domingo, 21 de julho de 2013

Escrito por mim em 07/02/2010 e só postado hoje


Crença da alma



 

Por: Marcio Alves

Paul Tilich já dizia que Deus está para além de Deus, ou seja, qualquer construção teológica de deus, não passará disto, de uma teologia idealizada, pensada e crida, mas não será Deus mesmo.

Acredito que o grande erro não esta propriamente nas ideias que desenvolvemos sobre Deus, mas sim, na arrogância de se achar que a nossa teologia é a única verdade sobre Deus, fazendo dos conceitos sobre Deus um ídolo que não é, e nem pode ser Deus mesmo, pois Deus não cabe, e, extrapola os limites de toda e qualquer teologia.

As ideias sobre Deus não muda quem de fato Deus é, e, continuará sendo, pois sempre foi quem de fato Ele é não deixando de ser, mas as ideias que temos sobre Deus, nos muda, e, por isso devemos nos preocupar, pois como bem disse Angelus Silesius: “O olho pelo qual Deus me vê é o mesmo olho através do qual eu vejo Deus”.

Então eu chego a triste, mas verdadeira constatação de que: Nada revelou ou poderá revelar o Ser de Deus completamente, pois mesmo as pretensas revelações bíblicas, não passaram de revelações humanas de suas experiências vividas com o deus de suas psiques.

Resta-nos fazer o nosso caminho, construindo a parti das nossas experiências com o divino, a nossa compreensão, sem ter a pretensão de que nossa “verdade” tenha que ser “verdade” para o outro, pois assim como nós, cada um terá a sua própria experiência com o divino.

Sendo Deus de fato, e, só podendo ser, o Deus de Abraão, Isaque e Jacó, o Deus de Marcio, Eduardo, Esdras e Wagner, pois cada ser singular terá a sua singularidade de experiência e dentro disto e a parti disto, construirá sua própria percepção de Deus, não tendo e não sendo a inútil pretensão de Ser o Deus mesmo.

Escrito por mim em 07/02/2010 e só postado hoje

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe a sua opinião.

Mesmo que você não concorde com nossos pensamentos, participe comentando esta postagem.
Sinta-se a vontade para concordar ou discordar de nossos argumentos, pois o nosso intuito é levá-lo à reflexão!

Todos os comentários aqui postados serão respondidos!