quarta-feira, 27 de janeiro de 2010

Circular aos "Confraternos"


Escrevo esta pequena epístola aos irmãos da C.P.F.G, com mãos trêmulas , pois é chegada a hora de botar o leãozinho pra descansar. Por motivos de força maior, eu Edson Moura Santos, estou retirando-me destas “salas de pensamentos”. Talvez seja um mal ainda não diagnosticado... Mas os sintomas são bem presentes:


Coração: Bate com esforço sobre-humano, luta bravamente para não ceder ao óbito, porque lá em seu profundo, a vontade é sair deste “orfanato” e partir com os novos “pais adotivos”.

Veias poéticas: Totalmente entupidas, nem uma safena resolveria, pois seria necessário uma “ponte” do tamanho da que liga a cidade do Rio à Niterói, pra somente amenizar as anomalias.

Membros: Já não se deixam dominar pelo seu senhor o “cérebro”, que também já está parcialmente comprometido. Os pensamentos já não se organizam, as ideias fogem como serpentes de dentro de um saco aberto, o raciocínio, esse nem se fala...nem sei se ainda existe vestígios dele por aí.

Alma: Totalmente abatida, angustiada até a morte, como diria o “Filho do homem”, busca repouso, não o eterno, apenas repouso.

Espírito: Este é o único que ainda manifesta reação aos medicamentos, embora esteja pronto, depende de sua carne pra não sucumbir.

Não sei por quanto tempo, talvez só alguns anos, mas a retirada é de suma importância. Todavia, estarei olhando por todos da “esfera blogueira”, mas sempre dos bastidores. Quero dizer a todos que aqui se expressam que:

Foi a melhor época da minha vida, estes últimos meses com vocês. Conheci muitos amigos... Amigos mesmo, e se não fosse pelas suas presenças aqui, certamente não estaria escrevendo este rabisco.

Não quero citar os nomes, para não cometer o erro de esquecer alguém, mas sintam-se todos abraçados por este irmão que se despede com lágrimas nos olhos. Não responderei comentários, mas os lerei sempre que meus olhos não estiverem nublados.

Peço perdão ao meu “sócio” Marcio Alves por abandoná-lo neste momento tão delicado, e deixar este fardo descansar sobre seus ombros. Confio em seu talento e paciência para administrar bem as disputas que surgirem... sempre atentando para a máxima: “Se em meio à crise, precisar usar aquilo que tem nas mãos(verdade e bondade), prefira sempre a bondade...para não magoar um irmão.”

Não se sinta só “mano”, estarei sempre contigo onde estiver, e onde caíres ali também cairei.

Cultivem sempre o amor, pratiquem com esmero, não se aprende amar se não estivermos caminhando no chão da existência... Aprende-se a amar, somente no choque da vida cotidiana.

Sentirei falta de todos, sem exceções, espero voltar um dia, e ainda encontrá-los por aqui.

Descobri algo precioso aqui dentro, e preciso lutar por ele lá fora. Não é covardia, apenas esperança...de um dia, ser feliz novamente.

Beijos!

Meus novos amigos CONFRATERNOS.

Edson Moura Santos

25 comentários:

  1. Amigo, irmão e sócio Edson Moura

    Sentirei saudades – apesar de ainda ter-lho por perto, e, de poder conversar com você sempre que podermos – pois a nossa sala do pensamento, resume-se a isto; NOSSA SALA!!!

    O nosso blog, não será mais o mesmo, porei entendo, não aceito, por motivos muito íntimos, questões mal resolvidas, precisas de um tempo para se recompor, levantar e lutar de novo.

    Não abro mão da sua presença aqui comigo, pois este blog tem as nossas caras, e não somente a minha.
    Compreendo a necessidade de sua partida, mas quero que saiba que aguardo o seu retorno, que torço para que sejas o mais breve possível.

    Anelo a sua volta como a abelha deseja a flor, como um prisioneiro que anseia pela liberdade, como uma mãe que espera o filho que viajou e nunca mais voltou, como a noite escura que espera pelo amanhecer, assim é que eu preciso e espero por você, querido amigo Edson.

    Mas vai em paz, tentarei ao lado de nossos amigos da confraria, levar este blog adiante.
    Tentarei não deixar, que essa nossa idéia, que começou tão simples, venha morrer.
    Não deixarei se perde o nosso sonho de um dia, juntos, juntarmos as nossas postagens e publicá-las em um livro.

    Mas confesso, meu animo não é o mesmo.
    Tem medo de não conseguir levar adiante esse nosso projeto chamado outro evangelho.
    Pois sinto que perdi a minha alma.
    Não sei se conseguirei pensar pensamentos, articular idéias, escrever sentindo sentimentos, pois eu não sou mais o mesmo, depois desta sua partida.

    Pois você foi e levou um pedaço de mim!

    E agora que corrigirá os meus textos?
    Quem sentara comigo para discutir idéias?
    Quem me ajudará a pensar e repensar conceitos?
    Questionar dogmas?

    Há meu amigo Edson, estou perdido, não sei o que fazer.
    Tentarei em vão não emudecer.
    Ainda bem que tenho nossos amigos da confraria, que tentarei buscar forças em suas forças.

    Pois sozinho não conseguirei, pois acabo de perder, não somente neste blog, mas da confraria o grande gênio, que é capaz de tudo, e o mais fascinante é que consegue disfarçar o seu habilidoso e majestoso talento, de ser o maior dos maiores da confraria, o grande critico literário!

    Pena que os confraternos não podem perceber o quanto é genial!
    Contigo aprendi que o maior dos gênios é aquele que é, sem parecer que é, pois se é sendo, sem demonstrar ser.

    Vejo em você o maior exemplo de humildade, pois quem seria capaz de ter tanto talento, e propositadamente não querer demonstrar, para não ser reconhecido, pois prefere o anonimato a o glamour da efêmera gloria humana.

    Sempre escrevestes as suas postagens, comentaste os comentários, sem mostrar a sua potencia de intelectualidade.
    Ninguém imaginou que você poderia ser o que não parece ser, imaginando ser algum de nós.

    Amigo, sei que não és para sempre sua partida, e embora continuaremos a nós ver, e, nos falarmos pelo telefone, sinto, e, hoje eu estou de luto.

    Não, não, não é você que morreu, mas fui eu!
    Estou de luto pela minha morte, pois perdi, embora que seja por um espaço de tempo, minha alma gêmea!

    Derramo minhas lagrimas no teclado, pois sinto meu coração bater mais forte, minha mente começa ficar vazia, minha alma deprimida.

    Quero recolher os meus cacos e chorar, pois hoje não é dia de alegria, mas dia de luto.
    Luto pela minha morte, pois foi tirada de mim, a minha alma.

    Adeus e até breve meu amigo!!!!!!

    ResponderExcluir
  2. Tenho sentido um clima diferente entre nós. Somos amigos sim, somos pensadores também, mas tenho sentido um vazio; É como se tivéssemos perdido o propósito, e com isso, tudo que ocorre nos blogs, todas as postagens e comentários estivessem sem sabor e sem sal.
    Não gostei do suposto Nureda, porque não gosto de pessoas que agem dissimuladamente, e principalmente se for um de vocês.
    Penso que existem outras maneiras de ser o Nureda (real ou fictício), para interagir conosco. (não gosto de imagens)
    Se você notar, tenho evitado comentar por pura falta de estímulo e por pensar muito diferente dos outros com respeito desse Nureda.
    Alguma coisa perdeu o sabor, alguma coisa ficou insípida. Precisamos de conteúdos mais sérios e não brincarmos com outros personagens; tudo isso rouba o nosso tempo e desvia o propósito.

    Gostaria muito de falar com você pelo telefone. O Marcio tem.

    Um abraço amigo


    Com carinho
    Wagner

    ResponderExcluir
  3. Edson, meu amigo; sim, amigo. Ainda que não tenha contigo a convivência que o Marcinho tem, és meu amigo e eu sou teu.

    De todos nós, creio que eu mais do que ninguém, sabe o que sofrer a dor de um amor, a separação de uma mulher que idealizamos e com ela sonhamos viver.

    À época também "me retirei". Passei por dias tristes, depressivos, sem sentido. Quase sucumbi e desisti da vida. Sei como se sentes!

    Retire-se amigo, retire-se. Faça uma viagem para dentro de si mesmo e procure de novo se encontrar. Encontrar o gosto pela vida e pelo futuro.

    Se eu consegui, você também conseguirá. "O choro pode durar uma noite inteira, mas a alegria sempre vêm em algum amanhã"

    Não deixe de escrever seus poemas. Derrame na sua bela escrita poética os teus sentimentos. Isso pode ser terapêutico e ajudá-lo na superação.

    Se for preciso, procure a ajuda de um bom profissional de alma para te dar apoio. Já tens aí perto o teu mano Márcio, e tens por aqui, toda a Confraria que te ama.

    Conte sempre conosco e até breve.

    ResponderExcluir
  4. Marcinho, seu moleque talentoso! Não esmoreça. Tens que ser o ombro amigo presente para o teu amigo de alma. Esteja sempre ao seu lado. Ouça mais do que fale. Quando sofremos, um bom ombro amigo e um ouvido atento podem ser bem melhores do que uma boca que derrama conselhos.

    Continue pensando seus pensamentos e compartilhando conosco a teologia da vida!

    WAGNER, entendi o que você escreveu. Como eu disse para o márcio por telefone, nossos blogues até parecem salas de bate-papos tanta que é a nossa intimidade uns com os outros.

    E brincadeiras são bem-vindas, em minha opinião. Eu sou um eterno brincalhão que não leva a sério muita coisa que deixa alguns com nervos à flor da pele.

    Gosto dessa descontração ao tratarmos de temas tão relevantes para nossas vidas. Mas também concordo contigo que às vezes, um tema importante fica esquecido devido ao excesso de brincadeiras que acabamos inventando.

    Por exemplo, esse negócio de alter egos: Esdras, o real, que virou alter ego de Gresder, o pseudônimo; e ainda tem o tal de Theófilo(acho que é isso); Calvinus, como eu assino quando quero apimentar as discussões com uma visão ultra conservadora; e o mistério dos mistérios, Nureda.

    Creio que isso faz parte da nossa criatividade e da capacidade de criarmos personagens a partir de nós mesmos.

    Mas concordo que se não tivermos um limite adequado para as nossas criatividades e brincadeiras, temas importantes podem ficar relegados a segundo plano.

    Portanto eu sugiro: brinquemos e criemos sim, pois a vida levada muito a sério é muito chata; mas também vamos ficar atentos para o limite. E o limite é este: sempre que o excesso de brincadeiras ofuscar por completo o tema discutido (como já aconteceu aqui e lá no Gresder), nós mesmos temos que dar um freio e buscar o caminho de volta para o assunto.

    Deixo aqui minha opinião a todos da Confraria.

    Abraços

    ResponderExcluir
  5. De onde eu tirei "theófilo"???? é Marthielo a mais nova consciência autônoma do Gresder. Ou do Esdras??? rsssssss

    ResponderExcluir
  6. Querido Edson, meu querido amigo és mais achegado que um Irmão,

    Gostaria de impedi-lo mais não posso, mais se o fizer, estaraei lhe roubando a maior conquista que o Amor nos concede que é a LIBERDADE.

    Seja forte, seja livre, seja FELIZ, com certeza sua feleicidade vai nos contagiar.

    Erga a cabeça, se levante, você é uma POTÊNCIA.

    Diante de ti virão muitos de todos os cantos, pra ouvir a tua sabedoria, se deliciar das tuas poesisas e se fartarem do teu amor.

    Esta é a tua missão: Tu és um agregador, Tu és um Pastor. Tua partida será para encontrar o teu rebanho.

    ResponderExcluir
  7. Marcio o Edson só veio para te ensinar a andar sozinho já consegui este feito.

    Perceba ele já largou a tua mão faz tempo, como um pai que vê seu filho andando e dando passadas largas e firmes, assim ele te vê e morre de alegria por isso.

    Agora ele pode prosseguir sua jornada sozinho, pois sabe que o amigo (filho, irmão) não vai se perder.

    Elizeu toma a capa de Elias, Josué toma o cajado de Moises, Salomão toma o trono de Davi.

    Marcio toma a missão de continuar propagando "Um outro Evangelho".

    Abraços fraternais.

    ResponderExcluir
  8. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  9. Wagner disse...
    Edu

    Concordo que a um tempo para todas as coisas, mas não podemos perder o veio pastoral que devemos ter entre os pensadores. Pensar, as vezes e dependendo da pessoa, é fruto de uma alma em crise, é fruto de alguém que está se afastando, as vezes alguém em fuga e as vezes alguém que está passando por problemas muito sério.
    Não podemos deixar ser apenas pensadores de almas vazias e nem perdermos a espiritualidade e a capacidade de transcendermos ao divino.

    Tenho visto muitos por aqui que dizem não ler a Bíblia, não vão mais a instituição (que apesar de não ser necessária para alguns, é importante para outros), e principalmente deixaram de orar, quem em qualquer espiritualidade fora da gaiola, continua sendo muito importante.

    Negar o Jesus dogmático é uma coisa ... agora, justificar a morte espiritual ou o estar vazio de Deus com salas de pensamento, não podemos deixar acontecer.

    Fico triste em saber das coisas apenas quando já aconteceram e mais uma vez nada pude fazer.

    Quase toda semana choro por não poder fazer nada diante de uma igreja corrupta, que fazem das pessoas meio de ganho e para sustentar suas vaidades e fome de poder.

    Fico pensando várias vezes o porque que Deus nos deu tanto, para que tanto investimento em conhecimento se não podemos ser instrumentos para modificar e tentar melhorar essa porcaria que a instituição chama de "evangelho".

    Pensando em repensar, e chocado com situação do nosso amigo e irmão Edson

    Um abraço

    ResponderExcluir
  10. Oi, Edson

    Que pena!:(

    Enfim...

    Fica difícil pra mim, falar alguma coisa, pois eu não sei a real condição que o leva a afastar-se.

    Apenas quero dizer duas coisas:

    Primeiro de tudo, que lamento demais tua saída do CB (Clube do Bolinha rss), pois ler seus escritos é sempre MUITO BOM.

    Sem desmerecer outros blogueiros e comentaristas, percebe-se claramente em você uma humildade desconcertante (que me constrange!), uma simplicidade incrível que eu chamo de sabedoria com conhecimento e um cuidado especial com os excessos da irreverência por vezes grosseira e confundida com leveza e senso de humor.

    E dizer também que apesar de não saber dos reais anseios do teu coração - e justamente por isso!- respeito teu momento e entendo esse afastamento.

    Você foi um dos poucos que tive, em tão pouco tempo, o prazer de "conhecer" apesar das nossas gerações e da frieza cibernética.

    Saiba também que você permanece na minha lista de e-mail. :)

    E viva seu momento com sabedoria!

    São meus votos sinceros,

    R.

    ResponderExcluir
  11. Prezado Edson

    Os maiores avanços que fazemos na vida são aqueles obtidos através de pausas ou até mesmo de aparentes retrocessos.

    Sei que amigos não desejam o mal para seus amigos, então lhe desejo que aproveite este momento doloroso da melhor forma possível, e que ao fim você possa reerguer-se e renascer das cinzas, tal qual a Fênix. Desejo-lhe isso baseado na minha própria vida, uma contínua sucessão de "mortes" e "ressurreições" - e que ainda não teve seu último episódio.

    Abraço fraterno de alguém que te estima muito.
    ---------------------------------------------

    Prezado Márcio

    Não é fácil para você perder seu companheiro de idéias, de blog e a parceria com alguém que você gosta muito. Mas mantenha-se firme, pois como eu disse acima, esse é um momento valioso para o Edson, apesar de ser desagradável.

    Fraterno abraço de alguém que te estima muito.

    ResponderExcluir
  12. Acredito que na vida todos os nossos prazeres têm um clímax que depois de chegar ao seu limite ele nos da uma sensação de saciedade ou tédio.

    Assim também é com a alegria de um grande momento de encontro especial e singular de muitas amizades reunidas aleatoriamente num só lugar.

    Mas passada essa fase inicial voltamos a nossa vida normal, onde essa amizade vai encontrar um novo ciclo, guiado por um novo tom de interesses e percepções.

    Isso que aconteceu com a gente, foi mágico, digamos que foi um dos meses mais intensos de nossas vidas, esfriou, acabou? Não! Começamos uma nova fase.

    Só que gora mais de vagar, mais pé no chão, sem medo de romper o laço que foi estabelecido. Aconteça o que acontecer colheremos bons frutos no futuro para nossas vidas individuais.

    Mas acontece que quando estamos felizes assim, queremos compartilhar e viver esse momento com a pessoa a qual amamos, daí que creio eu, que o Edson olhou para o lado, e lá não estava mais aquela com quem ele podia dividir essa alegria.

    Como isso dói! Pois no momento de grande exultação é no nosso amor que pensamos, e é com ele que queremos estar.

    Não adianta, o amor é como onda do mar, ele vai e vem, quando pensamos que deixamos de amar, esse sentimento nos arrebata novamente.

    Pois o que aconteceu é que de tanto amar, nós ficamos exaustos, e depois de descansados, ele vem de novo por seu fardo de dor e de saudade sobre nós.

    Edson viva a sua dor, não tente lutar contra ela, deguste e sorva lentamente ate o ultimo momento esse seu cálice de sofrimento. Depois? Depois é depois!

    ResponderExcluir
  13. WAGNER

    Entendo e coaduno com sua inquietação.
    Precisamos saber dosar as nossas brincadeiras, pois elas têm de ter hora e limite.
    Se não, correremos sérios riscos, de que nossas mensagens, que possuem um alto nível de teor e significados, venham cair em descrédito e no vazio.

    Claro, continuaremos fazendo teologia de um modo alegre e contagiante, pois esta é a nossa marca, mas atentaremos para que não venhamos cair em total desdenho.

    Abraços e obrigado pela contagiante e emocionante conversa via telefone.
    É sempre um prazer conversar com você!

    ResponderExcluir
  14. Caríssimo e digníssimo EDILSON TREKKING

    Quero agradecer em nome de meu grande amigo e irmão Edson Moura, pelas suas poucas, mas significativas palavras, pois de fato o nosso mano Edson é um dos grandes pensadores da nossa confraria dos pensadores fora da gaiola.

    Desde já, fica aqui o meu convite, para que você também venha fazer parte do nosso grupo.
    Acredito falar em nome de todos. Será um imenso prazer e satisfação ter-lo aqui sempre conosco.

    Abraços e obrigado pelo seu carinho!

    ResponderExcluir
  15. Capitão desta embarcação dos pensamentos: EDUARDO MEDEIROS.

    Se eu fosse espírita, e, acreditasse em reencarnação, eu diria que em outra vida, tu eras pastor!!!!
    Suas palavras são doces como um favo de mel e sensíveis como uma leve brisa.

    Acredito que de todos nós, você é o que tem mais experiência, e, portanto, propriedade para falar com o Edson, aconselhando-o.
    Pois o que o Edson está enfrentando agora – não vamos entrar em detalhes – tu já passastes á muito tempo.

    Por isso que suas palavras ganham peso e significado marcantes, e serve de apoio para ajudares o Edson a se levantar.
    Eu quero muitíssimo mesmo, lhe dizer obrigado, pois eu sinto que eu e o Edson somos um, portanto, ajudando-o, estarás ajudando a mim!!!!

    É verdade Eduardo, assim como passastes por isso, e teve o seu momento de “retirada”, assim também é o momento do Edson, temos que entender e procurar respeitar – embora seja para mim, muito dolorido!!!

    Agradeço em nome do Edson, sua atenção e afeto dispensada a ele!!!

    ResponderExcluir
  16. É JAIR, tu mais uma vez, estás totalmente certo!!!

    Quando amamos de verdade – assim como Deus, embora em proporções menores – damos liberdade, espaço para que o outro venha e vá, a hora em que bem desejar e precisar.

    Gostei muito da analogia feita comigo e o Edson, com alguns personagens históricos da bíblia, mas, não quero aceitar, prefiro esperar, e torcer que o Edson volte o mais breve que puder.

    Enquanto isso, vamos pensando e escrevendo, e te convido, assim como todos os confraternos, que me ajudem, não deixem que essa sala do pensamento, venha acabar, prossigamos e tentemos dar continuidade a esse projeto chamado outro evangelho!!!!

    Abraços e obrigado pelo carinho!!!

    ResponderExcluir
  17. REGINA FARIAS

    É sempre um imenso prazer para a nossa confraria, (ou como diz você: clube do bolinha. Rsrrsrs) ter uma flor em nosso jardim de espinhos. Rsrsr

    Gosto muito de seus comentários, pois são espontâneos e muito divertidos.
    Também tentamos, como bem disse o Eduardo, nos alegrar divertindo-nos, em nossa seria e responsável missão de fazer uma teologia relevante para os nossos dias.

    Saiba que apesar do Nureda ter se esquecido, de vocês duas, (Paulinha e você Regininha. Rsrs) em sua belíssima homenagem a nossa confraria, pois vocês duas são as mais novinhas da turma, já consideramos – espero novamente falar por toda confraria – que vocês fazem parte de nós, sendo um de nós!!!!

    O Edson estará ausente – espero que seja por um pouco de tempo – mas quero convida-lha que continue nesta sala do pensamento, embora os meus textos, não sejam tão bons quanto o do Edson, eu tento me esforça para trazer algo relevante para as nossas vidas!!!

    Obrigado Regina pelos seus comentários e principalmente pela sua presença, não suma daqui, volte sempre, e contribua com seu brilho, beleza e leveza feminina!!!!

    (Pelo amor de Deus Regina!!!! Não vá embora, pois demoramos tanto para achar uma mulher que viesse a florir a nossa confraria, não nos abandone, precisamos de você, se não, vou morrer intoxicado pelo ambiente extremamente machista!!!! Rsrsrrsr)

    ResponderExcluir
  18. ISAIAS MEDEIROS

    Ainda não pude ligar para você, pois estou sem créditos, mas assim que eu colocar, eu te ligo, para conversamos mais uma vez!

    Novamente apareceu por aqui, nos dando a honra de seu sintetizado e brilhante comentário – um dia eu chego lá, pois o meu maior defeito é que eu falo demais, e, por conseqüência também acabo por escrever muito!!!!

    Essa sua frase é magnífica: “Os maiores avanços que fazemos na vida são aqueles obtidos através de pausas ou até mesmo de aparentes retrocessos”.

    No caminhar do caminho, as paradas e retrocessos, podem soar para alguns, como uma espécie de covardia, mas, no entanto, às vezes, os mais significativos avanços, advêm da pausa e até do retorno, pois sábio é o homem que muda de opinião, que consegue abrir mão do orgulho e voltar atrás, pois a medida em que se volta, está com isso se avançando também.

    O que mais fazemos quando refletimos introspectivamente, se não, voltarmos ao passado e olharmos para dentro de nós mesmos e reavaliarmos nossas motivações e objetivos, para ver se ainda devemos continuar ou é hora de mudança.

    Obrigado Isaias, pelas suas palavras de incentivo, tanto para mim quanto para o meu amigo Edson.
    Também te estimo muitíssimo!!!!

    ResponderExcluir
  19. GRESDER SIL

    Começamos de maneira eletrizante e cativadora nosso circulo de amizades virtuais.
    Mas ainda permanece em mim, com muita força, a alegria e energia de nossos relacionamentos virtuais.

    Sei, como bem descrevestes, que essa face vai passar, mas entraremos em uma nova face, assim como todo relacionamento.
    Pois vamos amadurecendo no convívio com outro, passamos a nos conhecer melhor, vai se acabando o mistério de como é o outro, mas no fim, o mais importante ainda teimará em subsistir, que é a nossa amizade!!!!

    Estamos em construção construindo novas pontes entre nós e outros que se achegarão como foi o caso dos mais novinhos da confraria, J. Lima, Regina e Paulinha.

    Precisamos sempre de um ambiente renovador, com pessoas novas, que queiram fazer parte deste circulo de amizades, que sempre estará aberto para novos amigos e parceiros, pois contamos e precisamos de todos, sem exceção!!!!

    E pode ter certeza que isso vai acontecer naturalmente.
    Desde já fica aqui o nosso convite estendido, para que outros se juntem a nós.
    Pois a nossa intenção é fazer amigos no caminho em que fazemos teologia, ou fazer teologia enquanto fazemos amigos!!!

    Abraços

    ResponderExcluir
  20. Edson,

    Não posso impedir a sua decisão, pois ela existe, e bate à nossa porta. A decisão, muitas vezes é dolorosa, mas temos que tomá-la. Reconheço os dolorosos momentos que você tem passado, mas infelizmente não posso sentir a mesma dor que se passa aí dentro de você. Pois de uma coisa temos certeza, que entendemos a dor de alguém, mas nunca poderemos "medir" ou sentir a mesma dor, pois cada um tem a sua maneira distinta de sentir. Nós somos distintos, e a única certeza que temos nesta vida, é que não há outro igual a cada um de nós, e isto é o que nos torna um ser especial.

    Se eu pudesse, te impediria de abandonar o blog, pois aqui estão seus amigos de braços abertos, mas eu reconheço e não posso ser egoísta, que você precisa de um tempo para si, você precisa se reoorganizar......corra atrás de seus desejos, dedique a sua vida ao que gosta, ao que deseja fazer, pois o tempo é "como neblina que se desfaz ao raiar do sol", lembra que me escreveu isso?! Então. Viva intensamente....de um tempo, se for preciso...mas nunca e jamais abandone os seus grandes amigos, que foram a sua luz neste momento de escuridão na sua vida.

    Não sei se tenho razões para estar aqui falando alguma coisa, mas eu posso ver como todos vocês, tudo o que se tem passado por aqui. Não quero que sofra mais, não quero que perca mais tempo em sua vida. Seja feliz!!

    ___________________

    Márcio,

    Assim como uma criança que necessita segurar nas mãos de um pai, para dar seus primeiros passos....para caminhar, assim foi o Edson para você quando iniciaram o Outro Evangelho. Você segurou na mão dele. Mas pense, que agora você cresceu e se tornou um homem sábio, e imagine Edson, como um pai que agora se encontra "cansado"...precisando do filho....é assim você na vida dele, é hora de retribuir, de entender, de acalentar.....

    Ele precisa de você, caminhe...vá em frente, mostre à ele, que ele pode confiar em você....que você está entregue em boas mãos...e o que tem a fazer, é apenas retribuir.

    Um dia, vocês todos irão olhar para trás, e verão que tudo não foi em vão.....que para tudo existe um propósito!

    Deus nos reserva surpresas....não temos que nos iludir, e sempre caminhar com os pés no chão...mas a realidade, é que em nossas vidas sempre teremos que tomar decisões, assim como Jesus resolveu aceitar a morte, decidiu aceitar a condição de seu pai...Ele tolerou a morte, Ele tolerou a dor....mas depois de noites traiçoeiras, um lindo dia pode começar a renascer. E é assim que imagino e desejo na vida de todos vocês, que em um lindo dia renasça...que vocês possam comtemplar maravilhas!!!

    Beijos...Sinto e lamento pela partida de Edson, ainda mais que cheguei agora, que nem um TSUNAMI também (lembrei do Nureda) neste Blogsfera....rs.....

    Edson e Márcio

    Quando o que era difícil
    Se torna impossível
    Deus começa a agir
    Ele abre sempre uma porta
    Onde não há saída
    O impossível faz acontecer!

    Beijo no coração de vocês!!

    ResponderExcluir
  21. PAULINHA

    O Edson apesar de parecer ser muito velho (rsrsrsrs) tem quase a minha idade, (rsrsrsrs) claro, sou muito mais bonito e charmoso do que ele – o Gresder que o diga, pois o menino vaidoso está apaixonado por mim, me ligando todos os dias só para ouvir a minha voz. Sai fora Gresder, eu já sou um homem casado!!!!! Rsrsrsrsrsrs

    Agora falando sério, estou ainda me recompondo, terminando de recolher os cacos do Marcio Alves, pois estou despedaçado.
    Mas enfim, a vida continua, o tempo não para, e nós continuamos a blogar.

    Tentarei honra de maneira fidedigna, a confiança que o Edson em minhas mãos depositou.

    Abraços e não some viu!!! Estou contando com você para me ajudar a carregar essa imensa responsabilidade de dar continuidade ao brilhante trabalho do Edson, de forma substancial e relevante.

    ResponderExcluir
  22. Márcio

    Obrigada pelo carinho e me desculpe se não lhe dirigi algumas palavras, já que você é parte disso tudo e amigão do Edson.

    É que me pegou de surpresa e eu não sabia bem o que falar, sinceramente. Sabe aquelas situações em que você só sente e não dá pra expor em palavras e quando fala (escreve) fica faltando algo?

    Então?

    É isso.

    Por outro lado, quero estar presente sim, ainda que seja só pra ler e rir. Mesmo que por enquanto não consiga rir tanto.:(

    De todo modo, fica registrado o meu carinho e a minha atenção,

    R.

    ResponderExcluir
  23. REGINA FARIAS

    Você não me deve desculpas, e, nem eu preciso lhe desculpar, pois você tinha (tem) mais afinidade com o Edson, sendo eu ausente de sua sala do pensamento.

    Mas já estou indo para lá, para te seguir e comentar em suas postagens, pois vivemos em um circulo de amizades recíprocas, sendo esta sala extensão de sua sala, como já é extensão das salas dos outros confraternos.

    Eu sei o que é ser surpreendido, mesmo apesar de o Edson ter me avisando antes de por esta postagem de despedida, me surpreendi com sua noticia, e mais interessante ainda, me surpreendi por ser surpreendido de novo pela surpresa de ser surpreendido ao ler sua postagem despedida!!!

    Obrigado e abraços

    ResponderExcluir
  24. Caro amigo Edson


    Passei mais de 24 horas sem a “marinet”. Ao chegar ao trono cybernético, fiquei imensamente surpreso ante a tua decisão.

    Como o coração tem razões que a própria razão desconhece, não irei me alongar pedindo que você reconsidere essa sua drástica decisão.

    O que me consola, caro amigo, é saber que não podemos fugir da presença de Deus, nem (em segundo lugar) da presença do Nureda (rsrsrsrs). Onde estiveres ali estaremos em teus pensamentos.

    Quem sabe se depois de atravessares o negro umbral do deserto que irás enfrentar, não voltarás mais viçoso em tua juventude?

    Quem sabe se dessa tua nova pescaria não irás trazer belos e atraentes peixes do profundo mar poético, que é o teu inconsciente, para num futuro e agradável banquete matarmos a fome de tuas poesias e a sede dos teus lúcidos ensaios e comentários?

    Caro Edson, mesmo que não haja mais os versos e as músicas, mesmo que as nuvens negras queiram ofuscar as lanternas do teu forte, mesmo que em tua nova caminhada vieres dar em algum lugar estranho e melancólico, saiba meu amigo, que não estarás só.

    Noites surgirão em que sonharás com a confraria amiga e com o encanto rompido aqui nesse sacrossanto recanto.

    Meu amigo, que o amargo poço das águas turvas, receba logo as águas de Março, para renovar em ti os desejos rotos , trazendo de volta a força para continuares os teus projetos inacabados.

    Fica aqui a despedida curtíssima de um velho que já passou por muitos vendavais, e apesar do corpo desgastado pelo tempo, se vê na imaginação vestido como um jovem, olhando nessa noite, pela janela do quarto, a sua porção de estrelas, enquanto a escuridão silenciosa da última noite não chega.


    Abraços calorosos,

    Levi B. Santos

    ResponderExcluir

Deixe a sua opinião.

Mesmo que você não concorde com nossos pensamentos, participe comentando esta postagem.
Sinta-se a vontade para concordar ou discordar de nossos argumentos, pois o nosso intuito é levá-lo à reflexão!

Todos os comentários aqui postados serão respondidos!