sexta-feira, 19 de agosto de 2016

É possível não demonstrar o que realmente sente e pensa?


"NÃO GOSTO DELA, pois ela é muito falsa, mas será quê ela consegue perceber mesmo eu não demonstrando?".
Precisamos entender de uma vez por todas, que não há possibilidade nenhuma de termos (manifestarmos) um não comportamento. Dito de outra forma: tudo, qualquer ação como não ação, é algum tipo de comportamento.
Mesmo que eu diga a mim mesmo: "vou ignorar fulano, pois não to afim de interagir com ele hoje", é em si, uma forma de comportamento: o comportamento de ignorar, de rejeitar qualquer interação.
Nesse sentido, tanto o falar, o dirigir alguma palavra à alguém, o tomar iniciativa, o aceitar interagir são comportamentos, como o não falar, o não se manifestar, o próprio silêncio, ou evitar alguém, são manifestações também de comportamento.
E todo e qualquer comportamento tem valor de mensagem. O que significa dizer, que o comportamento é uma forma tão clara de "falar" como o próprio ato de falar.
Nesse sentido, como vivemos em sociedade, com pessoas sempre a nossa volta, em nosso caminho, estamos o tempo todo enviando mensagens, nos comunicando, através de nossos comportamentos - como recebendo também mensagens dos outros.
O que significa dizer, que estamos em constante interações, sendo que o outro, na impossibilidade de não se comunicar, responde de alguma forma ao nosso comportamento - e vice e versa.
Exemplo: se sento ao lado de uma pessoa no ônibus, e começo a ler um livro (um dos meus maiores prazeres), estou através de meu comportamento, enviando uma mensagem clara: não estou afim de conversa, quero ler o livro.
A pessoa que esta ao meu lado, entenderá minha mensagem, e assim, responderá com seu comportamento, seja aceitando que não to afim de conversa, se mantendo em silêncio, olhando pela janela do ônibus, ou, se não tiver "simancou" (bom senso) poderá interromper minha leitura puxando conversa comigo.
Um ponto importante de se mencionar, é que pode haver, como geralmente há, comportamentos não intencionais e conscientes, o que não anula o comportamento, e nem sua mensagem - seja ela qual for.
Ou seja: posso ao me sentar ao lado de uma pessoa no ônibus, pegar meu livro e começar a ler, não percebendo que estou sendo indiferente a pessoa do meu lado.
Portanto, uma forma bacana de tomar cuidado com as mensagens que enviamos através dos nossos comportamentos, é o de começarmos a prestar mais atenção nas mensagens que estamos enviando através de nossos comportamentos.

Marcio Alves ‪#‎MinhasDivagaçõesReflexivas‬

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe a sua opinião.

Mesmo que você não concorde com nossos pensamentos, participe comentando esta postagem.
Sinta-se a vontade para concordar ou discordar de nossos argumentos, pois o nosso intuito é levá-lo à reflexão!

Todos os comentários aqui postados serão respondidos!