoal, mas antes uma energia ou força, porém consciente, por que a necessidade do “consciente” em deus?

    Pois “deus” sem consciente não seria “deus”, por isso você insiste na idéia da consciência de deus?

    ResponderExcluir
  63. EDUARDO 2

    Não há contradição entre o meu texto onde falo que anulo deus, e o meu comentário que penso deus para as pessoas.

    Na primeira, eu anulei por completo em minha vida, haja visto não ser possível seu conhecimento, como disse no meu texto, e volto a repetir, não penso no sentido de ter alguma obrigação moral para com ele, nem tão pouco vivo no mundo da lua achando que ele esta em algum lugar no espaço ou (pior ainda) fora do espaço, nem tão pouco tenho esta idéia romantizada de que ele esta em mim.

    Como também já disse para você em outro comentário, minha frase celebre “deus é uma impossibilidade escandalosamente possível”.

    Agora na segunda parte, eu penso “deus” como forma de reflexão para as pessoas, tentando levá-las a pensarem, criando assim um senso critico mais aguçado.

    Foi o que eu disse para um colega crente meu, lá no meu serviço, que eu não queria que ele saísse da igreja, mas continuasse lá, mas que apenas tivesse uma maior senso critico, isto eu disse quando ele me chamou de “ladrão de sonhos”, pois disse que eu roubo das pessoas aquilo que elas tem de mais importante....a fé.

    Infelizmente (ou felizmente para alguns) nossa sociedade esta mergulhada na religiosidade, portanto, não posso não falar sobre assuntos religiosos, pois são os que mais nos afeta no dia a dia.

    ResponderExcluir
  64. EDUARDO 3

    Talvez “deus” ainda more na minha psique, no sentido de eu ter herdado do meio em que vivo, e por ter sido ao longo de toda minha vida ensinado a crer nele e nunca duvidar – a religião normalmente te manda crer, e depois de crer, quando você vai questionar o seu crer, ela joga para o mistério e manda você apenas reverenciá-lo em silencio pensante.

    Agora DUZINHO, você não acha que se existisse a possibilidade (o que esta fora de cogitação, pois nossa sociedade é religiosamente religiosa) de uma criança desenvolver e crescer sem ter sido ensinada sobre deus, o que ela pensaria??

    Obviamente que deus para ela seria tão estranho como um E.T, quando ouvisse alguém dizer que acredita em deus.

    Quando você diz que eu não posso ser agnóstico por A+B, seguindo estritamente a lógica do conceito, eu, porém lhe digo que posso ser mesmo sem ser no padrão conceitual que foi padronizado como agnosticismo.
    O que quero dizer é que sou da minha forma, com meus pensamentos pensantes, e não como acham que deveria ser.

    Quando digo que me lancei no abismo das incertezas é justamente por entender que estou longe de entender e que o debate deus existência, esta longe de chegar ao ponto final, pelo menos para mim.
    Não fecho, não bato o martelo, não defino, não limito, não afirmo, como também não nego, mas antes me calo diante do absurdo da existência ausente de deus, como também de sua possível inexistência presente.

    Re-faço a frase do teólogo que disse que “a fé é um salto no escuro”, dizendo que “a sabedoria é um salto na duvida e no questionar”.

    ResponderExcluir
  65. EDUARDO 4

    Que negocio é este de você e o LEVI, procurarem entender e desvendar a minha mente pensante??

    Acho que nem mesmo a pessoa em si, conseguirá um dia desvendar a si mesma, quanto mais o outro por ele mesmo.

    Acho que a ciência partiu da própria universalidade caótica da psique humana para tentar explicar o cosmo.

    ResponderExcluir
  66. Outra coisa EDUARDO, que eu já ia me esquecendo.........na verdade o grande “culpado” de eu ser um ser em si que não é nem (por enquanto) ateu, nem muito menos crente é você mesmo.....ou não se lembra que você foi a primeira pessoa com real contundência, sapiência e racionalidade a dizer e nos convencer que Jesus não era deus?

    Lembro-me como chorei naquele dia em que não mais acreditava que Jesus era deus, nem que tinha ressuscitado, nem que foi ascendido aos céus e nem que muito menos voltaria para me arrebatar para estar para sempre com ele nos céus – só agora, depois de passado o choque inicial é que vejo como era fantasiosa a minha fé e a fé dos crentes.

    Daí meu amigo, para onde estou agora que é no vazio da crença, foi um passo.

    Mas não foi só eu, duzinho....converse com o EDSON, GRESDER, EVALDO, BILL e muitos outros, que eles – se forem sinceros – dirão o mesmo que eu disse.

    Inclusive, já comentei isto com o GRESDER, e ele que era um crente tão fiel e temente a deus, reconheceu a mesma coisa que eu.

    Ou seja, você é o cara de toda confraria que mais influenciou nossos pensamentos pensantes!!!!

    Agora eu sinto que você também sabe disto, e esta tentando de forma inconsciente reparar seu “erro” – que não foi erro, mas para você pode ter sido, pois talvez, eu tenho a impressão que você não queria que as coisas chegassem neste nível.

    EDUARDO, nós só sabemos como iniciaremos alguns processos, mas como acabarão, isto não temos controle e nem como saber.

    Abraços

    ResponderExcluir
  67. HUBNER

    Confesso que esperava mais de seus comentários.....que fosse bem melhores desenvolvidos e articulados.

    ResponderExcluir


  68. Você já algum dia se perguntou honestamente se sua fé é verdadeira ou não passa de crença religiosa, como tantas outras????

    ResponderExcluir
  69. GUIOMAR (não tem como tirar este DANIEL?? Rsrsrsrsr)

    Você disse que deus é justo, como se isto fosse um atributo moral a deus, mas isto não é que você e muita gente especulam???

    Na questão da liberdade, concordo, só que isto tem que ser total, e não parcial, ou seja, se deus nos deu liberdade de viver e morrer, então não podemos nutrir a idéia de que algumas coisas ele faça para outras não, esta implicação é semelhante a da soberania de deus, ou deus controla tudo e nada é livre, e portanto, é soberano, ou não comanda nada, sendo nós os soberanos desta terra.

    ResponderExcluir
  70. PAULO

    Posso até concordar que existem coisas inexplicáveis, mas mesmo assim, por ser inexplicáveis, a única alternativa não tem que ser inexoravelmente deus....para isto, existe acasos, aleatoriedades e contingências.

    A fé esta embasado no desejo de crer e imaginar e nunca em evidencias, pois se assim fosse, não seria fé.

    Entendeu???

    ResponderExcluir
  71. GRESDER

    Caracas ESDRAS??? Você me elogiou ou eu que estou tendo muita fé por esses dias??? Heheheheeheh

    Realmente a fé faz coisas impossíveis, inclusive receber um elogio do GRESDER SIL!!!!! Hahahahah

    Falando serio, esperava aqueles longos, poéticos e subjetivos comentários seus.

    Não tem graça você dizer que o meu texto esta perfeito.
    Quando escrevo, escrevo sempre deixando brechas para ser criticado, dando assim, a oportunidade do dialogo.

    Portanto podes voltar aqui e fazer um comentário gresderiano de verdade!!! Rsrsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
  72. ISA

    Eu só penso nestas coisas no blog por causa das nossas discussões, mas na minha vida diária, eu a vivo e deixo-me viver por ela, sem neuroses e fantasias, apenas a vida pela vida.....se tiver vida depois da morte, ótimo, mas se não tiver pelo menos vivemos aqui o máximo que pudermos.

    ResponderExcluir
  73. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  74. Marcio em primeiro lugar creio na soberania de Deus que joga por terra toda nossa decisão, vc pode até decidir qualquer coisa em sua vida, mas a resposta final vem de Deus, e aí cadê o livre arbítrio?? então não existe na verdade nada de livre arbítrio, muitas as vezes achamos que fomos nós que escolhemos mas é Deus, tem gente que diz: Eu decidi por Cristo, coitado como se tivesse algum poder pra isso, é muita petulância achar que tem este poder, pois se Deus manda seu filho para morrer por mim e eu que escolho se quero ele? mas deixa isso pra lá srsr como vc diz eu escolhi eu decidi, eu leio isso que vc escreve e dou gargalhadas aqui, me perdoe por isso, outra coisa, a minha fé não veio através de Religião, pois ja cria antes de conhecer religião, e sei que Deus me conhece desde o ventre de minha mãe , então todo aquele que é de Deus virá a Deus Marcio não a religião, pois todo aquele que o Pai Deu a Jesus ele jamais rejeita, esquece religião Marcio isso ja deu o que tinha que dar, não falo de Religião falo de Deus. Deus esta fora de Religião, por isso te disse, que se vc pensa que deixou Deus só porque saiu da Religião vc esta completamente enganado, Deus é muito além disso . Paz querido!
    Ah! desculpa, sou meia calvinista srrs não totalmente rsrs
    Xiiiiiiii que confusão né?? rsrs AH, não me venha dizer : vc diz isso mas vc crê no Deus do cristianismo, então a sua fé é condicionada a religião aff please não me venha com este papo, ja cansou este papo! BJS.

    ResponderExcluir
  75. É que eu perdi todo o tesao de dialogar, com voce voce nao tem sido honesto nesta area.

    ResponderExcluir
  76. Márcio

    Olhando atentamente para o seu perfil no blogger,não pude deixar de reparar a criança em seu colo.É seu filho(a) ?

    Me surgiu a vontade de criar uma parábola com uma pergunta embutida,pra você.

    Imagine a seguinte situação(já quero adiantar que não sou gay) :

    Você,sozinho no deserto de sal nos Estados Unidos,caminhando sem destino.De repente você me encontra.

    Começamos a conversar,você diz que tem um filho,que você o ama muito.Então eu te pergunto :

    Me prove que você o ama !?

    Você diz : É claro que eu o amo !

    Eu diria então : Mas eu não estou vendo esse sentimento,o Amor.Preciso de uma prova concreta !

    Você começa a chorar falando de seu filho...

    Eu digo :Isso não prova nada ! Muitas pessoas choram quando falam de Jesus.Isso pode ser algo subjetivo.


    Eu colocaria você na mesma situação que um ateu coloca um crente,quando indaga : Me prove que Deus existe,não estou vendo nada.O fato de a bíblia dizer que é a palavra de Deus não prova que ela foi inspirada por um Deus real.

    Se crer em algo invísível é loucura,todos nós somos sustentados pela absurda existência do amor.E o ateísmo é a revolta que nasce da necessidade de se crer em algo.

    Valeu brother,que Deus NÃO te abençoe.Que diferença faz ?

    Abraços

    ResponderExcluir
  77. Marcinho, não entendi esta sua colocação, por favor, me explique melhor:


    "Se deus criou o universo, mas ele mesmo não é criado, sendo “eternamente eterno”, eu pergunto:
    Como podemos conceber o universo tal como nos apresenta, como algo que é concreto, observável e palpável se tendo um inicio, mas podemos conceber um ser imaterial, invisível, pensante, inteligente sem uma causa primeira?"


    sua outra pergunta:

    "Você sempre diz da possibilidade de “deus” não ser um ser pessoal, mas antes uma energia ou força, porém consciente, por que a necessidade do “consciente” em deus?

    Pois “deus” sem consciente não seria “deus”, por isso você insiste na idéia da consciência de deus?"

    Quando eu digo que Deus não é um ser pessoal, eu estou dizendo que não creio que ele tenha caráter, moral, sentimentos, como nós temos. Creio que tudo isso são coisas nossas, humanas, e somos nós que projetamos em Deus aquilo que nós somos.

    Na verdade não foi Deus quem nos criou semelhentes a ele, fomos nós que o "criamos" projetando nele o que nós somos.

    Daí o deus no AT se arrepender, ficar irado, alegrar-se, guerrear contra os inimigos de Israel, etc.

    Mas a compreensão de como Deus age, "através do deus do AT" vai se modificando com o passar do tempo conforme a compreensão dos escritores bíblicos vão evoluindo.

    ResponderExcluir
  78. Quero destacar tua frase "Pois “deus” sem consciente não seria “deus”, por isso você insiste na idéia da consciência de deus?"

    Então, como eu não concebe Deus como uma "pessoa" como nós somos pessoa, eu não sei como é o "ser de Deus" e ninguém sabe.

    Porque a necessidade de Deus ser consciente?

    É por que a consciência é a entidade que "cria o mundo". Explico melhor:

    A nossa consciência é que cria o "nosso mundo" particular e também cria o mundo como um todo. Se não houvesse uma consciência para observar o universo, haveria universo? O que pode existir sem uma consciência para observá-lo e "criá-lo' ao mesmo tempo?

    complicado? é mesmo...

    um exemplo: porque você sabe que você existe? porque você tem uma consciência. Um computador é capaz de fazer milhões de cálculos por segundo mas não tem consciência do que faz, pois ele foi programado por um ser consciente para fazer aquilo.

    Então, acredito que Deus seja essa consciência cósmica que "observa e cria" tudo que nós, também seres conscientes, podemos "observar e criar".

    Quando eu digo que Deus está em nós, não é romantismo, é porque como nós somos conscientes e eu acredito que Deus seja consciência, então, ele habita em nossa consciência/psiqué.

    Tua frase “deus é uma impossibilidade escandalosamente possível”, é excelente. Mas eu diria que Deus é a única possibilidade para que a vida e a criação sejam escandalosamente possíveis. Sem um "motor incial" que desse o start, nada do que foi feito, se feria. Ainda que não se diga que foi Deus quem deu o start, ainda assim, o start é necessário.

    Você não é um "ladrão de sonhos" e nem ladrão da fé. Quem tem fé não se deixa roubar facilmente.

    Marcinho, a fé uma coisa tão poderosa que contra ela não vale conceitos racionais, cientíticos, e tal, pois ela paira acima de tudo isso. Então, é burrice querer descosntruir a fé com a razão.

    A pessoa que tem fé só terá a fé modificada, se ela quiser e permitir. Não adianta dizer que a fé é irracional, ora, todo mundo sabe que a fé não é racional. A fé é um sentimento, e sentimentos não precisam da ciência para existirem.

    ResponderExcluir
  79. Vou fazer um adendo ao que eu disse sobre não ser possível desconstruir a fé com a razão. O que se pode derrubar com a razão são as crenças. Crenças são os conceitos que se criam para sistematizar a fé.

    Eu, por exemplo, derrubei muitas crenças que eu tinha por mim mesmo, pelas minhas reflexões, leituras e conversas com algumas pessoas "iluminadas".

    Se você diz que vai ser um "agnóstico" do seu jeito de ser agnóstico, ok, assim seja rsss

    ResponderExcluir
  80. Marcinho, vou colar aqui a resposta que eu te dei lá na minha sala sobre o teu último comentário e também o comentário do Levi que é muito interessante:


    "Outra coisa EDUARDO, que eu já ia me esquecendo.........na verdade o grande “culpado” de eu ser um ser em si que não é nem (por enquanto) ateu, nem muito menos crente é você mesmo..."

    Esta tua revelação para mim é novidade. Não fui eu quem fiz o "estrago", foi você quem buscou ser estragado...kkkkkkkkk

    É claro que eu lembro de todos os nossos debates sobre o Jesus Histórico e o Jesus da fé. Mas os méritos ou desméritos do teu pensamento hoje pertencem só a você, meu amigo. Se você não tivesse uma cabeça tão boa e tão aberta para novas significações espirituais, você ainda seria um feliz crente que espera a volta de Jesus para morar no céu.

    O que eu quero dizer com isso? Que você era um "falso crente", ou que "não tinha fé de verdade"? não!

    Você e outros, são apenas pessoas que não têm medo de pensar...

    Mas você realmente está tomando um caminho que eu não tomaria, mas se você for em frente, o caminho será seu e eu não serei o "responsável" rsss

    Já que você diz que eu te influenciei tanto, então quero que você leve em consideração tudo o que nós temos discutido ultimamente. E de tudo que já discutimos, a síntese importante é:

    Existe um "Deus" lá fora. Mas ele nasceu dentro de nós...

    Mas o fato de nós trazermos entranhado em nossa psiqué o "fator Deus" deveria também nos fazer pensar porque somos assim. Porque com todo o avanço científico que nós temos, a religião só dá sinais de avanço e nunca de retrocesso? Porque Deus não morre? Porque Nietzsche falhou? Porque os positivistas que anunciaram o fim da religião se enganaram?

    E agora, quero me reportar ao ESPETACULAR COMENTÁRIO DO LEVI:

    "O homem, enquanto sentir nostalgia e saudade será sempre um ser religioso. Será sempre um ser à procura da re-ligação com o primitivo (quando era um só ser, alienado a mãe). Como não ser um religioso, se algo em mim quer reatar uma simbiose com a outra parte de mim que apesar de não ter consciência, encontra-se gravado numa região do meu cérebro?"

    E o desfecho magistral do comentário dele:

    "Os sonhos, os atos falhos, as visões, (como a do apocalipse de João) são expressões do inconsciente, ou conteúdo manifesto do inconsciente. Um dia, quando o homem exterminar as “forças diabólicas e divinas do seu ser”, aí sim, ele deixará de ser um homem religioso. Quando ele não mais sonhar, nem tiver visões, tudo será CONSCIENTE. Aí sim, ele será UM TODO, e não uma PARTE. Aí, o Leão habitará com o cordeiro e o lobo com a ovelha..."

    Se eu entendi as nuances do profundo comentário do Levi, ele está dizendo que somente quando o ser humano se ver como um TODO, quando não tiver mais as duas instâncias, consciente e inconsciente lutando entre si (não sei se essa seria uma expressão adequada), quando tudo em nós for UNIDADE CONSCIENTE, então perceberemos que não estamos separados nem de Deus nem do Universo, então, o leão e o cordeiro realmente caminharão juntos.


    LEVI, ESSE TEU COMENTÁRIO MERECE VIRAR POSTAGEM. POR FAVOR, PENSE NISSO.

    Levi, não sei se eu ultrapassei em meu comentário o que você de fato queria dizer; se o ultrapassei, então ultrapassei para demonstrar como eu interpreto essa UNIDADE.

    MARCINHO, tua crise é normal. Você vai conseguir equilibrar as coisas aí dentro da tua cabeça e dentro do teu coração.

    Eu também sofri e ainda sofro por ter desconstruido as "certezas doutrinanárias" nas quais fui criado. A dor é forte. Parece que de repente, ficamos órfãos...

    Amigo, está vindo um turbilhão de palavras e pensamentos sobre esse assunto, então, vou fazer o seguinte. Vou anotar o que eu teria para te dizer com relação a isso e vou postar como texto depois, ok?

    ResponderExcluir
  81. Marcinho, o LEVI fez o seguinte comentário lá na minha sala:

    "Prezado Eduardo


    Essa sua incursão pelos desvios da personalidade, fez-me lembrar da minha velha professora de psicologia na faculdade. Nunca esqueci o que ela disse de maneira enfática numa aula: “Não existe essa tão propalada NORMALIDADE. Quanto aos distúrbios da personalidade, tudo é questão de grau. É salutar o indivíduo ter um pouquinho de todas essas categorias psicopáticas, para poder viver”.

    Com relação à influência que o Márcio recebeu de você, quero dizer que tudo funciona como a eletricidade: “O seu plug, Eduardo, funcionou, não foi só porque encaixou bem na “tomada” de Marcio, mas, principalmente por ter encontrado LÁ, a energia receptiva para suas idéias”.

    Adão escondeu-se culpando Eva, mas no fundo no fundo nada teria acontecido com ele se o “seu desejo não fosse o desejo de Eva”.

    Sabe por que Deus não pode nomear o homem, lá no Éden?
    Porque não tinha outro semelhante e diferente ao mesmo tempo. O máximo que Deus fez foi retirar do homem uma parcela sua para construir Eva, para que ele nunca pudesse negar isso: “Reconheço-me em tu. Eis os ossos dos meus ossos e a carne da minha carne”.

    DEUS NÃO NOMEIA.

    O INCONSCIENTE NÃO NOMEIA

    A NOSSA PERCEPÇÃO / RACIONALIZAÇÃO É QUE NOS FAZ NOMEAR O OUTRO.

    Em tempo: As suas inserções psicanalíticas vieram bem a calhar. Não foi à toa que os dois maiores expoentes da psicanálise (Jung e Freud), foram antes, Teólogos e estudiosos dos MITOS.

    P.S.: Edu, é uma pena não podermos levar esse diálogo, agora, lá para a C.P.F.G."

    MARCIO

    Você acabou de fazer uma viagem às nossas origens edênicas. Veja só as coincidências:

    ONTEM:
    Adão experimentou o fruto do conhecimento do bem e do mal, mas depois culpou EVA. Mas esse DESEJO já estava latente em Adão, de uma maneira inconsciente. Ao culpar Eva (o seu espelho) ele estava exercendo um dos mecanismos de defesa da psique, que é a racionalização.


    HOJE:
    Marcio comeu do fruto do conhecimento oferecido por Eduardo, mas depois culpou o próprio Eduardo, sem saber que nele (Marcio) já existia de forma inconsciente, o desejo latente de “se perder” e se lambuzar com o fruto do conhecimento.
    Ao culpar o Eduardo ele estava de uma maneira inconsciente se eximindo de uma “repreensão paterna”.


    MARCIO! MARCIO! ONDE ESTAIS!
    QUE FIZESTES?

    — FOI O EDUARDO QUE ME DESTES COMO AMIGO, QUE ME FEZ PECAR!

    Continua com o Eduardo, o próximo capítulo da novela: “Márcio no Divã” (rssss)

    ResponderExcluir
  82. Marcinho, achei esse último comentário do Levi, Sen-sa-ci-o-nal...não acha? rssssss

    ResponderExcluir
  83. Olá Marcio,
    Desculpe só vir agora. Na verdade, passei três vezes aqui ontem para ler os outros comentários.
    Não vou tentar ensinar a missa ao padre, pois eu ainda estou no básico e você, no avançado mega master (em termos de bíblia). Mas quero te dizer o seguinte Marcio, o meu DEUS, que também é o seu DEUS, apesar de você não querer aceitá-lo, quer você de volta! Você o ama Marcio, você o ama tanto que chegou ao ponto de criar esse blog para debater sobre ELE. Sabe aquela criança que, por ser repreendida pelo pai ao cometer uma arte, sai correndo e se esconde dentro do guarda-roupas? E daí, quando o pai a procura, ela fica bem quietinha para não ser percebida? O pai abre a porta do guarda-roupas e fala com ela, mas ela não responde.. ela está magoada, ferida, mas na verdade, o desejo dela é abraçar aquele pai e sentir o seu amor? Então Marcio, assim é você com DEUS, o nosso PAI! Você O quer, mas você está ferido por causa das adversidades da vida, por causa do que acontece com o mundo. Você não quer falar com ELE.
    Mas olha, te digo uma coisa, ELE esteve aqui há mais ou menos 2000 anos atrás e sofreu tudo o que você está sofrendo ou até mais. ELE suou gotas de sangue Marcio, você sabe o que é isso? ELE, DEUS-FILHO, foi desamparado pelo DEUS-PAI e por isso, ELE sofreu muito também. DEUS-PAI virou as costas pra ELE no momento em que ELE mais precisou. ELE esteve aqui entre nós e por que? Porque um dia ELE nos deu livre arbítrio e nós escolhemos pecar. Se Adão não pecasse, seria Caim ou Abel, se não fossem eles, seriam seus filhos ou talvez não, enfim, eles podiam fazer essa escolha.
    Quando Deus diz que ELE é amor, acredite! Quando ELE diz que é justiça, acredite! Pois aquilo que é justo pra nós, pra ELE pode não ser! Nós nunca passamos pela morte pra saber se é dolorida! Nunca passamos pela liame (vida/morte) para saber como é! Talvez Deus propicie algo para esses que nossas mentes não conseguem imaginar! Ele é amor e age com justiça Marcio! Todos nós nos decepcionamos, mas ELE também se decepcinou!
    ELE precisa de você Marcio. ELE precisa do seu potencial. E lembre-se, quando se nega algo, é porque se acredita que esse algo existe, pois do contrário, o que haveria seria a indiferença!
    JESUS precisa de você Marcio e do seu potencial para esta geração!
    Em CRISTO JESUS.

    ResponderExcluir
  84. Desculpe Marcio, quis dizer, pelo liame.

    Só mais uma coisa: existem pessoas sem sombra? Também assim não existem pessoas sem Deus.
    "..o Senhor é a tua sombra à tua direita."

    ResponderExcluir


  85. Se deus é soberano, e se nós não temos liberdade de escolha, sendo tudo que ocorre no mundo sendo manipulado por deus, então o estuprador, assassino e suicida não poderão ser culpados por uma coisa que eles não decidiram ser, mas que foi o soberano e déspota deus....sendo assim, deus seria o culpado de tudo que ocorre no mundo, e não poderá nos julgar moralmente, porque foi ele e não nós quem decidimos e escolhemos.

    Por mais que o pensamento calvinista seja milenar e bem articulado, ele torna deus injusto e mal, na verdade o deus calvinista é um diabo todo poderoso.

    Abraços

    ResponderExcluir
  86. BONILLO

    É impressão minha, ou senti um pouco de revolta em suas palavras por eu não acreditar no deus imagem construída pelas religiões, inclusive a cristã???

    Como bem descrevi nesta minha postagem, não me considero nem ateu, mas também nem crente, apenas realista em confessar minha mais sincera duvida em relação à existência de deus, que não pode ser provada empiricamente sua existência, como também não existência.

    Abraços

    ResponderExcluir
  87. EDUARDO 1

    Vou tentar refazer então minha pergunta de um modo mais simplista:

    Se você afirma – como todo teista – que deus é, sendo sempre, não tendo um inicio, mas diz que o universo o qual podemos observar, que é concreto e palpável teve um inicio pelo próprio deus, como pode então conceber que tal deus invisível, imaterial não teve origem?

    Ou seja, a idéia de um deus invisível e imaterial não ter um inicio não seria mais absurda do que a idéia do universo material, visível e concreto não ter origem??

    O que quero dizer é que a necessidade do universo ter sido criado por um deus, é igual à necessidade deste mesmo deus também ter sido criado em algum momento, ou seja, assim como se concebe tradicionalmente que deus não foi criado, o universo também não poderia ter sido não criado por um deus???

    Na questão de deus não ter moral, personalidade e sentimentos, sendo muito mais atributos humanos projetados em deus é mais do que indiscutível – pelo menos para mim e para você.

    ResponderExcluir
  88. EDUARDO 2

    Sua fala: “A nossa consciência é que cria o "nosso mundo" particular e também cria o mundo como um todo. Se não houvesse uma consciência para observar o universo, haveria universo? O que pode existir sem uma consciência para observá-lo e "criá-lo' ao mesmo tempo?”.

    Minha resposta: Espera um pouco ai Duzinho! Discordo totalmente de suas palavras....quer dizer que para uma coisa existir, tem que primeiro existir uma consciência que perceba que este algo existe?

    Mas se não existir o existente, como poderia a consciência conceber alguma coisa por ela mesma???

    Então não seria a existência o que antecederia a consciência?
    O existente existe por si só, mas a consciência para existir não precisaria da existência para existir??

    Como pode haver consciência sem existência?
    Por outro lado existe a existência mesmo que não haja consciência, pelo simples fato de existir, ou você acha que não???

    Ter consciência DUZINHO, não seria a capacidade de perceber o que existe?
    Então como haveria consciência sem a existência de alguma coisa???
    Sendo assim, como deus pode ser uma consciência que sempre existiu, se antes dele havia o nada?? Havendo o existente, não pode haver uma consciência para perceber???

    To viajando legal....rsrsrsrsrs......mas esta interessante esta nossa conversa extremamente pensante....esta saído até fumaça do meu cabeção pensante. Heheheheheh

    Mas a conclusão parcial que eu chego, é que deus para existir antes do universo, em meio ao nada da existência, precisaria como condição sine qua non, não uma consciência apenas, pois a consciência não seria nada sem o existir da existência, logo deus não pode ser uma consciência consciente de nada, mas ser um ser em si corpóreo e material....você não concorda???

    Sua fala: “Sem um "motor incial" que desse o start, nada do que foi feito, se feria. Ainda que não se diga que foi Deus quem deu o start, ainda assim, o start é necessário”.

    Minha resposta: Concordo, e esta é nossa crise pensante, pois se por um lado um deus que não foi criado, sempre existindo criando o universo é ilusão, por outro o big bag é mágica pura, portanto, só podemos especular, mas certeza mesmo não há.

    ResponderExcluir
  89. EDUARDO 3

    Eu sei do “poder” que é a fé...porém, mesmo que não consigamos derrubá-la, - isto, eu já desisti – podemos apenas tornar a razão nas pessoas mais aguçadas – isto é o que quero atualmente – pois cada um decidirá por si mesmo seu próprio caminho pensante.

    ResponderExcluir
  90. EDUARDO 4

    Você não percebeu o tom de ironia na minha fala???

    Claro que você realmente teve um papel muito importante nas vidas dos confraternos e na minha também, pois repito você é o cara de maior influencia na confraria, porém, não foi só você ou apenas você que desconstruiu nossa “fé”, mas antes, você foi uma espécie de estopim que desencadeou o inicio de todo o processo de desconstrução, onde nós por nós mesmos buscamos em outras fontes, pois o que debatemos aqui, embora seja muito útil, é muito pouco, precisando ser depois, aprofundado com muitas horas gastas em leituras.

    Portanto, estou tirando onda com sua cara dizendo ser você o culpado por eu estar assim....é que ultimamente você tem sido tão fiel defensor da religião, justamente para contrabalançar a confraria e tornar mais equilibrado a disputa a favor da religião, que eu penso que é meio por se sentir “culpado” inconscientemente. Hahahahahaha

    ResponderExcluir
  91. EDUARDO 5

    Os comentários do LEVI são todos muitos excelentes, todos eles poderiam ou pode virar futuramente postagens, tudo dependerá dele mesmo.

    Uma outra coisa, o LEVI atirou no que viu e acertou no que não viu. Heheheh

    Vou explicar:
    Todo leitura geralmente é tendenciosa por si mesma....nós procuramos ou desejamos ler aquilo que tem de algum modo haver conosco, com nossos pensamentos.

    Quando o LEVI disse que você DUZINHO encontrou em mim, um receptor favorável de idéias, ele descreveu minha leitura nestes 2 últimos anos, onde passei de uma leitura fundamentalista onde só lia autores evangélicos ortodoxos á teólogos hereges, para finalmente, a todos tipos de filósofos, até mesmo os filósofos ateus.

    E agora, deu no que deu. Rsrsrsrsrsrs
    (Claro, não posso me esquecer das leituras e debates de meses com Eduardo, Levi, Gresder) rsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
  92. LISLEY

    Eu não amo um ser que não pode ser concebido, tão pouco se quer provado que realmente existe.

    A verdade é que a fé não se sustenta diante da realidade da vida, e nem diante dos argumentos racionais, mas antes naqueles e para aqueles que preferem acreditar pelo acreditar sem questionar e olhar para a vida.

    Abraços

    ResponderExcluir
  93. Marcio seu folgado não respondeu meu comentário?

    Você ta muito espertinho, só arruma tempo para comentar no blog dos outros quando tem postagem fresquinha seu viadinho!

    E mesmo assim fica mais enfiado no seu blog enchendo os outros de comentários enquanto só faz comentários mixurucas no blog doa “amigos” se é que você os trata em igualdade!

    O Edu vem aqui e enche esta sala de comentário e você só vai lá para defender sua “imagem”, pois se fosse em outra ocasião você só deixaria meia dúzia de palavras se miserável.

    O Levi vem aqui e da uma aula e você vai lá e diz “que postersinho mais fofo o seu”

    Eu venho a com “aqueles longos, poéticos e subjetivos comentários” e você a quanto tempo não faz um comentário longo, poético e subjetivo a lá Marcio Alves?

    Aqui foi a sala que eu mais tive prazer em comentar quando tudo fluía naturalmente, mas quando você ficou com menos tempo e dedicou todo ele para aqui fazendo perguntas sem fim, e idiotas do tipo “Existe alma?” só para puxar debate, eu perdi a vontade.

    Mas gostaria de voltar a dialogar com prazer, mas outros temas, outras questões, não quero mais me desgastar contrariando idéias idiotas e revoltosas, não quero mais bater na mesma tecla, chutar o mesmo Santo, o que nos restou foi falar sobre a vida, pois a felicidade dos seres é agora é única coisa que temos e importa em promover.

    O Isaias saio na dianteira discutindo sexualidade, o Edu se dedicou a temas mais triviais e essenciais a vida em seu outro blog, o noreda desitiu de luatar em vaoi contra religião e deu seu desprezo filosófico a ela debatendo “Ciências,Religião,Política e Educação” o Evaldo caio na real e viu que não vale a penas discutir mais nada que não seja “Ciência, Religião e Mito”

    Será que só vai ficar nos dois aqui debatendo sobre a nossa crença na descrença e nossa descrença na crença. O futuro é virtual vamos parar de brincar de discutir e blogar para produzir o que os outros iram discutir no porvir. Os deuses nos juntaram aqui não foi por um acaso, somos a vanguarda da teologia deista monista do futuro muito a frente dos famosos Pastores da teologia do teísmo aberto que não passa de uma etapa que nós já pulamos.

    ResponderExcluir
  94. GRESDER

    Não foi você mesmo quem disse que não tem mais vontade de debater comigo??
    Por que eu então iria “perder meu tempo” debatendo ao vento???

    Na questão de não mais fazer comentários “kilometricos” no seu blog, foi você mesmo quem pediu, ou não esta lembrado???

    Se quisser eu posso muito bem buscar seu comentário me implorando para diminuir a velocidade e quantidades de comentários em seu blog!

    E nem percebia você que o seu blog só era “O” blog, justamente porque eu fazia dezenas de comentários debatendo com todos os participantes, fazendo-os voltar e comentar ainda mais.........

    Agora em relação a fazer apenas comentários pequenos e poucos na sala dos confraternos, enquanto eu me “acabo” por fazer muitissimos aqui, é bem simples....aqui é o meu blog, portanto, eu tenho mais do que a “obrigação” de responder a todos os comentários, enquanto na sala dos amigos, eu apenas tenho que comentar a postagem em questão.

    Quanto a tematica que cada um aborto, também é bem simples....cada um cada um GRESDER, se você quiser outros temas que levante você, pois aqui, como em qualquer outro blog, “a musica vai continuar tocando conforme a discoteca”!!!!

    ResponderExcluir
  95. Ai Jesus, Marcio ele deixa vc escolher mas a resposta final é dele, o homem amou mais as trevas, ele só usa seu livre arbítrio para o mal, tudo que acontece de ruim são as escolhas erradas que fazemos, mas com permissão dele, porque ele é soberano e a resposta final é dele, como eu disse o homem só se queixa de seus próprios pecados. Não sou calvinista , sou só um cadinho srsrs Fique com Deus, aquele que esta contigo, mesmo vc fazendo pouco dele. Viu como bombou?? este assunto da ibope, vou ser polêmica como vc pra ver se sai algum caldo lá no meu blog rsrs

    ResponderExcluir
  96. Ah GRESDER coloquei seu livro lá no meu blog. ficou bonitinho viu?? deve ser bom seu livro. vc é benção pura. agora só volto no post novo. Paz!

    ResponderExcluir
  97. Serio eu pedi isso?

    Mas a questao nao é de um bolog ser "o" blog o de aqui ser seu blog.

    A questao é de contribuiçao, de reciprocidade, de cumplicidade, nao exite mais em lugar nem um "o' blog,cada num teve sua vez e quem quiser faser o blog, tera quye escrever muita besteira, forçar muita bara.

    Nos crecemos agora, temos que tomar para nos a importancia que podemos ter no futuro como formadores de opiniao.

    ResponderExcluir
  98. Marcinho, assim não vou conseguir responder tantas perguntas, puta que la merda...kkkkkkkkkk

    vou me concentrar nas básicas.


    "quer dizer que para uma coisa existir, tem que primeiro existir uma consciência que perceba que este algo existe?"

    Se não houvesse ninguém consciente para observar o universo como ele poderia existir se nunca seria observado...?

    Mas é claro que o universo deveria estar aí antes que nós, seres conscientes, pudéssemos observá-lo. Mas para isso acontecer, uma outra consciência então deveria existir...sacou?

    Resumindo: a cada dia eu gosto mais da ideia de que é a consciência que cria a matéria e não a matéria que cria a consciência.

    vou deixar para você pensar e amanhã eu volto.

    ResponderExcluir


  99. Tudo bem, entendi sua opinião, porém, como sempre, tenho que responder ao seu comentário, independentemente se voltarás ou não para comentar. Rsrsrsrs

    Sua visão do homem é tão perversa quanto o próprio homem que você diz ser perverso, faz do homem ser um demônio encarnado, o que, claro, discordo totalmente, pois para mim, o ser humano, independentemente de si ser religioso ou não é uma mistura de sombras e luzes, bondades e maldades, não se sendo completamente e apenas mal, como também bondoso.

    Agora na questão da liberdade parcial humana, sendo deus quem o permiti ou realiza, torna deus culpado do mesmo jeito, pois se ele é o que dá a resposta final para nossas decisões, segue-se que um estupro ocorrido teria então a permissão dele, o que é um absurdo, você não acha, pois o estuprador teria o aval de deus para agir.

    De duas uma; ou você não esta conseguindo explicar no que você acredita, ou então o seu deus é muito mal.

    Abraços

    ResponderExcluir
  100. EDUARDO

    Antes de lhe responder ou propriamente comentar o seu último comentário, vou esperar você primeiro responder a todos os meus comentários, ai depois eu comento tudo de uma só vez – ficando assim, melhor organizado – ok?

    ResponderExcluir
  101. Marcio, você não acha que o que eu disse já responde tudo?

    "Mas se não existir o existente, como poderia a consciência conceber alguma coisa por ela mesma???"

    A consciência universal é o "existente que existe", antes da matéria vir a existir. É pela "observação" da consciência universal que o universo pode existir, pois sem consciência, nada podemos dizer sobre a existência de alguma coisa.

    "Então não seria a existência o que antecederia a consciência?"

    A consciência em si é a "sempre-existência". Só podemos "existir" se tivermos consciência de que existimos.

    Sartre dizia que a existência precede a essência. Mas trazendo para o plano cósmico, o que seria então a existência? Para mim, a Consciência universal. OU é isso, ou dizer que a matéria é eterna. Mas sabemos que a matéria não é consciente. Então, como a matéria não consciente foi capaz de criar seres conscientes? E se é exatamente a consciência humana que nomeia a própria matéria inconsciente?


    "Ter consciência DUZINHO, não seria a capacidade de perceber o que existe?"

    Mas como dizer que o que existe, existia antes de termos consciência de que ele existe?

    Marcinho, é o seguinte. Eu prefiro não entrar demais nesse assunto agora, pois como eu disse, estou preparando vários textos sobre esse assunto, e então, poderemos voltar a estas questões depois.

    Se você preferir, posso até publicar alguns textos aqui

    ResponderExcluir
  102. Marcio, não sou eu ou as pessoas que crêem assim, que deu este atributo a Deus. Ele é justo, ainda que nós não compreendamos a sua justiça. Ele age dentro do seu absoluto conhecimento de justiça.

    Quanto a Ele ser soberano e não controlar tudo, lembre-se: nem todo soberano é ditador. Ele sabe distribuir funções...

    Beijão pra tu.

    ResponderExcluir
  103. Marcio a culpa não é de Deus meu fio, mas do do homem pecador querido.!

    ResponderExcluir
  104. EDUARDO 1

    Sua fala: “Se não houvesse ninguém consciente para observar o universo como ele poderia existir se nunca seria observado?”

    Minha resposta: Quer dizer que uma coisa só existe ser for observada??

    Sua fala: “Mas é claro que o universo deveria estar aí antes que nós, seres conscientes, pudéssemos observá-lo. Mas para isso acontecer, uma outra consciência então deveria existir...sacou?”.

    Minha resposta: Estamos dando volta em circulo pensante....você já percebeu???
    Se você pensa que antes do “tudo”, já existia uma consciência em meio ao nada, como pode ser consciência se existia apenas o nada??

    A consciência para existir precisa que exista a matéria e não o nada.....pois ela seria consciente apenas de sua consciência no nada, logo não seria então apenas inconsciência???

    ResponderExcluir
  105. EDUARDO 2

    Sua fala: “Marcio, você não acha que o que eu disse já responde tudo?”.

    Minha fala: Sinceramente não. Apenas “joga mais lenha na fogueira” pensante. Hehehehhe

    Sua fala: “A consciência universal é o "existente que existe", antes da matéria vir a existir”.

    Minha resposta: Esta consciência universal é o que nomeamos de deus, correto?
    Mas para esta consciência universal existir, ela precisaria da matéria, pois consciência só é consciência enquanto existi matéria, já a matéria existi por ela mesma...vou explicar melhor, nas respostas dos seus comentários abaixo.

    Sua fala: “A consciência em si é a "sempre-existência". Só podemos "existir" se tivermos consciência de que existimos”.

    Minha resposta: Foi Descartes quem disse “penso, logo existo”, mas eu penso que o correto seria “existo, logo penso”, pois não haveria pensamentos se não existisse a existência, mas existe a existência sem que haja pensamentos ou consciência.

    Sua fala: “Para mim, a Consciência universal. OU é isso, ou dizer que a matéria é eterna”.

    Minha resposta: Eis ai, a grande questão pensante!!! Nós, aparentemente, só temos duas alternativas...dizer que antes do tudo em meio ao nada existia uma consciência que do nada criou a matéria, ou dizermos que sempre existiu uma matéria.....se nós podemos conceber que deus invisível, imaterial, impalpável sempre existiu, porque não, conceber que o visível, material, palpável e concreto tem sempre existido???

    Sua fala: “Mas como dizer que o que existe, existia antes de termos consciência de que ele existe?”

    Minha resposta: Eu devolvo a pergunta: Mas como dizer que a consciência existe sem a existência de algo existente para ela observar??

    Uma estrela não tem consciência de si mesma, porém ela existe.
    Mesmo que nós não pudéssemos observá-la, ela continuaria existindo....poderia não existir em nosso mundo finito, mas na existência ele existiria pelo simples existir que a tudo precede, tanto essência (Sartre) como também a consciência-pensamento (Descartes).

    Ok DUZINHO....vou aguardar então sua serie de postagens sobre nosso debate em questão.

    ResponderExcluir
  106. Ah...antes que eu me esqueça...obrigado pelo debate a qual você me proporcionou....nunca tinha torrado, literalmente, o meu cérebro pensante, como o torrei aqui, para pensar na consciência versus existência.

    Abraços

    ResponderExcluir
  107. DUZINHO, depois que eu postei meus comentários, eu os re-li novamente, e achei muito bacana esta minha frase filosófica, onde eu contesto uma das frases mais importantes ou super-valorizadas da filosofia......vejamos de novo:

    “Foi Descartes quem disse “penso, logo existo”, mas eu penso que o correto seria “existo, logo penso”, pois não haveria pensamentos se não existisse a existência, mas existe a existência sem que haja pensamentos ou consciência”.

    Acho que vou ate colocar ela nos aforismos criados por mim, no link “frases de Marcio”...o que acha??? Rsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
  108. GUIOMAR e RÔ

    Como eu já tenho uma postagem dedicada à temática “Deus (não?) é soberano?” eu não vou discutir este assunto aqui...então peço para vocês duas lerem o artigo em questão, e se quiserem comentá-los fique a vontade.

    Pois tenho a ligeira impressão que vocês duas não estão compreendendo toda profundidade e dimensão da problemática “deus ser ou não soberano”, e como neste texto exponho de forma imparcial todos os pontos de vistas e argumentos sobre a soberania ou não de deus.

    Seria interessante se vocês duas desse uma lida, tentando entender primeiramente a questão, e só depois pensarem numa resposta.

    Abraços

    ResponderExcluir
  109. Deus é invisível,como tal,colocou um fragmento dentro de nós chamado Amor.O amor é invisível,eficaz,não palpável,mas externável.Gratuitamente dentro de cada um de nós,ainda que algumas vezes insistamos em negá-lo.

    ResponderExcluir
  110. Em tempo...Sobre o comentário do Levi.


    O Leão e o Cordeiro sempre se deram bem,muito bem.Aliás,o Cordeiro e o Leão são uma só pessoa.Não com letra minúscula,porque se fossem,nunca poderiam ser o mesmo.
    São momentos de uma pessoa,de um Deus chamado Jesus.

    ResponderExcluir

Deixe a sua opinião.

Mesmo que você não concorde com nossos pensamentos, participe comentando esta postagem.
Sinta-se a vontade para concordar ou discordar de nossos argumentos, pois o nosso intuito é levá-lo à reflexão!

Todos os comentários aqui postados serão respondidos!