sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Quando a vida não é matemática


"Se eu FIZER TUDO CERTO, às coisas só poderão DAR CERTO, certo?". Nem sempre. Às vezes o contrário pode ocorrer. Quanto mais queremos fazer tudo certinho para dar tudo exatamente certinho, vem alguma coisa e muda nossos planos, atrapalha nosso objetivo, desfaz nossos sonhos, nos leva por outros caminhos.
Isto acontece, porque a vida não é um “aparelho eletrodoméstico”, das que vem com “manual de fabrica”, pronta para ser “operada”, onde, se apertamos o botão “x”, terá como efeito “x” ou, apertarmos o botão “y”, termos como resultado “y”.
A vida é pura contingência: tudo que é, poderia não ser e nem acontecer. Ou seja: não há necessidade alguma do que ocorreu, de ocorrer, somos nós é que vemos e damos necessidade para os acontecimentos fortuitos e aleatórios da vida.
A vida também imprevisível: não podemos prever qual será o efeito das nossas ações no mundo, pois no mundo, ocorrem, um sem número de variáveis paralelamente as nossas ações, as vezes, até contrárias.
A vida é Incontrolável: não temos a nossa própria vida em nossas mãos, porque ela sempre escapa, como areia que é assoprada pelo vento: podemos tentar reter, mas sempre o vento irá assoprar fazendo com que a areia escape por entre nossos dedos.
O que temos é algumas escolhas limitadas na vida, pelo contexto social, econômico, circunstancial, moral e geográfico. Controlamos em parte algumas ações, não os seus desdobramentos, que por sempre envolver diversas variáveis, escapa de nós o resultado final.
Portanto, fuja dos livros de autoajuda que prometem serem verdadeiros “manuais” existenciais, de como se dar bem na vida, de como ser feliz, pois não existe na vida “formula mágica”, pronta, infalível, quem diz ter, o diz para vender uma imagem ilusória de guru, especialista em como viver bem, pois não há uma regra universal, um único padrão que seja absoluto, que contemple todas as necessidades e características pessoais e singulares.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe a sua opinião.

Mesmo que você não concorde com nossos pensamentos, participe comentando esta postagem.
Sinta-se a vontade para concordar ou discordar de nossos argumentos, pois o nosso intuito é levá-lo à reflexão!

Todos os comentários aqui postados serão respondidos!