domingo, 23 de maio de 2010

Utopia “religiosa”


Ontem sonhei um sonho onde vivia em um mundo onde as religiões não existiam mais, devido ter sido extintas, pois em cada alma humana havia a consciência e responsabilidade individual e coletiva de que para viver melhor uma vida qualitativa não precisavam recorrer às fantasiosas e falsas promessas de um futuro melhor e nem muito menos serem manipulados por quaisquer poderes autoritários, pois em cada ser havia o comprometimento de transformar o mundo em um melhor lugar, fazer já de algo existente um paraíso ao invés de esperar por um que nunca vinha, onde era muito mais uma questão de fé do que factual.

Contemplava no meu sonho que as pessoas já não mais oravam neuroticamente e nem esperavam anestesiadamente por intervenções divinas em seus problemas cotidianos e existenciais, mas antes, arregaçavam as mangas e iam para luta da sobrevivência e vivencia numa melhor situação. Os seres humanos fardos de promessas ilusórias de um outro lugar, melhoravam a cada dia mais o nosso tão sofrido planeta terra, respeitando muito mais e lutando pela preservação do sistema ecológico, pois se concentravam apenas aqui, em trabalhar pelo que já tinha nas mãos, valorizando o presente ao invés de simplesmente esperar e jogar para um futuro paradisíaco.

Neste meu sonho, as pessoas não mais ajudavam o próximo esperando receber alguma recompensa, ou para ter que agradar a Deus, antes fazia de bom coração pelo próximo, sendo sua motivação e seu próprio fim o próximo, que estava necessitado, pois tinham uma consciência coletiva e uma solidariedade ligada a toda raça humana, de ver no outro a sua própria face, onde o sofrimento de um era também o sofrimento do outro.

Não havia mais templos luxuosos e nem sequer salões religiosos, pois todos entendiam que ao invés de sustentar impérios religiosos, investiam o dinheiro em pessoas e em projetos comunitários, em construções de asilos, creches para crianças, aumentaram e muito, a quantidade de hospitais públicos, todo dinheiro que era dado para a igreja para sustentar pastores ricos e para abrirem muitas igrejas e pagarem altíssimos programas televisivos, com a desculpa de propagar o reino de deus, que na verdade não passava de justificativa para difundir o próprio império humano, agora era revertido para causas muito mais nobres de ajuda ao necessitado.

Chorei quando vi Deus lá no céu com um sorriso largo estampando no rosto, com lagrimas correndo pela sua face, de olhar para terra e contemplar um mundo onde havia cessado até mesmo as guerras, não mais existia violências e crimes, onde todas as cadeias tinham sido destruídas, para dar lugar a todo tipo de edifício de ajuda humanitária, onde todos os homens, mulheres, crianças e idosos, davam as mãos e batalhavam incessantemente e arduamente em reverter o caos da terra, é tudo isto, sem precisar ou mesmo pedir ajuda para o grande Ser, pois finalmente tinha entendido que tudo que acontecia no mundo é de total responsabilidade humana e não de Deus, portanto, não havia mais nenhuma religião, ou até mesmo qualquer facção fosse política ou social, pois todos eram um, ligados na universalidade do amor e solidariedade.

Agora a única crença que restava para a humanidade era a fé no Assombro e na vida, pois todos unanimemente entenderam que não precisam de qualquer religião, pois o que mais importava para elevação e construção humana era o amor uns pelos outros e a certeza que Deus agora não precisava mais ficar vigiando tal como um pai a tomar conta de seu filho que ainda é um bebe indefeso, pois a raça humana tinham juntos, chegado a idade da razão e plena expansão da consciência.

Por: Marcio Alves

46 comentários:

  1. 1º parágrafo: Foi do comunismo ao anarquismo. Belo na teoria, porém impossível na prática.

    2º e 3º parágrafos: Infelizmente, existe algo na "estrutura mental/psicológica" do ser humano que faz ele sempre buscar os seus próprios interesses, fazendo assim com que a utopía de "uns ajudando o outro e colaborando com o planeta", não passe disso mesmo: uma utopia.

    4º parágrafo: A idéia mais uma vez falha porque as pessoas "sustentam impérios religiosos" justamente com a intenção de fazerem parte da "corte" de tais impérios, vivendo à custa de (outros) trouxas que doem o fruto do seu trabalho para que eles possam viver regaladamente sem sacrifício algum. E que "danem-se as causas nobres"...

    5º parágrafo: Sobre a parte da ajuda humanitária em massa e constante: se todo mundo der um pouco pra cada um, mais cedo ou mais tarde não vai faltar pra todos?! E não: o ser humano nunca vai entender que a responsabilidade é sua, e não do Deus. Ele é arrogante e orgulhoso demais para admitir que todo o mal seja causado por ele mesmo. Ademais, isso nem pode ser levado às últimas consequências, visto que o homem provoca hoje, conscientemente, muitos males, mas não somos culpados de termos sido forjados desta maneira ao longo da evolução.

    Último parágrafo: se todos chegassem a essa realmente brilhante conclusão, estariam sim vivendo uma "religião", aquela que um carpinteiro judeu pregou há mais de 2000 anos: que "a verdadeira religião era amar a Deus sobre todas as coisas ao próximo como a si mesmo"...

    Abraços.

    ResponderExcluir
  2. Marcinho, você leu as mensagens que eu e paulinha deixamos para você na sua "postagem de férias"? nunca antes um blog foi tão bem comentado com mensagens assaz belas, poéticas e inteligentes...kkkkk

    Quanto ao teu belo poema-sonho:

    Não vou fazer uma análise tão criteriosa e pessimista como o Primo, prefiro sonhar junto com você.

    ResponderExcluir
  3. Marcio

    Este teu sonho utópico (redundância) deve ter ocorrido em uma noite de insônia provocado pelos malditos pernilongos do pantanal. Acertei?

    A humanidade sempre correu perigo mortal, desde os tempos mais remotos até os nossos dias. A questão que se levanta é saber se as sociedades são capazes de terem a mínima moral se não forem auxiliadas pela religião dogmática.

    Quanto a mim, chego a pensar que algumas virtudes muito importantes são encontradas com mais probabilidade entre aqueles que rejeitam os dogmas religiosos do que entre aqueles que os aceitam.

    Diante de tal situação só nos resta sonhar. Não é nos sonhos, que segundo Freud, o sonhador se delicia vivenciando seus desejos mais puros um dia imaginados?

    Nos sonhos, o homem resolve suas situações aflitivas e desprazerosas, empurrando para o porvir o retorno ao paraíso edênico.

    Depois de tua jornada tediosa no pantanal, só restas acordar para a realidade inquietante do existir em si, mesmo estando utopicamente ligado a um “outro” ser, que por força das circunstâncias, adormeceu o teu “si mesmo” transformando-o em um “ser idílico”, que por um mês se revestiu de um ser sem ser em si, mas, que mais tarde, creio eu, esse ser será o mesmo ser de antes da aventura pantaneira do ser sem ser em si que tu assumiste sem a nossa presença.

    Desculpe-me meu caro confrade, pois me empolguei demais, e acho que exagerei nas redundâncias do “ser em si” (rsrsrs)

    Abçs,

    Levi B. Santos

    ResponderExcluir
  4. Pode me chamar de "o destruidor de sonhos", primo kkkkkkkkkkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  5. Lindo sonho. Infelizmente é só um sonho... será que ele não será real na eternidade? rsrs

    Gostei do seu blog, muita coisa interessante pra ler. Vou passar mais vezes por aqui.

    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Amados, SHALON ADONAI! aqui na PB , na cidade de campina Grande, tem um grupo que no carnaval, fazem um tipo de "farra do boi", pensando que Jesus é qualquer hum. Não vejo nas Sgradas Escrituras, nenhuma citação de JESUS ECUMENICO, portanto seja ANÁTEMA essa idéia que o diabo procura derrams entre os verdadeiros adoradores. MARANATHA. NELE EU SOU.

    ResponderExcluir
  7. Oi amado, seria tão bom se todos os homens tivessem o coração grande como o seu... Perdoe-me por acordar você, mas não permita que a crueldade a que se entregou o homem nesta terra, arranque do seu coração a certeza que haverá novos céus e nova terra.

    "Onde está a promessa da sua vinda? Porque, desde que os pais dormiram, todas as coisas permanecem como desde o princípio da criação.
    Porque, deliberadamente, esquecem que, de longo tempo, houve céus bem como terra, a qual surgiu da água e através da água pela palavra de Deus... Ora, os céus que agora existem e a terra, pela mesma palavra, têm sido entesourados para fogo, estando reservados para o Dia do juízo e destruição dos "homens ímpios"...
    Não retarda o Senhor a sua promessa, como alguns a julgam demorada: pelo contrário, Ele é longânimo para convosco, não querendo que nenhum pereça, (Nem os Elias Maluco da vida rsrs)se não que cheguem ao arrependimento.
    (2Pedro 3.4-9).

    "Fizeste-nos, Senhor, para ti, e o nosso coração anda inquieto enquanto não descansar em ti." Santo Agostinho.

    Não atribuo as consequências desastrosas deste mundo a Deus, jamais... Mas amo vivenciar as verdades bíblicas no meu dia a dia, tanto quanto recebo respostas de Deus para aquilo que me é impossível realizar.

    Gosto da sua sensibilidade. Abraço.

    ResponderExcluir
  8. ISA

    Seu destruidor de “sonhos utópicos irrealizáveis”, é isto mesmo que você ouviu. Ops! Melhor dizendo leu. Rsrsrsrs

    Não há o que “destruir”, pois o meu texto é apenas um “sonho” e nada mais do que isto.

    Mas adorei o seu comentário que na verdade não é nada menos do que a mais pura constatação.
    Pra mim, sem duvida alguma, o melhor dos comentários até aqui!!!

    Abraços

    ResponderExcluir
  9. DUZINHO

    Li sim! Você mais a PAULINHA estavam sensacionais, pena que eu não estava aqui para interagir com vocês, fato que se ocorresse, levaria esta postagem a ser uma das mais comentadas!!!! Hehehehe

    Valeu a você e a PAULINHA!!!

    ResponderExcluir
  10. Novamente DUZINHO

    Acabei esquecendo de comentar a outra parte de seu comentário. (Quê comentário?)

    A não! Pode voltar aqui e fazer outro comentário, pois este foi apenas um rascunho, quero que você faça um comentário a sua altura intelectual, como fez o ISA, e muito bem por sinal!!!

    ResponderExcluir
  11. LEVI

    Pode continuar suando vai, que dá próxima vez em que for viajar, faço questão de levar você comigo, para juntos, passearmos no pantanal de balsa. Kkkkkkkkkkkk

    Agora em relação à questão levantada por você, realmente é para se pensar, se a humanidade conseguiria viver com um mínimo de moral e ética sem o auxilio escravizador da religião.

    Mas acho que você mesmo já deu uma ótima resposta, dizendo que o ser humano em si é capaz de fazer tanto a maldade como também a bondade, onde às vezes, se faz mais bondade sem a religião, e uma maldade sem precedentes em nome da própria religião.

    Agora a parte seu comentário do “ser em si” que não é, mas já é sendo “si em ser” foi formidável. Rsrsrsrsrsr

    Abraços

    ResponderExcluir
  12. Prezada LENY

    Obrigada por sua ilustre participação, seja muito bem vinda nesta sala do pensamento, se sinta a vontade para comentar e não se preocupe em externar alguma discordância com os meus textos, pois a nossa grande proposta é a reflexão por meio dos questionamentos que fazemos, e até mesmo com debates acalorados.

    Gostei e ri bastante desta sua frase: “Lindo sonho. Infelizmente é só um sonho... será que ele não será real na eternidade?”.

    Abraços

    ResponderExcluir
  13. TUBALCAIN

    Desculpe minha “ignorância”, mas não compreendi o que você esta querendo dizer, portanto, podes ser mais claro?

    Abraços

    ResponderExcluir
  14. Amiga GUIOMAR BARBA

    Obrigado pelos sinceros elogios.
    A minha incerteza correlacionada com supostos “novos céus e nova terra”, não esta de alguma maneira conectada e interligada com a maldade humana.

    Alias, não afirmo e nem “desafirmo” esta eventual possibilidade especulativa metafísica, mas pelo contrário, minha grande ênfase é a nossa efêmera, porém, valiosa vida aqui e agora, e por isso se chama presente, porque é uma dádiva!!!

    Também gosto de sua sensibilidade.
    Obrigado pelo comentário e abraços.

    ResponderExcluir
  15. Obrigada pela companhia, amigo.

    Sim, quanto a eternidade... ah, eu não me surpreenderia com essa realidade. rsrs
    (a rima não foi proposital)

    abraços

    ResponderExcluir
  16. Porque logo hoje nesta tarde de outono melancólica foi marcado o dia em que o meu maior sonho levaria o seu maior golpe, hoje as duas da tarde meu sonho começou a ruir, o pior não é isso. Porque o vinte quatro de maio cai no verão, talvez a minha impressão seria menos apocalíptica.

    Mas tudo bem, temos que resignificar nossa vida a cada inverno. Não podia ser diferente.

    Talvez por estas impressões em meu ser eu sonhe hoje um sonho o oposto do seu, que foi sonhado na primavera do seu ser.

    Teu sonho bendito foi produzido na liberdade da selva e por um choque de realidade da selva de pedra onde vives você teve que escrever logo antes que a poluição levasse todas as partículas imateriais deste sonho.

    ResponderExcluir
  17. Paz seja com todos

    Interessante este sonho, reconheço a utopia nele. A de que o homem é capaz de auto-aperfeiçomento, de evoluir a tal ponto que o amor, diga-se de passagem, é um atributo de Deus e talvez seja uma das poucas características de Deus que o homem ainda possui (ainda que de modo muito imperfeito) e que permitem identificar o homem como uma griação de Deus.

    Fiquei pensando nesta proposição d Deus chorando nos céus feliz e satisfeito pela humanidade ter se libertado das amarras da religião e ter se tornado independente até d'ELE mesmo.

    Basta um breve exame pela história da humanidade e veremos que por mais que as ciências evoluam, novos remédios cheios de anti(depressivo,estresse) e as pessoas cada vez mais instáveis. Os avanços da psicologia que não foi capaz de solucionar os questionamentos e nem saciar os desejos mais profundos da psique humana. Temos avanços na agricultura de modo a termos alimento para alimentar a populaçao da terra com sobra, mas ainda assim temos 1 bilhão de famintos. E as pessoas que trabalham cada vez mais e nunca se sentem realizadas, sempre carentes de algo.
    A internet e os telefones não tornaram as pessoas mais próximas, e sim mais isoladas em seus quartos e escritórios.

    Aprecio aspectos do seu sonho, porém o que se verifica é a incapacidade total do homem em amar a seu próximo, para isso necesitando do próprio Deus operando o novo nascimento, de fato é um milagre que torna isto possível.

    Torço para que sonhes mais e se atenha na pessoa do carpinteiro de nazaré e de seu Pai.

    Permaneça na Graça e frutifique nela

    Ps: Se quiserem ver um exemplo da duar anatureza humana corrompida, visitem o mewu blog

    atalaiadocastelo.blogspot.com

    nicodemos

    ResponderExcluir
  18. Amiga LENY BRITO

    Eu não excluo, embora não trabalhe com a hipótese da eternidade.
    O que eu sou radicalmente contra é das pessoas se alienarem da vida, postergando a mesma numa entorpecedora esperança de um futuro paradisiaco, ao invés de vivenciarem o aqui e agora, procurando melhorar sempre o lugar onde se vive.

    Embora não tenha sido proposital, ficou legal a sua rima. Rsrsrsrsrsr

    Abraços

    ResponderExcluir
  19. GRESDER SIL

    Por favor, queiras apertar a tecla SAP no seu comentário?

    Como assim o seu maior sonho levaria o seu maior golpe? Que sonho é este? E afinal de contas, qual foi esse golpe que levastes? Que impressão apocalíptica é essa?

    Nunca um comentário seu foi tão evasivo e complexo como este, meu menino prodígio!!!!
    Espero um comentário mais atilado da próxima vez!!!

    Abraços

    ResponderExcluir
  20. Prezado NICODEMOS

    Ainda bem que você, logo de inicio já percebestes, que o meu texto realmente é profundamente utópico, mas nunca é demais sonhar não é mesmo? Rsrsrsrsrs

    O amor é um “atributo” de deus? Como podes ter certeza disto? O mal no mundo, o seu respectivo sofrimento e dor, sua total injustiça, não seriam antagônicos e excludentes ao amor de deus? Como podes ainda dizer que o amor é um atributo de deus?

    Quero apenas refletir um pouco com você, se for possível é claro.

    Já que você ficou pensando sobre esta minha proposta, a de nós sermos independente de deus, qual a sua conclusão?

    Deus operando um novo nascimento para que o homem venha amar? Não seria isto apenas uma visão religiosa também utópica?

    Desde já, lhe agradeço sua importante visita e o seu ilustre comentário, venha mais vezes, e se sinta a vontade para participar comentando, breve, também estarei em seu blog.

    Abraços

    ResponderExcluir
  21. Márcio

    Finalmente um texto compreensível para mim rss e não só compreensível como totalmente compatível com os meus anseios. Obrigada!

    Acho que se as pessoas, de fato se voltassem para FAZER tudo o que se pede no quarto parágrafo- e há muito que se fazer sem que seja preciso sair da própria comunidade! - então todos os anseios dos parágrafos anteriores e posteriores se realizariam automaticamente, pois não haveria tempo para perder nem para sequer pensar em coisas vãs (religiosidades) a não ser dedicar-se em tempo integral ao próximo que inclusive não é necessariamente o meu amigo confidente, meu colega da faculdade nem o irmão da minha denominação.

    Seja bem vindo de volta.

    R.

    ResponderExcluir
  22. Marcinho, volta lá da minha sala também porque seu comentário foi muito fraquinho...vou te converter à Cabala haaaaaaaaaaaa

    Olha, já que você insiste:

    As utopias foram feitas para serem perseguidas, buscadas; ainda que não alcançadas; buscadas, perseguidas, ainda que não alcançadas; buscadas, perseguidas...

    E assim, num ciclo que nunca tem fim.

    Eu acredito muito na humanidade. É podem rir quem estiver lendo este comentário...Eu acredito que a humanidade nunca esteve melhor em sua história do que agora.

    Nos alcançamos níveis de progresso científicos que deixam o Criador admirados, dizendo, "poxa, não pensei que eles fossem tão longe..."

    ResponderExcluir
  23. E sinceramente, não acredito que o problema seja a religião, muito pelo contrário...

    Eu acredito na força da religião. É evidente que as religiões milenares que conseguiram sobreviver até hoje foram desfiguradas demais pelo processo político, econômico e pelos projetos de poder.

    Mas esta não é a essência da religião. Sei de todos os males psicológicos que muitas delas podem cometer para mentes mais fracas, mas esse não é sua essência.

    Então, as religiões não precisam ser destruídas, pois isto não tornará o homem melhor. Elas só precisam ser depuradas para voltarem à essência do religare.

    E evidentemente, precisam abrir mão dos dogmas que não permitem o diálogo. Precisam entender que seus ritos, livros sagrados e doutrinas, são apenas uma pequena parte simbólica do TODO espiritual real.

    Precisam também evoluir e buscar na ciência e na psicologia, novos modos de abrir-se à transcendência e ao Todo que tudo abarca e abraça numa comunhão universal onde tudo e todos não são individuos, visto que todo indivíduo é na verdade também todos os outros.

    ...acho que vou ter que fazer deste comentário uma futura postagem...

    ResponderExcluir
  24. REGINA FARIAS

    Que bom que você resolveu aparecer por aqui!
    Apesar de que também ando sumido de sua sala, mas agora que voltei de viagem, vou voltar a aparecer por lá também, espero que não suma daqui de novo, sua presença é muito importante, além do que, floreia o ambiente. Rsrsrsrsrsrsrsrs

    Fico até constrangido em você dizer que meus textos são de difícil compreensão, sendo que você é muito, mas muito mesma inteligente, mas bondade a sua, e obrigado por me agradecer pelo texto, espero sinceramente que tenha gostado.

    Realmente, se a humanidade se conscientizasse, o mundo seria melhor e menos sofrido.

    Abraços

    ResponderExcluir
  25. EDUARDO MEDEIROS 1

    Ate que estou gostando da cabala, mas a nível de aprendizado intelectualmente, pois conheço pouquíssimo.
    Você com toda certeza se tornará um excelente professor meu amigo, torço para o seu sucesso.

    Agora que a rasgação de seda foi feita (hehehehe), vamos ao que interessa.

    Será que o ser humano precisa mesmo das utopias???
    Por quê? Qual o seu valor? Qual a sua necessidade?

    Agora concordo com você, portanto não rirei de seu comentário, que por sinal, agora sim, é digno de um EDUARDO MEDEIROS. Hahahahahah

    ResponderExcluir
  26. Apenas um adendo ao comentário feito anterior ao EDUARDO MEDEIROS 1:

    Eu concordo que a humanidade esta mesmo num progresso evolutivo.
    Apenas isto, para não dá há entender que concordo com tudo que você disse. hehehehehe

    ResponderExcluir
  27. EDUARDO MEDEIROS 2

    Olha até posso concordar com você no que tange a melhora do sistema religioso, mas não acho que seja necessária a religião para o homem, ou você pensa que sem a religião a humanidade se deterioraria???

    Eu não chego ao extremo de por na conta da religião o problema da humanidade, apenas aposto no ser humano e no seu natural desenvolvimento exponencial, sem os meandros e mecanismos religiosos.

    Eu não acredito numa religião pura, sem as manobras de poder dos homens, até porque, a religião sem duvida alguma, é um dos maiores poderes de manipulação humana, sendo que para resolvermos este dilema, precisaríamos não apenas poda, mas antes cortar até as raízes da arvore religiosa.

    Mas reconheço que seu comentário a favor da religião é muito profundo e bem articulado argumentativamente, tanto que será uma boa base para um futuro poste seu.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. "A sabedoria dos seus sabios se desvanecerá e o entendimento dos que são instruidos será rejeitado.Então onde estão esses sabios esses eruditos,esses brilhante comentaristas das grandes questões desta era?Deus fez com que todos eles parecessem rídiculos,e mostrou que a sua sabedoria e loucura.Deus em sua sabedoria,providenciou para que o mundo nunca encontrasse a Deus atraves de sua sabedoria humana.E então ele se manifestou e salvou todos quantos creram em sua mensagem-essa mesma que o mundo considera loucura."

      Excluir
  28. Maria Clara:obrigada pelo convite Marcio, seus sonhos utópicos são maravilhosos!!!Pena q não tenho muito tempo hoje, para desfrutar dessa utopia magnifica!! msm assim adorei...Beijo amigo.

    ResponderExcluir
  29. O ser humano é um projeto que ainda não está pronto.

    Não é que sem religião a humanidade se deterioraria, mas o que não se pode é cometer um erro histórico ao dizer que as religiões não tiveram um papel fundamental na identidade, na psiqué e nas emoções humanas.

    A essência da religião, de todas elas, é o crescimento humano através da cooperação, da paz e da transcendência. Não seríamos quem nós somos como sociedade sem o cristianismo e sem o judaísmo.

    Por isso defendo que assim como nós estamos evoluindo, assim como a ciência está evoluindo, a religião também irá evoluir.

    Talvez chegue o dia em que as instituições religiosas com poderes políticos e econômicos serão apenas registros históricos, pois ninguém mais precisará ser ensinado por ninguém (não está escrito isto nos profetas?) pois Deus (com D maiúsculo) será tudo em todos.

    Ninguém precisará mais ter fé sem ver, mas verão por terem uma fé que estará baseada na ciência. Deus não será mais um conceito teológico mas será sim, uma afirmação da ciência quântica. Evidente que o Deus quântico não é o deus da Bíblia. Nem do Alcorão. Nem de nenhuma religião, por isto, todas essas religiões terão que evoluir ou então morrer.

    Marcinho, tudo isto são pensamentos ainda soltos de uma construção espiritual e científica da religião que eu estou fazendo pela leitura de físicos idealistas-monista.

    Mas o assunto é extenso, difícil, mas fascinante. Espero em breve poder escrever sobre isto.

    ResponderExcluir
  30. MARIA CLARA

    É um imenso prazer ter você em minha humilde sala do pensamento.
    Pena que você esta meio sem tempo para melhor analisar o meu texto, mas volte sempre que tiver um tempinho.

    Beijos

    ResponderExcluir
  31. EDUARDO MEDEIROS

    Primeiramente o seu comentário é muito bom mesmo, embora ainda esteja em formação o seu pensamento pensante em relação a este tema.

    Muito embora a religião de certa forma tenha contribuído na formação não somente do individuo, mas também da sociedade, acredito que agora ela não mais consegue corresponder a altura do homem pós-moderno, sendo desnecessária, mas claro, isto não para todos.

    Mesmo assim, quero saber qual é a sua opinião neste ponto, para enriquecer ainda mais o nosso debate.

    Será que a religião irá mesmo evoluir, ou isto é apenas mais um sonho utópico?
    Se caso evolua como você propôs, não seria na realidade a extinção da mesma?
    Pois a sua perpetuação ocorre justamente por sua manipulação sobre muitos indivíduos, fazendo que os mesmos se tornem dependentes.

    EDUARDO, este seu comentário não seria por ventura, a favor da religiosidade e não da religião propriamente dita?

    Aguardo novamente suas respostas.

    Abraços

    ResponderExcluir
  32. Querido Marcio,
    em meus sonhos utópicos,interrogo-me:
    Até quando faltará ao pobre e sobrará ao rico?
    Até quando esta terra será de poucos, enquanto muitos precisam dela?
    Até quando braços cruzados diante de uma batalha com caminho a buscar?
    Até quando milhões para templos,igrejas e festas religiosas... se há milhares de pessoas nessecitando de uma palavra verdadeira?
    Até quando as categorias e privilégios se determinam mediante a cor? mesmo dentro das igrejas?
    Até quando as drogas, serão a fuga das decepcões da vida?Pois sabemos que muitos evangelicos fazem uso de tal produto.
    Até quando uma falsa promessa para conseguir um objetivo?
    Até quando homens e mulheres, que se dizem do bem... usarão a igreja para sua realização pessoal? Como vários políticos que se dizem religiosos.
    Até quando a justiça será para alguns se somos todos iguais?
    Até quando usaremos óculos escuros para ver a verdade do mundo?
    Estamos vivendo num momento histórico altamente oportuno para revertermos vários quadros negativos e buscar uma mudança de mentalidade e atitude frente aos nossos irmãos.
    Para vivermos novos tempos onde prevaleça a Ética da alteridade, ou seja da construção de uma verdadeira e autentica cidadania, minimizada dos efeitos negativos do individualismo e egoísmo e maximizada das relações de justiça social, alicerçadas nos valores do amor e da solidariedade ao próximo.
    Dessa forma Marcio, teu sonho utópico tmb é o meu sonho... espero ter contribuído com vc Marcio, não comentei antes pq cheguei da aula agora. beijo amigooo
    Maria Clara.

    ResponderExcluir
  33. Amiga MARIA CLARA

    Obrigado por seu extensivo, rico e profundamente significativo comentário, pois corroborou ainda mais na altíssima reflexão desta postagem.
    Espero ter mais de seus comentários por aqui.

    Quanto ao teor do seu lindo, poético e verdadeiro comentário, apenas uma palavra:
    Só nos resta sonhar!!!

    Abraços

    ResponderExcluir
  34. Até a Paulinha deu uma de inventar personagens para comentar.

    E ainda fica com dó da gente e da a dica no final, ta bom Paulinha não somos tão burrinhos assim, não precisava se entregar deste jeito: “não comentei antes pq cheguei da aula agora”

    ResponderExcluir
  35. GRESDER SIL

    Pow GRESDER, sem graça você viu, vou te contar heim.

    Não era para revelar agora, deixava a PAULINHA fazer vários comentários com a MARIA CLARA, ai depois a gente zoava com ela!!!!

    Agora que você revelou, não tem mais graça, então PAULINHA, obrigado mesmo assim pelos elogios.

    ResponderExcluir
  36. Maria Clara: olá Marcio... ei que falta de consideração é essa comigo!Moro em Palmas no Tocantins. E não sabia q por fazer um comentário, outra pessoa fica com a honra! Ai é pra acabar!!Mas, se a moça precisa... de qualquer forma foi um prazer.Abraçaos

    ResponderExcluir
  37. Oi Marcio,

    Não esqueci que estou na terra, rsrs amo este pedaço de chão em que vivemos.

    Jamais quero ser religiosa, gosto de me relacionar com Deus, Ele tem sido para mim uma figura tão presente que não me deixa incertezas.

    Penso que só no céu o seu sonho não será utopia.

    Não vou esquecer a essência do amor...

    Amo quando Jesus diz: Venham vocês que me deram pão quando tive fome; me deram água quando tive sede; me hospedaram quando fui forasteiro; me vestiram quando eu estava pelado; me visitaram quando eu estava enfermo e não ligaram de ficar despidos para serem revistados quando foram me ver no presídio.

    E fizeram sem interesses, só por amor.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  38. KKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKKK.........Meu santo Benedito, só me faltava esta agora!!

    Marcitto e Gresderzitto, eu não sou Maria Clara e muito menos Maria Morena...hhaaaa....

    Mas vou te contar viu, eu nem tive tempo de ler esta postagem do Marcinho, dirá inventar uma personagem fictícia...e cá entre nós, bemmmmmmmmm MODESTA...e MODESTA BEM À PARTE esta fictícia...kkkk

    Olhem a fala dela:

    "... E não sabia q por fazer um comentário, outra pessoa fica com a honra! Ai é pra acabar!!Mas, se a moça precisa...

    kkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkkk....mais um pouquinho desta risada sarcástica...kkkkkkkkkkkkkkk....hasuhaushuahuhsuahsu......

    Puta que p.....eu por acaso preciso ficar com a honra de alguém, nem estou aí pra isto, pois a minha preocupação é bem maior: TIPO...Quando vou ganhar na Mega-sena?!!...heheh...

    Mas será que eu preciso de um pouco de honra meninos?!

    Tô mole mesmo, vou ficar mais assídua na Blogosfera, senão alguém vai roubar meus posto de MISS princesa da Confraria....hahahahaaaa....


    Olha Macitto, não comentei o texto, porque vocês me provocaram desta vez...heheeee

    ResponderExcluir
  39. HOOOOOO sonhão bão.Temos muitas religiões,mas as três maiores do mundo:judaísmo,islamismo e cristinismo não tem sido bênção para a humanidade.Todas elas estão envolvidas em conflitos e guerras e matanças por atacado.Nos tempos de Jesus,Deus estava falando a onde? No templo em Jerusalém? Não! Falava por João Batista.Local: Deserto,tá? Então tá.
    tito from brasília.

    ResponderExcluir
  40. GUIOMAR BARBA

    Esta é a essência de Cristo, o amor puro e cristalino, sem interesses escusos.

    Você acredita no céu, tudo bem, esta é a sua fé, eu porem, acredito na terra e também na raça humana, mas confesso que se tivermos o céu no final eu não vou achar rui não. rsrrsrsrsrsrs

    Abraços

    ResponderExcluir
  41. PAULINHA

    Tudo bem MARIA CLARA, (rsrsrsrrs) se você diz que não é, é porque não é, e, ponto final. Rsrsrsrrsrs

    ResponderExcluir
  42. TITO

    Que bela surpresa!!!
    Tanto sua presença, quanto o seu comentário!
    Confesso que pensei que você seria contra o meu texto, mas pelo que vejo, tu não somente concorda, mas também sonhas este sonho!!!!

    É tem razão, as três maiores, foram também as que mais mataram em nome “deus”, o que nos mostra que a religião tem que morrer mesmo, e demorou para isto acontecer!!!
    Mas por enquanto, o que nos resta é sonhar!!!!!

    Abraços

    ResponderExcluir
  43. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  44. É do ser humano sempre buscar seus próprios interessees e não se preocupar com o próximo, existe algo em sua estrutura psicológica e mental que ele faça com que ele seja assim . Então sempre ouve e sempre haverá uma falha deste sonho porque se o ser humano não é capaz de ser como você descreveu e não foi capaz de transformar o mundo até hoje, e isso nos faz pensar se é ele quem irá faze-lo; se será assim sempre; ou se haverá alguma mudança. E pela incompetência cientifica acabamos nos sempre nos deparando com Deus.

    Na minha opinião acho que o título não deveria ser "Utopia religiosa" e sim "Um Sonho Utópico" Pois o seu sonho também idealiza algo, tal como as religiões em questão.

    Adorei o blog, continue postando.

    ResponderExcluir
  45. Obrigado pela sua visita e comentário meu caro amigo Josué Cavaliere, e, pode deixar que, com toda certeza, vamos continuar escrevendo e postando textos por aqui, ate porque, não sei se você percebeu, mas há uma mudança radical de muitos textos antigos para os novos que escrevemos, isto ocorre, porque o blog e nosso espelho literalmente, que mostra nossa evolução de pensamento, crença e valores.

    Obrigado e abraços

    Se quiser pode também estar me add no facebook, onde escrevo diariamente frases e pensamentos, o link do meu facebook:
    https://pt-br.facebook.com/marcio.alves.98837

    ResponderExcluir

Deixe a sua opinião.

Mesmo que você não concorde com nossos pensamentos, participe comentando esta postagem.
Sinta-se a vontade para concordar ou discordar de nossos argumentos, pois o nosso intuito é levá-lo à reflexão!

Todos os comentários aqui postados serão respondidos!