domingo, 5 de junho de 2011

“Se Deus existe realmente, então tudo é permitido”


Desde muito tempo acredita-se que o homem necessita de algo que delimite suas pulsões perversas, talvez seja por isso que algum sábio do passado resolveu criar um Deus que punisse o mal praticado. Já escreveram que se Deus não existe, e a alma é mortal, logo, tudo nos é permitido, mas eu discordo desta afirmação e explico-me:

No passado Deus era vingativo, intolerante com a impiedade, egocêntrico, todo poderoso e protetor dos seus filhos. Mas como tudo evolui, não poderia ser diferente com Ele. Atualmente Deus veste uma nova roupagem. Hoje está muito mais fácil ser Deus, afinal, se algo de muito bom acontece, logo agradecemos a Deus, mas, se uma tragédia ocorre, culparemos ao Diabo ou, na melhor das hipóteses, ao próprio homem.

Deus teria um bom motivo para permitir o mal? Há um propósito para que uma criança seja morta por um estuprador, ou até mesmo seja atropelada por um carro, por mero descuido do adulto que não segurou a mãozinha dela? Será que Ele permite que um louco lance ácido sulfúrico no rosto de uma mulher linda porque ela não quis casar-se com ele? Ou, será que Ele irá condená-la se a justiça dos homens autorizá-la a fazer o mesmo com o indivíduo? Ora, é claro que Deus está vendo tudo isso.

O homem é totalmente responsável pelos seus atos, é o que todos dizem, mas quando este homem “livre” opta por não acreditar em Deus, receberá um castigo maior do que o merecido. Será mandado para o inferno onde sua alma viverá para sempre em sofrimento, sem chance de arrependimento. Então chego a uma conclusão trágica:

Realmente Deus existe (estou sendo irônico), e permite (por total incapacidade de impedir o homem livre de fazer o mal) que a humanidade se destrua. Ele fica lá no céu, de bermudão e havaianas, com um coco gelado numa das mãos e o controle remoto da sua tevê por assinatura de seis bilhões de canais na outra, zapeando de um para outro, assistindo apático cada um de seus filhos arquitetarem os mais hediondos crimes contra seus irmãos. Vez ou outra ele se detêm em um canal em particular, onde um pastor filho da puta está enchendo sua bola.

Fica então a pergunta:

Para que eu preciso de um Deus assim? Como pode uma pessoa acreditar que este Deus seja bom, quando sua vida está uma desgraça só? Como pode um irresponsável dizer para uma mãe enlutada, que Deus levou sua criança para morar no céu, e que o fato de ela ter sido estuprada antes de morrer foi permissão de Divina? Quem em sã consciência pode dizer que existe um Deus, ao mesmo tempo em que um louco resolve fazer uma limpeza étnica e tira a vida de seis milhões de seres humanos? Seria Deus o maior de todos os “voyeures”?

Dostoyevsky deveria ter escrito o seguinte: “ Deus existindo ou não, tanto faz, o homem pode fazer o que quiser de sua vida e da vida do outro”. Portanto, pouco me importa se existe a possibilidade de existir um criador. Vivo minha vida sem ele, encaro a morte como um processo orgânico e culpo apenas o homem pelo mal que nos assola. Este é o meu jeito de absolver Deus de todas as acusações feitas por ateus decepcionados com a religião e conseqüentemente com Deus.

Noreda Somu Tossan

10 comentários:

  1. noreda, belo texto...

    " Vivo minha vida sem ele, encaro a morte como um processo orgânico e culpo apenas o homem pelo mal que nos assola. Este é o meu jeito de absolver Deus de todas as acusações feitas por ateus decepcionados com a religião e conseqüentemente com Deus."

    há também alguns teólogos que não estão conformados com a apatia de um deus soberano diante do mal no mundo. um deles é o ricardo gondim que por causa de suas declarações de que deus sofre com o mal tanto quanto nós, pois ele de fato, nada pode fazer para impedí-lo, foi chamado de bundão pelo caio fábio e demitido da revista cristã ultimato(desta por aceitar a união homoafetiva).

    o deus moral do judaismo e do cristianismo ortodoxo é uma impossibilidade. até admiro a empreitada dos antigos judeus ao criarem javé como um deus ético. ou seja, as leis que eles próprios criaram buscando uma ética entre os homens foi carimbado pelo seu deus para dar-lhe autenticidade e autoridade. para o tempo que foi, foi até louvável. eles seguiram bem a lição que aprenderam com o código de hamurabi.

    mas hoje, o único parâmetro para a ética é a própria humanidade e sua dignidade. mas não nos esqueçamos que somos devedores à religião javista por nos apresentar a ética como uma qualidade divina.

    um deus ético castiga o mal mas não pode suportá-lo; mas é obrigado a suportá-lo pois ele mesmo decretou a liberdade humana...

    mas por fim castigará o mal que o homem cometeu livremente. enquanto isso, vamos absolvê-lo como você bem fez.

    ResponderExcluir
  2. Eduardo meu capitão, saudades de nossas discussões salutares. Estive ausente devido à quantidade de horas que tenho que trabalhar agora, mas felizmente, comprei um novo notebook (lembra que me roubaram o outro?) e estou de volta à ativa.

    Pois é Eduardo, tenho amadurecido vagarosamente na minha descrença, mas sem perder o ímpeto questionador e por muitas vezes sarcástico que acredito, tenha se tornado uma marca registrada do Noreda.

    Só discordo de você quando diz que devemos algo à religião javista pela herança ética. Não acredito que a fé, crença ou religião judaica, de onde nossas crenças brotaram, tenha nos ensinado ética, pelo contrário, perdemos todo e qualquer contato com a ética no momento em que cremos estarmos ao alcance dos olhos do criador, tornando-nos assim, individualistas, mimados, egocêntricos, e o pior de tudo...interesseiros, meros barganhadores dos favores "javénicos".

    Somos corrompidos pelas promessas que nos foram feitas. Somos comprados da mesma maneira que um político forma um curral eleitoral. Se a corrupção hoje é uma das maiores inimigas da ética, podemos dizer então que o desejo de religação com o criador, baseado em ofertas de benécies, torna-nos piores e não melhores.

    Edu, é só meu ponto de vista mano. Abraços calorosos.

    ResponderExcluir
  3. .Para que eu preciso de um Deus assim? Como pode uma pessoa acreditar que este Deus seja bom, quando sua vida está uma desgraça só? Como pode um irresponsável dizer para uma mãe enlutada, que Deus levou sua criança para morar no céu, e que o fato de ela ter sido estuprada antes de morrer foi permissão de Divina? Quem em sã consciência pode dizer que existe um Deus, ao mesmo tempo em que um louco resolve fazer uma limpeza étnica e tira a vida de seis milhões de seres humanos? Seria Deus o maior de todos os “voyeures”?


    Boa, Moura, ratifica meu pensamento e minha certeza de que quanto mais conhecimento temos, de menos "Deuses' precisamos.

    Filósofo da garrafa (Baltazar)

    ResponderExcluir
  4. Valeu Baltazar! Bom saber que você está lendo o que escrevo, embora não mostre o seu poder de "debateção" rss. Mas entendo que quando se concorda, não há o que debater não é?

    ResponderExcluir
  5. Email, pauloluiz41@hotmail.com

    Deus realmente existe?

    Quem diz que Deus não existe, está especulando sem ter certeza de nada, pois o mistério continua a nos desafiar.
    Quem diz que Deus existe também está especulando sem ter nenhuma certeza concreta, pois o mistério continua sem solução.
    A única certeza que temos é, se Deus existe realmente, isso pode até ser verdade, mas uma coisa é certa ele não interfere em nada sobre o planeta, sobre nós ou sobre todo o universo, ele não se preocupa com os acontecimentos. Os seres humanos religiosos têm por hábito atribuir a Deus todas as coisas boas que acontecem sobre a face da terra, também costumam isentá-lo de todos os maus acontecimentos, desta maneira o nome de Deus sempre está sendo engrandecido, pois segundo os religiosos ele só tem relação com coisas boas, e o pobre do diabo fica com o crédito das coisas ruins. Isso não me parece um ato de justiça.
    Existem fortes provas de que Deus se existir realmente ele não interfere em nada Exemplos: Imaginem um ônibus levando romeiros para uma cidade histórica religiosas, ou outro ônibus levando evangélicos para um encontro de evangelização, todos ali vão cantando hinos em louvor a Deus, subitamente acontece um acidente, morre uma porção deles, não é estranho, ou ainda uma igreja desaba , matando muitos religiosos, também não é um fato estranhíssimo.
    Outro exemplo, um avião cai com 100 pessoas a bordo só se salva um deles, todos dizem é milagre! Deus o salvou, e os outros que morreram será que não mereciam serem salvos. Será que eram pecadores, mas tinha crianças inocentes entre eles como fica isso. Outro caso um avião cai na selva amazônica, apenas um se salva, mas ele fica no meio da floresta enfrentando uma porção de perigos tais como: cobras venenosas, escorpiões, aranhas e muitos outros tipos de dificuldades. O sobrevivente fica ali abandonado sem água, sem alimento, sem abrigo e acaba morrendo 4 ou 5 dias depois, será que foi Deus que o salvou da queda do avião para sofrer mais 5 dias, seria melhor ter morrido na queda seria menos penoso para ele. Um caso recente No Paquistão um homem bomba explode em uma mesquita, mata 48 e fere mais de 100 pessoas, dizem que nada acontece sem o aval de Deus, mas não houve nenhum impedimento para que o terrorista abortasse seu projeto, as vitimas não tiveram nenhuma proteção. Isso prova que Deus pode até existir, mas não interfere em nada.
    Os religiosos criaram esta idéia que temos a proteção de Deus em todos os momentos de nossas vidas, mas na verdade não temos proteção alguma, nossa defesa cabe somente a nós e a mais ninguém. Sei que é difícil tirar da cabeça esta crença, pois ela está enraizado em nosso consciente e também em nosso subconsciente, a dificuldade em desacreditar que Deus nos protege é reforçada pelo medo de sermos taxado de hereges. Muitas pessoas religiosas percebem que a crença cega é um erro, mas por medo do castigo de Deus não se atrevem a questionar, guardando dentro do seu coração aquela duvida sem exteriorizá-la.

    Paulo Luiz Mendonça.

    ResponderExcluir
  6. Paulo Luíz Mendonça, parabéns, nem eu poderia ter descrito melhor o Deus atual. Aí então é que surge uma nova pergunta:

    PArtindo do pensamento Deísta, se este deus existe e não interfere (porque não quer, pois bem que poderia já que segundo os que acreditam ele é todo poderoso), para que precisamos de deus?

    Mas se Deus quer impedir o mau, e sofre, como dizem os crentes, quando um de seus filhos é afligido, mas não pode, então ele é um deus fraco, e se é fraco, como pode ter criado o universo?

    Sendo assim, chego à conclusão lógica, totalmente racional, de que Deus não existe. Nós o criamos, para que preenchesemos o vasio que fica quando não temos as respostas para perguntas do tipo: De onde viemos, ou, para onde vamos.

    É um tê-lo aqui Paulo Luiz, seja bem vindo e fique a vontade para discordar quando eu escrever alguma bobagem, pois a intenção aqui é justamente trocar idéias.

    Abraços!

    ResponderExcluir
  7. Email, pauloluiz41@hotmail.com

    Agradeço Edson Moura pela referencia a meu testo . abaixo um novo texto.

    Reforçando meu texto anterior.
    Deus pode existir, mas não interfere.

    Todos nós aprendemos a agradecer a Deus todas as vezes que livramos de um perigo, temos que aprender de uma vez por todas que Deus se realmente existir não interfere em nada nos acontecimentos aqui na terra.
    Sei que irão contestar veementemente meu pensamento, mas posso mostrar muitos casos da ausência de Deus nas inúmeras dificuldades por que passou a humanidade. Poderia escrever um livro se pretendesse mostrar todas as atrocidades que houve no nosso planeta sem que Deus interferisse, mas mostrarei somente alguns casos mais graves.
    Na segunda guerra mundial, um pseudo filho de Deus religioso por sinal, conseguiu com sua maldade eliminar da face da terra 6 milhões de judeus, 20 milhões de russos, 10 milhões de cristãos e 1900 sacerdotes católicos, Deus não mexeu um dedo para diminuir o sofrimento destes infelizes que morreram no mais completo abandono. Os falsos cristãos americanos também com a Bíblia embaixo do braço dizimaram quase todos os indígenas do seu território, os quais foram abandonados a própria sorte. Sempre com a Bíblia embaixo do braço espezinharam os negros por muitos e muitos anos, estes pobres infelizes que sofreram mortes e humilhações sem nenhuma interferência divina. Temos o hábito de agradecer a Deus, porque aprendemos desde quando éramos crianças, sendo assim este hábito continua em nós pela vida toda, mas se fizermos uma análise bem detalhada dos acontecimentos na terra chegaremos a conclusão que Deus não interfere em nada. Questionar estes fatos não é blasfêmia é apenas sinal de coerência associada a inteligência as quais devem ser usadas na sua plenitude, sem medo do castigo de Deus.
    Paulo Luiz Mendonça.

    ResponderExcluir
  8. Email, pauloluiz41@hotmail.com







    Deus criou o homem? Há muitas dúvidas.
    O homem criou Deus? Não há Nenhuma dúvida.

    Todos os seres humanos por serem inteligentes e terem a faculdade do raciocínio, passaram a questionar o porquê da sua existência neste planeta misterioso. Como não encontrava respostas para suas indagações sobre o porquê da vida e principalmente o porquê da morte. O medo do alem túmulo era para eles um mistério o qual fustigava suas almas com veemência, diante desta dúvida atroz e incompreendida partiram para a criação de uma fantasia mística para amenizar um pouco aquele temor mórbido da morte.
    Quem tem alguma dúvida sobre isso é só observar o seguimento da história do ser humano na terra.
    Na Europa, os gregos os romanos tinham seus deuses.
    Nas Américas, os índios americanos, os índios brasileiros, os Maias, os astecas e todos os povos da antigüidade tinham seus deuses. Para eles estes deuses eram divinos e verdadeiros, mas hoje nós sabemos que eram apenas mitos nada mais que isso.
    O ser humano continuando na sua evolução criou o Deus único, o qual seria uma entidade que abrangeria toda a terra.
    Com esta criação, não haveria mais divergências na crença em divindade suprema.
    Esta criação não é nada mais, nada menos do que as criações de vários deuses anteriores ao longo da história, os quais todos caíram no esquecimento, porque foram provados que eram apenas mitos.
    Eu pergunto, não há uma grande possibilidade de no futuro também o Deus atual cair no esquecimento após ser provado a sua não existência. Sei que isso fere profundamente os que acreditam na existência de Deus, mas se tivéssemos feito esta mesma pergunta para os gregos, romanos, maias, astecas, índios das Américas e a todos os povos da antiguidade, eles reagiriam e se revoltariam da mesma maneira que reagem e se revoltam os povos de hoje que acreditam no Deus atual.
    Meus comentários não refletem nenhuma blasfêmia, estou apenas mostrando como as coisas acontecem no decorrer da história da humanidade na terra.

    Paulo Luiz Mendonça.


    Respostas a quem contestar meus argumentos acima.

    Não há em todo planeta terra um lugar onde se encontre algo que faça referencia a criação do universo e também a criação do nosso planeta. Dizer que a Bíblia Sagrada traz toda a verdade e contestável, porque 65% da humanidade não concorda com a veracidade da mesma, portanto se a maioria não acredita temos que ser democráticos e não querermos impor para o resto do mundo a nossa particular verdade. A dúvida existe e é bem clara, o que impede as pessoas de contestar e analisar com mais empenho este assunto é porque foi criado nas nossas mentes o medo de ofender a Deus, mesmo ele sendo uma incógnita que existe somente na nossa imaginação, provas concretas não existe, apenas se convencionou acreditar durante séculos e séculos que ele existe.

    Paulo Luiz Mendonça.

    ResponderExcluir
  9. Email, pauloluiz41'@hotmail.com




    O que levo de bom e de mal da vida.

    Levo da vida muitas coisas interessantes, por exemplo, o progresso dos seres humanos na área do desenvolvimento tecnológico foi assustador. Do ano que nasci em 1937 até o ano de 2011 o desenvolvimento da humanidade foi maravilhoso. Estes 74 anos que pude presenciar, o progresso foi galopante se compararmos a todos os séculos do passado. A inteligência humana vem se aprimorando assustadoramente na área do progresso material, dia a dia os inventos e descobertas se multiplicam, acelerando sempre com muita rapidez. Mas o problema moral, o bom senso e a perspicácia do ser humano, principalmente os de pouca escolaridade continuam estacionados, não todos, têm sempre as raras e honrosas exceções.
    Explico o porquê da minha decepção com relação a dificuldade do ser humano raciocinar com lógica e clareza. A proliferação de seitas religiosas e também a exploração explícita das mesmas, usando e abusando da fé pública, montando verdadeiros impérios de poder e dinheiro com tanta facilidade, sendo que a maioria das pessoas religiosas não dão conta desta exploração a qual se verifica abertamente quase sem nenhuma contestação e tendo como parceiro o governo sempre conivente.
    Conclusão o progresso tecnológico da humanidade segue a todo vapor, mas no aspecto da religiosidade o progresso da mente humana continua lá nos moldes da idade média.
    Se todos os fanáticos religiosos tivessem um lampejo de luz em suas mentes e procurassem descobrir através da leitura de livros que relatam todo o processo religioso da terra, descobririam que Religião, salvo as raras e honrosas exceções foram criadas para dominar e, sobretudo amedrontar as pessoas para poderem dominá-las com mais facilidade, mas infelizmente as pessoas preferem acreditar cegamente e não pesquisar e tirar suas próprias conclusões.

    Paulo Luiz Mendonça.

    Acreditar é mais fácil do que pensar. Daí existirem muito mais crentes do que pensadores.
    — Bruce Calvert

    ResponderExcluir
  10. Email, pauloluiz41@hotmail.com
    O Deus que eu acredito.
    Depois de analisar por muitos anos o assunto religião cheguei a uma interessante conclusão. Será que existe mesmo um criador, se existir, posso até acreditar, mas este Deus que eu porventura venha acreditar se difere muito do Deus usado e explorado por quase todas as religiões.
    Acredito que quase todos os religiosos deste planeta cometem um erro ao dizer que Deus tem o poder de decidir sobre cada um de nós, com esta afirmação estamos culpando Deus por tudo que acontece de ruim em nosso mundo. Se analisarmos com bastante critério chegaremos a conclusão que Deus não pode interferir em nada, portanto a humanidade sempre se cuidou por si própria sem a interferência de entes celestiais. Essa afirmação não tira os méritos de Deus se porventura ele existir, pois se ele não faz nada é porque não pode ou não deve interferir nos destinos da humanidade.
    Como cheguei a esta conclusão, e simples é só observar através da historia os fatos acontecidos, citarei alguns em meios a milhares deles, por exemplo, na idade média a peste bubônica dizimou metade da população européia, Cortez dizimou os Astecas, os americanos do norte dizimaram as populações indígenas do seu território sem dó nem piedade, pasmem sempre com a bíblia embaixo do braço, continuando seu ódio massacraram e espezinharam os negros levando-os a terríveis humilhações. Na segunda guerra mundial 6 milhões de judeus foram massacrados, humilhados, torturados e mortos, somente poucos se salvaram, acredito, os poucos salvos não foi pelo Deus da bíblia, pois salvar poucos e deixar 6 milhões a própria sorte não me parece algo meritório para aplaudir. Ainda na segunda guerra foram mortos alem dos 6 milhões de judeus, também morreram 20 milhões de russos, 1900 sacerdotes católicos, milhares de soldados japoneses, italianos e um incontável numero de soldados aliados, tudo isso observado por Deus. Diante destes fatos se chega a conclusão que Deus não pode interferir. Os teocratas que lhe deram a incumbência de proteger a humanidade, mas na minha humilde teoria, Deus não interfere, nem pode interferir em nada. Os humanos mais inteligentes se sobressaem, os mais fortes massacram os mais fracos, os maus se corrompem levando sempre vantagens, os mais fracos com pouca inteligência servem de escravos, assim sempre foi, e sempre será o destino dos humanos neste planeta misterioso. Visto do espaço é belo e maravilhoso, mas quando se aproxima e vê a realidade, se nota quanta tristeza e sofrimento somos submetidos no período que passamos aqui na terra. A única coisa pratica que podemos observar é que estamos aqui somente para transportar nossos genes de geração em geração, até que um dia qualquer no futuro uma catástrofe sem precedente venha destruir nosso planeta, cuja destruição arrastara para a morte toda humanidade.
    Paulo Luiz Mendonça.

    ResponderExcluir

Deixe a sua opinião.

Mesmo que você não concorde com nossos pensamentos, participe comentando esta postagem.
Sinta-se a vontade para concordar ou discordar de nossos argumentos, pois o nosso intuito é levá-lo à reflexão!

Todos os comentários aqui postados serão respondidos!