sábado, 26 de setembro de 2009

Liberte-se da Manipulação dos "evangélicos”! (Parte II)




Por: Marcio Alves



(Atenção! Atenção! Por favor, leia a primeira postagem: “Liberte-se da Manipulação dos “evangélicos”! (Parte I) para que você possa entender a linha de raciocínio desta conclusão)

“E conhecereis a verdade, e a verdade vos libertará.” (Autor: Jesus Cristo)

2- Controla as idéias.

Isto ocorre quando somos obrigados a pensar dentro de uma “caixa”. A “verdade” não é propriedade de nenhum seguimento religioso ou evangélico.
Aliás, a Bíblia é inspirada, mas a sua interpretação muitas vezes não.
Pois há muitas interpretações divergentes uma com a outra, de vários grupos religiosos, e todos com base na Bíblia, portanto, mesmo o argumento tendo fundamento na Bíblia, não é suficiente a segurança de que esteja correto. Se alguém e/ou grupo religioso afirmar ser detentora da verdade, de que sua interpretação é a única infalível, de uma das duas hipóteses; ou a pessoa e/ou grupo não conhece nada de teologia e da história milenar do Cristianismo, (pois diferentes estudiosos em diferentes épocas discordaram um do outro em algum ponto) e por isso erram ao fazer com que seus seguidores pensem que estejam seguindo um conceito infalível ou pior ainda, tem muito, mas muito mesmo conhecimento, e sabe que toda a sua teologia não está 100% correta, mas para manipular as pessoas, diz-se que só lá é possível encontrar a “verdade absoluta”.

A maioria dos seguimentos religiosos tem por objetivo, fazer com que as pessoas pensem igual, só que isso é coisa de máquina, não de ser humano.
Nesses ambientes as pessoas estão sendo desencorajadas a questionar e pior ainda discordar. É lamentável ver que até os obreiros são ensinados a memorizar conceitos, e não formá-los.
Parecem mais papagaios eclesiásticos.
Infelizmente muito da teologia clássica, esta engessada.
Não fomos chamados para ser um eco, mas para sermos vozes!
Não podemos “robotizar” as pessoas.

3- Controla os relacionamentos.

A- Relacionamentos conjugais.
A igreja não pode dizer para os casais quando e porque separarem. Isso tira das pessoas, o direito de decidir.
Pior ainda, é dizer como as pessoas devem ter relações sexuais.
Isso compete ao casal, e ninguém ou organização tem o direito de intervir.

B- Relacionamento com o próximo.
Em muitos ambientes legalistas, onde impera a rigidez, ocorre o patrulhamento ou policiamento dos membros.
Não fomos chamados para vigiar o nosso irmão, mas para amá-lo.

C- Relacionamento com a igreja.
Muitos entendem (muitas vezes, tendenciosamente) que buscar em primeiro lugar o Reino de Deus, é trabalhar para a igreja, cumprindo a programação da igreja. Nessa compreensão, ficam reféns da instituição religiosa.
Esquecem-se que não somos nós quem devemos servir a igreja, mas a igreja é que deve nos servir.

D- Relacionamento consigo mesmo.
Esta imagem de que somos miseráveis e totalmente perdidos, gera nas pessoas uma baixa auto-estima.
Faz com que a pessoa não consiga se aceitar, e precise constantemente usar mascaras para se proteger das outras pessoas. Daí a imagem que alguns líderes nutrem de si mesmos e pior ainda, passam para os membros..........a de Super-Espiritual.

E- Relacionamento com o “mundo”.
Essa idéia de que o mundo é nosso inimigo, de que tudo que está no mundo é do diabo e que não somos deste mundo, por isso devemos pensar só no céu, é uma das grandes distorções evangélicas, que tem prejudicados milhões.
As pessoas não entendem – pois são ensinadas de maneira errada – que, quando a bíblia afirma que o mundo jaz no maligno, ela faz alusão ao sistema do mundo. A corrupção e a imoralidade, e não aos prazeres, músicas, teatros, poemas em fim, as artes que compõe a nossa cultura, e que veio de Deus, pois foi ele quem nos criou assim, e nos deu sabedoria para criar muitas outras coisas as quais devemos desfrutar.

F- Relacionamento com Deus.
Muitas instituições, têm se colocado – a exemplo da igreja católica – como intermediadora entre Deus e as pessoas.
Fazendo com que elas pensem, que para ter contato com Deus só é possível através da igreja.
Se não forem à igreja, não tem como ter um relacionamento com Deus. Esta é a manipulação mais grave de todas.
A pessoa fica submissa á igreja, dependente como uma criança da instituição.
A igreja não é a intermediária entre Deus e os homens, pois só há um mediador.......Jesus Cristo!


Uma constatação:
Sempre existirão manipuladores, pois nunca faltarão manipulados. Isso é um circulo vicioso, se tem manipulados, tem manipuladores, e sem tem manipuladores, tem também manipulados.

Eis a proposta para quem está em uma igreja em que há manipulação:

1- Para os lideres:

Cometam suicídio organizacional!
Não há outra saída!
Preguem na contramão do sistema religioso.
Mesmo que isto signifique ir contra o ministério.
Para isso você terá que fazer uma difícil escolha.....abrir mão do “status quo” que a religião oferece.

Prefira agradar a Deus mesmo que isso lhe leve a desagradar os homens. A não ser que você seja como um dos religiosos no tempo de Jesus que: “Apesar de tudo, até muitos dos principais creram nele; mas não o confessavam por causa dos fariseus, para não serem expulsos da sinagoga. Porque amavam mais a glória dos homens do que a glória de Deus.” (Jo 12 v 42-43)


2- Para os membros:

Cometam suicídio comunitário.
Comecem a questionar tudo o que fala o pastor.
Se não concordar com algo, discorde abertamente.
Cause impacto na sua comunidade.
Proponho que sejamos Sal dentro do saleiro!

Existem muitos membros e líderes que são reféns do sistema religioso, por isso, seja um irmão e amigo, se vir ou ouvir alguma coisa errada, fale, questione, ouse dar sua opinião. De uma oportunidade para as pessoas mudarem de conceitos.

Pois afinal de contas, a verdade não tem medo de ser questionada, por ser verdade!

E finalmente lembre-se de que.......”Estai, pois, firmes na liberdade com que Cristo nos libertou, e não torneis a colocar-vos debaixo do jugo da servidão.” (Autor: Apostolo Paulo)




Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém.

9 comentários:

  1. Olá Marcio, respeito sua opnião mais acredito que você ainda não teve um encontro com o Senhor verdadeiro, a biblia diz: O pecado da rebelião é como feitiçaria, pois devemos honrar as nossas autoridades porque a mesma biblia diz que toda autoridade é instituida por Deus, mas ela diz também examinai tudo e retem o que é bom, aconselho a buscar pela verdade dentro de você, e se o Filho vos libertar então verdadeiramente sereis livres....qualquer duvida acesse meu blog ou mande um email, terei maior prazer em compartilhar com vc essas duvidas com relação a verdades biblicas. um abraço...
    xandynanaura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Caro Alexandro, também respeito sua opinião. Sinta-se a vontade para concordar ou discordar de minhas frágeis idéias. (Pois não sou - e acredito que ninguém seja - o dono da "verdade", por isso que para nós - Cristãos - a "verdade" não é um conceito, mas uma pessoa.....Jesus)

    Mas vamos tentar responder algumas das suas afirmações:

    Seu argumento:
    1- "O pecado da rebelião é como feitiçaria, pois devemos honrar as nossas autoridades porque a mesma bíblia diz que toda autoridade é instituída por Deus"

    Minha resposta:
    1- Concordo discordando, é claro que devemos respeitar as autoridades por Deus instituída, mas......não devemos ser como cachorrinhos na coleira, obrigados a sempre dizer sim para tudo que a religião nos diz, podemos e devemos, ter nossa própria opinião. E esse foi o grito da reforma protestante de que...."sola scriptura". Pois afinal de contas, a bíblia diz que devemos...."examinar tudo e reter o que é bom"

    2- Quem disse que discordar do pastor e/ou igreja seja rebelião contra Deus?
    Essa visão, dá ao líder um poder que era dado na era medieval, de que o Papa e igreja católica eram a "infalível voz de Deus".
    E a historia nos mostra (e continua a mostrar) quantos erros não se cometeram em nome de Deus.
    A voz de um líder, na maioria das vezes, é voz de homem e não de Deus, e, portanto falível.

    3- É claro que tenho dúvidas!
    Quanto mais leio, pesquiso, estudo e reflito, mais tenho dúvidas. Mas não estou sozinho, pois o próprio João Batista, que outrora tinha apontado para Jesus e dito que era o cordeiro de Deus, quando estava na prisão, mandou seus discípulos questionarem a Jesus, se realmente ele era o Cristo, ou deveria esperar outro! Incrível, o maior homem nascido de mulher - segundo Jesus - teve dúvida!

    Uma possível interpretação:

    Talvez Alexandro, você não tenha entendido o texto, pois a ênfase recai em "igrejas" que estão cometendo manipulação!
    Pois no texto, afirmo que nem toda igreja comete manipulação.

    Concernente a perguntas, elas tem que existir! Não podemos cometer suicídio intelectual! Não podemos parar de pensar, se não "outros" pensaram por nós!

    E por último e a mais grave das suas afirmações: “acredito que você ainda não teve um encontro com o Senhor verdadeiro”.
    Uma afirmação muito infeliz de sua parte, pois a bíblia nos aconselha que cada um, examine a si mesmo.

    Analisar e julgar um texto, tudo bem. Mas analisar e julgar uma pessoa que você não conhece, e ainda dizer que não teve um encontro com o senhor, é um julgamento muito precipitado de sua parte.

    O importante, caro Alexandro é que estou em paz com Deus e minha consciência.

    Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém.

    Muito respeitosamente
    Marcio Alves

    ResponderExcluir
  3. Olá Márcio, tudo bem? Sou administrador do Observatório Teológico e do Blog do Discípulo e compartilho sua mesma opinião. Hoje muitos manipulam sem misericórdia o povo de Deus e esse falso evangelho deve sempre ser devidamente refutado e denunciado. Gostei de seu blog, estou me tornando seguidor. Aproveito para te convidar a conhecer também nossos blogs, deixe seus comentários, que Deus te abençoe ricamente!

    ResponderExcluir
  4. Caro Cicero, obrigado pelo seu comentário.
    Juntos vamos combater esse falso "evangelho", que tem sido muito difundido.

    Também sigo seu blog"!

    Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém.

    Muito respeitosamente
    Marcio Alves

    ResponderExcluir
  5. Parabens Amigos;
    Para mim é um privilegio ter amigos de tanta coragem.
    Combater, questionar, duvidar são requisitos de um bom soldado.
    Abaixo ao legalismo, ainda que nossa pregação esvazie os templos da ostentação, queremos habitar os tabernáculos de Deus.
    Um forte abç.

    ResponderExcluir
  6. Na Biblia está escrito: "Estai firmes na liberdade com que Cristo nos libertou e não torneis a meter-vos debaixo do jugo da servidão." Gal. 5.1.

    ResponderExcluir
  7. Muito obrigado, meu amigo Jair, pela sua ilustre participação!

    Um grande abraço.

    Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém.

    ResponderExcluir
  8. E aí Márcio, como vai esse nenenzinho aí no seu colo..rsss? dando muito trabalho?

    Olha, amigo, estou aos poucos lendo os artigos aqui do blog. Todos que eu li até agora são excelentes. Este então, é nevrálgico, toca na ferida e provoca algumas reações adversas (vide nosso amigo Alexandro. Como assim, "você ainda não teve um encontro com o Senhor verdadeiro," ???), como alguém pode dizer isso para quem quer que seja?

    Na parábola do Samaritano, quem de fato tinha tido um encontro com Deus? O levita? o sacerdote? não, o desprezado e pré-julgado samaritano.

    Jesus tinha essa fantástica capacidade de colocar a ordem estabelecida de cabeça prá baixo, dar um chacoalhada e deixar todos de bocas abertas e queixos caídos...

    Bem, deixemos cada um com a sua dieta apropriada: leite para quem só pode beber leite, feijoada com rabada e agrião para quem já não tem mais indegestão dogmática.

    Eu sofri alguns dos ítens que você bem citou e que correspondem bem à nossa realidade. Agora, vou dizer uma coisa:

    Suas sugestões para dar cabo dessa situação são revolucionárias. Da parte dos pastores (cometer suicídio organizacional é bem difícil por que ninguém quer largar o osso), já a atitude proposta para os crentes (suicídio organizacional) é mais factível, visto que eles não se beneficiam nem um pouco do "filé" que é servido nas mesas dos nossos respeitáveis pastores (como você bem disse, com claras excessões).

    Mas uma vez, parabéns pela voz profética.

    abraços calorosos

    ResponderExcluir
  9. Esse nenenzinho é o meu filho de dois anos e meio.
    E você meu amigo, quando é que pensa em ter um? Se é que já não tem um. Rsrsrsrsrsrs

    Dá muito trabalho, mas é compensador.
    Às vezes chego muito cansado e estressado do serviço, mas quando ele corre para os meus braços com aquele sorriso, me convidado para jogar bola......não há coisa melhor!

    Agora em relação a postagem......acredito também ser uma das mais polêmicas do blog.

    Tanto que fui ofendido, mas sem ressentimentos.
    Assim como errei em fazer um pré-julgamento do seu primo Isaias, da mesma forma erraram ao analisar-me através da postagem.

    Acho que, a grande dificuldade – tanto para os pregadores, como para os membros – em seguir esses, digamos, meus conselhos, é o status quo que a religião oferece.

    Fracamente, tanto um – claro que para os pregadores é mais difícil – quanto o outro, por ousarem serem e pensarem diferentes, serão maus vistos pela comunidade, os quais estão inseridos.
    Por isso é que as pessoas preferem as zonas confortáveis da repetição dos dogmas pétreos.

    Falo com conhecimento de causa, pois estive assim, há alguns meses atrás.
    Era diácono, professor de escola dominical e líder dos jovens.

    Não foi fácil, a decisão de pregar contra esse sistema de manipulação.
    A vaidade de ter uma posição privilegiada dentro da comunidade, foi um dos gigantes do meu coração, que tive que derrubar.

    Até que um dia, as palavras do evangelho escrito por João, que diz:
    “Apesar de tudo, até muitos dos principais creram nele; mas não o confessavam por causa dos fariseus, para não serem expulsos da sinagoga. Porque amavam mais a glória dos homens do que a glória de Deus.” (Jo 12 v 42-43)

    Entraram que nem uma flecha no meu coração, e tive que tomar uma das decisões mais difíceis da minha vida; ou pregava para agradar a Deus, segundo o que dizia minha consciência, ou agarrava a glória dos homens, e pregava para agradar o povo.

    Optei em seguir a minha consciência e pregar para agradar a Deus.

    Não foi fácil, fui chamado de herege, até que chegou a um ponto insustentável.....a liderança da igreja, começou a dês-pregar o que eu pregava.

    Apesar de que, alguns poucos irmãos, entenderam a minha mensagem, mas no geral não foi bem recebida.

    Ficou um clima chato e tenso, que acabei optando em sair daquela denominação e ir para outra. Cheguei a ficar deprimido, pois eram dez anos naquele ministério.
    Ainda bem que, a amizade com varios irmãos daquela igreja continua até hoje.

    Mas pregar ilusão não é comigo não. Ou prego a realidade de nossa existência – por realidade quero dizer tudo quanto tenho escrito neste blog – ou fico sem pregar.

    Apesar de que, minha grande proposta foi alcançada, não de ser unanimidade, de fazerem as pessoas pensarem do jeitinho que penso, mas de confrontar o senso comum evangélico, provocar conflitos e reflexões nas pessoas.

    Mas chega de falar de mim, quero saber agora um pouco de você, meu caro Eduardo.

    Sabe, por esses dias mesmo, estava falando de você com o meu amigo Edson mourad, pois em um dos seus textos – não me recordo qual – você escreveu que continuava indo á igreja, mas como ouvinte apenas.

    Pergunta que não quer calar: Como, Eduardo Medeiros, com esse “cérebro pretensamente pensante” – como você mesmo afirma – é capaz de ficar só no banco ouvindo sem questionar? Ou você questiona?

    Pois se você questionar meu amigo, o professor não deve conseguir falar. Rsrsrsrrs

    Um grande abraço, meu amigo.

    Porque dele e por ele, e para ele, são todas as coisas; glória, pois, a ele eternamente. Amém.

    ResponderExcluir

Deixe a sua opinião.

Mesmo que você não concorde com nossos pensamentos, participe comentando esta postagem.
Sinta-se a vontade para concordar ou discordar de nossos argumentos, pois o nosso intuito é levá-lo à reflexão!

Todos os comentários aqui postados serão respondidos!