domingo, 18 de julho de 2010

“Grande Descoberta Filosófica”

Lendo uma revista sobre Filosofia, deparei-me com um tema muito interessante, abordado pelo Advogado, Professor e Filósofo J. Vasconcelos. Como resolvi mudar minha postura a respeito da "fé", achei que poderia, de forma mais branda, levar os leitores deste blog a refletirem sobre a temática "Razão Totalmente Esclarecida", sem que fosse necessário agredir a convicção religiosa de cada um. Espero que gostem da leitura.

No decurso de milênios dos primeiros períodos históricos, a humanidade respondia sobre o universo com explicações práticas. O "Ovo cósmico", o desmembramento de naturezas diversas, o acasalamento dos deuses e também o "Verbo Divino", haviam determinado todas as causas universais, referenciando propriamente a Terra e os astros visíveis...logicamente englobava os fatos e os seres relacionados a esse contexto.

Efetivamente “mitos da criação”, totemismoenergia telúrica e o sopro divino como a fonte, bastavam para esclarecer as origens e os propósitos da vida e das suas conseqüências. Entrementes, tudo se situava em termos da “vontade”. Estava claro que as coisas existiam, agiam ou recebiam interferência, por vontade dos deuses, ou por vontade dos diabos, ou por vontade dos espíritos. De sorte que por vontade dos entes divinos em, entrevero familiar se originaram os protetores da Grécia, ou por vontade de um deus nacional como Javé, o verbo criara a terra, o céu e os homens e lhes impunha leis, regras e costumes. Por vontade de um satanás, surgia na Pérsia a dicotomia do bem e do mal. Também por vontade do demônio, o homem e a mulher , entre os Judeus, recebiam a danação eterna e o castigo da mortalidade.

Por milhares de anos, assim permaneceram os seres humanos, acreditando que tudo se processava por gestos constantes dessas “vontades” acima de suas forças, interferindo até mesmo em cada ato, de cada indivíduo.

Se chovia, era porque a deusa Ishtar queria fertilizar a terra. Se trovoava e caíam raios, o deus da tempestade, Teshup (deus da tormenta e figura finque do panteón hurrita. Identificou-se com Baal na antiga Síria), estava raivoso com os homens. Se uma criança nascia saudável, era a deusa Isis favorecendo o evento. Se caía uma avalanche, assim desejavam os espíritos da montanha. Se tudo ia dar certo ou errado, dependia dos desejos dos deuses. Se o exército saía vitorioso, era o deus Javé que o guiou e o fez invencível e cruel. Se existe escravidão, é porque os deuses julgaram povos prontos para servir outros. Se existem soberanos e súditos, era uma determinação divina. Se as pessoas adoecem, e porque os deuses querem esse castigo, e se tornarem-se más, é porque o diabo quis levá-las a esse procedimento .... a lista é infinita.

Todavia, algo estava para acontecer.

Quando alguém parou para pensar sobre o universo, vieram as dúvidas sobre as verdadeiras causas. Essas dúvidas permitiram-lhes perceber que os fenômenos e os elementos existentes não se apresentavam em função de "vontades" superiores e sobrenaturais. Então surgiu a “Grande Descoberta Filosófica”. Tudo indicava que existiam leis naturais regendo as coisas do universo. O recurso ao conhecimento de “vontades” seria inofensivo, pois essas por sua vez, não existem. O único caminho era conhecer as leis naturais. Bastava então descobrir quais leis regiam o mundo.

E assim começou o trabalho dos filósofos, buscando conhecer tais leis. De início Anaxágonas concebeu a origem da Terra, não por vontade dos deuses, mas em causas materiais, que poderiam ter envolvido nebulosas redemoinhantes. Em seguida surgiram outros filósofos procurando conhecer as leis naturais em todas as coisas. De 600 a 450 a.C., a contribuição foi formidável. Tornaram-se biologistas e sustentaram princípios evolucionistas incrivelmente modernos. Como físicos, esboçaram a teoria da gravitação e a lei da conservação da energia. Como astrônomos, tiveram concepções do universo que lembram muito as de Copérnico, Kepler e Galileu.

É certo que os filósofos foram buscando essas leis nas matérias, na natureza humana e no organismo social. A civilização evoluía na medida em que os conhecimentos sobre as leis naturais eram desenvolvidos. No entanto, por incrível que pareça, sobre a Sociedade, a Política e o Homem, as descobertas não tiveram um desenvolvimento tão profundo como na Química, na Física, na Matemática e na Astronomia.

Você meu leitor, pode me responder por quê?


Edson Moura

39 comentários:

  1. Prezado Noreda


    Esse seu questionamento sobre a sociedade, a política e o homem ainda se constituírem um atraso em relação ao desenvolvimento em outras áreas, eu colocaria como um dos fatores primordiais, o fato de não conseguirmos apagar de nossa mente as primeiras fases do nosso desenvolvimento.
    Por mais que lutemos a fim de extinguir os adornos da nossa primeira infância, não conseguiremos tal intento, pois as camadas ou etapas posteriores de nossa vida de adulto, não tem esse poder de ofuscar definitivamente a nossa sequência histórica, em termos de conhecimento.

    Se pudéssemos abrir o porão do nosso inconsciente, lá veríamos os restos dos nossos brinquedos de infância a falar mais alto para nós. Mas ele (o inconsciente) não fala, quando muito, nos imprime um “sentimento oceânico” que a religião resolveu explorar para si.


    P.S.: Estou sentindo a falta de seus comentários noredianos lá no “Ensaios & Prosas”.


    Abçs,

    Levi B. Santos

    ResponderExcluir
  2. Leví meu mestre Bronzeado, eu compreendo não possamos excluir totalmente de nossas vidas, as lembranças da infância. Mas será que não é aceitável que, uma vez "crescidos", nós devessemos deixar de lado a pri meira bicicleta...com rodinhas e tudo mais, para então começarmos a andar em outras, muitas vezes até soltando as mãos?

    É claro que eu entendo que algumas pessoas necessitem das velhas histórias que nossos pais nos contavam, para dar prosseguimento à vida. Mas minha intenção é justamente mostrar para estes, que o mundo mudou e que tudo está diferente agora.

    Leví, na Política e na Sociedade, existe estruturações que permitem indivíduos terem poderes acima dos demais, exercendo uma certa exploração sobre os outros e usufruindo vantagens especiais às custas do sacrifício alheio. Esta atitude, prejudicou (no meu entender) sobremaneira toda a ação da Filosofia nesse campo. Basta observarmos como, por milhares de anos, apenas "duvidar" da instituição da Monarquia, equivalia ao crime de lesa-majestade...geralemnte punido com morte.

    Vejo aí, que a filosofia ficou impedida de por muitos séculos de anunciar as descobertas nas ciências humanas. Inclusive, até os filósofos foram impedidos de existir. Temos o exemplo do Império Romano que em determinada época, proibiu a permanência de filósofos.

    A Inquisição que imperou por mais de 600 anos perseguia, aprisionava e matava quem sugerisse leis naturais sobre o homem e a sua sociedade. Alguns viveram toda a vida sob a ameaça da fogueira, simplesmente porque suspeitavam que a alma fosse apenas uma forma de energia.

    Imagine só meu Caro mestre, alguns filósofos falarem de "leis naturais" sobre a organização social dos homens, diante do poder temporal dos papas, das poderosas oligarquias dos duques e dos viscondes e das monarquias absolutas que nem sequer permitiam questionar sua tirania.

    Por isso, todos os estudos sobre organização política da sociedade hunmana foram menosprezados e obscurecidos.

    Hoje, demos um salto gigantesco rumo a uma nova era de iluminação e acredito que se formos cuidadosos, podemos trazer o pensamento filosófico para as massas, tendo em vista que este ainda é muiot precário no meio do povão...deixando-os assim mais maleáveis para serem manipulados pelo poderes hoje estabelecidos...tanto político...quanto religioso.

    Acredito que pouca coisa realmente mudou...apenas, como você pode concordar comigo, vestiu uma nova roupagem.

    Abraços mestre, e logo m,ais estarei lá em sua sala. Já lí o seu texto e ví que os comentários estão em um nível muito interessante...principalmente o Edu e o Evaldo.

    ResponderExcluir
  3. Edson, a meu ver, esta diferença ocorre porque, ao contrário de outras ciências, nós não somos exatos, e sim seres abstratos (a sociedade e a política também).

    Dessa forma, todo e qualquer conhecimento dito científico sempre vai precisar passar pelo crivo das nossas emoções e da cultura em que estamos inseridos. Não basta que "A+B" provem algo; é preciso que isso faça sentido em nosso contexto, ou nada feito.

    Abraço.

    ResponderExcluir
  4. Mano, sem dúvida nenhuma, a religião freiou o pleno desenvolvimento das ciências da natureza durante a Idade Média. Por outro lado, não devemos esquecer que as primeiras universidades no século XIII eram controladas pela igreja e pelos senhores feudais. Nelas se estudavam medicina, Direito, Filosofia e Teologia.

    E também é bom lembrar que pouquissímas pessoas sabiam ler e escrever durante esse tempo. Logo, ainda que a escolástica fosse uma forma de ensino unilateral, ou seja, não se admitia questionamentos, a igreja bem ou mal foi a principal responsável pelo ensino.

    Certo também que a igreja por não admitir questionamentos, tinha uma visão estreita do universo, que o diga Galileo. Mas para sermos honestos, temos que ver a questão por todos os lados.

    ResponderExcluir
  5. Isaías, você está correto em sua observação, de fato nada passa sem o aval de nossas emoções. É justamente isso que a filosofia propõe...que nós ponderemos sobre os mais variados assuntos, inclusive, sobre a questão da religião.

    Não quero de forma alguma excluir a emoção de qualquer pessoa que seja (e sei que você não diz isso), mas apenas quero que a emoção dê um pouco de espaço à razão para então poder avaliar o ambiente (mundo) em que vive...de forma justa e racional.

    Abraços Maninha!

    ResponderExcluir
  6. Você falou da filosofia que mudou completamente a visão mítica dos gregos em relação aos deuses. Mas também lembre-se que Deus jamais deixou de ser um tema recorrente na filosofia durante todo esse tempo até nossos dias. Aliás, atualmente as discussões filosóficas sobre Deus voltaram com força total.

    Posso concordar com você dizendo que a maioria dos sistemas religiosos da humanidade ficaram arcaicos. Isso é preocupante quando vemos a intolerância e o fundamentalismo se agigantar em nosso tempo.

    A religião precisa evoluir. Ela precisa deixar de ser dogmática sem deixar de ser uma expressão válida da cultura humana e dos anseios do nosso inconsciente.

    A religião trouxe muitos problemas para a humanidade. Mas tudo que seja manifestação cultural humana, será contaminada pelas ambiguidades desse mesma humanidade. Veja-se a ideia utópica e justa do comunismo que se degenerou num sistema opressivo que matou milhões em todo o mundo.

    O homem não tem que se livrar somente da religião. Ele tem que se livrar da sua própria humanidade centrada no egoismo.

    Sabe, vou concordar com você quando disse que vê a humanidade como boa. De fato, a percentagem de pessoas que seriam capazes de matar, roubar, fazer o outro sofrer por puro prazer psicótico é a minoria. Senão já teríamos nos destruídos. Mas a percentagem de pessoas que são incapazes de dominar o seu ego, que são incapazes de olhar o bem comum antes do seu próprio bem, que se transformam quando possuem o poder, são bem altas.

    O homem ainda está construíndo sua humanidade. Alguns poucos iluminados já nos deram exemplos que essa evolução é possível.

    ResponderExcluir
  7. Eduardo, corretíssimo você está (nossa! falei que nem o Ioda agora). de fato a igreja fundou várias várias universidades pelo Brasil e o mundo (temos muitas PUC's espalhadas por aí).

    Não podemos negar os fatos...eles estão patentes. A questão é a tendenciosidade que tais instituições continham.

    Ainda hoje temos faculdades como Harvard que fora fundada por protestantes, assim como tantas outras.

    Inclusive, aí na terrra de Dom João VI, fora prometido pelo Bispo Macedo, uma "Universidade da fé", como andam as obras? rsss

    Eu não estou dizendo que a igreja foi totalmente perversa...e tendenciosa, mas também tenho fortes convicções de que não preciso mais dela para continuar o aprendizado.

    O que a maioria não quer aceitar hoje Edu, é que a fé...ou religião, já está obsoleta (sei que é duro admitir, mas é a verdade). Temosw uma eterna gratidão à fé...e nos sentimos culpados por, agora que crescemos, dispensarmos a alegoria para apreciar os fatos.

    Enquanto as pessoas ao meu redor, não quiserem largar a "bengala", não serri eu quem a arrancará à força.

    Ps. Viu como mudei?

    Abraços calorosos meu capitão.

    ResponderExcluir
  8. Edu, veja só como são as coisas. Eu estava escrevendo a respostas ao seu coemntário anterior e como é de seu feitio...já estavas preparando o outro.

    Sem querer eu acabei tocando no assunto que você certamemte traria à tona.

    Concordo quando você diz que a religião tem de evoluir, eu já fui mais grosseiro e disse que ela está obsoleta (o que dá no mesmo).

    Que bom que estamos nos entendendo agora meu velho. Assim como davi no transporte da arca, agora sei que estava fazendo a coisa certa mas da forma errada.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  9. EDSON,

    Eu creio, no meu ponto de vista, que desde que surgiram os primeiros vestígios da filosofia e consequentemente os pensamentos filosóficos....a Sociedade, a Política e o Homem, não chegaram à um desenvolvimento tão profundo, devido à própria sociedade e devido às próprias questões políticas...que no meu modo de ver, identifica o comportamento onde muitos indivíduos querem superar o pensamento alheio....

    Muitos querem estar em competição, e ao invés de contribuírem, a sociedade acaba submetendo algumas pessoas à superioridade...e submetendo outras à inferioridade, ou seja, algumas acabam por ter poder em cima dos outros...o que se resume, em tirar vantagens "nas costas do outro"...

    E muitos filósofos acabaram sendo prejudicados, nesta ação, onde o alheio consegue tirar vesígios de seus feitos...

    Sintetizando.....nada mais, nada menos...que desde muitos tempo atrás, temos vivenciado uma sociedade "competitiva"...ou você discorda comigo, que hoje todas as pessoas têm automaticamente um EGO competitivo...egoísta...???

    Beijos.

    ResponderExcluir
  10. Concordo plenamente com você Paulinha. O mundo hoje é muito competitivo. Não sei por que você pergunta se eu concordo.

    Mas a questão é que o pensamento, por assim dizer, foi castrado, sendo impedido de evoluir.

    Eu não estou afirmando que não tenha evoluído...apenas digo que evoluíu menos que deveria, frente à outras disciplinas como Física e Astronomia.

    A Filosofia poderia ter alcançado patamares jamais imaginados..principalmente na Alemanha de onde surgiram os maiores filósofos da história.

    Quanto à competição, issso é da natureza humana. (e eu digo isso com muito receio, pois muitos podem entender que eu esteja avalizando tal atitude)

    Até mesmo a Filosofia só evolui quando o espírito competitivo do ser humano entra em ação, pois quando um filósofo cria uma tese...outro aparece com a antítese...não seria isso ma competição saudável?

    ResponderExcluir
  11. Só para complementar Paulinha Pitagórica,

    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. DIVINA CRIATURA chamada EDSON,

    Eu pergunto se concordo, por instinto meu de querer saber se você está de acordo com as minhas palavras antes mesmo de me dizer.....

    Mas neste caso, eu questionei para ver se também não estava batendo na tecla errada....ou seja, se eu estava tomando o caminho errado na argumentação, pois falei pelo meu ponto de vista, avaliando que não estudo nada de filosofia, e o pouco que sei...está precisando ser renovado....

    Quanto ao exemplo "competição saudável", neste caso digo que este exemplo é saudável, pois a competição entraria como uma alavanca de impulso e incentivo à outros filósofos filosofarem coisas novas, visto que se não fizessem isto, correriam o sério risco de ficar para trás....

    Mas a COMPETIÇÃO por si só não é boa....pois se a sociedade fosse vista como um grupo e não sub-grupos, o desenvolvimento em todos os seus aspectos caminhariam para o sucesso...pois não ocorreria a castração de pensamentos alheios...tendo em vista, que os pensamentos seriam trabalhados em acordo...

    Viajeiii...(coisa impossível, mas não seria uma má idéia)...

    Beijos.

    ResponderExcluir
  13. Muito bem Paulinha, está se saindo uma excelente comentadora...dá até para "competir" com os manos da blogosfera.

    Mas vamos à competição:

    Só temos bons Professores hoje porque o processo seletivo é muito competitivo..e só os melhores...assim como você, conseguem chegar ao pódio do sacerdócio chamado lecionar.

    Se não fosse a competição, certamente nós ainda andaríamos em carroças e não em carros cada vez mais bonitos e confortáveis...além de econômicos e menos poluentes.

    Se não houvesse competição, nem existiria futebol e escolas de samba...assim como músiscas belas e obras de arte magníficas.

    Enfim:

    A competição, acredito eu, é de extrema necessidade para a evolução do ser humano.

    É claro que temos a corrida nuclear que é o lado negativo desse tão valioso desejo que é...sempre ser melhor que o outro.

    Mas vamos debater mais, minha linda.

    ResponderExcluir
  14. LEVI

    Eu entendo sua colocação que na verdade é uma constatação, contra fatos não há realmente argumentos, mas será que o homem não conseguiria por assim dizer, viver ignorando este passado que tanto a religião explora??? E como fazer-lho??? Será que através de uma substituição por outro mecanismo???

    Fico aqui no aguardo de mais uma aula sua de psicanálise. Rsrsrsrsrsr

    ResponderExcluir
  15. ISA

    Seu comentário esta perfeito no ponto que você destacou....mas e os demais pontos do texto???
    Como o atraso cientifico devido a religião?? O que você tem a dizer????

    ResponderExcluir
  16. EDUARDO

    A questão deus não seria uma temática indiscutível, aja visto ser apenas especulativa no campo das teorias e nunca podendo ser provada através da experienciação????

    Você diz que a religião precisa evoluir – concordo – deixando de ser dogmática para ser uma expressão valida dos anseios humanos, mas eu lhe pergunto como, uma vez que a religião se perpetuou e continuará a se perpetuar através justamente dos dogmas, tirando os dogmas você não estaria tirando propriamente a religião???

    Você diz ser possível o desapego humano na sua centralidade, eu porém vos digo que não....não acho isto possível, uma vez que isto faz parte intrinsecamente de sua natureza....quando você diz que outros conseguiram sacrificar a si mesmo pelo bem de outro, isto é explicado pelo simples motivo do prazer destes serem justamente em ajudar os outros, ou seja, voltamos para o inicio do egoísmo, quando estes fazem primeiramente, não pelo outro, mas pelo seu prazer que é satisfeito em ajudar os outros, logos os outros seriam seus objetos de prazer - mesmo assim, quem dera se existissem mais pessoas egoistas assim. rsrsrsrsrs

    ResponderExcluir
  17. Eu comentei o que na minha opinião é o mais importante do texto: que a Ciência sempre vai encontrar na abstração humana (muitas vezes representada pela religião) uma barreira. Mas também pode ser uma aliada, no sentido de que alguém primeiro precisa imaginar que algo seja possível, para só então demonstrá-la cientificamente. Abraços.

    ResponderExcluir
  18. Edson,

    Mostre-me mais argumentos sobre a COMPETIÇÃO, pois você não me convenceu que ela pode ser bOa..no sentido de BENEFÍCIOS..que ela pode ser benéfica.

    Quando eu disse que a COMPETIÇÃo por si só não é boa, não estou dizendo que ela só gera coisas péssimas para a sociedade, mas a sua tendência é gerar um conflito entre a sociedade...vejamos porque:

    A COMPETIÇÃO está agregada ao instinto humano, e quando pensamos que não estamos competindo, nos damos conta que já estamos competindo...

    1.Na escolinha, já competimos com os coleguinhas de classe, quem terá o desenho mais bonito e quem ganhará o primeiro parabéns da professora..

    2.Na idade adolescente, competimos com as amigas, quem será capaz de beijar um maior número de meninos...

    3.Na idade adulta, competimos particularmente pelo resto de nossos dias......
    Competimos vagas de emprego, competimos um(a) paquera(o) com uma(o) amiga(o)....

    4.E no casamento, a competição se prolonga...

    A mulher entra em competição com o marido, pois este mês ela pagou mais que ele nas despesas....ela vê a crise chegar em meio à esta competição, pois acha que está ficando sem dinheiro...ou que o marido não anda investindo muito.....

    Então ela vai exigir melhor situação do marido, ou o marido vai se desesperar na relação...tudo por questão de competição de quem dá mais ou quem dá menos...

    Das competições citadas acima, por ordem posso extrair os seguintes retornos:

    1. Na disputa entre as crianças vão gerar:
    Ódio (por fulano existir ali, como obstáculo), ira.. ressentimento (por sentimento de perda), superioridade (porque fulano tem mais potencial), inveja (porque fulano é melhor)..
    Alguns estudos dizem que a INVEJA é fonte causadora de muito estresse e pode atrasar o desenvolvimento da população....

    2. Na adolescência...meninas começam a perceber, através da competição em ficar, que são "mais feias"...que outras ficam com mais meninos e outras não ficam com ninguém...vão sonhar com uma beleza que não existe...ILUSÃO..ressentimento..amarguras...inferioridade...tristeza...menosprezo..indiferença...geram tudo aí...

    3. Disputa de emprego, nem sempre é justa...e o melhor fica para trás, pois hoje o que predomina é o QI (Quem Indica)...deixando prevalecer a INJUSTIÇA através da competição..

    4. No casamento, o conflito e falta de dinheiro....geram a DISCUSSÃO....e a discussão também engloba o PRAZER na competição entre esposa e marido, por uma situação cabível....entra os jogos de azar, drogas, alcoolismo, baralho...jogos que geram "grana"....TRAIÇÃO......

    A COMPETIÇÃO por si só, estimula a evolução social e tecnológica do mundo....mas ao que ela pode gerar, com base nestes exemplos, eu lhe pergunto:

    Competir é benéfico?!!

    Beijos.

    ResponderExcluir
  19. Paulinha...tudo que é levado ao extremo se torna maléfico.

    Veja só o caso do nosso governo:

    Já que você citou a educação infantil como exemplo de competitividade maléfica...então estaria certo o Estado adotar a "aprovação automática" ou "progressão continuada", para assim fazer com que os nossos estudantes aprendam a não conquistar seu espaço desde pequenos?

    Imagine agora Paulinha...uma sociedade sem competições...como seria ela.

    Um bando de zumbis é o que seriam.

    Até as galinhas..quando jogamos o milho...competem até de forma irracional pelo maior número de grãos.

    Assim é a lei da selva..assim é a sociedade humana. O diferencial é que nós ponderamos e sabemos quando é hora de parar...diferente de um macaco que ao enfiar a mão em um buraco numa érvore para pegar o alimento...não solta mais o que agarrou...mesmo que lhe cortemos o braço.

    Isso faz de nós humanos racionais...uma espécie diferente das demais.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  20. Mas na verdade amor, acho que você está só exercitando sua capacidade de argumentar...nego-me a acreditar que você realmente creia que a compétição é má.

    E outra coisa:

    Você diz..."Edson, mostre-me mais argumentos sobre a COMPETIÇÃO, pois você não me convenceu que ela pode ser boa..no sentido de BENEFÍCIOS..que ela pode ser benéfica".

    Amor...não pretendo convencer ninguém (eu acho) apenas quero que o leitor reflita sobre os temas abordados...e se achar que deve discordar, que assim o faça.

    Mas o primordial é que troquemos ideias e possamos sair com algo de bom dos debates.

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  21. Marcinho, quem dera todos os seis bilhões de pessoas que habitam esse ser vivo chamado Gaia praticassem o bem e o alturísmo por puro prazer egoísta...

    ResponderExcluir
  22. O ser humano só vai evoluir de fato, quando se interessar pela justiça. As leis da matemática química, física são justas por isso cada vez mais nos aplicamos nelas e as desenvolvemos. Para que consigamos evoluir em termos sociais precisamos partir de um fandamento justo: Alguém fez alguma coisa destas riquezas todas que existem no planeta? Não? Então elas pertencem igualmente a todos os seres. Jesus Cristo foi o primeiro que percebeu isto Lc 14,33 e lançou um novo reino. Fatalmente o ser humano vai evoluir para uma sociedade justa.

    A reunião dos 12 piores se aproxima.

    Como Judas, o traidor, venho a este blog anunciar a minha missão. Acaso você é um dos 12 que traí? Minha missão é reunir 12, 12 dos piores. Estes 12 devem estar dispostos a empenhar sua vida na construção de um reino justo. Só podem fazer parte desta família os que tiverem contraído uma dívida incalculável com a humanidade, tipo Judas Iscariotes, Hitler, Stalin, Napoleão, os imperadores romanos e tantos outros ditadores, sanguinários e/ou traidores da pátria. Vim chamar estes da região dos mortos. Enquanto os piores não se converterem, sempre estarão entre nós. Coloque-se no lugar de um deles e faça com que agora reúnam exércitos em favor da justiça e da paz divina. Por pior que você seja, não tenha medo de se apresentar. Conheço bem suas feridas. É como se elas fossem minhas. Estes que tiveram forças para o mal agora vão se reunir em favor do bem. Se foram capazes de construir reinos do mal, imagine se se unirem para a construção de um reino pregado por Jesus Cristo!

    ResponderExcluir
  23. DUZINHO

    Os muitos cabelos brancos te fazem caducar???
    Ou você esta brincando comigo???......você falou a mesma coisa que eu falei no comentário anterior ao seu.....francamente, esperava um debate entre nós dois e você vem e diz a mesma coisa que eu disse.

    ResponderExcluir
  24. Caro Alceu João Gregory, seu anelo pelo retorno do primeiro amor dos Cristãos é louvável, acho até que já sonhei com isso também...mas será possível que possamos reviver este sentimento?

    De fato, temos relatos bíblicos de que a sociedade cristã primitiva era totalmente cooperativa, onde ninguém possuía nada e tudo era repartido entre os irmãos da fé.

    Mas como disse: São relatos antigos...datam de aproximadamente 1940 anos atrás...você há de convir que muita coisa mudou neste interim.

    Em contra partida, o caminho da evolução é muito mais perigoso do que supomos. Acredito eu (e são só conjecturas) que você ainda mora numa casa só sua...certamente não distribui seu salário entre os irmãos da fé...e com certeza jamais colocaria um fardo tão pesado sobre as costas de seus familiares mais próximos (excetuando-se a sogra é claro)

    O mundo mudou meu caro, e aquilo que o Galileu pregou pela Palestina, é quase que impraticável em tempos modernos.

    Se nós retroagirmos no tempo...jogaremos fora uma imensidão de pensamentos que tornaram-nos mais humanos.

    Vejo só uns exemplos:

    Jesus não aboliu a escravidão (pode até ser que discordasse dela...mas não o fez)...já nós, hoje sabemos que nenhum ser humano é tão insignificante que mereça ser possuído por outro. Paulo também não mandou que Filemon libertasse o escravo Onésimo...que segundo relatos, tinha fugido...e quando se foge, certamente é porque se está sendo maltratado.

    Temos também o caso de Ananias e Zafira...que, novamente segundo relatos, foram fulminados por não doarem todo o dividendo conseguido com a venda de propriedades. Estaria certo isso?

    Uma mulher, segundo a Bíblia, foi inocentada por Jesus, e posteriormente por seus algozes, numa acusação de adultério. Mas este é um fato isolado. Ainda hoje, mulheres são lapidadas em muitas nações que defendem a mentalidade Bíblica.

    No Irã, como é sabido por todos, uma mulher...mãe de dois filhos, está prestes a ser apedrejada até a morte, acusada de um suposto adultério.

    Segundo seu advogado, ela foi forçada a confessar o crime após 99 chibatadas. Eu já mandei um e-mail para o gabinete de nosso presidente, tendo em vista que ele é "amigo" do Armadnejad, solicitando um intervenção diplomática , e pedindo o perdão para a mulher...mesmo que ela seja uma adúltera.

    Então caro amigo?

    Será que devemos viver como antigamente?

    Não estou sendo irônico, apenas quero que pense nas implicações de nossos desejos, que muitas vezes são nobres...assim como o seu.

    Será que eu tenho o perfil de um dos 12 que você está recrutando?

    Abraços!

    ResponderExcluir
  25. No meu blog eu escrevi a respeito do servidor , do garçom e do Deus que não joga dados. Me corrija se eu estiver errado, meu nobre rapaz. Existem sociedade,como por exemplo os paises nórdicos (Noruega, Finlandia,Suécia ), que socialmente tiveram um evolução muito maior , exatamente por terem sofrido influências do protestantismo e do iluminismo , o que não aconteceu com paises como os da américa latina por exemplo.Um abs.

    ResponderExcluir
  26. Edilson...que bom vê-lo por aqui meu mano das caminhadas.

    Você está correto em sua afirmação.

    O que pouca gente sabe, é que o protestantismo é um dos 'pais' do capitalismo, e como bem sabemos, o capitalismo é o que nos torna cada vez mais competitivos...automaticamente, ao aderirmos a esta forma de governo...evoluímos muito mais que os países que têm a monarquia ou a ditadura como princípios governamentais.

    Outro fator também, se dá ao fato de sermos (americanos) uma terra relativamente nova...pouco mais de 500 anos, enquanto Noruega...Finlândia e Suécia já tem uma loga história de vida.

    Mas o Protestantismo Luterano foi impactante nestes reinos...isto é certo!

    Abraços viajante!

    ResponderExcluir
  27. Marcinho, eu concordei com você, não posso? Você quer que eu discorde só prá debater?? ah, vai tomar sorvete de xuxu heeeeee Tô cansado de tantos debates. Você quer debater cada palavra de um texto e isso cansa.

    EDson, bem lembrado pelo Edilson e bem afirmado por você. O calvinismo é pai do capitalismo. OU melhor dizendo, é a autenticação religiosa do capitalismo. O eleito é aquele a quem Deus prospera e esse prospera pelo trabalho. Uma combinação que deu certo não podemos negar pois nos países católicos, a riqueza sempre foi visto com mau olhos. Rico só a nobreza que expropiava o povão. O capitalismo também explora o povão mas pelo menos, o remunera.

    Um capitalismo mais humano onde a obsessão pelos juros e pelo lucro não sejam tão dominantes e o ser humano seja valorizado é para mim o sistema "perfeito" dentro do que nós é possível ter nesse estágio de evolução espiritual e social.

    ResponderExcluir
  28. Edu...o marcinho não tem jeito não! É só pegar uns dias de folga que já começa a metralhar todo mundo na blogosfera.rsss

    Novamente concordo com você. Quem nos dera pudessemos evuluir para um capitalismo mais humano.

    Talvez...seja possível quando a educação fundamental melhorar...quando a massa (de onde emana o poder) souber fazer valer seus direitos como cidadão e contribuinte.Quando um Estado Laico...for Laico de verdade, e quando a fé...ou falta dela, não for notivo de discórdia entre os povos. Êh laia! sonho bão sô!

    Abraços capitão!

    ResponderExcluir
  29. Edsonzitto,

    LaicoOOO?? Desiste...

    O Brasil está prestes a vincular ao calendário mais um feriado católico, com maioria de população católica... LAICO??? Nem aqui nem em Marte...talvez na outra vida entraremos em um tal Estado Laico.....

    Creio que até encontraremos estados laicos, quando não houver mais feriado religioso.

    Se notarmos hoje, o Brasil é totalmente católico...

    Embora nele estejam agregadas outras religiões, porque não existem feriados de igrejas espíritas, muçulmanas, evangélicas...e diabo à quarta??!...só temos feriados que advém do catolicismo..kkkk

    Na realidade, o problema maior está a começar na igreja católica....que tem poder no congresso nacional, movimenta opinião pública....e através destes feriado ocasionam mobilizações...de forma geral....

    Beijos.

    ResponderExcluir
  30. Amor,

    É claro que eu não acho a COMPETIÇÃO totalmente maléfica.

    Estava testando os seus conhecimentos, para eu ver através de outros ângulos....e obtive várias visões...nada melhor que uma "mini-competição" de argumentos, para aprimorarmos os nossos conhecimentos...rs..

    Mas assim como você, eu concluo:

    Tudo que é levado ao extremos deixa de ser benéfico, atingindo o ponto maléfico...mas se moderado, não há mal nenhum...então, vemos que MODERAçÃO é a palavra chave para muitas e muitas coisas...

    Beijinhos.

    ResponderExcluir
  31. Amorzinho, eu tinha certeza de que você estava me testando...e devo admitir que você usou bem as palavras para fazê-lo. Estou orgulhoso de você, pois vejo que tens evoluído nos pensamentos pensantes.

    Quanto à questão do Estado Laico...você está certa. Mas não custa sonhar né?

    Beijos amor!

    ResponderExcluir
  32. Amor posso conversar com vc? se não puder, entenderei...

    Beijos.

    ResponderExcluir
  33. Obrigada pelo elogio amor,

    E realmente concordo, sonhar de vez em quando...é BENÉFICO!! kkk...

    Beijão. Adorei "fazer as pazes com você".

    Fuiii...vou comer doce de abóbora que minha mãe fez eee...camaaaaaaaaaaa!

    ResponderExcluir
  34. DUZINHO

    Qual é???? Se não agüenta então pede pra sair....será mais honroso do que ficar de conversinha mole dizendo que esta sem vontade de debater......ou não seria falta de capacidade???........ah já ia me esquecendo.....vai vê se eu não estou no Alaska tomando banho de água fria vai. Hahahahahahahhah

    ResponderExcluir
  35. PAULINHA

    Vê se lembra de nós e traga um docinho de abobora que sua mãe fez, para nós.

    Eu também estou indo para cama, pois amanhã vou levantar as 6:00 hrs da manhã.

    Outra coisa, estou no aguardo de suas respostas as minhas indagações lá na minha outra postagem.

    Abraços

    ResponderExcluir
  36. marcito, não vou cair em sua provocação adolescente de quem tem o pinto maior...você sabe que não duraria um round de debates sérios comigo, seu moleque atrevido!!

    ResponderExcluir
  37. Eduardo, só reiterando:

    É claro que o capitalismo foi amplamente difundido pelo calvinismo...mas isso apenas como forma de organização econômica. Quando falamos de capitalismo como forma de organização social...aí as coisa remonta aos primórdios da civilização, pois bem sabemos que desde a antiguidade o ser humano aprendeu a trocar mercadorias para suprir suas necessidades. Ou seja: Aquele que tinha uma pele de urso...poderia trocar por uma lança ou por um pedaço de carne de javalí.

    Um outro nome para capitalismo é "economia de mercado", sendo este o precursor do ideal capitalista que vemos hoje.

    Abraço amigo.

    ResponderExcluir
  38. Marcinho,

    Agora que vi seu comentário, pois a pressa de dormir foi tanta que saí sem vê-lo...kkkk

    Pode deixar, que se o doce de abóbora conseguir se manter sobrevivente à mais ou menos 6 horas de viagem, com certeza levarei...até mesmo porque, o complemento do caminho no tempo de 1 hora e meia (de campinas à SP) é dois palitos....kkkkkkkkk...

    Beijos.

    ResponderExcluir
  39. Ah!

    Estou indo na Postagem do FLUXO....e que fluxo de comentários você conseguiu naquele post hein Marcinho? Tudo graças à minha gentil pessoa, intelectual e debatedora que tem colaborado para manter 'ativa' aquela postagem....hahaha.....

    Fui para o outro cômodo da casa! Bye!!

    ResponderExcluir

Deixe a sua opinião.

Mesmo que você não concorde com nossos pensamentos, participe comentando esta postagem.
Sinta-se a vontade para concordar ou discordar de nossos argumentos, pois o nosso intuito é levá-lo à reflexão!

Todos os comentários aqui postados serão respondidos!