domingo, 14 de julho de 2013

A importância da psicoterapia





Por: Marcio Alves

Quem nunca ficou muito ansioso pra contar uma historia, lembrança ou momento para um amigo? Contar sua historia, seu momento, sua vida é tão importante quanto ter o vivido, pois quem da sua historia conta, a vive uma segunda vez e quem dela conta mais e mais vezes, vive sempre ela, varias e varias vezes, mas como se estivesse a vivendo pela primeira vez. Complicado? Vou explicar melhor e assim fazer a ponte entre a experiência-vivida, a experiência-vivida-contada e a experiência-vivida-contada na terapia.

Toda experiência contada é uma reconstrução da realidade vivida, pois ao relatar a historia vivida é uma nova forma de reviver o que foi vivido sendo novamente (re)experimentado, portanto, falar sobre suas experiências é uma forma rica de evocar situações passadas e experienciar ela com novos olhares, sentimentos e sensações que tal qual a situação que não se repete nunca, sendo singular, tal qual também as sensações, lembranças e sentimentos novos e singulares que são trazidos ao contar e recontar toda vez a mesma historia que é sempre experimentada como nova e única.

E por isso a terapia é sempre bem vinda em qualquer situação para qualquer pessoa, sendo um mito e pré-conceito a ideia de que frequentar a clínica é só para os doentes, pois tal pensamento, tal mito, empobrece a clínica psicológica e o sujeito que só fará uso dela (quem nutre tal pensamento) se encontrar em situação patológica. Não podemos esquecer que os males da alma não se limitam apenas e exclusivamente as doenças psicológicas, mas a qualquer ferida aberta no ser que por ser humano é frágil mesmo podendo se sentir (e se enganar) que esta bem, que é forte e saudável, pois a linha divisória de tais limites, entre o forte e frágil (estar forte e estar frágil) é muito tênue.

Que encontra um espaço terapêutico para falar de si, da sua historia, de seus sentimentos e emoções encontra um oásis em meio aos maiores e piores desertos da existência. Poder contar e recontar sua historia, reviver suas emoções é uma oportunidade rica e em si mesmo potencializadora, pois relembrar até mesmo momentos difíceis, verdadeiros traumas, dores e sofrimentos existenciais que foram superados, aumenta e muito nossas forças e capacidades de enfrentar novas situações adversas.

Enfim ter um espaço onde você poder ser totalmente verdadeiro consigo, onde você pode contar e recontar sua historia sem medo de ser por isso ser tido como enfadonho, poder chorar e desabafar seus traumas e dores sem ser desprezado e tido como fraco, viver um momento, um espaço que é só seu e todo seu, podendo reconstruir novos sentidos e significados para sua existência, encontrando liberdade para expressar seus medos e anseios mais profundos, desejos e fantasias mais reprimidas, sendo isto uma forma de você poder colocar literalmente “pra fora” o que esta te sufocando e até te matando por dentro, já são em si motivos mais que importantes pra te levarem a fazer terapia...terapia (ou analise) é tão fundamental que penso ser uma coisa que deveria nos acompanhar para o resto de nossas vidas.

3 comentários:

  1. Caro Marcio


    Em um tempo de corre-corre insano, a arte de saber escutar o sujeito durante cinquenta minutos por sessão, sem imposições ou objeções é algo extremamente saudável.

    Concordo que a psicoterapia realizada de maneira séria traz indubitavelmente muitos benefícios para o indivíduo, em um mundo dominado por um vil ultilitarismo.

    ResponderExcluir
  2. Levi se você tivesse um consultório eu iria com toda certeza fazer analise contigo...já passou em troca de profissão e se aventurar pelos caminhos da psicanálise grande mestre?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. onde escrevi "passou" leia-se "pensou"...ato falho? rsrsrs

      Excluir

Deixe a sua opinião.

Mesmo que você não concorde com nossos pensamentos, participe comentando esta postagem.
Sinta-se a vontade para concordar ou discordar de nossos argumentos, pois o nosso intuito é levá-lo à reflexão!

Todos os comentários aqui postados serão respondidos!