domingo, 29 de maio de 2011

Porque me tornei ateu (parte 2): Deus! Uma grande ilusão!





Por: Marcio Alves

Sabe meu caro leitor, os ateus são geralmente mal compreendidos, pois quando afirmo que fui a vida inteira crente e agora acabei me tornando ateu, a primeira coisa que as pessoas perguntam (afirmam!) é que sofri algum tipo de trauma, onde o “todo-poderoso” (que não é o timão. Rsrsrs) não interveio (afinal de contas “Deus” tem muito mais coisas “importantes” a fazer no universo do que ficar ajudando os necessitados, mas desde que não sejam seus “escolhidos” – que sempre são os crentes – porque aí ele arranja tempo, pois afinal “Deus” faz distinção de pessoas, entre os “justos” – crentes – e “injustos” – não crentes)

Mas posso dizer que na verdade é justamente o contrário!
Tenho muito testemunhos de “milagres” e “livramentos”, como de “bênçãos” também para contar (ou você meu caro leitor acha que só porque virei ateu eu nunca fui um crente, um “escolhido” por “Deus”?), mas a grande diferença entre você ainda cristão e eu, é que eu cheguei a corajosa conclusão de que não foi o senhor dos anéis (ops! Quer dizer o “Senhor dos Senhores” rsrsrs) que até aqui tinha me ajudado dando uma “mãozinha”, mas que foi, ora a vida com suas contingências (pois o acaso não se resume só a acidentes, mas também a livramentos), ora minha própria capacidade humana de reverter situações, ora também a minha incapacidade ou imperfeição me colocando em apuros (o crente tem a mente tão fértil e desesperada por atenção que ele acha que até quando tudo sai errado é porque “Deus” está provando sua fé...aí é fácil ser “Deus”, pois quando acertamos ele é o premiado e quando erramos é porque está nos testando. Isto ocorre porque a religião cristã projetou em “Deus” todas as qualidades humanas, elevadas a máxima potencia, deixando para o homem todos os defeitos, na verdade, o homem quando adora a “Deus”, ele está simplesmente adorando a si mesmo, porque “Deus” não passa da mera projeção do desejo humano!)

Queremos nos sentir importantes, amados, seguros, sendo o centro da atenção, e quando isto não ocorre na vida cotidiana (como sempre, pois a maioria de nós tem uma vida medíocre), criamos um “Deus” que está sempre de olho em nós, mesmo que seja para nos castigar, pois no fundo (será o inconsciente?) o que desejamos mesmo é ser importantes, mesmo que sejamos para um ser imaginário, mas o que importa desde que venhamos sentir alegre e seguro, não é mesmo? (a verdade da vida, às vezes é insuportável, daí que precisamos do consolo da religião e da idéia de “Deus”)

Mas enfim, graças ao bom “Deus” (que nada! Graças a vida e muitas vezes a mim mesmo, só quis dizer isto para provocar você meu caro leitor. Rsrsr) não sou ateu porque fiquei decepcionado com “Deus” pelas agruras da vida, (até porque seria injusto com “Deus”, pois ele não existe, como posso então culpar o "soberano criador"?) nem muito menos por causa da igreja e de muitos homens de “Deus” que são uma verdadeira mancha e vergonha para o evangelho de homens sérios que acreditaram e lutaram pelas suas ilusões (nunca questionei e nem questiono a verdade subjetiva das ilusões religiosas para seus seguidores, mas o que sempre questionei e vou questionar é a verdade objetiva dessas crenças), até porque admito não ter idéias utópicas, apenas vivo a vida sem grande pretensão e ilusão, como também sem grande desespero e pessimismo, pois para mim, apesar dos pesares da vida, eu amo a existência, adoro viver e não preciso do conforto ilusório do paraíso eterno como consolo para a nossa efêmera e insignificante vida!

Então meu caro leitor, embora você deva tá pensando que eu estou enrolando você, (e, estou mesmo. rsrsr até porque, não tem graça contar logo de cara sem fazer antes um mistério. Rsrsrs) antes de dizer quais caminhos me levaram a descrença total, eu preciso dizer e deixar claro para você, quais os caminhos não me levaram para o ateísmo.

Se você tiver paciência, nos próximos capítulos desta novela (que não é a globo, mas tenho que segurar a audiência. Rsrsrs) irei contar tim tim por tim tim a você, sem esconder nada, todo meu processo de descrença.

Até lá, saboreie as hipóteses criadas em sua fértil mente o porquê do meu declarado ateísmo. (eu sei que você consegue, vai! E se você conseguiu criar em sua mente um ser super poderoso a lá hollywood, você consegue também desvendar todo este meu mistério. Rsrsrsrs)




Por: Marcio Alves

28 comentários:

  1. poutz nenhum comentário, kk, ta fraco heim.kkkkkkkk

    ResponderExcluir
  2. O ateísmo nada mais é do que o nada querendo sobressair-se sobre o tudo! Fé, Razão e Graça

    ResponderExcluir
  3. LINDIBERG

    Esperava mais de você! Amigo, eu escrevi textos e mais textos argumentativos e você vem com uma frase de efeito evasiva querendo desconstruir minha postagem?

    Francamente! Volte aqui e comente argumentando mais...sei que você pode...não pode Lindiberg?

    O que é o tudo se não o nada? Oras, você dizer que deus é tudo, é a mesma coisa que você dizer que ele é nada e que é inexistente, pois se deus é e existe, então ele tem que ser alguma coisa, ter características, pois só o nada é absoluto!

    Abraços e espero que volte!

    ResponderExcluir
  4. Se você fala com Deus, você é religioso. Se Deus fala com você, você é um psicótico

    ResponderExcluir
  5. cara é complicado,olhar pra vida e não ver nada,ver o futuro como um mero animal que vive pra comer come pra viver por um extinto que morre e acabo cara que vida sem graça passamos alguns momentos bom pela vida alguns ruins e fim claro cada um com suas tésis com seus pensamentos mas acredito em um deus responda algumas perguntas minha quem inventou o amor quem falou que não pode matar quem inventou que eu não posso roubar quem colocou no seu coração que vc ama seu filho sua mulher sinceramente é isso que o ateismo te levar pra um caminho sem fim porque a seculos e seculos vcs não dão em nada e nem vão como o seu guru platão socrates ou aristoris não deram como vc e dezenas igual a vc é bem verdade que o evangelho de hoje em dia mudou muito mas existem ps sincera que busca a deus eu creio em cristo e procuro seguir seus passos estou com ele no jardim do getsêmani pai se queres passa de mim este cálice contudo não se faça a minha vontade e sim a tua concordo que temos que viver a vida sem esperar milagres ou livramentos mas temos que encarar a vida de frente viver a cada dia como se fosse o ultimo é o que jesus nos diz sei lá vc parece meio confuso suas teorias não creio mas tenho duvidas é um certo teismo e filosofia grega mas tenho certeza de uma coisa de quem entrega sua vida a cristo o achara

    ResponderExcluir
  6. Boa tarde Marcio, meu nome é Ana estava lendo seu artigo, e as vezes também tenho dúvida da existência de Deus,em ter uma experiência com Ele, sou evangélica convertida há 2 anos tenho pouca fé admito , antes também não acreditava em Deus achava que Deus fosse os animais,a natureza rsrsrsrs mas quando vem essas minhas duvidas eu fico me perguntando, se Deus não existe de onde nós viemos ?Quem fez o mundo?Fico pensando no nosso globo terrestre como que uma bola pode ficar no espaço pairando e a natureza e essa coisa toda é muito louco isso... e na bíblia diz que as coisas de Deus são loucura para os homens,eu era uma adolescente muito rebelde não tinha Deus no meu coração,não tinha amor,odiava as pessoas me odiava também quando aceitei Jesus Cristo como meu único e suficiente Salvador comecei a sentir diferença na minha vida eu sei que meu coração esta sendo trabalhado por Deus,nossa eu era uma pessoa horrível mesmo,era tipo aquela que toma lá,dá cá pergunta idiota tolerância zero....coisas desse tipo sei que tem muita coisa ainda no meu coração que precisa ser mudado e essa mudança é só Deus mesmo pra fazer essa obra.Esse mundo esta virado numa loucura,drogas,sexualidade,marginalidade as vezes penso como posso ter um filho com o mundo do jeito que está?as pessoas não tem mais amor é tudo voltado ao dinheiro,fama,orgia,drogas e a tendência é piorar eu sei que sem Deus não posso mais ficar contemplo muito Deus pelas obras que Ele fez a natureza ,os animais você acordar de manhã e ver o sol,olhar pro céu e vê-lo azul e com as nuvens brancas parecendo algodão,uma mãe que esta grávida aquela sementinha plantada nela que gerada do amor ali dentro daquele ser tão pecador mas gerando outra vida.Meuuuu é muito louco mesmo espero que Deus tenha misericórdia de nós.

    ResponderExcluir
  7. Minha querida amiga ANA

    Também tenho duvidas, pouquissimas certezas, e algumas intuições, e uma destas certezas é que a origem do universo não tem resposta, e por isso as pessoas preferem acreditar em deus (religião) ou no big-bang (ciencia), porque na maioria das vezes, preferiamos uma falsa e segura verdade do que a realidade do não saber, do estar em duvida, sem resposta pronta e dada.

    No mais, se tiver duvida, pode me add no hotmail...meu e-mail é: marcioaf2728@hotmail.com

    abraços e boa sorte

    ResponderExcluir
  8. Estou na igreja um tempinho:10 anos.Tô cansada,sem estímulo.O pastor da minha igreja é um tirano.As irmãs só faltam preparar uma fogueira para eu morrer queimada,pois não concordo de jeito nenhum com os delírios da liderança da igreja.Meu filho vive me fazendo perguntas e eu não consigo responder.Já não tenho mais certeza de nada.Acredito que existe um Deus,porém não o que eles pregam lá na igreja.Amei ler suascoisas e até encontrei respostas,mas eu tenho sede desaber e não sei por onde começar.De uma coisa eu tenho certeza:Tô de saco chei de crentes.

    ResponderExcluir
  9. Amigo Anonimo

    Fique tranquilo porque este processo que estais a passar é o processo de descrença que é muito dolorido e dificil de passar, principalmente no começo, mas logo passa...continue lendo as postagens deste blog, que com certeza irão muito te ajudar.

    abraços

    ResponderExcluir

Deixe a sua opinião.

Mesmo que você não concorde com nossos pensamentos, participe comentando esta postagem.
Sinta-se a vontade para concordar ou discordar de nossos argumentos, pois o nosso intuito é levá-lo à reflexão!

Todos os comentários aqui postados serão respondidos!