sexta-feira, 19 de agosto de 2016

Quem é a pessoa que você esta se relacionando mesmo?


Não relacionamos com nenhuma pessoa por “ela mesma”, mas antes com “crenças” que temos sobre ela - como se às crenças fosse "óculos" pelos quais usamos para enxergar, não somente o mundo, a vida, mas às pessoas próximas a nós.
Quando digo que relacionamos com “crenças” que temos sobre às pessoas, refiro às “ideias” que temos sobre elas, às que mais percebemos (focamos) em seus gestos, atitudes e comportamentos.
Isto significa, que a depender da “crença” que temos sobre determinada pessoa, assim será nossa interpretação dela e tudo que ela fizer, e mais do que isso: agiremos em conformidade com essa interpretação sobre o outro.
Vou dar um exemplo para tornar mais claro o que estou dizendo. Pense em alguém que você acredita (crença) que seja ("é") egoísta. No dia em que ela fizer algo que contradiga essa sua percepção (interpretação) de que ela é egoísta, você não irá acreditar (crença) de que ela fez por generosidade.
Por isso é que Jesus nos evangelhos, manda perguntar "o que os homens dizem ser ele (Jesus)", pois o mestre da galileia, sabia que nossas crenças sobre as pessoas são importantes: elas refletem como nos relacionamos com o outro.
Mas qual o problema nisso? Talvez, você me pergunte. E eu respondo: “problema” nas crenças serem interpretações, não há nenhuma, mas… há sempre um “mas” na história… se às ideias que tivermos sobre o outro, forem “negativas”, “más”, passaremos agir com desconfiança, com certa “agressividade”, rejeitando e até evitando o outro.
Ou seja, tal qual às crenças que temos sobre o outro, tal qual será nossa relação para com o outro. Por isso, devemos cuidar, sempre questionando nossas crenças, pois afinal, elas não passam disto: crenças, suposições, na maioria das vezes baseadas numa avaliação nem sempre “objetivamente” fundada (apenas) na realidade, mas antes, em nossa percepção, e por isso, subjetividade.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe a sua opinião.

Mesmo que você não concorde com nossos pensamentos, participe comentando esta postagem.
Sinta-se a vontade para concordar ou discordar de nossos argumentos, pois o nosso intuito é levá-lo à reflexão!

Todos os comentários aqui postados serão respondidos!