quinta-feira, 7 de outubro de 2010

Para quem sonha com estrelas


Noite nublada, manhã sem sol, luar sem lua, estrelas sem brilho, caminhantes de um destino a cumprir, a floresta adentro caminha assombra com suas escuridões.
Pergunte as trevas – diz a noite – , vemos sem olhar o escuro com seu claro apagar, de nostalgias e de esperanças nos blindar.

Amanhã será passado, mas hoje em estático estado de vislumbre sonhando acordado com as estrelas cadentes da vida, com seus cometas contingenciais, esperando a próxima desventura planetária do sub-mundo encantado da magia vestindo sua nudez com as roupas da primavera.

Conquistar não sendo conquistado pelo brilho estrelar, se pondo acima das nuvens, mas abaixo das estrelas, ao mesmo tempo em que vive morre-se também de esperança na espera do futuro amanhecer do dia em que se chamará hoje, porém flutuando no mar azul, com suas tormentadoras tempestades das crises que balançam nosso barco, jogando para lá e para cá.

Vemos o fim do começo do caminho ainda por trilhar, mas sempre a titubear entre ilusão e lucidez, pescando os peixes da alegria, ouvindo os pássaros cantar, e os ventos a nos contar como será nosso passado sem o futuro.

Mais uma vez lá vem ela com seu sorriso encantador, com seu choro desesperador, com sua voz altiva, blindando-nos com sua beleza encantadora e irresistível que fez com que deixemos nossos pesadelos nela...Oh morte porque demorais tanto assim para vir até nós?

Mas hoje não quero morrer sem ver o luar impregnado de fantasia e mistério, com fascínio vou dormir sobre os mais altos rochedos, esperando o voar das águias, as gotas das chuvas caindo sobre as nuvens, o fogo consumindo de desejo a água...Mas que mundo – diz Raimundo – , mas que homens – responde o mundo.

As estrelas não foram feitas apenas para se admirar, mas antes para se vencer, escalando os mais altos montes, descendo os mais fundos abismos, voando sobre os ventos, não deixando de se rezar pelas crianças que choram, ouvindo sempre os conselhos sábios das florestas.

Mas como está quente hoje – diz as flores – sedentas de justiças para com o mar que está revolto, mas que ainda não perdeu sua pureza, mesmo com ondas que vem e que vão, sem perspectiva de mudança.
O marinheiro que está deitado olhando para o céu e vendo de olhos fechado, escutando com sua respiração, sentindo com sua alma o vento calmo a assoprar e espelhar as nuvens.

O sol finalmente acordou para brilhar e assim, lá se foi às estrelas, que no próximo entardecer voltará para novamente ser sonhada pelos homens, procurada pela lua, vestida pela noite, despertada pelo vento, morta pela escuridão, mas acessa pelo fogo dos apaixonados.


Por: Marcio Alves


20 comentários:

  1. Será que vala a pena comentar neste blog: “Todos (ou nem todos) os comentários aqui postados serão respondidos!”

    Mas tudo bem, eu entendo, tem coisas melhores na vida do que ficar respondendo comentários de blog.

    Entendo também que estamos embernando, já catamos tudo o que deveríamos colher, agora vamos curtir com o nosso coração pacificado o nosso o inverno das idéias.

    É tão verdade isso que seu poema Marcio foi feito sem nem um esforço, mas brotou naturalmente de ama mente agora em descanso, mas inconscientemente trabalhando e proseando muito.

    A princípios seu poema não parece ter sentido! Mas carece de sentido? Acho que não! Pois sua beleza esta na própria busca pacifica de sentido, que não se aflige por falta do mesmo.

    As palavras que poderiam defini-lo são leveza, ritmo, cadência, languidez, tranqüilidade, segurança e equilíbrio.

    Depois eu volto para ver um pouco mais desta pintura de uma melancolismo delicioso.

    ResponderExcluir
  2. GRESDER

    Acredito que você deve estar se referindo ao ultimo texto do EDSON, onde ele realmente não respondeu ninguém.....bem, até onde eu sei, ele estava sem internet em casa, e como ele chega tarde, pois além de trabalhar, está estudando também, não consegue nem mesmo ir numa lan house.......

    Agora saindo do assunto e voltando para o assunto novamente, vamos falar da postagem.

    Realmente até nisto você acertou...em que esse meu texto foi um dos mais fáceis em que eu já escrevi, pois escrevi naturalmente, sem um pingo de esforço, brotando naturalmente do meu interior.

    Quanto a ele ter significando...bem, ele está repleto de significado, principalmente porque partiu muito mais do meu coração, e por isso ele ser muito mais um poema, mas ainda sim, de um coração pensante.

    Mas reconheço que o meu texto em si é muito mais para ser apreciado sem moderação, onde o leitor é convidado a viajar através das metáforas e significados, do que propriamente para debate.

    ResponderExcluir
  3. Marcinho voltei, não sei se você percebeu, rsrs
    Você me transportou para a natureza na sua plenitude, nem me detive nos pontos nostálgicos.
    Beijão amigo.

    ResponderExcluir
  4. "O sol finalmente acordou para brilhar e assim, lá se foram às estrelas, que no próximo entardecer voltarão para novamente ser sonhada pelos homens, procurada pela lua, vestida pela noite, despertada pelo vento, morta pela escuridão, mas acesa pelo fogo dos apaixonados".

    O ser humano tem horas que fica divino.

    Centelhas divinas te moveram para a construção desse parágrafo. Essa poesia só podia vir de um poeta, um sonhador, nunca de um ateu - que não sonha com anjos. (rsrsss)

    ResponderExcluir
  5. Estou encantado com teu poema...

    Garoto, como você evoluiu de um ano pará cá! Tá certo que este teu poema veio do coração mas foi construído também com a mente. OU seja, um mente-coração trabalhando juntos para gerar e parir uma obra prima para este blog tantas vezes palcos de calorosos debates.

    "vemos sem olhar o escuro com seu claro apagar, de nostalgias e de esperanças nos blindar."

    "ver sem olhar"..."blindar-nos de esperança"...

    só um mente-coração que cresceu mas não perdeu a doçura divina que perpassa nosso ser pode ir aos extremos mas sempre ficar por alí, pelo meio, de onde se pode vislumbrar ambos os lados e deles, rerceber o que de bom cada um pode nos dar.

    parabéns Marcio, poeta.

    Deste coração deste teu amigo que também cresceu mas que não deixou de sonhar com estrelas...

    ResponderExcluir
  6. GUIOMAR

    Seja bem vinda....o propósito de meu texto é isso mesmo..de levar as pessoas a viajarem pelo mundo encantado da imaginação e sonhos.

    Abraços

    ResponderExcluir
  7. LEVI

    Por eu não ser um ser-em-si definido e petrificado, mas antes um andarilho de mim-em-mim-e-para-mim é que eu consigo com a mesma facilidade escrever textos ácidos lógicos críticos da razão, e em outros momentos produzir perolas do coração que leva a minha mente a viajar pelo universo caótico e belo da imaginação.

    Nisto, eu concordo com Nietzsche que disse: “Só pode dar a luz as estrelas, quem carrega dentro de sim um caos”.

    Abraços

    ResponderExcluir
  8. DUZINHO


    Acho que fiquei mais emocionado com suas palavras, do que quando eu dei a luz este meu texto....pois até comentei com a minha esposa que quando eu termino de escrever um texto bem trabalhado, a sensação que eu tenho é de ter tido um parto de um filho pensante meu.


    Mas que belas palavras são essas suas..realmente só poderia ter vindo de alguém tão sensível, ao mesmo tempo critico racional, como você....acho que esta sua fala, sintetiza tanto seu pensamento, como de alguma forma o meu também: “só um mente-coração que cresceu mas não perdeu a doçura divina que perpassa nosso ser pode ir aos extremos mas sempre ficar por alí, pelo meio, de onde se pode vislumbrar ambos os lados e deles, rerceber o que de bom cada um pode nos dar”.


    Eu também confesso que a minha briga com deus é a briga comigo mesmo, pois um universo tão gritantemente obstupefato não pode ter o nada como criado, e mais ainda, nós mesmos com nossa capacidade intelectual, subjetiva e criadora, não podemos ter vindo do nada.


    Portanto, fico em cima do muro mesmo, pois de lá e melhor para se sonhar com as estrelas, e vislumbrar as imaginações do coração, como os pensamentos logicos da razão.


    Abraços

    ResponderExcluir
  9. Sou-lhe grata por ter-me enviado este texto com o endereço do seu blog, para meu email. Logo que li vim ve-lo mais proximamente.
    E só tenho é que agradecer à DEUS por ter-nos presenteado com um um Cristão tão de Cristo!
    Já li algumas postagens rapidamente, mas espero me deter mais em uma ocasião mais propícia, pois o teu blog é merecedor disto.
    Parabéns, por ser um agraciado de CRISTO, pois os Dons e Talentos sao presentes preciosos.
    A PAZ DE CRISTO, JESUS, esteja e permaneça entre nós, pois esta é a VONTADE PERFEITA DE DEUS, PARA TODOS NÓS. AMÉM!

    ResponderExcluir
  10. LÚCIA DE FATIMA

    Eu é que lhe agradeço por sua ilustre visita em nosso blog.

    Mas desde já, tenho que lhe adverti que os conteúdos aqui postados e discutidos são em sua grande maioria indigestos e pesados, pois procuramos questionar tudo, portanto, se não quiser que sua fé seja confrontada, para seu bem, será melhor não continuar lendo as postagens....mas se quiser e achar que está pronta e madura o suficiente, então seja bem vinda como leitora e comentadora desta sala do pensamento.

    Abraços

    ResponderExcluir
  11. Não sabia que era poeta!
    Estava muito inspirado. Tá lindo. E como mostra sua dicotomia. rsrsrs
    Mas é assim mesmo, você ainda está na fase da busca, mas eu levo a maior fé em você, seu shaumbra enrustido. rsrsrs
    um grande abraço

    ResponderExcluir
  12. Brilhante texto Marcitto,

    Em quem você estava pensando quando escreveu este texto?

    Sonhos são apenas sonhos e nada mais... Ela só pode ser concretizada quando forçamos para que isso aconteça.

    Abraços amigão no pretelito!!!

    ResponderExcluir
  13. ATENA

    Nem muito menos eu. Rsrsrsrsrs
    Às vezes, de vez em nunca (rsrsrs), me arrisco a escrever alguns poemas.

    Shaumbra enrustido? Eu, um eu de mim dicotomizado??rsrsrsrss

    Aquele que de vez enquanto nunca se sentiu incoerente, atire a primeira pedra. Rsrsrsrsrsrs

    Abraços

    ResponderExcluir
  14. HUBNER

    Acontece que este meu texto não é sobre sonhos que buscamos realizá-los na vida pratica, mas antes, apenas um deslumbramento imaginativo e contemplativo cheios de metáforas sobre sonhar com estrelas.

    ResponderExcluir
  15. Marcito:
    Dicotomia não é incoerência. É uma característica bem humana e está quase sempre presente naquele ser que está buscando encontrar respostas a uma anseio interior.
    abraços

    ResponderExcluir
  16. Márcio Alves, estás sonhando com estrelas ou com armas escalares?
    Em seu poema você fez chover sobre as nuvens. Visão calidoscópica?
    Taí, cara. Gostaria de viajar na maionese também.Visitarei seu horizonte de eventos. He,he. Abraços.

    ResponderExcluir
  17. Meu irmão MARCINHO,

    Eu não sei o que tanto faço na frente deste note, que ainda não consegui comentar em todas as salas, inclusive na sua...kkkkkk..

    Pois bem, lendo teu maravilhoso "poema"..eu confesso que viajeiii em meus próprios devaneios...

    DEVANEIOS da Paulinha: rss..

    Vejamos que mundo sonhador...a noite nunca se atrasa e o dia nasce todo dia na mesma hora...

    As estrelas que vêm para iluminar a noite escura, parece-nos apenas detalhes de uma noite...

    Como é lindo o raiar do sol..e como é lindo o luar ...

    Por que a lua não ocupa a posição do sol no dia, e por que o sol não ocupa a posição da lua na noite? Pois eles nasceram ordenados para um ritmo..

    Os dias passam..e ficam definidos entre: Passado e Futuro.

    Por que temos apenas o PRESENTE?!

    Por que um dia tivemos o PASSADO e hoje já não o temos mais?!

    Por que nunca sabemos se o FUTURO será nosso algum dia?!

    Bem..

    Em meio à tantos detalhes..tanta beleza...só vejo uma coisa:

    A vida é como uma caixa enorme de presentes...desta caixa vamos tirando os vários presentes que nela está inserida...mas infelizmente, chegamos no momento em que o fundo da caixa se torna visível...e então vemos que os presentes se acabaram...que a caixa se tornou vazia...sem sentido....e alegria se tornou tristeza...

    Beijos..vou parar porque já me emocionei!

    ResponderExcluir
  18. ALTAMIRANDO

    Pow, viajar na maionese, é assim que você descreve meu poema???
    Sacanagem heim. kkkkkkkkkkkk

    ResponderExcluir
  19. PAULINHA

    A vida não é feita apenas de racionalização, mas de emoções, sonhos e ilusões.

    Quem muito anda pela lógica, pode perder a sensibilidade de olhar poeticamente estasiado para um por do sol.

    Abraços

    ResponderExcluir

Deixe a sua opinião.

Mesmo que você não concorde com nossos pensamentos, participe comentando esta postagem.
Sinta-se a vontade para concordar ou discordar de nossos argumentos, pois o nosso intuito é levá-lo à reflexão!

Todos os comentários aqui postados serão respondidos!